Android Auto dominará mercado de carros conectados, diz pesquisa
O Google lançou o Android Auto há um ano, mas como até agora ele não popularizou, alguns estão pensando que o sistema para carros conectados não irá vingar. Mas não é o que diz um relatório divulgado essa semana da BI Intelligence. Ele diz que em breve tanto ele como o CarPlay da Apple irão dominar esse nicho de mercado.
Vale lembrar que o próprio Google já comentou que, diferente dos smartphones, a tecnologia automotiva anda a passos mais curtos. E o relatório confirma isso. Ele diz que até 2020, cerca de 40 milhões de automóveis estarão usando o Android Auto. No gráfico abaixo você vê como será essa escalada.
Esses números mostram como o Google está apostando certo, em termos de lucro. Pois uma análise profunda do relatório mostra que essa quantidade de automóveis rodando o Android Auto é na realidade um mar de oportunidades para plataformas móveis e, principalmente, para o mercado de apps.
Abaixo alguns pontos importantes citados no relatório da BI Intelligence:
- O Android Auto possibilita que o motorista continue usando sua seleção de aplicativos já instalados no smartphone. Isso é uma verdadeira mão na roda. Em vez do motorista ficar pensando em configurações e em quais aplicativos instalar no sistema do carro, ele irá usar os mesmos apps e configurações já salvas no seu smartphone usado no dia a dia;
- O Android Auto e o CarPlay possuem interfaces diferentes, mas possuem capacidades similares. Outra vantagem dos sistemas é que as funções para o carro permanecem as mesmas tanto no sistema do Google como da Apple. Como já dissemos anteriormente em outro post, a maioria das montadoras colocará os 2 sistemas operacionais no mesmo aparelho, ou seja, isso facilitará o usuário a usar as possibilidades tecnológicas do carro, independente da plataforma usada no smartphone.
- A possibilidade de usar aplicativos de terceiros. Como dito no primeiro ponto, o motorista poderá usar vários aplicativos compatíveis com o sistema diretamente no carro. A maioria deles com suporte a comando por vozes ou informações em tempo real na tela. Isso com certeza será um chamariz para desenvolvedores que irão criar aplicações cada vez melhores.
Sem dúvida esse relatório mostra que nos próximos anos teremos uma invasão de carros embarcados com o sistema Android Auto. Sem contar os players automotivos, como os já comentados da Pionner, que podem ser instalados em qualquer carro.
Aos poucos o Android vai fazendo cada vez mais parte do nosso cotidiano. Vai chegar o dia em que ele estará no nosso smartphone, carro, casa, TV, eletrodomésticos e muito mais. O céu é o limite.
Via Business Insider
Se o moto assist me ajuda quando estou no volante, imagina o Android Auto.. vai ser perfeito!!
Não há dúvidas que a implantação de um sistema conectado nos automóveis irá ajudar (e muito). Porém, ainda não consigo confiar em um sistema que será integrado ao sistema do carro - que controla as ações do veículo - visto que o Google não consegue evitar que aplicativos em sua loja, no caso a Play Store, esteja livre de malwares. Posso estar falando bobagem caso estejam dando maior atenção à segurança, mas por enquanto, o que temos como experiência é o Android nos smartphones.
Ainda bem que a microsoft ainda não vai investir pesado. Ja pensou, "Acelerador travou e precisa ser encerrado !" Fuu
Condutor o windows car esta atualizando, não desligue o carro.
1/99 atualizações
CONTROL + ALT + DEL resolve...
O duro vai ser a "tela azul da morte".
O Google não dá conta de sua coleção de bugs no Android e vai querer partir para os carros? Perigo a vista
👹😱
"...tanto ele como o CarPlay da Apple irão dominar esse nicho de mercado."
E tem mais algum?
Sim, existem vários: Mylink da Chevrolet, SYNC da Ford que é feito pela Microsoft, Blue & Me da Fiat e muitos outros.
Abs.
Mas nenhum com a quantidade de apps equivalente aos citados na matéria
Pois é...
Como o Lucas disse abaixo, nenhum está "comparável" aos citados na matéria.
Há o da HTC, que ainda não foi acabado, se não me engano.
Kkkkkkkk
Me surpreendo essa analise referente ao sistema da Apple. Quer dizer que no futuro o Android e Apple irão dominar ainda o setor de Smartphone, excluindo a MS com o Windows.
Outra coisa é que a apple não vende celular pra todo publico, já a google é mais popular. Vejo um Android num GOL qualquer que um sistema da apple num GOL!!
Acho que o Android vai estar muito mais popular como mostra nos gráficos!!
A questão Igor é que irão crescer juntos, pois como disse no texto a maioria das montadoras estão embarcando os 2 sistemas ao mesmo tempo no carro, ou seja, o crescimento será igualmente proporcional. A pequena vantagem do Android é que ele será mais adotado em sistemas multimídias vendidos separadamente. Mas mesmo nesse caso, grandes fabricantes como Pionner e Kenwood estão usando ambos ao mesmo tempo.
Abs.
Ah, eu nem tenho carro :(