Estes são os aplicativos que você precisa desativar do seu Android agora
Todos nós sabemos que um sistema não é nada sem uma boa gama de aplicativos. Sim, no mercado temos SO consolidados e aqueles que ainda não decolaram. Entretanto, alguns fabricantes erram a mão na hora de selecionar os apps que virão pré-instalados em seus dispositivos. Nossos leitores já nos disseram quais são os aplicativos que merecem um chega pra lá. Conheça-os a seguir.
1. BR Apps
Em pleno ano de 2016 é inviável que novos smartphones sejam lançados com esse app instalado de fábrica. A Lei do Bem impôs que o BR Apps fosse embarcado em smartphones fabricados nacionalmente, e que eram comercializados por até R$ 1.500, visto que esses eram agraciados por algumas isenções fiscais. Bem, o incentivo acabou e, por mais que exista aplicativos interessantes dentro da BR Apps, a loja "incentivadora" perdeu seu sentido.
O BR Apps não faz sentido algum em pleno ano de 2016!
Claro, não que você não deva prestigiar o trabalho de nossos desenvolvedores brasileiros - a loja BR Apps continha apenas aplicativos desenvolvidos localmente - mas, o acervo disponível na loja em questão pode ser encontrado na Play Store facilmente. A BR Apps é irremovível, restando ao usuário apenas a opção de desativá-la do sistema.
2. Aplicativos de operadoras
Existem alguns tipos de aplicativos de operadoras. O mais comuns são aqueles que acompanham o aparelho de fábrica. Em sua maioria, essas opções oferecem assinaturas de serviços, mensagens promocionais e algumas ferramentas para suporte do chip SIM.
Outro aplicativo comum das operadoras é o chamado "Serviços do SIM", que é instalado automaticamente quando o usuário insere seu chip-SIM no telefone pela primeira vez.
Por lei, todas as operadoras precisam oferecer ferramentas online ou via canal de atendimento para que seus clientes possam acompanhar o consumo de seus serviços, monitorar seus gastos e também desativar planos e promoções. Porém, não me recordo de nenhum aplicativo de operadora que ofereça essas possibilidades e, além disso, muitos usuários sequer abrem esses apps. Chega pra lá, operadoras!
3. Demos de jogos
Quem nunca comprou um celular e ficou super feliz quando viu que o jogo The Sims ou o do Homem-Aranha veio pré-instalado no aparelho. Logo, pensamos: nossa, um jogo pago que veio de presente para mim! Mas, basta selecionar o game em questão para ter acesso a surpresa que o fabricante do seu dispositivo preparou para você.
Acordos comerciais são comuns entre fabricante e empresas de softwares e desenvolvedores, mas, alguns aplicativos extrapolam o nível do bom senso. Quem aí gosta de acessar a gaveta de apps do celular todos os dias e ficar olhando para um aplicativo com demos e materiais promocionais de jogos? - os famosos launchers demos de jogos.
Sony, LG e Samsung são especialistas nessa empreitada, promovendo jogos da EA, Gameloft, e por ai vai. Neste ponto, caímos na mesma questão da BR Apps, que é: por que eu preciso de um aplicativo instalado no meu celular que promove coisas que eu mesmo posso encontrar na Play Store?
4. ChatOn
Pior do que ter um aplicativo pré-instalado e irremovível, é precisar conviver com um serviço que foi descontinuado pelo próprio fabricante todo o santo dia. Espera aí: se ele foi descontinuado por ser impopular, por que eu preciso tê-lo no meu smartphone? Pois bem, o caso do ChatOn é um dos mais chatos - rimou! -, visto que a presença do app varia de acordo com o modelo do aparelho.
ChatOn: Menos, Samsung, bem menos!
Quem compra modelos da linha Galaxy mais antigos - 2015 para trás - tem a grande chance de ser agraciado com o ChatOn, enquanto modelos mais recentes já não contam tal aplicativo instalado. Além disso, algumas atualizações do sistema não removem o serviço de vez, visto que muitos usuários foram migrados para o Lollipop ou Marshmallow e tiveram que permanecer com o ChatOn instalado. Menos, Samsung, bem menos!
5. Play Banca
Serviços do Google não ficam para trás. O Play Banca é uma seção da Play Store que comercializa revistas e livros digitais. Entretanto, poucos usuários brasileiros estão familiarizados com a banca do Big G. Claro, da mesma forma que muitos reclamam do Facebook dividir funções da rede social em apps, acredito que a Play Banca deveria se limitar a ficar dentro da loja principal.
Além disso, enquanto em muitos aparelhos ela vem como padrão, em outros, a Play Banca é opcional. Muitos usuários baixaram a Banca na Play Store em algum momento e, do nada, o app passou a ser irremovível. Pode parecer que não, mas em um celular com 8GB de armazenamento, por exemplo, a Play Banca só serve para ocupar espaço.
