Review do Asus Zenfone Zoom: os amantes de fotografia agradecem!
Ler em outras línguas:
A Asus está disposta a apostar todas as suas fichas no Brasil. Agora, em 2016, a empresa resolveu inaugurar o ano lançando o Zenfone Zoom, que é uma versão Premium e com muitos diferenciais do Zenfone 2. Com ele, a empresa consegue provar que é possível colocar um zoom ótico num smartphone sem sacrificar a estética. Saiba o que achei do dispositivo no meu review do Zenfone Zoom.
Prós
- Câmera
- Memória RAM
- Armazenamento
- Acabamento
Contras
- Software
- Bateria
Asus ZenFone Zoom – Data de lançamento e preço
O Asus Zenfone Zoom está disponível para compra desde o dia 26 de março, através da loja online da empresa. Os varejistas e as operadoras começaram a receber o aparelho a partir do dia 29 de março. A versão com 64GB de armazenamento é vendida por R$ 2.699,00, enquanto o modelo de 128GB custa R$ 3.299,00.
Neste primeiro momento, a Asus disponibiliza os modelos nas cores branca e preta. Ao final deste review, você encontrará as melhores ofertas para a aquisição do Zenfone Zoom na seção "Onde Comprar".
Asus ZenFone Zoom – Desenho & Qualidade de Construção
O Zenfone Zoom é o resultado de dois anos de pesquisa e desenvolvimento entre as áreas de engenharia, design e marketing da Asus. O modelo lembra um pouco o Zenfone 2 quando olhamos para suas configurações, mas quando nos voltamos para o visual e o acabamento do aparelho as semelhanças começam a desaparecer.
Depois de estrear por duas vezes em eventos globais no último ano, o Zenfone Zoom passou por algumas revisões, que adicionaram recursos de hardware e que foram essenciais para que a câmera do aparelho ganhasse o destaque planejado. Ao longo dos últimos meses, o Zenfone Zoom recebeu inúmeros acabamentos, conceitos e abordagens visuais diferentes.
Tive a oportunidade de conhecer os estágios do desenvolvimento do dispositivo, assim, posso dizer que o resultado final do produto se saiu melhor do que os inúmeros conceitos anteriores. Aliás, abaixo, você pode ver alguns dos mockups criados para o Zenfone Zoom:
Este poderia ter sido o Zenfone Zoom, imagine quão popular o aparelho teria sido com este visual:
Olhando para a parte frontal, temos a assinatura de design da Asus em sua essência: linhas curvas, botões capacitivos de navegação do sistema, sem retroiluminação e a famosa placa em alumínio com círculos concêntricos. Aliás, questionei a Asus sobre a falta de iluminação nesses botões e, segundo a empresa, estes ficam posicionados muito próximos da antena de rede celular do aparelho.
Assim, problemas de aquecimentos poderiam danificar a antena do dispositivo ao longo do tempo, causando interferências no sinal e até comprometendo o hardware do Zenfone Zoom. Ao lado da placa, temos um corte que demarca a antena do aparelho, assim como acontece com o iPhone 6.
A Asus optou por revestir a traseira do Zenfone Zoom com couro, o que faz todo o sentido para um aparelho que precisa de boa empunhadura na mão do usuário. O toque é agradável e o couro é original - não sintético - e de ótima qualidade.
Existe uma risca de costura levemente proeminente na parte inferior traseira do Zenfone Zoom, que faz com que o usuário consiga agarrar o aparelho com as pontas do dedo e ter mais controle na hora de manusear a câmera. Além disso, e mais alguns motivos técnicos, o módulo da câmera e o flash que a acompanham foram posicionados na parte central da traseira do Zenfone Zoom propositalmente.
Segundo a Asus, isso evita que o usuário balance o dispositivo e faça capturas borradas, devido ao estremecimento da lente da câmera, que é causado pela falta de equilíbrio no manuseio do aparelho. De fato, durante minha experiência com o dispositivo, notei que esse traço elevado contribui para uma pegada ainda mais firme.
