Teste de bateria com o Android 5.0 Lollipop: Galaxy S5 brilha, Nexus 5 afunda!
O Android 5.0 Lollipop chegou com a promessa de otimizar o consumo de energia dos dispositivos. Agora que a nova versão do SO foi distribuída para mais dispositivos, o site GSM Arena resolveu testar a duração da bateria em aparelhos premium, e o resultado não foi o ideal para o Google. Veja abaixo como se saíram o Nexus 5, o Galaxy S5, o LG G3 e o HTC One M8 rodando com o Android 5.0 Lollipop.
A mudança divulgada como uma das mais significativas no Android 5.0 é o Projeto Volta, o sucessor do Projeto Butter (iniciado para fazer com que a interface do Android se tornasse mais fluida) e do Projeto Svelte (iniciado para fazer com que o Android rodasse com menos memória RAM). Desta vez, o foco está na duração da bateria, e foram feitas diversas mudanças-chave que teoricamente otimizariam o consumo dos aparelhos. Para conhecer melhor o projeto, leia os artigos abaixo:
- Android 5.0 Lollipop e a bateria: o que muda?
- Android L: 36% de bateria a mais com o Projeto Volta
Como todos sabem, na prática os projetos mais animadores podem se revelar decepcionantes, e apenas testes criteriosos podem comprovar se as melhorias foram realmente implementadas. Como dissemos acima, o primeiro teste abrangente do desempenho da bateria em dispositivos rodando com o Android 5.0 Lollipop foi feito há pouco pelo conceituado site GSM Arena. Nele, foram avaliadas as durações das baterias do Nexus 5, Galaxy S5, LG G3 e HTC One M8 rodando com o KitKat e depois atualizados para o Android 5.0 Lollipop. Foram analisados os critérios duração em standby, tempo de conversa, tempo navegando pela internet e de reprodução de vídeo.
Quem mais se beneficiou com a atualização para o Lollipop foi o Samsung Galaxy S5. O dispositivo ganhou nada menos do que 11 horas de standby (passando de 72 para 83), 6 horas de tempo de conversa (de 21:20 para 27:37) e mateve o mesmo tempo de navegação na internet (aprox. 9:30 horas) e de reprodução de vídeo (aprox. 11 horas).
Por sua vez, podemos considerar que a bateria do LG G3 não se beneficiou e foi levemente prejudicada pelo Lollipop, perdendo uma hora de reprodução de vídeo, 6 horas de standby e permancendo estável nas outras categorias.
O HTC One M8, por outro lado, ganhou 6 horas de standby, perdeu outras 6 em tempo de conversa e recebeu impressionantes 3 horas extras de navegação na internet com o 5.0 Lollipop. Quanto ao tempo de reprodução de vídeo, o aparelho perdeu uma hora.
A grande decepção do teste foi o Nexus 5, cuja bateria já não era lá um ponto forte nos tempos do KitKat. O dispositivo perdeu 2 horas de standby, 6 horas de tempo de conversa e uma hora de reprodução de vídeo, permanecendo estável na categoria tempo de navegação pela internet. Devemos nesse ponto lembrar que o teste foi feito com a versão 5.0 do Lollipop, e resta a esperança de que as versões posteriores tenham otimizado a bateria do dispositivo.
E você? Tem algum desses aparelhos e confirma os resultados do teste?
Fonte: GSM Arena
Sinceramente, não consigo entender de onde o GSM Arena tira esses números absurdos. Algém já viu um telefone que segure uma ligação (por melhor que seja o sinal) por 27 horas!!!!??? O mais incrível é que ninguém questiona isso. Parece piada.
Quando será que sairá para o SM-G900H?
Meu moto G 2° gen. Tempo de duração com uso severo não passa de 4 horas.
Já reduzi brilho pra 10% (quase nem enxergo) e desligo a tela sempre q paro de usar... Nada resolve.
Próximo passo assistência técnica.
os que odeiam a samsumg, estão chorando nesse momento...kkkkk
E a saga do império Samsung continua...
Pessoal meu Galaxy s5 começou a receber a atualização agora pela manhã, porém está um bom tempo já com a tela preta e a mensagem: A instalar aplicações. Isso é normal?
O que devo fazer?
Se vc não fez backup. Sinto te informar. Vc perdeu tudo. Vc terá q dar Full Wipe no seu smart. E ai rodar o lollipop zeradinho. Como se o smart viesse de fábrica.
Teste furado, meu G3 antes da atualização a bateria não durava 7h, agora com mesmo uso de antes bateu umas 14h sem exagero, e mesmo assim não drenou, estava em 28%.
Parece que comprei um outro aparelho!
Agora sobre o S5, é verdade mesmo, o bicho está muito econômico.
com 2.300 mAh de bateria é lógico que ele iria perder.
E eu com meu Zenfone? 😂 Ô sofrimento. Vou enviar o comentário logo, por que a bateria está acabando.
O meu depois que atualizou pro Lollipop começou a demorar mais pra descarregar, ficou bem melhor
Qual versão do L foi utilizada para os testes comparativos?
Também notei no meu S5 uma boa melhora na duração da bateria e uma incrível melhora na fluidez. Francamente, não tenho o que reclamar mais do aparelho.
acho que meu nexus 5 tá com problema.
em uso moderado a bateria dura 2 dias.
usando bem, ela dura 1 dia com folga. chego ao fim da noite (hora de dormir) com 10-15% de bateria tranquilamente.
Deveria ser feito o teste com o Moto Maxx com Android Lollipop e o Moto X 2014
Também como Nexus 6 e o Note 4
Queia ver quem ganharia do Moto Maxx
Amigo eu estou hoje com o S5, mas estava com um moto maxx até uns 15 dias atrás, em termos de bateria, o moto maxx não precisa nem atualizar pra ganhar este teste, com o android 4.4.4 já ganha tranquilo..
o blu studio energy,foi considerado pelo phone arena a melhor bateria,com 5000mah
tambem existe o huawei com bateria de 4100.
E vdd, faltou esse também
Agora espera o Moto Maxx 2015 com 5500 mAh e tela de 5,5" com espessura menor que 1 cm, Snapdragon 820 e 4 GB de RAM e design melhorado
Ola pessoal... 🙋🙋 Como faço pra instalar a versão 5.0.2 do lllipop no moto x2??? No meu o 5.0 esta drenando a bateria muito rápido, menos de metade do dia.... Ajuda ai gente!!👍😁