Synaptics anuncia primeiro sensor de impressão digital na tela
A Synaptics é uma das principais empresas em tecnologia biométrica e eles acabaram de anunciar um enorme avanço: sensores de impressão digital na tela para autenticação pessoal. Denominado “Clear ID FS9500”, esse novo sensor é desenhado para esses smartphones com telas sem moldura, e oferece uma autenticação biométrica sob demanda no próprio painel de exibição.
Depois de todo o burburinho a respeito dessa tecnologia em 2017, durante o qual houve rumores de que ela seria incluída no Galaxy S8, depois no Note 8 e no iPhone X. Mas, mais uma vez, essa promessa falhou em se materializar, mesmo com a Apple se afastando e vindo aí com o FaceID no lugar.
Mas parece que a espera finalmente acabou. A Synaptic anunciou o início de uma produção em massa para clientes que aparentemente incluem um dos top 5 smartphones produzidos esse ano.
De acordo com um analista da KGI Securities, nós teríamos que esperar até o lançamento do Galaxy Note 9 para finalmente vermos um leitor de impressões digitais capaz de se esconder na tela do smartphone, apesar do fato de que a Vivo já tenha mostrado essa tecnologia (reconhecidamente limitada) em uma ação na MWC 2017, em colaboração com a Qualcomm.
A Synaptic, uma empresa engajada na produção de trackpads, digitalizadores para tablets gráficos, diversos dispositivos biométricos e leitores de impressões digitais para smartphones, lançou um comunicado à imprensa, apresentando ao mundo seu leitor de digitais integrado, o Clear ID FS9500. Ele foi projetado especificamente para permitir que fabricantes de celulares continuem com a tendência de telas com poucas bordas, sem precisar sacrificar a comodidade de ter um leitor de digitais na parte da frente do dispositivo.
A tecnologia funciona dessa maneira em combinação com telas AMOLED: o sensor detecta a presença de um dedo na área de exibição, a tela OLED ilumina o dedo, o sensor capta uma imagem da impressão digital, que é então comparada com a imagem salva e, em caso de feedback positivo, o acesso é garantido.
O mais interessante de se notar é que o reconhecimento ocorre em apenas 7 milissegundos, tornando esse método de desbloqueio duas vezes mais rápido que o FaceID e no páreo com leitores de digitais clássicos.
Além disso, a Synaptic anunciou que essa tecnologia está pronta para produção em massa, e será usada em um celular de uma das cinco maiores fabricantes de smartphones. Ainda não nos foi dada nenhuma informação sobre o que podemos esperar, mas já podemos levantar algumas hipóteses.
A primeira empresa que vem à mente é a Samsung. A coreana já poderia tirar vantagem desse inovador leitor de digitais no Galaxy S9, apesar de alguns rumores sugerindo uma direção diferente. De acordo com o que foi vazado até agora, de fato, a Samsung gostaria de voltar a usar o clássico leitor de digitais na parte de trás do celular (melhor posicionado que o do Galaxy S8 e Note 8), bem como um scanner de íris melhorado.
Pensando sobre o que se entende por “5 melhores fabricantes de smartphones”, temos que manter em mente que muitas empresas chinesas estão ranqueadas, mesmo que elas não sejam tão conhecidas no nosso mercado. Na lista acima nós temos, por exemplo, Oppo (uma empresa-irmã da OnePlus), incrivelmente popular na China.
A própria Vivo, mencionada acima, poderia ser uma possível candidata. No começo de 2018, também estamos esperando por outros produtos topo de linha lançados pela Xiaomi e Huawei. O inovador leitor de impressões digitais poderia até ser usado no próximo carro-chefe da Xiaomi.
Seria uma surpresa incrível encontrar essa tecnologia no próximo smartphone da Huawei. Na verdade, a empresa já vem trabalhando em um reconhecimento facial ao estilo FaceID para o seu P11, assim como um sistema de três câmeras traseiras, de acordo com rumores. A integração de um leitor de digitais na tela, em adição a essas outras ferramentas, poderia tornar esse novo smartphone o mais interessante dispositivo do próximo ano.
Para mais pistas, só podemos esperar que a Synaptic mostre sua tecnologia em operação na CES 2018.
Estamos ansiosos para descobrir qual será a primeira fabricante a adotar essa tecnologia. Quem você acha que vai ser?
*Artigo feito em parceria com Luca Zaninello, do AndroidPIT.com
No futuro todas as funções do celular serão feitas através da tela. Nada de botões físicos. Através de diferentes níveis de pressão em determinados pontos da tela o usuário terá acesso a todas as funções do aparelho. Inclusive para a identificação da digital.
dai o cai no chão e adeus a tela milagrosa que faz tudo kkkkk
O Note 4 possui um sensor assim. O funcionamento é um pouco diferente, pois ele pede que você deslize o dedo naquele canto específico da tela. Não sei se é baseado no mesmo princípio, no entanto, se percebe que a precisão é bem inferior em relação aos sensores atuais (que não são na tela).
Mas não era na tela... Vc tinha que deslizar o dedo no botão Home
na verdade é sobre o botão home, ai quanto desliza o dedo sobre o botão home ele desbloqueia. os indicadores do local onde deve-se passar a digital dão realmente essa impressão.
Era exatamente isso que eu queria!
Aguardem que o S9 vem pra arrebentar a boca do balão!
Se na prática vier a funcionar será um recurso superior ao desbloqueio fácil.
Matéria interessante! Agora é esperar pra ver! Mas creio que nem a Samsung nem a Apple serão as primeiras a aderirem!
rapaz na tela pode ser interessante mas tem que tomar cuidado pra nao ficar clicando em outras coisas kkkkkkkk
Isso sim parece o futuro avançando, o smartphone que primeiro adotar essa tecnologia na minha opinião estará mostrando um salto tecnológico que a muito tempo não se vê, imagino que top ia ficar essa função junto da configuração de som que tinha o mi mix 1 que também era através da tela por ondas sonicas e tal.
OnePlus 6T usando um...!!
Que venha o XIAOMI MI MIX 3 com essa tecnologia.
Boa tecnologia... Interessante...
Aí seria ótimo... Bom pra quem não gosta do sensor na parte da frente pois ocupa muito espaço na frente e para aqueles que não gostam do sensor na parte de traz... O ruim é que de início só os aparelhos mais top teriam o sensor na tela...
Leitor físico... é muito idade da pedra. Limita drasticamente o design do aparelho. E telas infinitas de verdade precisam dessa inovação.
Sensacional esse recurso que coloca o sensor de biometria na tela.
Se essa tecnologia for aplicada na tela inteira vai ser bom. Porque tentem imaginar um aparelho que perdeu a sensibilidade justamente na área de reconhecimento da digital. Claro, tem a opção de desbloqueio por PIN ou senha, mas aí estraga toda a magia do negócio.
Quem diria , parece que em 2018 a disputa será entre desbloqueio facial e desbloqueio biométrico na tela ,creio que será uma das empresas da gigante BBK Electronics , controladora da Oppo , Vivo e One Plus que será a primeira a utilizar .
Pena não haver guerra de bateria... Guerra por tela, por memória RAM, Leitor biométrico, e por aí vai..... E o que o consumidor realmente precisa não há avanços inovadores
O melhor reconhecimento que tem é o da digital. Tanto o de iris como o reconhecimento facial necessitam que você coloque o aparelho na frente do seu rosto, o que não é possível muitas vezes. O digital não necessita de nenhum posicionamento específico do aparelho. Sem dúvida é o que eu prefiro.