Vale a pena utilizar um eSIM?
Muitos ainda não conhecem o eSIM, que basicamente é um chip virtual ao contrário do chip SIM físico.
Utilizar esse recurso tem suas vantagens e desvantagens. No Brasil, as grandes operadoras já oferecem suporte ao eSIM, mas alguns serviços podem não funcionar 100%.
Atualmente o eSIM está disponível para a maioria dos aparelhos Android mais modernos e também para os novos dispositivos da Apple.
Vantagens do eSIM
- Por não ser um chip físico, ele não se desgasta e não existe um modo de perder o seu chip.
- Permite o dual chip para aparelhos com apenas 1 slot.
- Você pode manter sua linha primaria no eSIM e utilizar o slot de chip para um chip físico local ao viajar para o exterior, ou alguma região com o sinal fraco.
- Você pode ter mais de 1 eSIM ativado no seu dispositivo. Mas você só poderá utilizar um por vez.
- Se o seu aparelho for roubado, você continua conectado, pois sendo digital, não existe forma de remover o eSIM.
Desvantagens do eSIM
- As operadoras no Brasil estão exigindo a contratação de um plano para ativar o seu eSIM. Acarretando em gastos fixos a mais para utilizar o recurso.
- Por aqui você também precisa registrar o seu aparelho em uma loja física, não existindo a possibilidade de ativar o seu eSIM de casa.
- Ao trocar de aparelho, você também precisa ir para a loja para remover o registro do seu aparelho antigo e migrar para um novo.
- O eSIM necessita de conexão a rede para transportar seus contatos e mensagens para um novo dispositivo.
- A cobertura no Brasil é pior do que a de chip convencional, se você viaja muito você pode ter mais problemas de conexão do que com um chip físico.
- Por ser digital, o eSIM pode ser hackeado de maneira muito mais fácil do que um chip físico, então vale tomar um cuidado a mais para utilizar o recurso.
Vale a pena?
Se você não viaja muito, ou não tem a necessidade de 2 chips, o eSIM não vale a pena para você. Pelo menos ainda no Brasil, o recurso é tratado como uma novidade de luxo, então a cobertura é limitada e os valores são mais altos.
Agora, se você viaja bastante, ter a possibilidade de contratar um serviço local de maneira rápida e barata pode ser bem interessante. Vale a pena conferir as opções de valores e cobertura para calcular se você sai na vantagem de valores, além da comodidade.
E você, o que achou da novidade? Será que os smartphones migrarão para o eSIM em curto prazo? Conta tudo pra gente nos comentários.