Telegram permite videochamadas com até 1.000 participantes
Assim como seus principais rivais, o Telegram traz novos recursos de tempos em tempos para o seu serviço de mensagens e redes sociais. Neste artigo mostramos as principais novidades incluídas no app para celulares e tablets Android e iOS.
Importante: no caso dos recursos em testes na versão beta, é possível que eles recebam alterações de nomes ou design antes de chegarem ao app nas lojas de aplicativos. Em alguns casos, opções inéditas testadas no beta são descartadas antes de chegar à versão final.
Pegue um atalho:
Principais novidades do Telegram
Telegram 7.9.0 - vídeo chamadas para até 1.000 participantes
Atualizado em 2 de agosto: logo após as novidades divulgadas sobre o beta 7.9.0, o Telegram lançou oficialmente a atualização na Google Play Store e Apple App Store. Além das novidades já citadas, a principal mudança é a opção de chamadas de vídeo para até 1.000 espectadores.
Batizada de "Videochamadas em Grupo 2.0" a mudança para o recurso de conversas em vídeo permite que até 30 pessoas transmitam vídeo simultaneamente, enquanto as outras pessoas assistem a transmissão. O anúncio do Telegram menciona como exemplo a realização de aulas online (ou batalhas de rap), e sugere que o limite de 1.000 espectadores é apenas o primeiro passo na expansão do número de participantes.
Outras novidades do Telegram 7.9.0
Além das chamadas em grupo, o Telegram implementou as alterações de reprodução de vídeo citadas abaixo — controle de velocidade de reprodução, visualização expandida das vídeo mensagens, maior qualidade de vídeo —, além disso incluiu outros recursos.
Maior precisão na ferramenta de desenho — as opções para desenhar e fazer anotações em fotos e imagens agora incluem opções avançadas de ajuste do pincel, permitindo maior precisão. Já o app para desktop ganhou um editor próprio, que permite cortar, rotacionar e até adicionar figurinhas às imagens.
Recuperação de senha — quem se esqueceu da senha mas ainda tem um dispositivo ativo na conta, pode usá-lo para redefinir a senha mesmo sem ter um e-mail de recuperação cadastrado.
Animações no envio de mensagens — recurso lançado para iOS na atualização anterior, as animações ao enviar mensagens foram liberadas no Telegram para Android. A novidade pode ser vista ao enviar uma mensagem, que cria uma transição animada entre o texto em digitação e a mensagem no histórico de conversa.
Já o app para iOS ganhou uma ferramenta de câmera aprimorada, que aproveita as opções de zoom disponíveis no dispositivo, permitindo alterar o nível de ampliação de acordo com as lentes oferecidas pelo iPhone ou iPad.
O Telegram para iOS/iPadOS também permite encaminhar mensagens para múltiplos contatos, selecionar várias conversas para apagar ou arquivar, e mudou a janela de conversas em grupo para manter na tela a foto de perfil do destinatário ao rolar a tela por longas mensagens.
Telegram 7.9.0 beta - destaque para vídeo
Atualizado em 29 de julho: a versão beta 7.9.0 do Telegram foi disponibilizada pelos desenvolvedores. Ela traz novos recursos como compartilhamento de tela, velocidade de reprodução de vídeo e mensagens de vídeo melhoradas, entre outras.
O último Telegram beta foca a maioria de suas novas funcionalidades nos recursos de vídeo. Instalei o beta no Android e apresento as principais melhorias.
Acelerar a reprodução do vídeo
Com o beta 7.9.0, o tocador de vídeos do Telegram permite mudar a velocidade da reprodução dos vídeos, acelerando em 1,5x ou 2x ou diminuindo em 0,5x ou 0,2x. Não é a maior novidade do século, mas é sempre bom ter.
- Em uma conversa ou grupo no Telegram, toque em um vídeo para exibi-lo em tela cheia;
- Toque no botão de menu ⋮ para acessar as configurações;
- Toque em Velocidade e escolha a velocidade de sua preferência.
Modo "picture-in-picture" para mensagens de vídeo
Eu nunca uso este recurso, mas no último Telegram beta, você pode continuar assistindo uma mensagem de vídeo enquanto percorre o histórico de mensagens em uma conversa graças a um modo "picture-in-picture".
Na versão atual do aplicativo de mensagens, a mensagem de vídeo pausa assim que não é mais exibida na tela, porque você rolou muito baixo ou muito alto. Você também pode ampliar a bolha da mensagem de vídeo para ampliá-la, mas eu acho que este já era o caso na versão beta anterior.
Tempo para limpar o histórico de mensagens estendido
Mesmo que você não use a exclusão automática de mensagens, o Telegram permite que você exclua regularmente o histórico de mensagens em um chat. Com este novo beta, o Telegram acrescenta uma nova opção para agendar a eliminação do histórico a cada mês.
- Em um chat ou grupo, toque no botão de menu ⋮ para acessar as configurações;
- Toque na opção Limpar histórico;
- Sob o campo Autoexcluir mensagens aqui, selecione a opção de 1 mês.
Compartilhamento de tela durante chamadas com vídeo
Um recurso quase fundamental para qualquer reunião de trabalho ou sessão-de-brainstorm-proativo-entre-executivos-jovens-e-dinâmicos-dentro-de-uma-start-up-neo-disruptiva, o compartilhamento de tela durante chamadas de vídeo está chegando ao Telegram.
