Renderização do iPad Mini 6 mostra bordas finas e porta USB-C
Após anos apresentando o mesmo design, ao que tudo indica 2021 é o ano em que o iPad mini passará por uma renovação visual completa. Pelo menos é o que indicam renderizações divulgadas pelo informante Jon Prosser, além de fontes consultadas pela agência de notícias Bloomberg, com bordas mais finas, resultado da mudança do botão de início para a borda superior do aparelho.
- iPad mini 6 deve adotar o visual das linhas Pro e Air;
- Vazamento indica substituição da porta Lightning por USB-C;
- Modelo é esperado para o segundo semestre.
Pegue um atalho
- Apple iPad mini 6: novo visual
- Porta USB-C substitui entrada Lightning
- Processador e opção de conexão 5G
- iPad mini 6: data de lançamento
Visual inspirado no iPad Pro
A principal novidade do iPad mini 6, ao que tudo indica, deve ser o novo design do tablet, que de acordo com a renderização divulgada por Prosser deve deixar para trás o visual dos iPads clássicos e adotar o estilo das linhas Air e Pro.
Na prática, isso significa a adoção de bordas mais finas ao redor da tela, com o botão de início sendo movido para a lateral do tablet, assim como aconteceu com o iPad Air 4 (2020).
O novo design traz também as laterais planas, seguindo os passos não apenas dos iPads mais avançados, como também da linha iPhone 12. Segundo Prosser, o novo tablet terá as medidas de 206,3 mm x 137,8 mm x 6,1 mm. Para comparação, o atual iPad mini 5 mede 203,2 x 134,8 x 6,1 mm.
O aumento da largura e altura, somado à mudança de localização do botão de Início permitirá um leve aumento no tamanho da tela, que os rumores apontam ser de 8,4 polegadas (contra as 7,9'' usadas desde a primeira geração do iPad mini).
iPad Mini com USB-C?
Além do design, Prosser publicou ainda que o novo iPad mini reserva outra grande mudança, a substituição da porta Lightning por uma USB-C, também seguindo os passos do iPad Air 4. A novidade deve agradar a quem tem a última geração do iPad Pro ou Air, mas quebra a compatibilidade com acessórios como carregadores, adaptadores e cabos usados com a linha atual do iPad Mini.
Processador Apple A14 e 5G
Ainda de acordo com as fontes consultadas por Prosser, o iPad mini 6 será equipado com o processador Apple A14, o mesmo usado no iPad Air 4 e na linha iPhone 12, o que deve oferecer um salto considerável de desempenho em relação ao chip A12 usado no iPad mini 5.
Além disso, o informante revelou ainda que o novo iPad mini terá opção com conexão 5G, recurso oferecido no momento apenas na linha iPad Pro entre os tablets da Apple. Neste caso, o suporte às redes de alta velocidade deve ficar a cargo de um modem Snapdragon da Qualcomm, assim como já acontece com os modelos iPhone 12.
iPad mini 6: data de lançamento
O iPad mini é o modelo da linha de tablets da Apple com a cadência de atualizações mais irregular. Após lançamentos anuais até a quarta geração (set/2015), foi preciso esperar três anos e meio pela quinta geração (mar/2019). Segundo o analista de mercado Ming-Chi Kuo, a sexta geração do modelo era aguardada para o começo de 2021, mas foi atrasada para o segundo semestre.
A informação foi corroborada pelo repórter Mark Gurman, da agência de notícias Bloomberg, que publicou também que o modelo terá bordas mais compactas pelos motivos já citados.
Faltando ainda alguns meses para a data de lançamento prevista, ainda não há boatos sobre preços ou especificações importantes como o conjunto de câmera — ou mesmo a compatibilidade com o recurso Center Stage. Em todo o caso, acompanhe o NextPit para saber tudo sobre o novo tablet compacto da Apple.
Fonte: Frontpagetech