Confirmado: Xiaomi não está em conversas com a Google para fazer o novo Nexus
Há um mês, o pessoal do Digitimes levantou a possibilidade da Google estar de olho em parceiros Chineses para lançar o seu próximo dispositivo Nexus. Entre eles, o site sugeriu que a Xiaomi estava sendo considerada como uma possível parceira do Big G nesta empreitada. Nesta semana, nossa equipe visitou a sede da empresa em São Paulo e questionamos o vice-presidente global sobre as chances da Xiaomi assinar o novo Nexus.
- A Xiaomi pode fazer o próximo Nexus?
Segundo uma fonte ligada a uma rede de fornecedores em Taiwan, as fabricantes Lenovo, Xiaomi, Huawei e LG estavam na corrida pelo projeto Nexus neste ano. A fonte também considerava que o fato da LG já ter produzido o Nexus 4 e o Nexus 5 colocava as fabricantes chinesas na frente desta disputa. O ponto forte da Lenovo é que a empresa já fez negócios com a Google no passado, como a compra da Motorola, que fabricou o Nexus 6 em 2014 e, mesmo tendo lançado o aparelho na China com o nome de Moto X Pro, para a Google a parceria já estaria com meio caminho andado, especialmente em se tratando de logística.
Por outro lado, a Huawei possui uma forte presença em mercados emergentes e desenvolvidos, bem como uma boa capacidade de desenvolver soluções tecnológicas, o que também a tornaria uma boa opção para a Google segundo a fonte do site. Já a Xiaomi tinha como trunfo o brasileiro Hugo Barra, que até pouco tempo era responsável pelo departamento de desenvolvimento do Android na Google.
O quadro pintado pelo Digitimes parecia realmente consistente, por isso, quando tivemos a primeira oportunidade de tirar a história a limpo e, para nossa surpresa, Hugo Barra foi bastante contundente: "a Xiaomi não está em conversas com a Google e não possui qualquer tipo de negociação neste sentido. Trabalhei no Google e acompanhei o trabalho feito com dispositivos da linha Nexus, não estamos com nenhuma parceria nem nada desse tipo atualmente". Barra ainda foi taxativo e afirmou que neste momento a empresa está concentrada nos planos para o mercado brasileiro.
Trabalhei no Google e acompanhei o trabalho feito com dispositivos da linha Nexus, não estamos com nenhuma parceria nem nada desse tipo atualmente.
Como já publicamos aqui no AndroidPIT, de acordo com uma de nossas fontes, fabricante chinesa mais cotada para esta parceria parece mesmo ser a Huawei.
Apesar de saber sobre a pequena participação da Xiaomi no mercado norte-americano e europeu, e o quanto isso deve influenciar na escolha da Google pela sua parceira, é uma pena ver que uma empresa que também investe em software e oferece dispositivos com um bom hardware a preços competitivos não esteja ligada ao desenvolvimento do novo Nexus. Quando pensava na Xiaomi como uma potencial fabricante da linha de smartphones da Google em 2015, minha esperança era a de que teríamos de volta a ideia do custo/benefício da série, que ficou para trás em 2014. Isso pode até acontecer, mas não será com a Xiaomi!
E você, gostaria de ter visto a Mi assinando o novo dispositivo Nexus?
Lenovo só cagou na linha nexus
Agora a culpa é da lenovo, haha.
Seria interessante ver um Xiaomi Nexus, mas não foi dessa vez.
Totalmente inviavel a xiaomi fazendo um aparelho com android puro
Porquê Vitor?
Como eu queria um Z3 Compact da vida como um Nexus...
por mim tanto faiz os nexus nem são vendidos aqui mesmo
Cara, pra mim iria ser um sonho que infelizmente não irá se concretizar, de ver o mi5 rodando MIUI 7, Windows 10 assim como estão fazendo parceria com a Microsoft para o Mi4 e o Android Stock.
Tudo é possível..
sim gostaria :-)
Venha Logo Mi4 ou Mi5 até Mi Note P
ro
Lembrando que a MI já até "emprestou" MI4 para microsoft testar windows 10, claro que isso não quer dizer que existe uma parceria, mas já pensou fazer dual boot Android x WP10
Nexus é LG!
Ainda bem que eles voltarão a fabricar o Nexus, foi, de longe, a melhor parceria que a Google já fez.
Verdade, poderiam deixar a LG sempre fazendo os Nexus.
Já acho que foi a HTC com o Nexus One e a Motorola.
Pois todo o resto não emprestou de vdd tudo o que tinha de melhor na linha Nexus, fizeram sempre com bateria meia boca, câmeras fracas ou telas, tudo pra cortar custos. Enquanto HTC e Motorola colocaram tudo de melhor que existia na época. Ponto negativo pra HTC por ser o primeiro lançamento e completamente online, coisa que na época era recente demais, ficou muito restritivo. E negativo pra Motorola por ser de 6 polegadas a mandato da própria Google para TESTAR o mercado de phablets e receptividade dos usuários, o que sabemos, são alguns que curtem. Além da poucas expansão para outros mercados.
Tive HTC One, Galaxy Nexus, Nexus 4 e desisti do Nexus 5 depois de uma semana, construção do N4 era muito melhor e mais firme.
Minha opinião, claro.
HTC e Motorola fizeram um bom trabalho também, isso é inquestionável, mas o melhor "casamento" resultando num bom produto foi, pra mim, com a LG. Eles colocaram nos dispositivos (Nexus 4 e 5) hardwares muito bons para a época, que rodam bem até hoje, diga-se de passagem, e uniram isso a um belo design, tornando os celulares bonitos e confortáveis de utilizar, principalmente o Nexus 4, na minha opinião.
Os únicos pontos negativos que eu vejo são a bateria no Nexus 5 que, quando o celular foi lançado, era muito mal utilizada, mas com o tempo e as atualizações do Android melhorou bastante, e as câmeras dos dois Nexus que tem uma qualidade mediana (não que eu me importe muito com câmera), mas acho que a LG aprendeu com o erro, tanto que no G3 eles fizeram um ótimo trabalho, e creio que vão produzir um celular que vai ser tão bom e durável como a linha Nexus costuma ser e reconquistar os fãs e usuários da linha, como eu.
O que matou a Motorola foi esticar o Moto X 2014 e chamar de Nexus...
Não é assim, não.
Acho que a Mi nunca vai assinar um dispositivo sem a sua MIUI...
Seria um desperdício de tempo pra eles eu acho