Vivo: cinco curiosidades sobre a marca chinesa que é a queridinha do momento
Engana-se quem acha que o mercado chinês é algo difícil de ser compreendido em termos de quantidade de marcas. Isso, claro, se você fizer uma boa pesquisa básica em sites especializados e em fóruns pela internet. Além das mais famosas, como Xiaomi e Huawei, por exemplo, se destacam outras que fazem um sucesso enorme por lá, ameaçando, inclusive, gigantes como a Apple. Neste artigo, você vai conhecer 5 curiosidade sobre a Vivo, a marca que atualmente é uma das mais promissoras na China.
Vivo é top 5 na China
A Vivo foi fundada na China em 2009, um ano antes da Xiaomi, e cresceu rapidamente por lá. Em menos de sete anos, em 2015, a marca entrou para o top 10 das maiores fabricantes de smartphones durante o primeiro semestre daquele ano, com crescimento expressivo. Apesar de ser uma fabricante "pequena", a Vivo atingiu um feito histórico no mercado chinês em 2016, que foi tirar a Xiaomi do top 5 ao vender quase 79 milhões de smartphones no período.
Após a quinta posição, como sabemos, o mercado classifica as demais competidoras como "outros". Podemos dizer então que, basicamente, a Vivo saiu dos "outros" e alcançou o top 5, formado por Huawei, Apple, Oppo e Samsung, em menos de seis anos.
Vivo teve primeiro smartphone com biometria na tela
A biometria integrada no display é esperada por muitos usuários como o próximo passo na evolução do processo de autenticação que usamos para desbloquear nossos celulares e interagir com serviços e recursos de software. Ainda que essa tecnologia seja desconhecida em diversos países ela já existe e foi apresentada pela primeira vez ao mundo pelas mãos da Vivo, no smartphone Vivo X20 Plus UD.
A tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Synaptics, que é dona do sensor, mas existem fabricantes de telas que já estão oferecendo essa tecnologia integrada ao painel ou então com suporte a mesma, como a JDI, que é capaz de entregar biometria incorporada em painéis TFT, LCD e OLED, gerando concorrência e diversidade de preços.
Além da biometria na tela, a Vivo é dona de outros três méritos comerciais, sendo um deles um lançamento que deve acontecer em breve: primeiro smartphone com tela 2K, primeiro smartphone com chip HI-FI e o primeiro com 10GB de RAM (Vivo Xplay 7).
Vivo logo após a OnePlus
Vivo, Oppo e OnePlus são controladas pelo mesmo grupo chinês, o BBK Eletronics. Até mesmo por uma questão de investimentos e produção de componentes em grande escala muitas características presentes em smartphones com a marca Oppo podem ser vistas em produtos OnePlus. Isso também é uma questão de estratégia de mercado, pois dentro da BBK temos a Oppo liderando as vendas, seguida pela Vivo e a OnePlus na lanterna.
Apesar de ser a menor marca dentro do grupo, a OnePlus possui um papel importante, visto que ela é conhecida como a face global da BBK, com maior presença no mercado norte-americano. A Vivo é a segunda, presente em aproximadamente 100 países, embora seu maior público esteja em regiões específicas, como Tailândia e China. A BBK vai tornar a marca um pouco mais popular nos próximos meses ao torná-la uma das patrocinadoras oficiais da Copa do Mundo na Rússia, através de um contrato exclusivo com a FIFA.
Vivo é especialista em câmeras para selfies
Cada marca dentro do conglomerado da BBK se comporta de um jeito, seja na abordagem com o usuário ou no trato com o varejo, visto que Oppo, Vivo e OnePlus se apresentam como marcas independentes. A Vivo é conhecida na Ásia por entregar o que os usuários precisam por um preço mais baixo. Contudo, a especialidade da Vivo são as câmeras frontais e os recursos de selfies que estão presentes no software.
Recentemente, a empresa mostrou o primeiro protótipo com câmera frontal em forma de pop-up que é ativada quando o usuário seleciona a lente da frente no app de câmera. A empresa investe em câmeras duplas na frontal, lentes grande angular e, por muitas vezes, o sensor da frente acaba entregando um resultado melhor que o traseiro, segundo reviews de sites especializados.
