Os 5 melhores smartphones da Motorola de todos os tempos
Tarefa árdua. Decidimos na redação que íamos fazer essa lista polêmica para cada umas das marcas mais famosas, e começamos pela Motorola. Apesar de ter um portfólio enxuto anos atrás, hoje em dia a empresa da Lenovo curte umas variações, e isso deixou essa lista bem complicada. Ainda sim, vamos a ela.
Motorola Milestone (2011)
A Motorola, assim como a HTC, foi uma das primeiras a dar tanta importância ao Android, e isso ajudou sobremaneira o sistema do robozinho. Porém, mais ainda, ajudou a Motorola, que estava mal das pernas. O Milestone não foi o que tirou a empresa do buraco, mas o que mostrou que a Motorola poderia ser uma empresa inovadora mais uma vez (afinal, foi ela quem lançou o primeiro celular).
O Milestone era um smartphone flip, e já existiam muitos assim na época. Porém, nenhum com Android, tela tão grande de toque e design tão peculiar. O Milestone vendeu muito bem, e gerou uma segunda e até uma terceira geração, e nunca nos esqueceremos dele.
- Processador: TI OMAP 4430 Dual-core 1.0 GHz Cortex-A9
- RAM: 512 MB
- Câmera: 8 MP
- Bateria: 1.500 mAh
- Android: Android 2.3 (Gingerbread)
Moto X (2013)
Dois anos depois, quando parecia que a Motorola iria sumir do mapa, uma reviravolta mais do que ótima. A Google comprou a Motorola. A empresa foi reformulada, o portfólio com produtos desconexos e diferentões foi abandonado e uma nova e enxuta linha surgiu, a Moto, cujo representante clássico é o Moto X.
Além de chegar ao Brasil por um preço mais justo, essa peça da história móvel tinha tela HD AMOLED de 4.7 polegadas, suas atualizações chegavam rápido e ele era bem bonitinho, ficando bem encaixado na mão graças a sua traseira arredondada. Tinha a tela que mostrava notificações o Moto Voz mais legal que já apareceu e era um guerreiro, durando anos nas mãos dos usuários.
- Processador: Qualcomm MSM8960DT Snapdragon S4 Pro Dual-core 1.7 GHz Krait 300
- RAM: 2 GB
- Câmera: 10 MP e 2 MP
- Bateria: 2.200 mAh
- Android: Android 4.2.2 (Jelly Bean), terminando no 5.1 (Lollipop)
Moto G2 (2014)
Junto com o Moto X, o brasileiro viu chegar ao país um dos smartphone com melhor custo benefício de todos os tempos, o Moto G. A Motorola nadou no dinheiro de tantas vendas que fez por aqui, sucesso absoluto, e assim pôde aprimorar o aparelho para sua segunda versão (meus pais usam Moto G1 até hoje).
Essa repaginada trouxe um aparelho mais maduro e com um visual bonitinho que lembrava o primeiro Moto X. Foram feitos upgrades em todos os sentidos, e mais uma vez a empresa vendeu muito. Por uns 3 anos, um Moto G era o melhor aparelho que alguém poderia comprar quando não se tinha muito dinheiro, já que as atualizações também eram rápidas para ele e foram muitas.
- Processador: Qualcomm MSM8226 Snapdragon 400 Quad-core 1.2 GHz Cortex-A7
- RAM: 1 GB
- Câmera: 8 MP e 2 MP
- Bateria: 2.070 mAh
- Android: Android 4.4.4 (KitKat), terminando no 6.0 (Marshmallow)
Moto Maxx (2014)
Provavelmente o aparelho mais controverso da lista, botei o Moto Maxx aqui por suas quebras de paradigmas. Apesar de não ter sido o aparelho de maior sucesso da empresa, trouxe novidades que foram sendo vistas não apenas na Motorola, mas também em outras marcas, com o passar dos anos.
Nem de longe o Maxx era muito bonito, mas sua traseira em nylon balístico era resistente assim como seu interior. A tecnologia contra respingos d’água fazia o líquido escorrer pelos componentes caso fossem molhados. Sua bateria era uma das maiores até então, assim como seu armazenamento de 64 GB, e ele vinha com todos os destaques internos do Moto X.
- Processador: Qualcomm APQ8084 Snapdragon 805 Quad-core 2.7 GHz Krait 450
- RAM: 3 GB
- Câmera: 21 MP e 2 MP
- Bateria: 3.900 mAh
- Android: Android 4.4.4 (KitKat), terminando no 6.0.1 (Marshmallow)
Moto Z Play (2015)
A Motorola não vinha de semestres bons, com novas versões do Moto X e G não fazendo muito sucesso. Nem o novo Moto X Force com tela inquebrável tinha sido destaque e a Lenovo, nova dona da marca, estava desanimada com os números vermelhos. Trouxe o Moto Z, mas seu corpo fino demais, a pouca bateria e o seu preço não empolgaram.
Aí chegou a versão mais popular, o Moto Z Play, que era mais grosso, tinha mais bateria e ainda trazia o suporte aos inovadores Snaps, módulos que encaixavam atrás do aparelho e lhe davam novas funções. De começo o Z Play não vendeu muito, mas quando seu preço caiu um pouco, as vendas dispararam e ele foi mais um ótimo custo benefício da Motorola, com ótima bateria e processador.
