Como e porque desativar o carregamento rápido do seu smartphone
Muitos usuários esperam por baterias maiores e melhores em seus smartphones. Enquanto essa praticidade se arrasta para chegar até nós, empresas vão contornando o problema oferecendo alternativas, e uma delas é o carregamento rápido.
Porém, o carregamento rápido ou fast charging pode não ser a melhor opção em todos os casos. Sim, uma função que pode melhorar as nossas vidas não é a melhor delas sempre. Veremos nesse artigo o porquê disso e como desativar essa característica, se você quiser.
- Como calibrar a bateria de qualquer celular Android
- Erros que podem danificar a bateria do seu smartphone e alguns mitos
Quando o carregamento rápido é uma coisa ruim?
É super útil plugarmos nosso aparelho no carregador e termos ao menos 30% dele recarregado para uma saída de última hora, para não ficarmos sem bateria no meio de algo, coisas assim. Hoje em dia temos tecnologia de carregamento rápido de várias fabricantes, incluindo Qualcomm, OnePlus, OPPO, entre outras.
Essas tecnologias funcionam quando há um carregador mais rápido, geralmente acima de 10W, e também um suporte na bateria do seu aparelho. Ligando um ao outro, a energia chega mais rápido ao smartphone, que é carregado muito mais rapidamente do que o normal. Porém, um pouco de conhecimento de física nos ajuda aqui.
Para carregar algo mais rápido, é preciso que a carga chegue mais rapidamente à bateria. Como os cabos não ficaram muito mais grossos e nem os aparelhos, podemos ter um aquecimento maior de todos os componentes envolvidos nesse processo. A bateria precisa ter mais camadas, mais proteção, o carregador precisa ser maior.
Ainda assim, se um componente eletrônico é aquecido, incluindo aí a bateria, sua vida útil se torna melhor. Lembre-se dos PCs, que para funcionarem bem precisam de coolers, resfriamento a água e muito mais.
Seu smartphone não vai explodir ou pegar fogo, nem derreter, pois tudo isso é feito sob certificações, testes e segurança. Porém, se você estiver jogando ou usando muito o smartphone, ou ainda recarregando ele em um local muito quente, pode haver problemas.
E a vida útil da bateria, e até dos componentes do smartphone pode, sim, ser prejudicada. A maior parte das pessoas não vai se incomodar com isso, pois não ficam com o smartphone por mais de dois anos, quando diferenças podem ser vistas. Mas quem quer manter a carga da bateria o mais eficiente possível por mais tempo, pode usar as dicas abaixo.
Troque de carregador
Você pode usar o seu carregador rápido apenas quando precisar mesmo de uma carga mais rápida. Quando você está dormindo, por exemplo, o smartphone pode muito bem recarregar em sua velocidade normal, não há problemas.
Para isso, tenha um carregador extra para usar quando não tiver pressa. Adquira um carregador com certificação do Inmetro ou outros órgãos de segurança, pois você pode perder vida útil do mesmo jeito se não usar um bom acessório.
Recarregue no computador
Outra solução, que certamente vai garantir um carregamento bem lento é a carga no seu computador, economizando a compra de mais um carregador. Plugue o cabo USB do aparelho em seu desktop ou notebook e deixe o smartphone quieto por lá por algumas horas.
As portas do seu computador, ao menos as convencionais, são lentas e não têm como principal objetivo recarregar eletrônicos, e sim garantir energia para que algo funcione junto ao computador. Por isso, a carga será lenta.
Desative essa opção
Os proprietários de smartphones Samsung podem desativar essa função dentro do próprio sistema do smartphone. Não é muito prático, pois são vários menus até chegar na opção, mas evita a compra de um carregador extra ou de ter de estar perto de um computador.
Para verificar se o seu aparelho tem essa função, na OneUI, vá em Configurações > Recursos Avançados > Acessórios > Carregamento rápido sem fio, e desative a opção. Na interface anterior, vá em Configurações > Manutenção do aparelho > Bateria, e você poderá desativar a carga via cabo ou sem fio. Alternativamente, você pode procurar por "carregamento" na busca das configurações.
Você prefere carregar seu smartphone mais lentamente em certas ocasiões?
Oxe! Tenho o Oneplus 6 desde o lançamento em maio de 2018! Quando escrevo este comentário em janeiro de 2020 já se vai mais de 19 meses de uso e sempre usando o mesmo carregador! E ele carrega muito rápido! 30w é vida! É até o momento não vejo problemas na bateria, tá durando bem! Já o meu novo S10 Plus! Meu Deus do céu que carregamento lerdo! Carregamento rápido é vida! Por experiência própria, não vejo a necessidade de alarde!
Honestamente? Não entendi esse artigo.
