Zenfone 5Z: chegou o momento da Asus dar um passo à frente
A Asus voltou a MWC e ao número 5 para lançar a quinta geração do Zenfone. Com produtos mais bem acabados e um mercado mais receptivo – pelo menos no Brasil –, é chegada a hora de jogar contra os grandes usando a estratégia que melhor conquista o consumidor brasileiro: preço.
Verdade seja dita: o insight principal não foi meu, mas do Steffen Hergt, que teve a oportunidade de ver mais de perto o Zenfone 5Z antes do lançamento e que de cara sacou, ao saber do preço, que o Zenfone 5Z pode ser o smartphone com Snapdragon 845 mais acessível do mercado europeu. Ainda não há uma confirmação da Asus de que os três produtos virão para o Brasil – Zenfone 5 Lite, ou Selfie, Zenfone 5 e Zenfone 5Z –, mas eu, e minha humilde opinião, achamos que sim, que os três produtos deveriam vir para o Brasil, especialmente o 5Z.
Explico melhor meu ponto: o primeiro deles é que a própria Asus, na pessoa do Marcel Campos, diretor global de Marketing da Asus, disse que o Brasil é o principal foco da empresa nesta ano. Segundo é que o mercado brasileiro está perdendo diversidade: LG não vai bem afora o K10, Sony se mantém pequena, apesar de premium, e a Alcatel ainda está nos produtos de entrada. Sobra Motorola, Apple e Samsung nas gamas médias, sendo que nas altas a briga mesmo é entre Samsung e Apple. O terceiro ponto é que os produtos da Asus melhoraram e que a fabricante está começando a trazer recursos próprios para o seus smartphones – ainda que continue se inspirado muito no design.
Vamos deixar mais claro: eu não acho que o Zenfone 5Z é equivalente ao Galaxy S9 e Galaxy S9+ e aos iPhones da Apple, Mas acredito, sim, que a Asus tem um produto com especificações competitivas – o Zenfone 5Z vem com Snapdragon 845 e três opções de RAM: 4, 6 e 8 GB – e que poderia levar esse produto para o Brasil para começar a testar a receptividade da marca entre quem tem mais um pouco mais de dinheiro no bolso. Se conseguir de fato ter o aparelho com Snapdragon 845 mais barato do mercado brasileiro, a Asus terá um carta na manga e tanto para entrar no jogo.
É claro que não se pode deixar de lado tamanha semelhança do Zenfone 5 e Zenfone 5Z com o iPhone X. A tela notch, que eu sempre achei que não ia pegar, já é tendência na Ásia e deve ganhar mais homenagens em breve. Ainda que seja muito inspirado no iPhone X – ou no Essential Phone, como o Marcel Campos vem dizendo – não se pode negar que a quinta geração do Zenfone é bonita e promissora, especialmente se rodar bem como a quarta geração.
Fãs de tecnologia e leitores de sites de tecnologia como nós costumamos gostar menos de aparelhos com design inspirado em concorrentes, mas a verdade é que grande parte da população adora ter um aparelho que pareça topo de linha, que pareça uma linha S, um iPhone, mas que roda Android e custa a metade do preço. E é aqui que, acredito, a Asus pode entrar e começar a experimentar com preços mais altos para os seus padrões, mas ainda assim menores do que a categoria premium.
Falando do meu ponto de vista: se eu acho um iPhone X bonito? Acho, com certeza. Eu pagaria R$ 7 mil? Não. Se eu ficaria feliz com um aparelho que lembra o iPhone X, tem boas câmeras, recursos legais, mas custa metade? Sim.
Como disse no texto sobre o Zenfone 5, eu realmente acredito que está na hora da Asus buscar um design para chamar de seu, que tenha a sua assinatura, e parar de se inspirar nos concorrentes de forma tão descarada. Mas esse é um caminho árduo e que leva algum tempo. Basta ver a Sony se debatendo para mudar o design da linha Xperia sem perder a identidade que construiu ao longo dos anos. Um novo design, vale dizer, tem um enorme impacto no hardware, logo, não acontece assim, de uma hora para a outra. Para se fortalecer como fabricante de smartphones nesse mar de concorrentes, porém, a Asus vai precisar fazer esse movimento e ele é logo.
E você, o que achou dos lançamentos da Asus?
Cara eu sou louco pelos smartphones da asus, a única coisa que me desanima é software pesado que Eles embarcam, compraria um smartphone deles na hora com um smart com processador top, boa bateria e com android one.
Nem sei pq todo esse haterismo por causa de uma tela. Uns gostam, outros não, alguns (como meu caso) não sabe se gosta ou não afinal nunca viram ela ao vivo pra saber e ver uma foto e um vídeo é muito diferente do que ver o aparelho na sua frente. E outra! Com ou sem a bordinha da câmera de agora pra frente todas as telas vão ser assim. E a muito tempo que celulares já são parecidos entre si. Já passamos daquela fase de termos celulares com design único. lembram? Quando um abria pra cima, outro pro lado, outro deslizava, outro girava 180°, outro abria em forma de T outro tinha teclado outro era só tela, outro era redondo, outro era um batom, outro se partia ao meio e etc...
