Aumente a Vida Útil da Bateria do iPhone Limitando o Nível de Carga
Existe uma maneira eficaz de prolongar a vida útil do seu smartphone: limitando o nível de carga. Ainda que o iPhone tenha um recurso semelhante há anos, a personalização era bastante limitada. Porém, a partir do iPhone 15, a Apple melhorou ainda mais essa função no iOS 18 com um novo recurso chamado “BatteryIntelligence”. Confira o passo a passo abaixo de como usar este recurso:
Por que você precisa limitar o nível de carga do seu iPhone?
Grande parte dos smartphones usam células de bateria de íons de lítio que se degradam com o tempo, consequentemente perdendo a vida útil após o uso contínuo. E um dos principais culpados pela redução da saúde da bateria, submetendo essas células ao estresse e calor, é a sobrecarga do aparelho ou o carregamento frequente até 100%.
O desgaste, no entanto, pode ser reduzido ou desacelerado quando alteramos o limite de carga da bateria, evitando recarregá-la totalmente até 100% e não deixando ela se esgotar por completo, chegando a 0%.
Também é bastante recomendado que o nível da bateria chegue a 100% apenas ocasionalmente, assim é possível manter uma leitura precisa do estado em que ela se encontra.
Carregamento otimizado da bateria x BatteryIntelligence
O carregamento otimizado de bateria e o BatteryIntelligence são dois recursos integrados na mesma seção, mas a disponibilidade vai depender do modelo de iPhone que você tem. Neste artigo, vamos analisar cada uma dessas funções.
Carregamento otimizado da bateria
O carregamento otimizado da bateria é um recurso que chegou ao iPhone por meio do iOS 13, usando o aprendizado de máquina para controlar o nível de carga do dispositivo automaticamente se baseando em hábitos e padrões. Então, uma vez ativado, ele vai reduzir a velocidade ou tempo de carregamento quando a bateria chega a 80%, seguindo assim até atingir 100%.
Lembrando que a ativação da função de carregamento otimizado não limita o nível a 80%, o que ele faz é entregar uma velocidade diferente quando a carga está chegando ao final. Também existe a opção de tocar em um widget de carregamento na tela de bloqueio, acelerando o tempo de carregamento de forma manual.
No iPhone 14 e em modelos mais antigos, o recurso é limitado e é possível apenas ativar ou desativar ele nas configurações. Segundo a Apple, a função é ativada por padrão quando o iPhone é configurado pela primeira vez.
BatteryIntelligence
Já o BatteryIntelligence, ou Inteligência da Bateria na tradução literal, é uma versão atualizada da função de carregamento otimizado da bateria. O recurso usa a computação de inteligência artificial mais avançada e chegou no iPhone 15, iPhone 15 Pro e modelos posteriores, como o iPhone 16 (review) e o iPhone 16 Pro (review).
A principal diferença entre os recursos é que o novo é mais preciso na hora de prever os padrões de carregamento de cada usuário. Além disso, agora existem mais três níveis de carga disponíveis, com um incremento ajustável de 5%, então você pode escolher entre níveis que vão de 80% a 100%.
Com a próxima atualização do iOS 18.2, a Apple vai adicionar o tempo estimado de carregamento ao recurso BatteryIntelligence, mostrando o tempo exato que vai levar para o iPhone atingir a carga completa. Essa função é uma grande conquista para os usuários, já que o Android possui essa ferramenta há anos.
Como usar o BatteryIntelligence no iPhone
O BatteryIntelligence tem um controle deslizante para você fazer o ajuste do limite de carga, que pode ser encontrado nas mesmas configurações do carregamento otimizado da bateria, na seção Bateria > Carregamento. A função é desativada por padrão, mas basta especificar o limite de carga para que ele seja ativado, o que é apresentado em cinco níveis diferentes. Após selecionado, o carregamento otimizado da bateria será desativado. Veja o passo a passo:
- Desbloqueie o iPhone;
- Abra o aplicativo Ajustes;
- Selecione Bateria;
- Selecione Carregamento;
- Defina o nível de carga no controle deslizante;
- Toque na seta para trás para sair e salvar as alterações.
Como alternativa, você ainda pode ativar o carregamento otimizado da bateria selecionando o controle deslizante até 100%. Confirme a ação tocando na opção de tempo que deseja, seja "até amanhã" ou definitivo.
Como verificar a saúde da bateria no iPhone
Este ano, a Apple também adicionou o recurso de contagem do ciclo da bateria junto à data em que a bateria do seu iPhone (modelos mais novos) foi fabricada e usada pela primeira vez. Seguindo as etapas abaixo, você pode verificar essas informações:
- Desbloqueie o iPhone;
- Abra o aplicativo Ajustes;
- Selecione Bateria;
- Selecione Saúde da bateria;
- Agora, você confere o número de ciclos, data de fabricação e de primeiro uso.
Nesta mesma seção, você confere o estado de saúde da sua bateria e a porcentagem de sua capacidade máxima.
Quais modelos de iPhone e iPad são compatíveis com o BatteryIntelligence
Apresentado no iOS 18, a disponibilidade do BatteryIntelligence vai depender do chipset do iPhone. O recurso está disponível no iPhone 15, iPhone 15 Pro com chipset A17 (Pro), iPhone 16 e iPhone 16 Pro com chipset A18 (pro), e também nos modelos mais recentes de iPad e iPad Pro. Veja a lista completa:
- iPhone 15;
- iPhone 15 Plus;
- iPhone 15 Pro;
- iPhone 15 Pro Max;
- iPhone 16;
- iPhone 16 Plus;
- iPhone 16 Pro;
- iPhone 16 Pro Max;
- iPad Pro M4;
- iPad Air 5;
- iPad Air 11" M2;
- iPad Air 13" M2;
- iPad Mini 7.
Tem outras dicas de carregamento da bateria para aumentar ou melhorar a saúde do seu iPhone? Que tal nos contar na caixa de comentários?