Como Amazon, Apple e Google estão planejando o futuro do Smart Home
Qualquer um que queira tornar a sua casa inteligente enfrenta uma série de desafios. Que sistema se encaixa com que outros sistemas? Qual smartphone, alto-falante ou TV posso usar com o sistema? Em que ecossistema acredito? No entanto, tais questões devem chegar ao fim em breve. Porque os maiores fornecedores querem torná-lo uniforme.
Duas boas notícias para os fãs de soluções domésticas inteligentes ao mesmo tempo: algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo querem criar um sistema simples para um padrão uniforme. Para isso, a Silicon Labs e a Z-Wave Alliance querem tornar a Z-Wave mais aberta.
Google, Amazon e Apple: o conglomerado é poderoso
Quando se trata de tecnologia de usuário final, poucos de nós podem olhar para além do Google, Amazon ou Apple. Estes três e a Zigbee Alliance querem criar um padrão único para a comunicação na casa inteligente com base em IP. Isto deve facilitar aos desenvolvedores a introdução de novos produtos no mercado. Acima de tudo, porém, a comunicação entre os produtos deve ser simplificada de tal forma que praticamente tudo possa ser conectado com tudo o resto, ou seja, entre fabricantes e sistemas.
A fusão dos três gigantes da tecnologia com a aliança da casa inteligente é chamada "Project Connected Home over IP". De acordo com as informações publicadas, o objectivo do projecto é facilitar aos fabricantes de dispositivos a construção de dispositivos compatíveis com os serviços domésticos e de voz inteligente. Exemplos como o Amazon Alexa, Apple Siri, Google Assistant e "outros" foram mencionados.
Não só a Amazon, Google e Apple
Que isso não afeta apenas as três grandes empresas quando você olha quais fabricantes estão escondidos na Zigbee Alliance. Entre eles estão IKEA, SmartThings da Samsung, Schneider Electric, e Silicon Labs, bem como Somfy. Isso também significa que uma pequena quantidade de know-how dos fornecedores de casas inteligentes foi reunida no novo projeto.
O objectivo é de longo alcance. O protocolo previsto irá complementar as tecnologias existentes. Os membros do grupo de trabalho incentivam os fabricantes de equipamentos a continuar a desenvolver inovações com as tecnologias disponíveis atualmente. A base do projeto é o Protocolo Internet, IP.
A comunicação deve funcionar via Wi-Fi até WiFi 6 (802.11/a/b/g/n/ac/ax) e Bluetooth 5.0. Mas isso não é tudo. Os componentes individuais em sua casa inteligente também devem ser conectados através dos clássicos cabos LAN, ou seja, uma conexão ethernet, e uma rede de telefonia móvel.
De que te serve tudo isto? A Aliança diz que se o grupo de trabalho atingir seu objetivo, os clientes podem estar confiantes que o dispositivo de sua escolha funcionará em sua casa e que eles podem configurá-lo e controlá-lo com seu sistema preferido. Então, a utopia tem que você pode comprar o equipamento que quiser e tudo funciona no padrão que você mais gosta.
Os dispositivos antigos não podem ser convertidos
O que provavelmente não funcionará, porém, é converter os produtos existentes para o novo padrão. Pelo menos isso pode ser deduzido de uma declaração que explica que quer concentrar em novos produtos. O motivo não é explicado e provavelmente é mais encontrado nos escritórios de marketing do que nos departamentos de desenvolvimento.
Os primeiros produtos provavelmente virão dos três principais fornecedores e incluem dispositivos que já deram provas e que só precisam de ser adaptados. Para os desenvolvedores de novos dispositivos, as especificações do novo protocolo de comunicação devem estar disponíveis até o final de 2020. Depois, outros fornecedores também podem começar com novos produtos.
Além da melhor conectividade entre produtos individuais, nenhuma mudança deve ser notada para o cliente. As plataformas individuais são ainda controladas através das interfaces individuais dos fornecedores individuais. Uma aplicação uniforme, entrada de voz, controle de desktop ou um hub doméstico inteligente uniforme não deve, portanto, existir.
Z-Wave também se torna mais aberta
O conglomerado Z-Wave anunciou que também abrirá as especificações de seu protocolo até o terceiro trimestre de 2020. Isso torna o padrão para automação doméstica também mais aberto e pode ser usado como código aberto. "A Z-Wave Alliance ajudará a resolver os problemas de interoperabilidade que estão impedindo a adoção de dispositivos domésticos inteligentes", disse Mitch Klein, CEO da Z-Wave Alliance. "Os membros trabalharão juntos para criar uma única solução de conectividade sub-GHZ que forneça a compatibilidade, interoperabilidade, segurança e robustez para frente e para trás necessárias para o crescimento da IdC.
Uma oportunidade para uma casa inteligente e um risco para a segurança
Até agora, duas coisas têm atrasado o desenvolvimento de soluções domésticas inteligentes: uma forte dose de ceticismo sobre a segurança de dados e a incompatibilidade de diferentes sistemas e produtos. A segunda pode estar a mudar agora. E isso são realmente muito boas notícias. Porque especialmente quando os três grandes fornecedores Apple, Google e Amazon trabalham em conjunto com os muitos membros igualmente grandes do ZigBee Aliance - como a Samsung e a IKEA - então algo realmente bom pode ser criado.
Mais conectividade...
Com esta visão, vou dar uma olhada mais de perto no mercado. Até agora tenho-me afastado de um lar inteligente. Instalei um sistema de segurança Bosch como experiência, mas além de monitorizar o meu bloco, não faz muito por isso o fator diversão é um pouco limitado. Para uma solução de segurança com câmeras e detectores de movimento, uma solução isolada era, e ainda é, preferível. A Bosch protegeu o seu sistema quando necessário. Mas também pode ser ligado ao Alexa, o que dificilmente aumentará a segurança dos dados. Mas voltando ao verdadeiro problema.
A combinação de diferentes produtos de diferentes fabricantes, mas com um padrão comum que você nem vê ou sente na operação, pode levar a um verdadeiro boom no mercado doméstico inteligente. Não de imediato e provavelmente não tão cedo quanto 2020, mas assim que tal sistema se estabelecer na mente dos utilizadores e os receios se dissiparem, acredito que a casa inteligente se espalhará rapidamente.
... Com maior risco?
Mas uma coisa também é clara: se em breve houver um padrão definido pelo Google, Apple, Amazon e Samsung, os pequenos fornecedores que não confiam nesse padrão provavelmente irão desaparecer do mercado. Isto comporta um risco: soluções isoladas podem fazer sentido. Especialmente quando se trata de aplicações delicadas. E quando estes já não existirem, teremos de contar com um padrão bastante aberto do monopolista. E os escândalos de dados de 2019 em torno das transcrições de áudio da Apple, Google, Facebook, Amazon e Microsoft já mostraram como os dados dos usuários são tratados nas empresas americanas.
Isso pode ser desconfortável em uma disputa conjugal, mas ao monitorar pessoas ou crianças que precisam de cuidados, por exemplo, e os dados íntimos associados a isso, como doenças, é preciso considerar se se prefere desistir do luxo de um lar inteligente.
O que você acha do desenvolvimento? Está a celebrar uma melhor conectividade entre componentes ou está preocupado com os seus dados? Avise-nos!
Fonte: connectedhomeip, zwavealliance
Excelente que as 3 grandes se unam para criar um sistema na qual os diversos gadgets possam ser interligados para casas inteligentes , quanto a privacidade ......esquece