Gostaria de compra outro celular da Asus. mas tô com muita dúvida na questão de câmeras. tenho um zenfone 2 câmera e fotos noturna péssima qualidade ruim de mais
é preocupante termos concorrentes que tendem a seguir o que a maçã faz. Isso não gera evolução e sim estagnação
Asus não irá competir na faixa premium e sim na de intermediários metidos a premium, seu aparelho custará o mesmo que a linha A da Samsung ou a Linha Z da Motorola mas com especificações de gente grande. Essa estratégia é bom lembrar foi o que popularizou o Oneplus que desde sua 3 versão tem atingido entusiastas de bons números (specs) com preço acessível mas sem o intuito de se despontar como status, ou seja, uma compra mais racional.
Acho que o caminho é valido e se a estratégia de preço for agressiva também nos demais modelos tem tudo para dar certo, lembremos que a Morotola/Lenovo reina nessas faixas intermediárias no Brasil por isso, a ideia de ter sempre o melhor custo benefício.
Ah, antes que me esqueça, pesquisem sobre o desenvolvimento de aparelhos com tela com o tal notch e verão que a disposição da Câmera, em função dos sensores concentrados no topo ao centro naquela largura, só pode ser na vertical, mera questão de espaço de construção do aparelho. Assim sendo, é uma solução de engenharia obrigatória para os que adotarem esse formato de tela.
Pesquisar é primordial antes de ficar opinando!
Perdeu a chance de ser alguma referência pra ser um xingling de iPhone X
Entendo que a Apple é uma empresa que dita tendências, afinal ela é uma grife, mas nada impede que outra empresa tenha imaginação ao ponto de inovar e ser original com design próprio e também identidade. Prova disso é a Nokia que voltou bonito e bem original. Samsung que tem suas verdadeiras telas infinitas e LG inovou sendo a primeira a trazer uma tela 18:9", dentre as fabricantes tradicionais.
Não penso ser bonito um representante global falar tão mal da Apple, como o Marcel, em vários vídeos de outros canais do YouTube, e depois a empresa que ele representa usar como referência aquele produto tão criticado. Isso é feio, e em minha humilde opinião não tem credibilidade alguma uma empresa/fabricante dessas. Entendo que os produtos da Asus tem uma qualidade significativa, afinal ela é muito boa em hardware, isso é fato, mas em software peca por demasia.
Veja, não foi somente o "notch", foi o posicionamento da câmera também. Eu não compraria um "iPhone 5z" de jeito maneira, eu preferi originalidade.
Quando adquiri um smartphone em 2017 eu pensei: --"Quero originalidade e funcionalidade, não prototipagem."
Adquiri um Galaxy Note 8/128GB. ACHEI UM PRODUTO LINDO E FUNCIONAL POR DE MAIS!
O tenho até hoje, e não me arrependo de ter investido meu suado dinheiro em algo tão eficiente e original.
Verdade.
Hum
Tudo muito bem, hardware e estratégia de preço, mas esse design, por onde vc andar será motivo de chacota "pobretão que não pode ter um iPhone X"
Pobretão que paga R$3.500,00 em um smartphone? Sim, porque este deve ser o preço. HUAHUAH. Achei o design lindo. E é lindo exatamente por ser idêntico ao iPhone X. O problema é que nada está bom para vocês.
HUm
Explica isso pra galera fútil e bitolada da Apple cara...
Concordo com você em parte Carlos, fico imaginando, por onde o cara passar vão dizer: nossa, um iphone X!!!!!!!!!!!!!!!
Ai meio sem graça o dono vai dizer:
- é um Asus.
- Ah tá!
Te chifre agora é bonito ? então tá...
"Como disse no texto sobre o Zenfone 5, eu realmente acredito que está na hora da Asus buscar um design para chamar de seu, que tenha a sua assinatura, e parar de se inspirar nos concorrentes de forma tão descarada. Mas esse é um caminho árduo e que leva algum tempo."
A Asus estava neste caminho, inaugurado pelo Zenfone e polido pelo Zenfone 4. Mas aí teve uma recaída bárbara com Zenfone 5 e resolver pagar de "Apple com restrições orçamentárias"... Pode se dar bem na Ásia, mas aos olhos do Ocidente pega mal. E pode custar bem caro, a depender da reação do pessoal de Cupertino (que cansou de processar a Samsung por menos que isso)...
Eu tenho q confessar,que o estilo do smartphone da asus nao me ganhou mas as especificações estao me agradando,sendo o novo zen 5 uma bela escolha para meu upgrade quem sabe..
Lamentável o pessoal da Asus chamar de ROM a memória de massa do dispositivo. Será que não sabem que ROM significa Read Only Memory?
O pessoal chama uma compilação do Android empacotada para determinado aparelho de ROM há vários anos, e não vi essa mesma indagação até agora.