Review Xperia C5 Ultra Dual, o melhor selfie fone que o seu dinheiro pode comprar

SAM 0715
© nextpit

Ler em outras línguas:

A Sony já ficou famosa por lançar tops de linha em um curto período de tempo, porém ela parece que estendeu essa política a smartphones intermediários. Há alguns meses a empresa lançou o phablet Xperia C4 Dual, agora, poucos meses depois ela apresenta o Xperia C5 Ultra Dual. Maior, mais potente e obviamente mais caro.  Vamos ver nesse review se a Sony fez um bom trabalho nesse gigante que promete ter a melhor câmera para selfies já feito.

Sony Xperia C5 Ultra Dual

Prós

  • Tela de excelente qualidade
  • Bordas laterais quase inexistentes
  • Aro de metal
  • Melhor câmera frontal do mercado

Contras

  • Peso
  • Bateria não condiz com o aparelho
Sony Xperia C5 Ultra Dual: Todas as ofertas

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Data de lançamento e preço

O Xperia C5 Ultra Dual está disponível desde o mês passado e custa caro. Na seção “Onde comprar” no fim do review já é possível encontrá-lo por R$ 1.899, lembrando que ele começou sendo vendido por R$ 2.199. Isso quer dizer uma queda de quase 15% em um mês no seu preço.

Vamos ver nesse review se a Sony fez um bom trabalho nesse gigante.

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Desenho & Qualidade de Construção

O antecessor Xperia C4 já era um gigante com tela de 5,5 polegadas, porém ele ficou “pequeno” diante do Xperia C5 Ultra Dual. Ele tem quase o tamanho do saudoso Xperia Z Ultra. Sua enorme tela de 6 polegadas é imponente na sua frente, ainda mais com o novo visual da Sony onde praticamente são inexistentes as bordas laterais. Com meia polegada de tela a mais, ele é apenas 2 mm mais largo que o C4.

O C5 Ultra mede 164,2 x 79,6 x 8,2 milímetros. Para efeito de comparação, o C4 mede 150,3 x 77,4 x 7.9 mm. Pelo aumento de tamanho de tela, a diferença não é tão grande. Com respeito ao peso ele é bem mais pesado que os smartphones atuais com suas 187 gramas.

SAM 0731
Bordas laterais praticamente inexistentes.  / © ANDROIDPIT

Embora seja enorme, por incrível que pareça dá para usá-lo com apenas uma mão, embora seja impossível digitar sem a outra. Para efeito de comparação, o Nexus 6 é menos comprido que ele, porém é mais largo e bem mais difícil de manusear devido à largura. Além disso, ele é de fato mais alto devido à moldura superior que abriga sua câmera de 13 Megapixels, de que veremos detalhes posteriormente.

SAM 0717
Única borda grande é a superior, mas é para abrigar a câmera de 13 MP e flash. / © ANDROIDPIT

Com respeito ao acabamento, ele possui uma moldura inteira de metal, dando uma qualidade maior a ele. Já a parte traseira é de plástico, mas isso não é ruim, pois é um plástico de boa qualidade e bem rígido. Diferente do Xperia C4, cuja traseira era levemente texturizada, oferecendo uma boa pegada, o Xperia C5 Ultra Dual tem um plástico de acabamento liso e brilhante, que nos dá um pouco de medo dele escorregar das mãos, principalmente devido ao seu tamanho e peso.  No geral, não há folgas ou peças mal encaixadas, o acabamento é primoroso como costumam ser os aparelhos da Sony.

SAM 0729
Traseira é brilhante e não fosca como no C4, por isso é mais escorradia. / © ANDROIDPIT

A frente é dominada pela grande tela de 6 polegadas e acima há o sensor de luz ambiente e o sensor de proximidade. Há um alto-falante ainda na parte superior, no meio a câmera de 13 Megapixels e o flash a direita. Abaixo da tela há outro alto falante.

O lado direito tem os botões de volume e também o tradicional power prateado, característica do conceito Omni-balance da Sony. Abaixo há ainda o botão da câmera com 2 estágios (focar e tirar foto).

