Xiaomi vai lançar um concorrente do Chromecast com Android TV
Mesmo com sistemas de Smart TVs ganhando melhorias e espaço no mercado, dongles como o Chromecast e o Amazon Fire Stick TV ainda atraem os usuários. A praticidade, mobilidade e tecnologias presentes nestes acessórios facilita a vida de quem não quer investir em TVs mais novas mas quer dar sobrevida ao aparelho.
Segundo vazamentos, a Xiaomi irá lançar um dongle no estilo Chromecast, com formato de pendrive e que pode ser espetado na TV através da entrada HDMI. Mas em termos de funcionalidade e hardware, o acesso, conhecido como Mi TV Stick se parece mais com a Fire TV Stick, da Amazon.
Sabemos que o Chromecast faz uma espécie de emulação de um ambiente arquitetado no Chrome, como uma espécie de guia customizada do navegador, usando a tecnologia Miracast para espelhamento e conexão do celular e usando antenas Wireless. A ideia do Mi TV Stick é diferente, visto que o equipamento traz um hardware propriamente dito, com sistema operacional que vai além de uma tela com slides de imagens.
De acordo com um anúncio vazado no AliExpress, o dongle irá custar em média R$ 390 na versão com Android TV 9.0, HDMI 2.0, Wi-Fi, Bluetooth 4.2, Dolby Audio e DTS Surround Sound. Já a segunda versão traz uma ficha técnica semelhante a Mi Box TV S, mantendo as especificações da versão mais básica, ganhando mais 1 GB de RAM, processador Amlogic S905Y2 de quatro núcleos e compatibilidade com conteúdo 4K.
Todas as versões trazem controle remoto com botões dedicados ao Netflix, Amazon Prime Video e Google Assistente.
Vale lembrar que a Google deve lançar ainda este ano o Sabrina, outro dongle com Android TV que chegará com usabilidade semelhante a do Chromecast, mas com a vantagem de hospedar um sistema completo. Com isso, o usuário ganha mais opções que agregam mais qualidade a experiência de assistir TV, visto que o Android TV é um sistema completo, fácil de usar e que traz suporte a inúmeros apps populares.
Ah, esse é o Sabrina: Vazam imagens do novo dispositivo do Google que vai substituir Chromecast
Quanto mais concorrência, melhor para nós consumidores