Outro cuidado que a empresa teve com a estética e a usabilidade do dispositivo foi colocando um botão específico para gravações de vídeos. Esse botão físico, que é uma espécie de obturador, lança o software da câmera automaticamente em modo de gravação de vídeo.
Asus ZenFone Zoom – Tela
A tela do Zenfone Zoom é a mesma do Zenfone 2, com resolução FullHD empregada num painel LCD IPS. O utilitário Splendid está embarcado no software, permitindo que o usuário calibre as cores do painel sem dificuldade. Porém, estou começando a achar que o Splendid ofusca um pouco a intensidade de nitidez do painel, portanto, tenho utilizado o Zenfone Zoom com essa engine desativada.
O deslizar com os dedos na tela é confortável. Os ângulos de visão são bons, mas o nível do brilho pode deixar a desejar em ambientes com forte iluminação. Esse é um problema comum em telas LCD, mas, no caso do Zenfone Zoom, temos uma ilegibilidade que chega ao extremo em alguns momentos.
A resolução FULL HD é confortável para essa proporção de tela do Zenfone Zoom
Junto com o Zenfone Zoom estava comigo o Moto X Style e o Xperia Z5, ambos com LCD IPS, e nenhum desses dois concorrentes da Asus tiveram essa situação de alto reflexo e baixa legibilidade em ambientes abertos.
A resolução FULL HD é confortável para essa proporção de tela, visto que o padrão QHD, além de tornar o produto mais caro, seria um pouco inviável para a proposta do aparelho.
Asus ZenFone Zoom – Software
Estranhamente, o Zenfone Zoom sai de fábrica rodando o Android Lollipop 5.0, em conjunto com a interface do usuário Zen UI. Como alguns de vocês já devem saber, a Asus promove através da sua interface proprietária novos métodos de interação, baseando-se em ferramentas, utilitários e muitos apps pré-instalados.
Não existe nenhum recurso que seja exclusivo do Zenfone Zoom ou que tire proveito da câmera do aparelho. O próprio software da câmera recebeu melhorias pontuais, nada de impressionante. A Asus não confirmou sobre a chegada do Marshmallow ao Zenfone Zoom, mas, se tratando de um modelo high-end, podemos esperar pelo novo SO em algum momento de 2016.
Asus ZenFone Zoom – Performance
O hardware do Zenfone Zoom segue dentro daquilo que temos no Zenfone 2, mas com algumas melhorias. O processador que embala o dispositivo é o Intel Atom Z3590, que está presente também no Zenfone 2 Deluxe, com quatro núcleos de 2,5 GHz (128GB) ou 2,3 GHz (64GB). A placa gráfica do modelo é a Power VR G6430 e a memória RAM é de 4 GB.
Na prática, temos um software antigo e sólido, que roda muito bem qualquer aplicativo ou o sistema operacional, unido a interface Zen UI. O Zenfone Zoom é capaz de rodar jogos mais robustos mesmo com o multitarefa sobrecarregado. Enquanto o hardware é robusto, a bateria sofre com o mesmo problema de ineficiência do Zenfone 2.
Abaixo, você confere o resultado do Zenfone Zoom nos principais testes de benchmarks do mercado:
Asus ZenFone Zoom – Áudio
O Zenfone Zoom possui uma saída com um único alto-falante mono em sua parte traseira, logo abaixo da costura no couro, material que oferece uma ótima pegada alías. O som é alto e, além disso, os graves e agudos são bem balanceados.
O som é alto e os graves e agudos são bem balanceados
O som é reproduzido com mais clareza quando o dispositivo é depositado em alguma superfície plana. Nas mãos, o som é abafado algumas vezes quando executamos alguns jogos ou durante o manuseio do aparelho na posição horizontal.
A Asus não oferece nenhum sistema específico para equalização sonora, exceto as opções básicas que acompanham o sistema. Nenhum codec, como o Dolby Atmos, por exemplo, está presente no Zenfone Zoom.
Asus ZenFone Zoom – Câmera
O design do Zenfone Zoom, como mencionei anteriormente, foi pensado para otimizar a experiência do usuário com a câmera do aparelho. Sendo assim, ele oferece um obturador específico para fotos e outro separado para vídeos. A Asus conseguiu embutir no Zenfone Zoom um zoom óptico de 3 níveis, além de uma lente com estabilização mecânica.