é de deixar uma pessoa doida . tem hora que se fala que não se deve carregar no PC . aqui já tá dizendo que pode vai entender. tem horas que se diz que só se deve carregar com o carregador original do aparelho . aqui já aconselha comprar outra . se você vasculhar as matérias vai encontrar as contradições . pois eu sei por ser leitor do Androidpit a muitos anos.
Essa matéria parece que veio lá do TC...
Stella, essas dicas talvez sejam para alguém que realmente precise ficar com o smartphone vários anos. Eu fico com um smartphone apenas 1 ano e o que quero é usar o máximo de recursos que possam tornar minha vida melhor, como o carregamento rápido.
Faz sentido, Fabio.
"Ainda assim, se um componente eletrônico é aquecido, incluindo aí a bateria, sua vida útil se torna melhor."
Você quis dizer "menor", não?
Enfim, artigo fraquíssimo pra uma página do tamanho do AndroidPit.
O carregamento do Oneplus, pelo menos o que é dito, sofre de um processo onde todo o aquecimento é realizado no carregador, sendo assim, o celular não esquenta, mesmo se estiver jogando, isso sim, falo por experiência própria, possuo um Oneplus 5T e nunca tive esse problema.
Carregar via PC, será se é correto? Alguém ja mudou as configurações para saber se realmente funciona?
Pessoal, pode até estar errado muitas coisas na matéria. Ao invés de começarmos a somente criticar, porque não ajudamos com informações mais coerentes de forma a complementar a matéria? Com certeza é bom para nós e pro Androidpit. Isso é um fórum também, compartilhamos informações para ampliar nosso conhecimento. Por isso, mesmo que haja erros, podemos contribuir para corrigir isso, e não somente criticar. A Internet está cheia de negatividade ultimamente que no final sempre acaba gerando ódio. Vamos contribuir positivamente para o site, se você vem aqui de forma a obter informação, nada como contribuir para ela também. Seja corrigindo, acrescentando ou de qualquer outra forma, desde que não seja negativo.
Vergonha essa matéria, se a intenção era ajudar, só atrapalhou. Uso qualcom e kirim e a tecnologia de carregamento deles, de três anos até hoje, não tem nada a ver com o cenário da matéria. É carregar no usb? Essa foi a primeira vez que li essa dica em um site de tecnologia.
Quem tem ou teve um Moto X2 sabe quanto o carregamento rápido estraga muito a bateria. Mesmo assim não abro mão dessa praticidade, nos dias de hoje tempo é precioso.
Nos celulares mais modernos imagino que isso tenha melhorado pois não vejo as mesmas reclamações do Moto X2.
Nossa cara, é verdade, no Moto X2 a bateria fazia o aparelho desligar com 20%, conforme o tempo ia passando ele desligava com 50%, 70%, era um inferno que só se resolvia com a troca da bateria
Poxa Stella, logo você escrevendo uma matéria dessa... Foi dito muitas bobagens e aconselhar a carregar na USB... tem inúmeras matérias boas falando pra evitar justamente tudo isso.
Puxa Stella, de jeito não tem nem como te defender, sou seu fã mas nessa matéria tem muita bobagem escrita, parece que foi feita as pressas e com base no "achismo".
Ali na foto que vc postou de desativar o carregamento rápido no Samsung, é somente o carregamento sem fio.
Estelinha , tenho apenas uma observação a fazer. Carga pelo computador, assim como no carro não é aconselhável pela variação de carga. Perdi meu Galaxy A5 2017 assim. Hoje uso Power Bank e carregamento wirelles
Esse artigo é tão inútil quanto quem o escreveu...
Qual o sentido de comprar um celular com carregamento rápido e não usar por conta de minimi...
O pior que ainda perdi meu tempo lendo e comentando aqui...
Nunca li tanta asneira!!!
Você poderia ter toda a credibilidade do mundo questionando as sugestões do artigo, mas a partir do momento em que você desrespeita outra pessoa ... "tão inutil quanto quem o escreveu". Rapaz, se recomponha e vá ter o minimo de senso para se comportar em sociedade.
Realmente só bobagens. Não tem embasamentoalgum. O próprio carregador, se for original, detecta que a carga está completa e "para" de carregar. O kernel faz o mesmo
Pra mim foi útil pelo menos uma parte, pois nem eu sabia que tinha essa função de desabilitar o carregamento rápido do celular. Primeiramente obrigado pela matéria Stella, mesmo que tenha alguns desacordos. Segundo, se você não está satisfeito com o que leu, tudo bem. Não desmereça o assunto e muito menos quem o escreve por mais que algo esteja errado. Sugerir uma correção ou pedir mais informações corretas sobre o assunto não há nada demais. Todo erramos e até jornalistas e redatores mais renomados.