Snapdragon 690: Qualcomm está levando 5G para smartphones mais acessíveis
A Qualcomm anunciou nesta quarta-feira, 17 de junho, o lançamento do seu mais recente chip 5G, o Snapdragon 690. Dado que os chips da série 600 tendem a estar em smartphones com preços entre $ 300 e $ 500, podemos concluir que o 5G está finalmente chegando à faixa intermediária mais baixa do mercado.
O SoC 690 5G segue os processadores Snapdragon 865 e 765 que possuem um modem 5G integrado. A Qualcomm diz que sua nova plataforma foi projetada para tornar as experiências dos usuários 5G ainda mais universal.
O Snapdragon 690 também suporta inteligência artificial e "experiências dinâmicas de entretenimento". A HMD Global, que fabrica smartphones da Nokia, LG Electronics, Motorola, Sharp, TCL e Wingtech, está entre os primeiros fabricantes a anunciar smartphones equipados com Snapdragon 690.
O novo sistema de modem RF Snapdragon X51 5G foi otimizado para a plataforma da série 6 para oferecer velocidades de conexão e cobertura 5G mais altas que a série 6 pela primeira vez. Ele suporta os modos NSA e SA, compartilhamento dinâmico de espectro e velocidades de download de até 2,5 Gbps.
Além do 5G, o Snapdragon 690 trará novas experiências móveis para a série 6, como o suporte 4K HDR (verdadeiro 10 bits) capaz de capturar mais de um bilhão de tons de cores e instantâneos de até 192 megapixels.
Também suporta telas de 120hz, taxas de atualização rápidas e experiências de IU suaves. O Snapdragon 690 está equipado com a mais recente 5ª geração do Qualcomm AI Engine, permitindo câmera e vídeo inteligentes, tradução de voz, imagens avançadas baseadas em IA e experiências de jogos aprimoradas por IA. Além disso, o chip 690 apresenta uma CPU Kryo 560 da Qualcomm, que oferece até 20% de melhoria no desempenho.
"Com mais de 375 produtos 5G lançados ou em desenvolvimento até o momento, usando as soluções 5G da Qualcomm Technologies, estamos promovendo a democratização do 5G em vários níveis, a fim de criar a próxima geração de câmeras, inteligência artificial e experiências de jogo mais amplamente disponíveis ", afirmou Cristiano Amon, presidente da Qualcomm.
"A expansão do 5G na série Snapdragon 6 pode tornar o 5G acessível a mais de 2 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo".
Juho Sarvikas, gerente de produto da HMD Global, disse: "Você pode esperar experiências 5G dignas desse nome, graças à nossa inovação PureDisplay e ZEISS Imaging, agora a um preço ainda mais acessível".
"Já vimos a Nokia implementando um chip Snapdragon 765G no Nokia 8.3 5G, mas em breve poderemos ver uma versão 5G da série Nokia 5.
A ideia é muito boa, mas antes de tudo, precisamos da tecnologia 5G no Brasil.
Interessante, e faz todo o sentido para todo tipo de gosto e principalmente bolso!
Realmente......5G no Brasil só lá para dim de 2022 e olha lá.