SAM 0740
Botão prateados continuam firmes e fortes. / © ANDROIDPIT

Do lado esquerdo há o slot para micro SD e a bandeja para os dois SIM Cards de tamanho nano.  No Brasil só é vendida a versão Dual SIM.

SAM 0723
Ele é dual SIM 4G e tem entrada para cartão micro SD.  / © ANDROIDPIT

Na parte traseira há o conector de áudio de 3,5 mm e na parte inferior a porta micro USB além do microfone principal de chamadas. Vale ressaltar que o Xperia C5 Ultra Dual não é a prova d’água, é bom avisar já que como a maioria dos smartphones caros da Sony são, isso pode confundir o usuário.

SAM 0727
Xperia C5 Ultra Dual tem conexão NFC. / © ANDROIDPIT

Na traseira há ainda a outra câmera também de 13 megapixels e o flash LED. Infelizmente, a Sony insiste em não usar um dual LED como todos os outros fabricantes. O microfone secundário também está localizado abaixo do flash juntamente do símbolo do NFC, bem onde fica o recepetor/transmissor.  A bateria dele é de 2930 mAh, e embora seja grande, poderia ser maior, dado o tamanho do telefone. Mais detalhes sobre ela na categoria correspondente.

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Tela

A tela do C5 Ultra é muito bonita, graças às bordas quase inexistentes dá uma impressão de que a tela vai saltar do celular. Como dito anteriormente, uma tela de 6 polegadas é difícil de se usar com uma mão. Mas quem tem mãos bem grandes deve conseguir usar. Contudo, seu peso e tamanho depois de um tempo poderão cansar a mão.

SAM 0715
Tela de 6 polegadas de IPS full HD de excelente qualidade. / © ANDROIDPIT

A tela é bem brilhante e vívida, características dos últimos modelos da linha Xperia. Ela possui também a BRAVIA Engine 2 e um modo vívido que dá ainda mais intensidade à tela. Embora não seja uma tela de AMOLED, e sim IPS, seu brilho e contraste são excelentes e não deve em nada para os tops de linha atuais. Sua resolução é full HD com uma densidade de pixels de cerca de 367 ppi.

Em termos de alteração de cor, só notamos que em ângulos bem abertos, daqueles que nunca usaríamos o celular, ela tem uma leve alteração, mas não é nada que atrapalhe o uso.

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Software

SAM 0737
Ele vem com a versão 5.0 do Android, um pouco defasada. / © ANDROIDPIT

O Xperia C5 Ultra Dual vem rodando o Android 5.0. A interface é a mesma que a Sony usa em todos os modelos, que como já disse anteriormente é a melhor que há atualmente dentre as customizadas pelos fabricantes. Ela é uma interface que é próxima do Android puro, se comparada com a de outras fabricantes. Principalmente a barra de notificações, que a Sony deixou praticamente como estava. A Sony não disse nada a respeito de quando irá atualizar o aparelho, que de fato já veio desatualizado.

screenshoot 1
Interface do Xperia C5 Ultra é próxima do Android puro. / © ANDROIDPIT

A Sony tem algumas ferramentas que ajudam o usuário a gerenciar o telefone com uma mão mais facilmente. Essas configurações estão agrupadas em uma aba chamada "Operações com uma mão”. A primeira característica é que ele permite redimensionar toda a interface para um tamanho menor e depois mover para onde quiser na tela. Não é bem uma novidade, pois outros fabricantes já haviam feito o mesmo, por exemplo a ASUS no Zenfone 2. Com isso dá para usar o C5 Ultra Dual com uma mão, em uma situação necessária.

screenshoot 2
Xperia C5 Ultra possui configurações para ser usado com apenas uma mão.  / © ANDROIDPIT

Outro recurso bem vindo é que dá para ligar a tela dando dois toques na mesma, recurso que já equipa a linha Xperia Z. 

