5 bons motivos para NÃO rootear o seu smartphone

root freedom broken
© https://www.flickr.com/photos/tiagoafpereira/

Há pouco tempo reuni 10 bons motivos para ter permissões de root no seu Android. Neste artigo, falaremos agora da outra face da moeda, para podermos decidir se vale realmente a pena rootear o seu dispositivo, fazendo assim uma escolha mais consciente.

root freedom broken
©  tiagoafpereira / Flickr

1. Riscos de segurança

banner security
© NextPit

Rootear o aparelho permite a comunicação em modo avançado com o próprio dispositivo. Isso significa que poderemos, com as ferramentas e conhecimentos adequados, ler e modificar qualquer parâmetro de sistema. Este é o motivo pelo qual muitos apps com funções avançadas requerem esses privilégios, mas trata-se de uma faca de dois gumes! Nada impede que aplicativos mal-intencionados danifiquem o nosso sistema, comprometam o nosso dispositivo e ainda por cima invadam a nossa privacidade. Por sorte, podemos escolher se um aplicativo pode ou não obter permissões de root, e aconselho de conceder essas permissões com cautela se um app foi baixado fora da Play Store.

2. Adeus à garantia

banner warranty
© NextPit

É mais um “até logo” do que um “adeus”. As permissões de root, obtidas por métodos convencionais, invalidam a garantia. Todavia, existem métodos mais refinados que não irão afetar certos arquivos de sistema (como os famosos contadores, flash counter, KNOX counter…) e permitem restaurar tudo como antes por meio do tool kit ou de outros procedimentos. Infelizmente, nada é certo, e quanto mais avançados se tornam os sistemas de segurança como o KNOX, fica sempre mais difícil restaurar a garantia. Muitas vezes é praticamente impossível ou muito perigoso.

3. Cuidado com os dispositivos menos famosos

banner important
© NextPit

Obviamente os procedimentos para obter as permissões de root não chegam por vias “oficiais”. Existem usuários ou grupos de aficcionados que dedicam a criá-los. Portanto, é normal que eles se concentrem nos dispositivos mais comprados, sobretudo quando se utilizam métodos mais gerais. Com frequência, será preciso recorrer a procedimentos específicos para o próprio dispositivo quando ele não for muito popular, e esses métodos requerem mais passos e conhecimentos mais profundos. Isso aumenta a possibilidade de comentar erros e, por consequência, danificar (às vezes irremediavelmente) os nossos amados dispositivos.

4. Problemas com as atualizações

banner upload
© NextPit

Outro problema muito difuso é o de não poder mais atualizar o aparelho depois de obtidas as permissões de root. Dependendo do dispositivo e da fabricante, os usuários terão de abrir mão da comodidade dos updates via Wi-Fi (OTA) e dos softwares de gerenciamento (como o Kies para a Samsung), mas ainda assim poderão atualizar baixando o firmware da internet e flasheando-o con Odin, por exemplo. O procedimento é muito simples, mas também aqui o risco de cometer erros sempre existe.

5. O root serve para tudo e para nada

banner android redorange
© NextPit

Este é o ponto mais importante a se considerar. As possibilidades depois do root são praticamente ilimitadas, mas quantas delas iremos realmente usar? Podemos abrir mão dessa liberdade? Antes de se aventurar em algo que não conhece muito bem, é sempre melhor informar-se e saber para que o root serve. Os riscos são baixos, mas eles existem. É melhor ter aplicativos irritantes que não podem ser desinstalados ou possuir o peso de papel mais caro do mundo?

A minha intenção não é a de assustar ninguém, ao contrário! Todos são livres para rootear seus dispositivos, e quem leu o artigo está agora mais consciente dos possíveis riscos.

Você já teve algum problema no processo de root? Como fez para solucioná-lo?

Ir para o comentário (161)
Mattia Mercato

Mattia Mercato

Fanático pela ciência da computação e pelos videogames há muito tempo. Agora, concentra todas as suas energias em sua paixão pelo desenvolvimento de aplicativos e jogos Android. Seu profundo interesse pelo sistema operacional de código aberto vai desde as especificações de hardware aos processos de software, root e correção de erros; ou, por vezes, gosta simplesmente de testar novos aplicativos e funções.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
161 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 4
    Dam Lima 22/09/2017 Link para o comentário

    Fiz o root no Moto G 4 Play depois de atualizado para o Android 7.1.1 e deu vários bugs para resolver tem que realizar todos os procedimentos novamente , fazer o downgrade para o 6.0.1 e depois atualizar novamente para o 7.1.1 !


  • Diogo Avelino 2
    Diogo Avelino 24/10/2016 Link para o comentário

    Alguém sabe como aumentar o número de toques suportado pela tela do meu Lgk130f com root


  • Diogo Avelino 2
    Diogo Avelino 24/10/2016 Link para o comentário

    Eu coloquei root no meu LGk130f com o kingroot e quando eu reinicie o aparelho a barra de notificações sumiu e nada não inicializava sozinho mais eu resolvi tirando o root eu queria que o meu Android inicializase automaticamente. Alguém me ajuda !!!