O sensor de 13 MP é fabricado pela Panasonic e o conjunto é composto por 10 lentes de 28-84 milímetros desenvolvida pela Hoya. Mesmo com toda essa engenharia, o smartphone manteve-se consideravelmente fino.
Outro detalhe é que a objetiva da câmera não é expansível, assim como acontece com o Galaxy Câmera (Galaxy Zoom). A abertura de lente é de f/4,8 podendo chegar em até f/2,7. Mas tudo dependerá da distância focal entre a lente e o objeto.
Na prática, deixando essas especificações de lado, posso afirmar que a câmera do Zenfone Zoom é uma das melhores entre os atuais dispositivos Android do mercado. Notei isso, principalmente, quando olhei para a qualidade das fotos capturadas com o zoom em 1,5x ou em 3,0x.
A qualidade das imagens se mantêm excelentes mesmo quando observadas a partir de um computador, o que evidência o bom trabalho de pós-processamento feito pelo software da câmera.
Porém, nem tudo são flores no Zenfone Zoom. A abertura de lente mínima de f/2,7faz com o a câmera do dispositivo tenha dificuldades de administrar condições diversas de luminosidade. Em alguns casos, falta cor e a exposição aparece mal definida ou estourada nas fotos. Enquanto imagens noturnas saem boas, outras com ambiente melhor iluminado ficam com ruídos perceptíveis.
Os modos de câmera ajudam a contornar essa situação, mas, no uso prático, ninguém os utiliza. O modo noturno, por exemplo, salva muitas fotos e corrige o problema da falta de iluminação. Porém, esse modo reduz as imagens para 3MP, o que pode ser inviável para um modelo que tem como referência sua câmera.
O processador da Intel não grava vídeos em 4K devido a algumas limitações. O processamento das fotos é bom mas não é rápido, como acontece nos modelos mais recentes da Samsung e da LG. Em alguns momentos, o software da câmera demorou 8 segundos para processar e liberar a foto capturada.
Você pode conferir as fotos capturadas pelo Zenfone Zoom em alta-definição acessando este link.
Asus ZenFone Zoom – Bateria
A bateria de 3.000 do Zenfone Zoom chega ao final de um dia de uso moderado com alguns truques no software. Fechar aplicativos no multitarefa, ajustar o gerenciar de energia da Asus e manter os serviços de localização desativados são alguns deles.
Usando o YouTube no Wi-Fi e o Spotify durante o dia, o Zenfone Zoom chegou aos 15% por volta das 20h46. Neste período também utilizei o Chrome e WhatsApp algumas vezes. No 4G é possível obter até 10 horas de autonomia, usando a câmera em alguns momentos.
A bateria de 3.000 mAh do Zenfone Zoom chega ao final do dia com alguns truques
O ponto positivo é que, mesmo com a baixa autonomia, o Zenfone Zoom dificilmente esquentou durante os testes. Mesmo rodando jogos e utilizando a câmera na sequência, o aparelho se mantém com a temperatura ideal para não comprometer sua usabilidade.
O modelo acompanha um carregador compatível com a tecnologia de carregamento turbo - da Intel -, fazendo com que o Zenfone Zoom alcance 60% de sua carga em menos de 40 minutos.
Asus ZenFone Zoom – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Zenfone Zoom é um modelo muito consistente, mas acredito que as próximas versões terão um trabalho mais sofisticado por parte da Asus. Ainda assim, posso dizer que a empresa não mediu esforços para chegar a um produto final com bom acabamento, visto que o Zenfone Zoom possui revestimento de couro e alumínio, dois materiais considerados Premium.
O Zenfone Zoom é fino e bonito
A câmera, principal atrativo deste modelo, mais impressiona do que decepciona. Claro, como mencionei na análise acima, os modos que a Asus adicionou no software da câmera do Zenfone Zoom tentam contornar alguns de seus problemas, como o fato de conseguir administrar diferentes condições de luminosidade. O zoom ótico é o melhor da categoria, executando um ótimo trabalho, mesmo quando o objeto ou o plano de fundo está muito longe.
