Wire: A melhor plataforma alternativa ao WhatsApp e ao Skype
Há dois anos, não uso Facebook ou Instagram, e logo depois que soube da compra do WhatsApp pela companhia de Mark Zuckerberg a minha reação foi de extrema tristeza por saber que terei que desistir do aplicativo em um futuro muito próximo. Até o momento tento encontrar um sucessor, uso o Hangouts, o Viber e o Skype, porém, ainda não achei a plataforma que me completa enquanto app mensageiro. Entretanto, faz algumas horas que estou usando o Wire, um novo serviço de comunicação desenvolvido pela equipe que conta com o suporte do co-fundador do Skype, Janus Friis, e parece que encontrei a ferramenta ideal, quase melhor que o WhatsApp.
O Wire chegou hoje à Google Play Store e pode ser usado em multiplataformas, ou seja Android, iOS e OS X, a versão para uso no navegador é aguardada para os próximos dias. Assim, depois de fazer o download do app no seu celular, também poderá utilizar o serviço através do computador. Este recurso faz com que ele já saia na frente do WhatsApp. Além disso, a interface é muito bem desenhada e oferece uma experiência inovadora quando o assunto é o envio de mensagens ou simplesmente interações como o "ping", uma espécie de "cutucada" do Facebook.
Usando o Wire, você troca mensagens com seus contatos, de forma individual ou em grupo, faz chamadas de voz no melhor estilo do Skype, ou seja, de forma gratuita (faz uso do padrão WebRTC), compartilhamento de fotos, músicas do SoundCloud e ainda vídeos YouTube. As conversas são mantidas em sincronia entre todos os seus dispositivos (estou usando no meu smartphone e no MAC).
De acordo com o comunicado à imprensa, fazem parte da equipe do Wire antigos líderes de produtos e tecnologia da Apple, Skype, Nokia e Microsoft. O que me chamou a atenção, pois apesar de você poder usar o serviço em um Mac ou em um Android, não existe um software compatível para Windows, por exemplo. Provavelmente, estamos falando de uma barreira comercial aqui, por isso, se você utiliza um computador rodando com o OS da Microsoft, terá que esperar pela versão de uso no navegador para poder usar o serviço de mensagens no PC.
Eu gosto muito do Hangouts, utilizo bastante para ficar em contato com os usuários do site, com os moderadores e amigos que não resumem a vida ao WhatsApp. Porém, a interface do software ainda deixa a desejar e o Skype ainda é pesado para uso no smartphone. Assim, vou dar uma chance para o Wire e ver como a plataforma se desenvolve com o tempo. Uma coisa é certa, a plataforma tem muito potencial. Se você deseja fazer um teste, baixe o app agora mesmo a partir da Play Store:
Vale mencionar que o app não está funcionando no Nexus 6 e no Galaxy Note Edge. Ainda não testamos no Galaxy Note 4, entretanto, o problema parece estar relacionado ao processador dos dois primeiros dispositivos.
E aí, você acha que o app pode vir a ser uma alternativa ao WhatsApp? Deixe-nos saber sua opinião nos comentários abaixo.
Fonte: Wire
Nenhum, sou mais hangost.
Felipe,
Vou trazer minha visão que é contraria a tua opinião... Depois de ler quase todos posts aqui, percebi que a maioria não separa QUALIDADE de QUANTIDADE.
O Whatsapp efetivamente não é o melhor app de mensagens, principalmente pela sua instabilidade, insegurança, recursos restritos e interface, todavia é o mais usado atualmente simplesmente porque “caiu” na graça do povo, todo mundo usa, e não porque ele é o melhor, porque realmente se tornou popular, assim como diversos outros aplicativos, produtos, serviços, vídeos, músicas, roupas, comidas, bebidas, carros... Tudo isso graças a seu pioneirismo, e seu marketing (aqui vídeos de pessoas falando seu nome errado por exemplo) quando lançado que outro aplicativo de mensagens proporcionava tais benefícios de comunicação??
Agora os “novos concorrentes” que chegam, corrigem os problemas ou agregam novas funcionalidades (caso do Telegram), e outros tentando inovar (caso do Wire).