  • O Misterioso 1
    O Misterioso 12/05/2016 Link para o comentário

    alguém sabe se já tem root pro j1 mini da samsung


  • Jorge J. 18
    Jorge J. 09/04/2016 Link para o comentário

    na minha opinião somente a segurança é um perigo porém se usar apps conhecidos não há problema algum o restante é facilmente burlado com o proprio root


  • 3
    Marcelo B. Farias 14/02/2016 Link para o comentário

    O que mais uso e precisa de Root é o Titanuin Backup. Poder restaurar meu celular várias vezes que quiser e manter os dados dos meus aplicativos é otimo. E claro alguns jogos podendo emular cartão de crédito e bloquear propagandas.


  • Edward Elric 2
    Edward Elric 06/08/2015 Link para o comentário

    Esses são os bons motivos?

    Que decadência. Mas ok, a maioria se conforma em apenas saber mexer no whatsapp e fazer ligações mesmo.

    Jefferson Rodrigues


  • 2
    Jonatan 17/06/2015 Link para o comentário

    Eu sinceramente não usaria muito o root, prefiro usar o Android puro rodando "lisinho". O máximo que eu faço pra personalizar o aparelho e modificar um pouco é usar launchers.


  • 4
    Jader Augusto 16/06/2015 Link para o comentário

    como fazer root no galaxy SM-G3502T...ninguem sabe...
    jaderaugusto@hotmail.com


  • 1
    marceloandrey 22/05/2015 Link para o comentário

    ola, boa noite... gente tenho um lg l7 e queria fazer root, mas ainda não encontrei um arquivo pra fazer root sem vírus... existe algum pro meu aparelho que seja confiável? aguardo uma resposta...


    • Gilmar Rodrigues 2
      Gilmar Rodrigues 15/11/2015 Link para o comentário

      marceloandrey pesquise na google com o termo: kingroot. click no primeiro link. vc vai baixar o app kingroot e ele irá fazer o root no seu aparelho. nem precisa de pc e etc. boa sorte. e sabedoria pra manusear a "belezinha".


      • 10
        Danilao 18/07/2016 Link para o comentário

        Antes tem que desbloquear a bootloader para fazer o root.


      • 4
        Dam Lima 22/09/2017 Link para o comentário

        sim


  • 2
    Emaycon Maia 06/04/2015 Link para o comentário

    Galera, tenho um Nexus 5, Android 5.1.
    Alguém me informa algum bom motivo para eu rotear "esse celular" e não me arrepender de jeito maneira. (além de muitos motivos que já vi a cima). É que nunca roteai e a primeira vez fico meio indeciso..


    • Ailton Power Produções 6
      Ailton Power Produções 06/05/2015 Link para o comentário

      É assim mesmo rapaz, quando fui fazer root pela primeira vez me senti assim também, mas o caso foi outro. O meu aparelho já é que meio que bastante ultrapassado comparando com os de hoje. O meu é o Samsung Galaxy Fame GT-S6810B é o single. Antes dele eu tinha o galaxy Y aí eu fui instalar o Chainfire3D no meu fame aí travou na tela de inicialização do sistema que é o que chamamos de loop infinito. aí procurei soluções na internet, tava quase dando um piripaque aí descobri que só dava pra recuperar reinstalando o sistema que é a ROM. Aí baixei tudo, segui a vídeo aula sem medo porque queria meu aparelho de volta aí deu certo. Aí a partir desse dia nunca mais tive medo de fazer acesso root, ou atualizar ou restaurar o sistema. Uso o acesso root e te garanto que é uma maravilha. Faça não tenha medo.


  • 3
    DjWalter Viana 17/03/2015 Link para o comentário

    Falar de garantia no Brasil, é piada de mal gosto. Comprei meu moto g e com 7 dias sem eu fazer nada, ficou preso na tela de boot, a loja tim onde comprei me deixou falando sozinho! Fui rei só quando paguei e depois eu que me virasse! Procurei a solução na internet e compartilhem no meu blog : [editado]
    Resultado, estou feliz da vida!!!! O Root na ROM customizada fez meu motog virar uma central de produção! Faco muito mais coisas do que eu fazia no iPhone, e hoje sinceramente não troco meu motog ² por nenhum outro smartphone. A liberdade de configuração e a velocidade da ROM titan prime com todos os recursos do Android 5.1 são incontestáveis! Nunca mais quero saber de smartphone atrelado à fabricante. Resumindo, eu me garanto e ponto. Qualquer crash basta restaurar a ROM backupeada já com tudo configurado. Adeus fabricantes!

    Marcelo Roder FerreiraDi Laserna Souza


    • Ailton Power Produções 6
      Ailton Power Produções 06/05/2015 Link para o comentário

      Concordo, é assim mesmo que se fala ;)


    • 1
      Di Laserna Souza 02/07/2015 Link para o comentário

      Fiquei interessado na sua postagem, meu celular e moto g 2 geração e estava querendo saber de alguém que já rooted. Mande-me um wpp 981305932


  • 5
    Valdo Aloquio 11/01/2015 Link para o comentário

    Sempre fiz root nos meus aparelhos até que chegou meu OnePlus One! Ai a coragem passou! Também, ele tem tudo que eu preciso e é totalmente configurável!


  • 12
    Suelen Basques de Oliveira 06/01/2015 Link para o comentário

    Eu tenho meu aparelho roteado e não me arrependo. Tem muito jogo "freemium" que eu consigo as coisas sem por a mão no bolso.
    Quanto a garantia, eu esperei 8 meses.. Não pifou eu libero o root.

    Marcelo Roder Ferreira

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.