A Asus conseguiu inserir o conjunto com dez lentes, o flash, o zoom ótico de três níveis sem sacrificar a estrutura do aparelho. O Zenfone Zoom é fino e consideravelmente bonito.
Vale a pena? Sim, se você trabalha com imagens e deseja ter uma solução compacta no seu bolso com acesso a internet e comunidades instantâneos. Você pode capturar uma foto com qualidade de câmera profissional e publica-a diretamente em seu site ou blog usando o Zenfone Zoom, por exemplo. Me arrisco a dizer que para essas tarefas o modelo da Asus substituiria muitas câmeras compactas.
Agora, se você busca pelo seu primeiro smartphone ou deseja o Zenfone Zoom para ter uma nova experiência de software, é melhor escolher outro modelo da Asus, como o próprio Zenfone 2. Usuários que não precisam de uma câmera com um zoom acima da média podem conviver muito bem com outras alternativas.
Agora quero saber: o Zenfone Zoom poderia ser o seu próximo smartphone?
Asus ZenFone Zoom – Onde comprar
Abaixo, você confere as melhores ofertas para o Asus Zenfone Zoom:
O preço assusta ,tem marcas mais confiável com mesmo preço ou até mais baratos
As câmeras da Motorola são uns trastes!
Sony é uma fritadeira, pelo que falam.
Lumia é um natimorto, quem quer aquele traste com apps e funcionalidades de 2013?
Eu quero um dual chip 4G tamanho 5 polegadas (tive um A7, não me adaptei com o tamanho). Estou com um S5 New Edition. A foto é... normal. Não é ruim, mas fica devendo um pouco. Pensei em ir pra um Sony Xperia Z3+, mas o povão que tem só xinga o bicho, rsrs.
Não conheço câmera melhor que a do Moto X Style, tenho hoje Moto X Force
A câmera não é tudo isso! Incrível que o componente que é o destaque do aparelho peque em tantos aspectos! Vi as fotos tiradas com o aparelho e concordo com o review do Tecnoblog:
"O ruído e a perda de definição são notáveis em ambientes internos ou cenários noturnos. O pós-processamento também não colabora, por vezes saturando demais as cores e, em outros casos, deixando a imagem lavada."
...
"Se o argumento de compra do Zenfone Zoom for a câmera, já vimos que os topos de linha da Samsung (Galaxy S6, Galaxy Note 5 e Galaxy S7) entregam resultados superiores."
Bonito aonde ? feio de doer essa joça da asus consegue ser ainda mais feio que o zenfone 2
Particularmente, achei feio o design!
pena que essas marcas ainda causam um certo "preconceito" mas mto bonito e elegante o aparelho pelo menos não quis ser mais uma a fazer parecido como IPhone
asus e uma marca que o consumidor aprovou.
Só não entendi por que a Asus não optou por flash xénon assim como a Nokia e a Samsung em seus modelos destinados à fotografia.
Xenon é outro naipe. Bom demais.
Preço salgado!
O Zenfone Zoom tem como atrativo sua inovação e pontos de interesse (memória por exemplo), mas diria que esse é um smartphone para um nicho bem específico.
Grande aparelho, belo design, grande câmera.
Ótimo review.
Uma pena a Asus não optar em oferecer um bom software de câmera nativo..
Quero comparação de câmeras dele e do Lumia 1020 e.e
Agora bateu dúvida, Zoom ou LG G4?
Ainda iria de G4, a não ser que o zoom óptico seja de muita utilidade para você.
sao excelente aparelhos mais o g4 e a melhor opiçao pricipalmente pelo os dois chip e custo beneficio.
G4
G4! Dá pra encontrar por 1,4K em promoções. Esse Zoom não vale o quanto tão cobrando, sem contar que é lançamento e o preço deve cair muito daqui uns meses. E a câmera não é tão boa assim, leia outros reviews sobre o aparelho.
tem o 808 e lumia 1020 sao muito bons,mas como ja morreram é melhor esse mesmo