Aí algumas pessoas dizem: Porque mudar se é tudo cópia? De fato a inovação é algo muito raro hoje em dia, a maioria das coisas são cópias melhoradas ou pioradas de uma ideia pioneira, nem por isso esses são inferiores, muitas vezes são muito melhores porém não atingem popularidade comparada ao concorrente, até porque a maioria das pessoas fazem comparativos equivocados, não é bom porque ninguém usa, pois é volta no tempo quando o Whatsapp começou todo mundo achava que não era bom, não iria "vingar", muita gente não tinha instalado, sms era melhor, mais comum...
Não comparem, qualifiquem, não quantifiquem... ainda mais no Brasil, ondem coisas horríveis são valorizadas somente porque todo mundo usa ou tem!
Perguntem para alguém, porque usa algo, tem algo, faz algo? Te garanto que 1, 2 a cada 10 vão dar motivos plausíveis qualificando... a maioria das pessoas são fúteis, tenho, uso, faço, porque todo mundo tem, usa, faz....
Só porque todo mundo come merda, eu não sou obrigado a comer, por isso uso hangost.
ainda não entendi esse negócio de que o whatsapp vai ficar pago apos um ano de uso, não seu se é só com meu, mas lá nas configurações do app esta dizendo assim'' vitalicio''.
Usa.hangost é totalmente grátis
É sério que ninguém entende pq o Whatsapp é o mais usado e será por bastante tempo? Simplicidade, roda em vários sistemas, até no symbian.... Do que adianta encher o APP de recurso se nenhum deles fazem o simples? Podem espernear, gritar, chorar e o que for, Whatsapp é o APP mais incrível de todos os tempos.
que mané!
Camila vc viu os novos termos do Facebook? whats e insta agr fornecem infos nossas pra publicidade. Vou excluir o facebook mt em breve.
Ainda prefiro o Telegram 💕💕💕💜👌
Gostei desse Wire , Whatsapp ta chato demais -_-
gente como usa isso ??
Exatamente Cezar Thiago. Foi mais ou menos isso que publiquei no meu comentário anterior. A insatisfação com o Google só aumenta por causa dessa bobagem de atualizar uns aparelhos, outros não, de ficar rodando um mundo de versão diferente, de *prender* atualização ao gosto das operadoras etc, faz com que não só usar/testar o WIRE como outras tantas opções seja impraticável. Enquanto isso, como já disseram aqui, o Whatsapp vai se popularizando, mesmo que não gostemos dele.
O app só funciona para Android 4.2 ou superior. Queria tanto testar! :(
Me desculpe mas ainda isso está longe um pouco de ser a substituição do whatsapp e Skype, não está em todas as plataformas, to vendo que tá dando problema nos smartphones mais populares e só funciona em Mac OS que lá fora pode ser fácil de adquirir mas aqui é quase impossível. Boa matéria mas achei um pouco forçada no sentido de que "largue o Facebook, Skype ou whatsapp", tem um aplicativo muito melhor mas no final da matéria não se mostrou tão eficiente ainda. Minha opinião, se não concorda e quiser discutir, sem ofensas a minha pessoa vá em frente.
A incompatibilidade de alguns aparelhos Android apenas aumenta minha insatisfação com essa política estapafúrdia de atualizações diferentes, rodando em diferentes aparelhos. Confesso que tudo isso tem ajudado a criar um enorme sentimento negativo com aquilo que era fantástico: o sistema Android. Por conta disso, nem compensa usar o application Wire, afinal, nem todos podem instalar. Vamos de WhatsApp mesmo.
Concordo plenamente com vc. Penso semelhantes sobre isso as vezes é por isso hoje em dia que não tenho problema nenhum em conhecer outro mobile OS sem tanto preconceito.
Essa nem chega perto aos outros mensageiros, chamei uns amigos pra testar e depois de um tempo nenhum de nós nos adaptamos à interface. Não é muito amigável. :P
Existem n apps que são melhores do que o WhatsApp, o problema é que " o povão " não troca de mensageiro.
O WhatsApp é a maior porcaria já lançada como app de comunicação! Ele usa o serviço de telefonia, entope sua memória com as msgs, vídeos, áudios e fotos (duplicadas, triplicadas, etc) gravando tudo no seu smartphone (enquanto todos tentam usar as nuvens); se você troca de aparelho, perde tudo! e etc.!
1- Não é uma porcaria, graças à ele me comunico com toda minha família, amigos e desconhecidos em grupos de interesses.
2- Se tá cheio apaga.
3- Da pra salvar o backup e passar as mensagens pro outro celular.