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Performance

Assim como no caso do Xperia C4, a Sony resolveu utilizar um chipset da Mediatek para baratear o Xperia C5 Ultra, embora isso não tenha dado muito efeito no preço dele no Brasil. O utilizado é o mesmo que a maioria dos fabricantes de origem chinesa vem integrando, o Mediatek 6752, um processador Octa-core de 1.7 GHz que usa núcleos Cortex-A53 de 64 bits. Ele não é um dos mais novos da Mediatek. Só para exemplificar, o Oukitel U10 que testamos na semana passada possui um processador mais novo do que esse, e custa um terço do C5 Ultra. Para completar o hardware ele possui 2GB de memória RAM e utiliza a GPU Mali-T760MP2 que é uma excelente opção. Esse conjunto de hardware dá a ele uma excelente perfomance capaz de executar qualquer jogo ou app que há atualmente para Android.

Isso se reflete nos números de benchmark, onde ele faz quase 47 mil pontos no Antutu, uma pontuação bem próxima de alguns tops de linha do mercado.

benchmark C5 ultra
Ele possui pontuações equivalentes a alguns tops de linha.  / © ANDROIDPIT

No geral, ele tem uma perfomance semelhante aos tops de linha do ano passado. Ele rodou bem praticamente todos os jogos que testei. Porém, em alguns momentos ele deu algumas travadas em jogos que não eram para isso acontecer. Provavelmente isso acontece por falta de otimização do chip da Mediatek, pois poder de fogo ele tem. Por outro lado, jogos bem pesados como Modern Combat 5 ou Need for Speed: Most wanted, ele rodou com os gráficos no máximo sem nenhum tipo de travamento. 

SAM 0752
Jogos rodam bem no Xperia C5 Ultra Dual. / © ANDROIDPIT

O  maior problema fica mesmo por conta dele ter apenas 16 GB de armazenamento interno. Pelo preço cobrado pela Sony, era de se esperar pelo menos 32 GB de armazenamento. Como ainda está na versão 5.0 ainda não há previsão de que um dia será atualizado para o Android 6.0, que diminuiria o problema por aceitar instalação de apps diretamente no cartão.

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Áudio

A qualidade de áudio do Xperia C5 Ultra dual é muito boa. Ao ouvir música através de fones de ouvido, a clareza é realmente boa. Ele possui um baixo muito bom e forte quando necessário. Já o alto-falante mono oferece saída de até 95 decibéis. Em situações normais oferece uma boa qualidade de áudio e suficientemente alta, mas nessa ocasião aparece distorção no som. Os alto-falantes estão posicionados na parte frontal, que é uma coisa boa, pois não fica com o som abafado quando colocado em uma mesa, por exemplo.

screenshoot 3
Ele possui divesas configurações de áudio. / © ANDROIDPIT

Sony tem incluído um leitor de música igualmente bom para complementar a qualidade de áudio. O leitor de música permite que os usuários possam ordenar os arquivos de música de várias maneiras diferentes. Ele tem várias predefinições embutidas no seu equalizador, e o usuário pode criar suas próprias.

screenshoot 4
É possível otimizar o áudio especificamente para alguns fones de ouvido da Sony. / © ANDROIDPIT

Além disso, há também o Clearaudio +, que aumenta a "clareza" e definição das músicas. Há também um recurso de surround muito legal que permite que você possa definir a reverberação com base no tipo de quarto que você deseja simular. Ele funciona muito bem, e quando combinadas com as músicas certas, o resultado é bem legal. Além disso, existem presets embutidos que o ajudam a tirar o melhor proveito dos seu fone de ouvido, porém se aplica aos fabricados pela própria Sony.

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Câmera

Vamos falar do grande destaque desse aparelho agora, suas câmeras. Ambas são de 13 MP e possuem flash. Começando pela traseira, o sensor de 13 megapixels tem um excelente resultado em ambientes bem iluminados. O detalhamento é bom e as cores estão bem equilibradas.

