Como apagar sua conta do Telegram definitivamente
Como excluir sua conta do Telegram? Neste tutorial, o NextPit mostra como desativar definitivamente sua conta do aplicativo de mensagens, planejar sua autodestruição ou apagá-la remotamente em caso de roubo.
O Telegram não convenceu como uma alternativa ao WhatsApp e você quer excluir definitivamente sua conta? Ou talvez seu celular tenha sido roubado e você queira apagar remotamente sua conta do Telegram? Há várias opções disponíveis para você, independente de usar Android ou iPhone.
Pegue um atalho
- Como excluir sua conta do Telegram pela página de desativação
- Como planejar a autodestruição de sua conta do Telegram
- Como apagar remotamente sua conta no aplicativo em caso de roubo
Como excluir sua conta do Telegram pela página de desativação
Se você quiser excluir sua conta, pode fazê-lo na página de desativação, clicando neste link. Você precisará digitar seu número de telefone e o código de verificação que você recebeu por mensagem.
A eliminação de sua conta do Telegram elimina permanentemente todas as suas mensagens e contatos. Todos os grupos e canais que você criou ficam sem dono, mas os administradores conservam seus direitos.
Esta ação deve ser confirmada através de sua conta do Telegram e é irreversível. O Telegram recomenda o uso de um navegador web diferente do seu telefone para esta operação. Note que você receberá o código via Telegram, não via SMS.
Seus contatos ainda poderão conversar nos grupos que você criou, e eles ainda terão sua cópia das mensagens que você enviou (a menos que você tenha optado por mensagens que se apagam automaticamente).
Como explicado acima, a eliminação de uma conta do Telegram é irreversível. Se você se registrar novamente, aparecerá como um novo usuário e não terá seu histórico, contatos ou grupos de volta.
As pessoas que tiverem seu número de telefone em seus contatos serão notificados de sua nova conta. O novo usuário será exibido como uma conversa separada em sua lista de mensagens e seu histórico de conversas com este novo usuário (você) estará vazio.
Como planejar a autodestruição de sua conta do Telegram
Outra opção para apagar sua conta do Telegram é o recurso de autodestruição. Você pode configurar sua conta no app para se autodestruir após um período de inatividade entre 1 mês e 1 ano.
Na prática, esta é uma forma do Telegram economizar espaço de armazenamento em seus servidores, apagando automaticamente as contas inativas. Mas também é uma maneira de destruir sua conta em caso de roubo do seu celular, por exemplo.
Logicamente, você está sempre logado no Telegram ou em qualquer outro aplicativo de mensagens que você usa. Há poucas chances de você ficar desconectado do aplicativo por mais de um mês. Pessoalmente, vejo como uma espécie de garantia de que minha conta não permanecerá acessível se alguma vez cair em mãos erradas.
Para programar sua conta do Telegram para se autodestruir no Android:
- No aplicativo, vá para Configurações e depois Privacidade e Segurança;
- Em Privacidade e Segurança, vá para Apagar minha conta;
- Escolha o período: Se ausente por [1 mês/3 meses/6 meses/1 ano].
Para programar a autodestruição de sua conta do Telegram no iOS:
- No aplicativo, vá para Configurações e depois Privacidade e Segurança;
- Em Privacidade e Segurança, vá para Apagar minha conta automaticamente;
- Escolha o tempo: Se ausente por [1 mês/3 meses/6 meses/12 meses].
Por inatividade, o Telegram entende "sem conexão com a conta" durante o tempo limite. Portanto, mesmo se você não enviar mensagens ou abrir o aplicativo, se você estiver logado em sua conta ela não será apagada automaticamente no final do tempo limite.
Mas se você parar de usar o Telegram e não fizer login durante o tempo limite, sua conta será excluída juntamente com todas as mensagens, mídias, contatos e quaisquer outros dados que você armazena na nuvem do aplicativo de mensagens.
Como apagar remotamente sua conta do Telegram se ela for roubada
Seu celular foi roubado? Os passos a serem tomados para evitar que os ladrões acessem sua conta do Telegram são complicados e dependerão de você ter ou não acesso a sua conta em outro dispositivo.
Especificamente, o Telegram sempre vai exigir acesso ao seu número de telefone. Isto é muito inocente, convenhamos, mas "não coletamos nenhuma informação adicional sobre você, então quem tem o número é o dono da conta", justifica o Telegram em seu FAQ.
A única solução é restringir o acesso à sua conta de forma remota. Para fazer isso, você deve estar logado no Telegram em outro dispositivo que não seja seu celular roubado.
Se você tiver acesso a sua conta de Telegrama em outro dispositivo:
- No outro dispositivo e com sua conta, vá para Configurações e depois Privacidade e Segurança;
- Na seção Segurança, ative a Verificação em Duas Etapas;
Assim, os ladrões não poderão mais se conectar apenas com seu número de telefone, eles precisarão de uma senha. Agora é uma questão de desconectá-los permanentemente de seu celular roubado.
- Vá para Configurações e depois Segurança;
- Toque em Sessões Ativas;
- Você pode então Terminar todas as outras sessões ou selecionar a sessão de sua escolha (aquela aberta em seu celular roubado) e desconectá-la individualmente.
Os ladrões não poderão então entrar novamente, pois a dupla autenticação lhes pedirá sua senha, que normalmente não conhecem.
Se você não tiver acesso à sua conta do Telegram a partir de outro dispositivo:
Se você não tiver acesso à sua conta do Telegram em outro aparelho, não é o fim do mundo. Você deve pedir rapidamente à sua operadora móvel para desativar seu chip SIM e enviar um novo com o mesmo número de telefone que o antigo.
Uma vez que você receba o novo cartão SIM:
- Entre em sua conta do Telegram roubado com seu número e senha;
- Vá para Configurações e depois para Privacidade e Segurança;
- Em Privacidade e Segurança, vá para Sessões Ativas;
- Selecione a sessão ativa em seu telefone roubado e pressione Terminar.
Sua conta será então desconectada em seu celular roubado e os ladrões não poderão reconectar-se a ele. Em qualquer caso, se você desativou rapidamente seu chip SIM roubado, você deve estar a salvo de qualquer problema.
Observe que em um novo dispositivo, o Telegram exige que a nova sessão esteja ativa por pelo menos 24 horas para desativar as sessões antigas. Portanto, você terá que esperar pelo menos 24 horas após a conexão com seu novo cartão SIM.
É tudo por este tutorial, você o achou útil? Você acha que o Telegram deveria facilitar a exclusão de sua conta? Conte-nos tudo sobre isso nos comentários.
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.