Três coisas que faltam para o Android ser perfeito
De todos os sistemas operacionais móveis, o Android é o meu favorito. Mas existem alguns recursos faltando ou que ainda não estão bem feitos. Por isso, hoje vou compartilhar uma lista de desejos com as três funções que tornariam o sistema operacional Android perfeito.
Não me entenda mal, o Android faz um trabalho excepcional. Por quase nove anos, o sistema operacional está sendo constantemente desenvolvido pelos membros do Google e da Open Handset Alliance. Por que temos as atualizações de segurança necessárias, a chamada fragmentação do sistema - o fato de termos diferentes versões do Android - não é um problema grave, pelo menos do ponto de vista dos desenvolvedores. Os carregadores defeituosos estão sendo eliminados gradualmente do mercado graças à porta USB Type-C. Contudo, ainda existem alguns recursos cruciais para deixar o Android redondo. Aqui estão eles:
Cópias de segurança efetivas
Se você já usou um dispositivo da Apple, agora você sabe: depois de iniciar pela primeira vez, deve digitar o nome de usuário e a senha do seu Apple ID, e, assim, todas os seus aplicativos e configurações do dispositivo serão automaticamente restaurados como estavam no dispositivo anterior.
O Google tem a intenção de fazer o mesmo com Android, mas não sabemos quando. A conclusão desta história é que fabricantes como a Huawei e a Samsung desenvolveram suas próprias soluções, mas não são compatíveis umas com as outras. Assim, se eu quiser passar os dados do Huawei Mate 9 para o Samsung Galaxy S8, não será possível.
Além disso, terei que começar tudo de novo: instalar aplicativos, digitar senhas, transferir as SMS e assim por diante. Pelo menos a sincronização do calendário e a lista de contatos será feita através da conta do Google. A alternativa seria uma mudança radical no software, mas a maioria dos usuários não gosta disso.
O sistema de backup não deve só ser organizado, mas precisará expandir. O Google deve começar a se preparar especialmente para o crescente número de dispositivos conectados em casa. Se eu instalar em minha casa um televisão ou um sistema de controle por voz deveria ser suficiente acessar a minha conta da Google para carregar todas as minhas configurações pessoais. E se eu substituir um dispositivo por outro não deveria perder tempo na nova configuração.
Smartphones funcionando como PC
Carregar o peso de diferentes dispositivos em uma mochila em direção ao trabalho parece ser o mal deste tempo. Por que precisamos ainda carregar um laptop quando já temos um super smartphone no bolso? A estação DeX da Samsung ou o Continuum da Microsoft já estão mostrando como os smartphones poderiam substituir nossos computadores de mesa. A pergunta aqui é por que as outras fabricantes não estão fazendo o mesmo?
Os pré-requisitos são surpreendentemente poucos. Graças ao conector Type-C, presente na maioria dos smartphones e tablets de ponta, muitos dispositivos já estão preparados para serem usados como PC no que se refere ao hardware. Normas para a transmissão de sinal deverão chegar do USB Implementers Forum, isto é, de todas as principais fabricantes, padronizando assim o sinal.
Além disso, a interface do usuário também deverá ser padronizada para que possamos executar os aplicativos em telas maiores e resolução mais baixa. E a tela do smartphone deveria permanecer ativa. Com o novo suporte janelas múltiplas do Android O, esses problemas devem ser resolvidos.
Um modo noturno verdadeiro
O modo noturno no Android já funciona com alguns aplicativos específicos, mas por que não oferecer suporte para todos eles? O texto branco sobre o fundo preto é um modo noturno muito mais eficiente do que as variantes implementadas pelo Google, LG ou Huawei. Só assim a tela ficará escura e não irá perturbar o usuário na hora da leitura do e-book preferido antes de dormir.
Muitas aplicativos já têm temas escuros. O que falta, em seguida, é o Android oferecer uma verdadeira interface que ative isso em todos os aplicativos instalados no smartphone, a qual poderia se desativada durante o dia. Quando existe luz seria preto no branco. Um botão nas caixas de atalho ou no menu de configurações seria a solução perfeita para mim.
Conclusão: o Google terá que se mexer
Como dito no início, o Android faz constantes melhorias em termos de segurança, de desempenho de aplicativos e de uso do sistema. Mas não deve parar por aí. O próximo passo será superar o formato do sistema voltado apenas para telefones. Soluções como o Samsung DeX mostram que isso é perfeitamente possível.
A gigante das buscas deve motivar as fabricantes a seguir um padrão de desenvolvimento. Se não for assim, muitas soluções isoladas serão criadas, o que pode produzir desvantagens inerentes.