Vivo já tem uma grande estrela
Segundo uma análise da Counterpoint, o Vivo X9 foi o celular mais vendido da Vivo durante o ano de 2017 no mercado chinês. O dispositivo ficou atrás somente do Apple iPhone 7 Plus e do Oppo R9S que, curiosamente, é uma espécie de "cópia" visual do iPhone 7.
A fabricante também figura no top 10 dos mais vendidos no ano passado com outro produto, o Vivo Y66.
Sobre o X9, se trata de um produto com câmera dupla na parte frontal e na traseira também, que é um prato cheio para os amantes de selfies, como falado no tópico acima. O produto foi colocado no mercado com grande variedade de cores, incluindo uma versão azul brilhante em parceria com a NBA (imagem acima).
Você conhece a Vivo? Acredita que um dia teremos a chinesa vendendo no país?
Comprei meu vivo X9S PLUS e estou amando o aparelho tirando a linguagem que não tem português e algumas customizaçoes chatas da interface estou amando o aparelho a câmera frontal dupla da um show em qualquer smartphone lançado até o dia de hj.... Foco rápido preciso exposição filmagem em 4 k na frontal só alegria o modo boke enquadra até 2 pessoas desfocado ambos sem distorcer um deles.... Show, sem contar o chip HI-FI amo escutar música e ao passar a música para o smartphone ele reconhece a qualidade da Música e já deixa bem claro se é baixa ou alta a principio eu achava uma frescura mais logo depois de baixar músicas em alta qualidade vi que fazia toda a diferença qualidade de áudio outro nível...
EU quero comprar este grande celular.
Enquanto isso as marcas brasileiras (Positivo) são um fiasco.
So vou comprar um smartphone quando sai com 32GB DE RAM E UMA GTX 1080
Aleluia, não é a Vivo operadora! 🙏🙌
Ainda bem que não é a Vivo operadora 🙌🏼
kkkkkkkkkkkkkk, ainda bem que não é a Vivo operadora! Já espantei uma vez com uma matéria com o nome Vivo e eu pensei: a Vivo está fabricando smartphones agora?
A biometria será uma "mancada", pois é sabido que pelo menos 10% da população não é "legível " e com o envelhecimento está porcentagem vai aumentando. Meu pai tinha um notebook HP q o reconhecia por biometria, qdo parou d reconhecer pensamos em defeito no dispositivo; depois ele precisou renovar a CNH e descobriu q o problema eram as digitais gastas.
Só esperando essa belezura ser comercializada pra ter meu vivo apex.
Tenho tido péssimas referências sobre a qualidade dos componentes de aparelhos chineses. Por fora são todos parecidos, mas o importante é por dentro.
Depende muito da marca, essa vivo é uma boa, mas também é mas para o mercado chinês
E isso se confirmou com o nosso brother DVD!
Agora já começo a ficar com o pé atras em aparelhos da Xiaomi!
Já tinha escutado e lido sobre essa marca, que é muito boa, possui dispositivos interessantes.
Oppo, Vivo e One Plus são divisões de Smartphones pertencente a BBK Electronics!
São três marcas que vem crescendo muito! Tanto que a Oppo e a Vivo ficaram apenas atrás da Samsung, Apple e Huawei como as marcas mais vendidas de 2017! Sobre um dia chegar aqui no Brasil..... Não sonhe com isso!
Das chinesas é uma boa OEM , copatrocinará até a copa do mundo , mas ainda prefiro Huawei e One+ , principalmente por possuírem uma excelente ROM global estável.
A Vivo é bem mais voltado pro mercado Chines!
Ela não tem tanta expansão mundial como Huawei e One Plus!
Mas os aparelhos da Vivo(Vivo que fabrica os smartphones)são bons, são tudo o que a matéria diz mesmo?
Sim são muito bem feito!
não a conheço pra saber mas me parece boa
"Você conhece a Vivo? Acredita que um dia teremos a chinesa vendendo no país?"
Acho que não iria rolar, já que a nossa Vivo iria impedir a entrada da chinesa por causa do nome. Fora os comentários do tipo: Meu celular é da Vivo mas o meu chip é da Claro.
Basta olhar o que aconteceu com o Galaxy Nexus, que aqui teve que se chamar Galaxy X