Como dar um chega pra lá nesses apps?
Todos esses aplicativos são irremovíveis em sua maioria. No entanto, algumas medidas podem ser tomadas para poupar os precisos megabytes do armazenamento do seu smartphone. Lá nas "Configurações do Sistema", selecione o menu "Aplicativos" e encontre na lista de apps instalados algum desses que mencionamos acima.
Notem que mesmo com a impossibilidade de remoção, ainda sim é possível desativá-lo e marcar a opção "Não permitir notificações", que tornará futuras atualizações do app na Play Store impossível. Antes disso, lembre-se de limpar os dados e o cache do app, para que o mesmo não deixe rastro no seu sistema.
Pena que meu aparelho não tem custom rom disponível. Mas fiz root e tirei toda a tralha que havia na stock rom.
Oi vc poderia ser específico com relação aos apps que posso desinstalar tenho medo de dar ruim kkkk o meu é moto g tá pesado pra caramba a memória ...tem uns aqui que vejo que é pesado que ja veio no celular mais da um medo e não entendo muito não custa perguntar não sei se é inguinorancia kkkk obrigada dez de já...
Sobre o Play Banca, na real, ele só oferece revistas. Livros ficam no Play Books.
tenho procurado pela internet inteira mas não acho e nem sei os nomes destes APLICATIVOS ou PROGRAMAS que vocês chamam de INÚTEIS :( meu celular está c espaço mínimo e c extensão d memória ... tenho receio d desinstalar alguma coisa errada.
Chrome também
O Play banca eu removi ele agora vou remover o resto que não tem sentido só pra ficar ocupando espaço
Recarga certa, hangouts, Google+, Google play livros, Google play games, Google play filmes, Google play banca, Galaxy APP, Dropbox e todos os jogos demos e inúteis que vem instalado....desatidos todos eles não os usos e acho inúteis vim eles para ocupar espaço e gastar memória e dados em segundo plano....
Alguns desses "normalmente não podem ser desinstalados", mas sim, esses são grandes consumidores de RAM e ROM do telefone, embora infelizmente para quem usa a playstore, tem de forçosamente ter também a google play instalada e actualizada senão não funciona. Mas esses até não são os piores... tem outros que estão escondidos dentro da ROM e não aparecem de maneira normal nas listas de apps instaladas. Tipo o pagebudie, ant rádio, os ficheiros swifft (ou algo parecido) entre outros que por exemplo só consegui ver e apagar com root e com uma App chamada titanium backup root pro
Ps- meu telefone é um Samsung galaxy Grand neo Plus (gt-I9060i) com kit kat, europeu, podem variar os nomes dessas apps para modelos brasileiros.
Sempre desativo apps inúteis, porém seria melhor ter a opção de desistala-los nativamente....
e quais são os NOMES destes APPs ? tem uma centena de aplicativos mas tenho medo de desinstalar e dar problemas no celular ... dai fico procurando um por um no google p ver qual a utilidade e continuo não entendendo é nd.. kkkkkkk
De dez apps nativos, uns 2 no máximo são interessantes. O que acho um absurdo é não poder desinstalar. O dispositivo eh meu, comprei e paguei caro, e não posso nem escolher quais apps quero instalados nele? Por outro lado tem o vício do root, uma coisa muito popular por aqui, já que se encaixa perfeitamente no "jeitinho brasileiro". Brasileiro adora burlar, piratear, hackear software....por isso que nenuma dessas empresas investe de verdade no Brasil.
Faz o o root e exclua do sistema.
Os apps de operadora são a coisa mais inútil num smartphone. Consulto o saldo através do teclado numérico e os contatos da operadora ficam na gaveta de contatos, por isso nunca vi utilidade nenhuma nas aplicações de operadoras. Outra app que merece o chega para lá é a atualização de software, visto que nunca recebi nem é agora que vou receber atualizações do android.
Tem um da oi que acho bom: O Minha oi. Informações sobre valor de conta, uso de dados, voz e sms...
No meu só veio o BR Apps instalado e o "Serviços da Operadora" qdo inseri o chip.
Desativo todos por isso fiz root no Note 4
Comprei um Redmi 2 Pro e veio com uns 30 após pré instalados, incluindo Play Banca, Play Livros, BR Apps, navegador e player de música próprios, mas todos esses e mais uns outros puderam ser desinstalados facilmente, como se eu mesmo tivesse instalado esses aplicativos 🙌🙌 Parabéns para a Xiaomi 😁👏👏👏
Assim é bom. Tds deveriam ser assim
O pior de todos que foram citados, na minha opinião, são os aplicativos de jogos. Eu tinha 9 no meu S4. Depois que fiz root, além deles, retirei os apps da Google também. Hoje ficou somente o que eu considero utilizável.
custom ROM + gapps pico ( versão mais enxuta ) instalo só os apps que eu preciso e acabou, :)