YouTube pune bloqueadores de anúncios com propagandas sem fim
Muitos dos serviços oferecidos pelo Google podem ser usados gratuitamente, pelo menos na versão inicial. O Grupo Alphabet, por trás do Google, ganha dinheiro principalmente com publicidade - que os usuários notam, em particular, na plataforma de vídeo YouTube. Mas quem usa adblockers passou a ser punido com anúncios sem fim. Neste artigo, a nextpit revela os possíveis efeitos do uso de bloqueadores de anúncios.
Anúncios de até cinco horas de duração
Inicialmente, os vídeos procurados eram precedidos por anúncios comparativamente curtos dos anunciantes, que podiam ser pulados após alguns segundos. Entretanto, o tempo de reprodução dos vídeos foi estendido para 15 segundos, e não é mais possível encerrá-los prematuramente, como normalmente acontece. Em resposta, cada vez mais usuários do YouTube estão instalando um bloqueador de anúncios, que podem ser usado para esconder anúncios de forma confiável.
Os bloqueadores de anúncios significam uma receita menor para a plataforma. Agora, a empresa por trás do YouTube está desferindo um golpe contra os bloqueadores de anúncios: Se uma extensão do tipo adblock for reconhecida no navegador, a duração do vídeo de publicidade exibido aumentará enormemente.
Um usuário documentou um vídeo no Reddit que foi exibido por quase uma hora. Outros usuários relataram no fórum que os anúncios às vezes eram exibidos por até cinco horas.
YouTube sem anúncios somente com uma assinatura
O Google confirmou à Android Authority sua ação contra os bloqueadores de anúncios no YouTube. O provedor por trás da plataforma de vídeo acredita que essas tecnologias não apenas a privam da receita necessária para operar o serviço. Os produtores que disponibilizam seus vídeos na plataforma também são privados de sua renda.
A detecção abrangente tem o objetivo de tornar o uso de bloqueadores de anúncios pouco atraente e de incentivar os usuários a fazer uma assinatura. Com sua assinatura Premium, o grupo oferece um pacote básico que oculta anúncios por R$ 24,90 por mês. Não está claro como a detecção do adblock funciona em detalhes. Em alguns casos, deve ser suficiente recarregar a página. Resta saber se os desenvolvedores de bloqueadores de anúncios encontrarão uma maneira de contornar as restrições do Google.
E você? Percebeu anúncios que conseguiram driblar o bloqueador no navegador? Deixe suas impressões nos comentários abaixo!