Por um lado, algumas soluções não são compatíveis umas com as outras: não podemos usar o DeX com um smartphone da LG, independentemente da porta Type-C. Por outro lado, se a Google lançar um novo padrão amanhã, talvez tenhamos que nos desfazer do DeX quando a Samsung anunciar o Galaxy S9, por exemplo. E o dispositivo não é barato para ser usado como peso de papel.
Obviamente, a Samsung e outros fabricantes querem ser os primeiras a desenvolver e implementar ideias. A verdade é que essas empresas são obrigadas a respeitar o papel do Google como moderador (com o objetivo de democratizar recursos) e torná-los viáveis por meio da comunidade de desenvolvedores de hardware e software. Isso também tem um efeito colateral positivo, uma vez que um modelo do DeX for homologado para todos os usuários de smartphones Android e padronizado, o mercado estará mais interessante. Mas para isso, a Google terá que se mexer!
Quais recursos você gostaria de ver no Android? Quais você gostaria de remover? E quais são as melhorias do sistema que você mais gostou de ver nos últimos tempos?
A quarta coisa que falta para o Android ser perfeito é os blogs pararem de comparar ele com o iOS do iPhone. Eric, corre para a Apple e abraça, pelamordeDeus.
Comparar com qualquer outro SO não é necessariamente um problema.
O problema é ser tendencioso e não imparcial.
Fala se muito no "Internet das coisas" como um avanço extraordinário em termos de tecnologia e modernidade. Unir comandos simples do dia-a-dia em uma rede inteligente e prática. Será que só eu acho isso muito perigoso? Se hackers invadem sites altamente seguros, imagino eles coletando dados e acessando redes internas em busca de informações e até mesmo causando total bloqueio de tudo exigindo um resgate para liberar.
Ainda prefiro ligar minha cafeteira no botão, a tv pelo controle, o interruptor das luzes com a mão e outras coisas que não são difíceis de fazer e ainda queimam calorias.
Com relação ao post, se o Android ficar perfeito, ele deixa de ser interessante.
Pra mim, o que mais faz falta, é um sistema de bloqueio, tipo o do IOS, que torna quase impossível o desbloqueio sem a senha do Apple ID.
legal seria poder alterar elementos da interface sem o uso do root ..
As empresas o atualizarem rapidamente. Pronto, está perfeito rsrsrsrs
Uma coisa que iria melhorar muito a interface esteticamente seria a padronização dos ícones. No iOS por exemplo são todos quadrados bonitinhos, no meu android aqui é um quadrado, um redondo, um triângulo. Fica uma bagunça e é horrível.
Mas isso é fácil de arrumar. Um novo launcher e um novo pacote de ícones. Meus A9 rodam com Nova Launcher + Snap White. Todos os ícones redondos e escuros. Bem legal.
Na minha opinião as três coisas citadas no texto são muito válidas, mas pra mim a principal, e que não foi citada, é a facilitação de instalação de apps em memória externa (cartão de memória). É muito absurdo ter que pagar preços tão altos, mesmo por dispositivos intermediários, só para o consumidor ter direito a mais memória interna. Essa é uma prática injusta e antiética das fabricantes fazerem mais dinheiro. Trata-se de desrespeito pelo consumidor.
O pessoal sempre fala em levar o android para desktop. Pra que? Temos um sistema poderosissimo que é o windows e o android é um sistema simples voltado para smartphones. Só faltava estragarem os pcs com ele. Já pensou ter um note ou desktop só pra navegar e acessar whatsapp? Por favor, deixem o pc em paz e fiquem se divertindo com suas redes sociais em seus smartphones.
Quem gostaria de ver o android nos desktops não tem nem ideia do poder de um pc.
Concordo totalmente Sidney, prefiro usar o meu notebook da forma tradicional, como uso o smartphone, tv, home theater e etc....
Cansaram de tentar unir aparelhos e nunca deu certo, sempre foi um fracasso!
cada macaco no seu galho
Isso mesmo Agnaldo!
Tome um joinha. Seu comentário foi excelente.
NÃÃÃOOOO!!!!!! Android no desktop não. A população já tá imbecializada pelos smartphones. O desktop é um oásis no deserto das redes sociais. PAAARA!!!!!!!!!
E bateu o desespero Steven!
rs....
Concordo. Gosto das facilidades dos smartphones, mas para algumas coisas (muitas), PC é PC. São tecnologias convergentes e complementares.
Melhor gerenciamento de energia seria uns deles...
Concordo
Tem que melhorar e muito nessas questões!!