- Leia também: Como fazer uma videochamada em grupo no Telegram
- Pressione o ícone de câmera na parte inferior da tela para desativá-la;
- Assim que a câmera for desativada, reative-a tocando no ícone novamente;
- Um menu Compartilhar vídeo aparece na parte inferior da tela;
- Em Compartilhar vídeo, escolha a tela do telefone.
Mas a novidade parece funcionar apenas entre pessoas que usam o mesmo beta 7.9.0 e não está disponível em todos os dispositivos. Tentei a opção com dois de meus colegas, mas não consegui fazê-la funcionar.
Como baixar a última versão do Telegram
Para baixar a última versão do Telegram, basta acessar a loja de aplicativos do celular e instalar ou atualizar o mensageiro:
- Baixar o Telegram para Android na Google Play Store
- Baixar o Telegram para iOS na Apple App Store
- Baixar o Telegram para macOS
- Baixar o Telegram Desktop para Windows, macOS e Linux
Como testar as novidades do Telegram na versão beta
Para conhecer em primeira mão os novos recursos do Telegram é possível instalar versões beta do aplicativo. Diferentemente do WhatsApp, no Android o app não oferece um programa de testes pela Play Store, mas é possível baixar o APK da versão beta para instalação no celular ou tablet:
- Baixe o Telegram beta para Android no App Center (pode ser necessário liberar os apps de fora da Play Store)
- Baixe o Telegram beta para iOS na App Store (é preciso instalar o app TestFlight e aguardar a abertura de uma vaga)
- Baixe o Telegram Desktop beta para Windows, macOS e Linux
E aí, o que você achou das novidades do Telegram?
Nota: este artigo acompanha as novidades do Telegram, tanto já disponíveis no aplicativo, quanto ainda em desenvolvimento ou testes. Os comentários abaixo podem fazer referências a versões antigas do app, ou a recursos já descontinuados.
Artigo atualizado do zero em 2021.
Comentários antigos foram mantidos, e podem falar de recursos que já chegaram no app (ou mesmo na concorrência).
"O único problema, em meus testes, é que é necessário" haver com quem conversar, o que não é o caso do Telegram, infelizmente. Mas vou seguir a sugestão do Júlio Dorneles (comentário de março/2016), quem sabe com o tempo o quadro mude.
Telegram não é Star Wars mas está há anos luz do WhatsApp!
O telegram torna melhor que o whatsapp por causa das funções que não tem no whatsapp
O problema não eo Telegram.Mas sim o baixíssimo nível cultural do brasileiro médio, pouco afeito a sair do lugar comum . lamentável mas é a realidade deste lugar.
Cara, larga de ser chato com esse papo, ninguém é obrigado a usar os serviços que você acha melhor. Felizmente com o WhatsApp acabou o meu problema de ter que usar 50 serviços pra conversar com meus amigos. Encontro eles no mesmo lugar. Tudo bem, o Telegram é melhor, mas o WhatsApp já atende as necessidades por si só... E mais, se ele não está tendo sucesso, o problema é nada equipe de marketing dele. Usa o Telegram na sua e deixa usar o Whats quem quiser. Bando de babaca querer cagar regra se sentindo o mestre de todo o conhecimento do universo.
A mídia prefere e usa o WhatsApp, por isso o Telegram também não é usado, e as pessoas são acomodadas, quase ninguém muda de aplicativo, ai fica difícil o Telegram fazer sucesso.
Ai você imagina, e o Google tentando emplacar o Allo e o Duo, que praticamente ninguém usa?
Realmente é complicado, mas eu não sigo maré nenhuma, até porque não uso WhtatsApp, para mim não há necessidade.
Uso o bom e velho SMS, esse nunca falha!
Aguardo agora o RCS, a evolução do SMS.
Queria mesmo poder usar mais o Telegram do que o Whatsapp, mas infelizmente somos forçados a usar o whatsapp porque a maioria das pessoas não querem nem testar o Telegram. Sempre é bom termos outras opções, e é fato que o Telegram está muito a frente do Whatsapp.
O problema é a concorrência desleal com o WhatsApp, as operadoras dão acesso ao WhatsApp sem desconto na franquia de Internet!!
Verdade, poderiam fazer isso com o Telegram também.
quase ngm usa !!!
O único problema do Telegram é o Whatsapp existir!
Verdade.
Agora sim. Falaram de algo que realmente é bom e, infelizmente, pouca gente usa.
Muita pouca gente brother AC!
Deveriam usar como usam o Whatsapp, mas infelizmente não é a realidade.
Obrigado por postar, Stella.
Valeu, Stella, por me avisar a tempo lá no grupo sobre essa matéria. Eu quase ia ler a mesma noticia, só que através do site concorrente...😅
PS:. Eu não parei de frequentar o Android Pit!!! É que no meu smartphone o Google Now sempre me notifica sobre alguma noticia do meu interesse. E ao clicar na notificação que chegou aqui, ele abriu justamente no site do "Tudo Celular" 😅
TMJ brother Léo Ramones!
Não some não brother
meu telegram é mediano na movimentação de contatos e conversas mas felizmente temos os bots cheios de funções como RSS e canais de sites de peso, cadê o seu canal Androidpit?🙏