SAM 0746
Câmera de 13 MP do C5 ultra dual é competente. / © ANDROIDPIT

Com uso do HDR ainda dá para conseguir efeitos bem melhores. A única desvantagem é a baixa velocidade do obturador no modo HDR, exige que você segure o telefone muito firme para evitar fantasmas já que ele a câmera não possui um estabilizador ótico. No modo normal, a velocidade do obturador é bem mais rápida e deve ser fácil para qualquer um obter resultados bons.

Abaixo algumas imagens tiradas pela câmera traseira. (cliquem nas imagens para visualizar tamanho original)

foto dia zoom
Foto tirada durante o dia, detalhe no zoom. / © ANDROIDPIT
DSC 0004
Foto tirada durante o dia. / © ANDROIDPIT
xperia c5 ultra comeco noite 2
Foto tirada no começo da noite, já apresentando bastante ruido. / © ANDROIDPIT

À noite o telefone deixa de impressionar pela quantidade de ruídos gerados pelo pós-processamento do software, algo comum nos celulares da Sony. O flash também não ajuda muito. Várias vezes aconteceu que o flash foi ligeiramente mais lento que o obturador, dando um efeito estranho. Se você for tirar fotos de rostos perto, mesmo no escuro é melhor sem flash, pois a cor da pele fica um tanto que estranha por causa dele.

sem luz
Foto tirada com baixa luminosidade.  / © ANDROIDPIT
sem luz flash
Mesma foto tirada com flash. / © ANDROIDPIT

A resolução máxima de gravação de vídeo atinge 1080p a uma taxa de quadros de 30 fps. A gravação de vídeo é boa, porém o alcance dinâmico dela é baixo, pois em uma gravação é possível notar que ao fundo o nível de detalhamento fica ruim. Mais uma vez o problema pode estar com o software de compressão da Sony, já que a imagem é bem comprimida e a qualidade parece que se perde um pouco no processo. O campo de visão também é mais estreito do que o modo fotografia, ou seja, o enquadramento dos vídeos fica menor. A qualidade de áudio para vídeos é muito boa, ele capta até sons que estão longes do celular. Assim como os mais novos smartphones da linha Xperia Z3, existe um estabilizador de imagens feito via software, que obviamente ajuda mas está bem longe de um físico.

SAM 0728
Câmera frontal de 13 MP é a melhor da categoria.  / © ANDROIDPIT

A câmera frontal disparadamente é a melhor que já testei em um smartphone. O detalhamento é realmente excelente e equivalente ao produzido pela câmera traseira, quando a luz ajuda. As cores são brilhantes e com bom contraste e não dá o efeito borrado que acontecia com o Xperia C4. São fotos que perfeitamente podem ser usadas sem medo em redes sociais e até impressas. Abaixo alguns exemplo, notem que na primeira imagem coloquei a foto tirada pela câmera frontal ao lado da mesma tirada pela traseira. A câmera traseira força o brilho no pós-processamento, gerando uma foto mais clara, porém com mais ruído.

CAMERAS c5
Comparativo entre a câmera frontal e a traseira. / © ANDROIDPIT
frontal normal
Foto tirada com iluminação natural em ambiente fechado. / © ANDROIDPIT
frontal sem flash
Foto tirada com pouca iluminação e sem flash. / © ANDROIDPIT
frontal flash
Mesma foto, agora usando o flash frontal. / © ANDROIDPIT

A interface do usuário da câmera ainda é o mesmo usado em todos os outros aparelhos da Sony. O C5 Ultra não faz nada além do normal. Ele tem vários modos automáticos para situações específicas. Além disso o usuário pode baixar na Play Store alguns modos adicionais.

O modo manual é bem pobre, só dá para balanço de branco, exposição, nitidez e ISO.

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Bateria

O Xperia C5 Ultra Dual  possui uma bateria de 2930mAH que não é removível. A julgar pela própria lista de especificações,eu esperava uma bateria melhor que a média que encontramos devido ao tamanho de sua tela.

