Recurso nativo da Samsung de manutenção do aparelho: útil ou inútil?
Direto do manual do usuário do Galaxy S7: "a função de manutenção do aparelho oferece uma visão geral do status da bateria, do armazenamento, da RAM e do sistema de segurança do seu dispositivo. Você também pode otimizar automaticamente o dispositivo com apenas um clique". Mas será que está função, que foi adicionada com a atualização para Android Nougat, é realmente eficaz?
Desde que instalei o Android 7.0 Nougat no Galaxy S7 Edge e, posteriormente, no Galaxy S7, venho usando o recurso "Manutenção do Aparelho". Para quem não lembra, a Samsung trouxe algo parecido com isso no Galaxy S6, através de uma aplicação chamada de "Gerenciador inteligente". Aqui no site, aliás, já fizemos críticas a este serviço:
Com o lançamento do Galaxy S7, a fabricante sul-coreana trouxe o recurso para dentro do sistema e o otimizou na interface Experience UX, do Galaxy Note 7. Agora, com o update para o Nougat, o Galaxy S7 também traz tal função integrada à TouchWiz e confesso que, apesar de alguns poréns, a visão geral que o "Manutenção do Aparelho" oferece ao usuário é bem-vinda para o consumidor leigo. O único problema está em ter que usá-la em um dispositivo premium desde o momento da compra.
O que se pode fazer com o recurso Manutenção do Aparelho
Usando o recurso de otimização, que você encontra no menu de configurações do aparelho, logo achamos a opção de otimização rápida que promete melhorar a performance do Galaxy S7 a partir das seguintes ações:
- Limpar a memória;
- Deletar arquivos desnecessários e fechar aplicativos em segundo plano;
- Gerenciar o uso anormal da bateria;
- Fazer uma varredura para encontrar malwares.
Depois, temos ações específicas para cada ferramenta oferecida pelo serviço.
Bateria
Verificar o tempo restante de bateria e o tempo de uso do aparelho. Para momentos em que a capacidade da bateria estiver baixa, o sistema vai conservar a energia ao ativar funções de economia. Este recurso vai limitar o uso do aparelho, tal como receber notificações de aplicativos.
Para tanto, será possível monitorar aplicativos para que estes não consumam bateria enquanto estiverem em segundo plano.
É a partir deste recurso que você também pode configurar o dispositivo para carregamento rápido e mostrar a porcentagem da bateria na barra de status. Ambas funções devem vir ativadas por padrão, mas sempre vale a pena verificar a opção em "configurações avançadas" (os três pontinhos na parte superior da tela "Bateria").
Modo Desempenho
Como o nome diz, esta opção modifica o modo de desempenho do dispositivo de acordo com a ação do usuário. Assim, se o mesmo estiver usando o celular para jogar ou para ouvir música, o aparelho poderá oferecer a melhor performance para cada ação, economizando ou gastando mais energia. O objetivo deste recursos é oferecer o melhor desempenho para cada ação específica.
Armazenamento
Aqui, é possível verificar o status de armazenamento em uso e disponível. Como todos sabemos, a capacidade de armazenamento especificada nunca é aquela disponível, visto que os aplicativos embarcados e o sistema ocupam espaço no armazenamento interno.
Logo, na opção "Armazenamento" é possível liberar espaço ao deletar arquivos residuais, tais como cache e de anúncios que aparecem em sites, apps e jogos. Aqui, você também tem acesso ao armazenamento do cartão SD. Este recurso é realizado em conjunto com a pessoal da Cheeta Mobile, desenvolvedora do Clean Master.
RAM
O objetivo deste recurso é aumentar a velocidade do seu aparelho ao reduzir a quantidade de RAM em uso. Para tanto, é possível escolher quais aplicativos você gostaria de interromper para economizar RAM.
Proteção
Verifica o status de proteção do sistema. Essa função faz uma varredura do sistema a procura de malware. Este recurso é realizado em conjunto com a Intel Security.
Os prós do uso da Manutenção do Aparelho
Até chegar ao serviço atual, a Samsung fez muitos experimentos com este tipo de ferramenta de otimização da performance do aparelho. Depois de muitas atualizações, chegamos ao que hoje é o recurso de manutenção do aparelho e, sinceramente, está muito mais próximo do usuário comum, aquele que nem sabe o significado de RAM em um smartphone. E acredite, estes são a maioria dos clientes da Samsung ou de qualquer outra fabricante de dispositivos móveis atualmente.
Uma vez um dos meus chefes me perguntou qual era a porcentagem de uso que eu fazia das funções do meu computador? Sinceramente, ainda hoje fica, talvez, um pouco acima da média, e olha que eu uso um Mac, no qual tudo é otimizado ao máximo para que eu nem precise pensar.
Assim, o grande lance deste recurso é reunir em um mesmo espaço todas as informações essenciais sobre o desempenho do aparelho, bem como proteção do sistema. Através deste recurso, por exemplo, se um usuário não ativou o Knox lá nas primeiras configurações do dispositivo, será guiado para tanto a partir deste menu. Aliás, se um leigo não tiver preguiça, ao ler as explicações oferecidas pelo sistema, irá até aprender mais sobre o potencial de um Galaxy S7, por exemplo.
Por fim, como este é um serviço nativo do sistema, mesmo aqueles que desejam usar todo o potencial do smartphone, poderão otimizar os recursos da "Manutenção do Aparelho" e não terão a necessidade de baixar aplicativos de terceiro para limpar o sistema de tempos em tempos, pois terão um serviço nativo para isso.