- Processador: Qualcomm MSM8953 Snapdragon 625 Octa-core 2.0 GHz Cortex-A53
- RAM: 3 GB
- Câmera: 16 MP e 5 MP
- Bateria: 3.510 mAh
- Android: Android 6.0.1 (Marshmallow), chegando ao Android 8.0 (Oreo)
No final, sei que essa seleção não vai agradar a todos. Também não me agrada completamente, uma vez que se fossem os sete ou dez melhores eu me sentiria mais confortável, mas eram três e por isso tivemos uma seleção entre os mais icônicos da atualidade.
- Moto G6, G6 Play e G6 Plus são lançados custando a partir de R$ 1.099
- Moto Z2 Play está sendo atualizado para o Android Oreo no Brasil
Não adianta pedir Razr V3, StarTac e Rokr nos comentários porque não são smartphones. Mas você pode reclamar com razão da falta de um Moto X 2014, Moto Z2 Force ou Z2 Play, Moto G3 e até ser saudoso e relembrar de um Flipout ou de um Defy. Eles estão todos na lembrança de muita gente.
Qual seria a sua seleção?
Lista nenhuma vai agradar a todos, mas essa está aí... Uso Motorola desde sempre, pois e o smartphone que tem o.melhor sinal, que pega onde eu moro e atende as minhas necessidades, não vou comprar uma outra marca so para pagar p ver... E correr o risco de ficar sem sinal, com isso continuo com os moto. Hj tenho um MotoX force. E vou trocar por um moto z3 plus.
Tive Motorola c/ tela azul, Moto E1, E2 dei pra minha mãe funciona redondo, Moto G4 ótimo e atualmente G6 Plus s/ palavras pra mim os melhores smarts da minha vida, tive Samsung e Xing Ling e só tive aborrecimentos.
Eu vou c/ Lenovo Motorola ate o fim jamais mudarei.
Qual o problema com a espessura mais fina?
Curti o Razer i
Se a materia cita apenas aparelhos com Android, semi-concordo com a lista.... caso contrario faltaram aparelhos icônicos !!!
Tive um milestone 1 saudades..era excelente.
O moto g1 ficar fora dessa lista e um absurdo.Tive o privelegio de comprar no dia do lancamento, paguei incriveis 719,00 no modelo de 16gb aparelho era fantástico, e vinha de um razr i,.Mudou o nível de alcance da motorola no mercado, até hoje pessoal compra moto g sonhando que vai ser tão bom quanto foi aquele primeiro.g2 tinha o mesmo processador e memoria do g1, e só teve tela maior e novo android.
Único que se salvou na lista foi o MotoMaxx realmente uma máquina 2.7ghz com 3 d RAM mas i principal não falou resolução em 1440p qHD a imagem era fantástica filmava já em 4k
Melhor celular, TOP,camera,memoria , curvatura perfeita na pegada ,evitando a queda do celular das mâos, durabilidade . Tenho ele a quatro anos
Se estamos falando de todos os tempos, inaceitável não incluir o Defy nessa lista. Um dos primeiros smartphones a prova d'água. Funcionava perfeitamente bem dentro de uma piscina, na chuva, etc... Tinha um ótimo desempenho e um bom custo.
Tive 1,meu primeiro Android, era demais!
Relação dos que eu tive:
Dext
Razr
Razr Maxx
Moto X1 (O melhor entre os que tive)
Moto X Play - Atual.
"Motorola Atrix o smartphone mais potente do mundo" com um processador NVIDIA Tegra 2 dual core de 1GHz
Leitor Biométrico
1GB de Ram
Tudo em pleno 2011 kk
Esse eu acho que merecia uma menção honrosa...
Até pelas matérias da época sobre ele kk
A única cagada da Motorola com o moto G3 foi a memória RAM tentando investir em 1 gb quando todos usavam 2 gb já, de performance de processamento ele era até bom, mas de memória era tenebroso, mts apps em pouco tempo começaram a engasgar, Moto G3 foi a razão de eu nunca mais comprar nenhum smartphone da linha G, agr utilizo só a linha Z, no caso hj tenho o Z play que me satisfaz muito mais que uma linha G.
Faltou o Motorola razr xt910 que pra mim foi o que foi um dos melhores celulares que a empresa fez , e foi o aparelho que teve como substituto a primeira geração do moto x
Pequena necessária correção quanto ao Milestone:
O processador é single core e a câmera é de 5 mp.
CELULAR LIXOOOOO, MARCA PODRE. BETERIA LIXOOOOOOOOO, N PERCA SEU DINHEIRO COM ESSES LIXOOOOOOS
Beleza.
vamos sim levar a serio o comentario de quem não sabe usar tecnologia e ainda escreve em caps...
Meu primeiro celular Android foi o moto E primeira geração , depois fui para o G2 G3 e G4 nunca tive problemas com nenhum Motorola , agora estou indo para o moto z play 2 , ainda estou com o G4 a dois anos e o celular é excelente , nunca travou , amo Motorola e gosto de experimentar todos
Eu conheci o mundo Android com um Motorola Defy e logo em seguida consegui o poderoso Atrix, nunca me esquecerei dessa dupla.
O Atrix foi ótimo e me ajudou pra caramba e vinha com uma dock de GPS e uma dock multimídia, muito top mesmo!!!