E realmente me decepcionei com o tempo de bateria. Com o uso que sempre faço nos testes, onde tirei do carregador às 8:00 e fiquei com o 3G, 4G e WiFi ligados direto, ouvi cerca de 3 horas de música/podcasts, 1 hora de navegação de internet, cerca de 20 fotos, 30 minutos de GPS e ficando mais ou menos umas 2 horas com a tela ligada no máximo de brilho, cerca de 3 horas da tarde tive que recarregar o aparelho.

Isso está dentro da média, mas com um telefone desse tamanho a Sony poderia facilmente ter integrado uma bateria maior.  Para efeito de comparação, o Moto Maxx da Motorola é bem menor e tem praticamente a mesma espessura e a bateria é de 3900 mAh, ou seja, ela é 33% maior que a do C5. Além disso, ele não tem nenhuma tecnologia de carregamento rápido.

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Especificações Técnicas

Veredito Final

O Xperia C5 Ultra Dual é um smartphone que possui ao mesmo tempo dois nichos diferentes de mercado: os dos phablets e dos que procuram uma boa câmera frontal. Levando em consideração esses dois aspectos, podemos dizer sem dúvidas que ele é um excelente aparelho. A tela enorme de 6 polegadas é de excelente qualidade e pelo fato de praticamente não ter bordas laterais, o aparelho é pouca coisa maior que concorrentes de outras marcas com tela de 5,5 polegadas. E no quesito câmera frontal ele é disparado o melhor do mercado, com uma câmera com lente angular, abertura f/2.2 e com um excelente nível de detalhamento, além do flash embutido.

Porém, se nenhuma dessas duas características é indispensável para você, o conjunto de hardware dele não justifica seu preço, pois na mesma faixa de preços há smartphones melhores, como o próprio Xperia Z3 ou Z3 Compact.

Sony Xperia C5 Ultra Dual – Onde comprar

O Xperia C5 Ultra Dual começou a ser vendido na maioria das lojas pelo preço sugerido de R$ 2.199, porém algumas semanas depois o preço já começou a reduzir. Vejam abaixo algumas lojas:

Ir para o comentário (45)
André Luiz

André Luiz
Editor

Formado em eletrônica, sempre se interessou por pequenos gadgets. Com a popularização dos celulares se interessou por suas possibilidades e há 8 anos escreve sobre tudo o que aprende deles na internet.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
45 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 6
    Mayara Prado 28/01/2017 Link para o comentário

    Alguém consegue citar um aparelho Android que tenha a câmera tão boa quanto a desse aparelho? O tamanho dele não daria certo pra mim, mas acho a câmera excelente.


  • marcelo moreira Moreira 1
    marcelo moreira Moreira 31/10/2016 Link para o comentário

    Ele tem TV digital?


  • leoleolobo 14
    leoleolobo 02/01/2016 Link para o comentário

    Bom. Comprei este aparelho. A dias. A um preço absurdo mas como. Acho ele muito bonito. Resolvi compartilhar com os amigos minhas impressões.
    O que gostei no meu aparelho.
    1-Designer
    Logo de cara a beleza e as linhas deste aparelho te chama a atenção fato.ele é lindo e só agora a Sony fez algo bonito nos seus aparelhos.
    2-tela.
    A tela é impressionante, a qualidade a iluminação também.
    3-Som
    O som tanto no fone.quanto nos speaks e suficiente limpo e claro não notei anormalidades.
    4- Câmera frontal sem comentários achei muito boa.vc terá que achar a iluminação melhor pós o flash não ajuda muito.
    5-Interfaçe
    O android apesar de defasado roda fluido e sem engasgos mesmo com muitas janelas abertas e apps
    5-botões virtuais com iluminação

    Não gostei

    1 preço.
    Muito caro. Apesar de lindo ele é muito caro. Se for comprar em lojas físicas pense bem no meu caso foi a única opção pois não tinha o dinheiro na hora.
    2-Bateria.
    Foi decepcionante saber que no máximo comigo ele durou 6horas( eu devia processar a Sony.)
    3- mau otimizado.
    O sistema da Sony não foi otimizado. ele travou no inicio dos jogos. Joguei subwaysurfies. Ele só da uma travada no inicio não mais que isso
    4-usa nano sim(tive que fazer a transferência dos números de micro-p-nano.)
    5 Esquenta ao usar a câmera.