Os contras do uso da Manutenção do Aparelho
Por outro lado, o fácil acesso ao recurso de "Manutenção do Aparelho" também induz o usuário a achar que sua classificação de desempenho deve estar sempre em 100%. O que é um erro, até porque aplicativos rodando em segundo plano têm uma razão para ocupar a memória RAM neste momento, o simples fato de fechá-los é imediatista e acarretará em problemas de performance a longo prazo.
Muitos aplicativos de limpeza de smartphones prometem aumentar a memória do dispositivo e a performance do aparelho. E isso acontece, muitas vezes às custas da limpeza do cache dos aplicativos. Acontece que o cache é, basicamente, a área de armazenamento na qual dados ou processos freqüentemente utilizados são guardados para um acesso futuro mais rápido, poupando tempo e uso desnecessário do hardware do seu smartphone.
Assim, acionar um serviço de limpeza sempre que o seu celular fica lento ou sem memória pode parecer a melhor escolha a curto prazo, mas isso terá uma consequência ruim no futuro.
Além disso, os novos dispositivos da Samsung, tal qual o Galaxy S7 lançado há praticamente um ano, possuem um hardware de ponta, capaz de carregar a TouchWiz com eficiência. Logo, uma preocupação com performance para o usuário comum não deveria ser uma preocupação nos primeiros seis meses de uso do aparelho.
Considerações finais
É possível dizer que do "Gerenciador inteligente" para o recurso nativo "Manutenção do aparelho" tivemos uma boa evolução. Não sou realmente fã de task killer em smartphones high-end, mas tenho que dizer que a maneira como a Samsung diminuiu o caminho entre otimizar a bateria a partir das configurações do sistema e de sinalização dos mecanismos de proteção do aparelho, se usados com sabedoria (conhecimento) podem sim otimizar a performance do aparelho e fazer com que se conheça melhor um Galaxy.
Se você me perguntar quantas vezes eu otimizei o Galaxy S7 a partir deste recurso do sistema desde que atualizei o aparelho, vou dizer pelo menos três vezes para teste (não senti grande diferença em nenhuma das três tentativas). Porém, se você me perguntar isso daqui há seis meses ou um ano, a resposta poderá ser diferente.
Minha sugestão é utilizar este recurso do sistema para ter uma visão geral do funcionamento orgânico do aparelho, mais do que para otimizar a performance do mesmo.
Ok sabichões se não usa e é inutil pra vocês não significa que vai ser inútil para outras pessoas 😒
Tudo papo furado. Na verdade eu acho mesmo que as ROMS de fabrica deveriam deixar DESINSTALAR aplicativos padrões ( que na maioria SÃO INÚTEIS!) sem a necessidade do proprietário fazer um ROOT no aparelho.
Samsung cade o Nougat, compramos o top de linha e ate hoje nada 👎👎.brasilia df.
Esse gerenciador se torna interessante, para dar uma boa '' abordagem '' de como está o sistema, não podemos nos esquecer, que mais de 90% das pessoas são usuários leigos, e cá entre nós, esse tipo de ferramenta serve como uma boa ajuda para orientação. Melhor ter essa ferramenta nativa e resolver ou devolver um pouco de memória interna e até fechar aplicativos, do que baixar o famoso Clean Master, onde mais atrapalha do que ajuda. Nesse ponto tem o meu apoio, até porque as pessoas querem praticidade mesmo, '' clicou, consertou ''.
Para esse público mais básico vale muito apena sim, para quem deseja uma otimização melhor, pode fazer um Wipe Cache + SD MAID, agora, vai explicar isso para um usuário comum?
Inútil como a maioria dos apps que vêm instalados de fábrica.
Exatamente rei, como vc disse, essa maioria ki vem de fabrica, desinstalei todos sem dó, kkkkkkkkkkk
Só servem para ocupar espaço e deixar o sistema mais lento.
Oush nem todo aplicativo que vem instalado de fábrica e ruim meu caro se não gosta pq compra samsung?Compra algum com android puro
No Note 4 funciona muito bem é simples e muito prático de usar
Totalmente inutil, a asus oferece algo parecido embutido no sistema, ki desinstalei na hora, simples assim...qto menos tralhas o sistema agradece
Para usuarios leigos ki nao dominam o sistema pode ate servir com ressalvas, para avançados, perda de tempo e espaço...
Só Diz q é inútil quem n usa.
Concordo com vc viu
bem interessante.
MIUI da Xiaomi ja fazia isso a muito tempo, Samsung e outras empresas copiaram deles
na minha opinião é o melhor recurso que ja colocaram, eu uso bastante no meu s7 edge, no começo pensei que seria só pra encher o aparelho e não passava de um recurso que só prometia, mas realmente vi que ele faz jus do que faz, ajuda para caralhos na economia de bateria
Algumas fork do Android também possuem esta função como.a MIUI , eu particularmente uso muito pouco , mas não deixa de ser útil .
Alguém sabe quando chegará a atualização do S7 edge? Uma noticia real...Estou já já instalando a ROM de outro país. Perdi a paciência com a Samsung. Passei o mês de Janeiro inteiro esperando e consultando feito um pateta a atualização via OTA. Não tem respeito mesmo por seus clientes. Camilla Rinaldi, dê uma luz pra nós. Meu S7 edge é o Edge Azul Royal G935F
Eu tenho o Gerenciador inteligente no meu Note 4, parece que cumpre bem o que se propõe fazer.
A Samsung ta melhorando!
No Galaxy S6 temos o Gerenciador Inteligente. Nem de perto é esse aí mas... Eu uso ele apenas para liberar espaço, apagando cache.... .