    Daria pra melhorar a bateria mas a Sony tem espírito de porco.


  • 1
    Marckos Msr 19/12/2015 Link para o comentário

    Alguem aí teve problema com o tempo de carregamento da bateria?! O meu na segunda carga esta a 4 horas com 75% da carga ainda...


  • joao gabriel 1
    joao gabriel 06/12/2015 Link para o comentário

    Por que o c5 nao tem fone de ouvido?


  • 1
    Steh Suzan 04/12/2015 Link para o comentário

    o C5 é a prova d'Agua ??


    • Emanuelle Caroline 2
      Emanuelle Caroline 05/05/2016 Link para o comentário

      o cara passa horas escrevendo,e ele falou que nao era,vc so chega aqui e nao le a porra o texto! preguiça de gente assim!

      Mario R.


  • 4
    Bruno Contin 02/12/2015 Link para o comentário

    Comprei por 1499 na cisa. Ansioso para chegar. Pesquisei bem sobre o aparelho antes da compra.


    • 1
      Steh Suzan 04/12/2015 Link para o comentário

      ja chegou voce confia no site recomenda ele ?


  • 85
    Conta desativada 03/11/2015 Link para o comentário

    Bom smart, mas por esse preço ficava com um Xperia Z3 que ainda é excelente..


  • Douglas Roberto 8
    Douglas Roberto 30/10/2015 Link para o comentário

    Tava olhando a página do smart no site da Sony e nas especificações/itens inclusos na caixa e não vi falar em fones de ouvido, não vem? o.O


    • Douglas Roberto 8
      Douglas Roberto 30/10/2015 Link para o comentário

      É, fui ver umboxings e vem sim o fone mas não é intra, o que - pra mim - é um ponto a menos, mesmo com a qualidade que todos conhecemos de áudio da Sony, seja dos auto-falantes do cel ou dos fones de ouvido.


  • Sebastião 3
    Sebastião 30/10/2015 Link para o comentário

    Sinceramente tudo ia bem até que vi a capacidade "ridicula" dessa bateria para um smartphone de 6", full HD e Octa Core.

    Sinceramente não entendo o que os engenheiros tem na cabeça em dimensionar uma bateria dessa, eu lutaria por pelo menos 3600 mA no projeto deste aparelho.

    Por enquanto vou continuar com meu T2 Ultra mesmo.


    • 1
      Steh Suzan 04/12/2015 Link para o comentário

      a bateria dele descarrega facilmente ?


  • Igor Cardoso 20
    Igor Cardoso 29/10/2015 Link para o comentário

    Só uma curiosidade, quantos smartphones a Sony já lançou esse ano?


    • Alexandre Castro 17
      Alexandre Castro 30/10/2015 Link para o comentário

      m4 Aqua, c4, c5 ultra, m5, z3+/z4, z5, z5 compact, z5 premium. que eu lembre. mas nada comparado a samsung que já passou dos 30.

      Leonardo Alves


      • Diego 35
        Diego 01/11/2015 Link para o comentário

        E4/E4g também. só pra completar rs


  • 6
    Willy Camargos 29/10/2015 Link para o comentário

    Tenho um T2 Ultra e queria d+ trocar por esse C5 porem esse preço nao ta ajudando, talvez eu pegue um C4 mesmo daqui um tempo vai ta mais barato, dificil voltar p/ telas menores q 6", meu T2 ainda aguenta o regaço.


  • Making a Wish! 11
    Making a Wish! 29/10/2015 Link para o comentário

    Olhem o Zenfone Selfie antes desse C5.


    • Leonardo Alves 56
      Leonardo Alves 31/10/2015 Link para o comentário

      Custo x Benefício realmente é maior, mas ambos possuem distintos pontos de destaque.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.