Os smartphones mais resistentes que passaram pelo Brasil

motoshiedtela
© nextpit

Poucos smartphones resistentes passaram pelo nosso mercado nacional. Apesar de hoje existirem marcas famosas como Kyocera, CAT e Blackview lançando aparelhos todos os anos, nenhum deles chega oficialmente por aqui. Vamos relembrar o passado com os celulares mais durões que já tivemos.

Brasileiro é descuidado. A gente paga uma fortuna obscena em nossos aparelhos, nos recusamos a usar uma capinha e uma película e derrubamos o smartphone no chão mais do que o sabonete. E não é só isso: nosso smartphone cai na água, cai na areia da praia, voa da mão em circunstâncias sobrenaturais. Eu realmente acho que deveriam ter mais modelos resistentes por aqui, mas aí as fabricantes ganhariam menos dinheiro, né?

motorola defy
Motorola Defy com um ar bem industrial / © Motorola

Linha Motorola Defy

A linha Defy abriu em 2011 a era dos smartphones Android resistentes no Brasil. E digo linha porque tivemos não apenas o Defy MB525, mas também o Defy Mini XT320 e o Defy+ MB526, ambos em 2012. A linha Defy era pequena, cabia bem na mão, e tinha um ar industrial que eu curtia muito.

Era o começo dos smartphones mais resistentes, e por isso o ar industrial servia bem para dar uma disfarçada nos detalhes pesados do aparelho, como tapinhas enorme de borracha, grande espessura e uma tampa traseira que tinha de ser presa com um botão de pressão. Sim, era à prova d’água mas você acessava a bateria. Isso sim que era coragem.

O grande problema era a interface que a Motorola insistiu por anos em cima do Android, a famosa Motoblur. Isso deixava os aparelhos da marca meio lentos, mas em 2011 era a melhor e única solução para os desastrados de plantão. A tela era grande para a época, 3.7 polegadas, vinha com o Android 2.3.5, e ele também aguentava umas quedas esporádicas.

xperia go
Um tijolinho resistente e compacto / © Sony (divulgação)

Sony Xperia Go

É difícil definir um Xperia preferido entre os mais antigos, mas posso dizer que o Go é um dos que mais gosto. Ainda lembro do evento de lançamento dele, onde aprendemos a cozinhar algumas coisas e pegávamos o aparelho mesmo com as mãos sujas de farinha ou molhadas.

  • Sony Xperia Go - Um smartphone à prova de verão

O Go já trazia aquela cara quadradona característica da Sony, e perto do Defy parecia muito mais moderno em visual, embora também fosse grosso graças às proteções contra quedas. Também era cheio das tampinhas de borracha para cobrir a conexão dos fones e das entradas para o chip e cartão de memória.

Era IP67 como o Defy, mas não dava acesso à bateria. Tinha uma tela de 3,5 polegadas, trazia Android 2.3 Gingerbrad e tinha excepcionais 8 GB de espaço interno, junto a uma bateria de 1350 mAh.

Android Samsung Galaxy S5 Active Might Arrive with 5 5 pouces QHD ecran image 01
Esse estilo camuflado não chegou ao Brasil, mas era bacana / © NextPit

Linha Samsung Galaxy S Active

Em 2013 a Samsung achou que já era hora de ter seu representante durável em nosso mercado, e inaugurou a linha Active aqui com o Galaxy S4 Active. A empolgação durou até o S5 Active, já que o S6, S7 e S8 da mesma linha não foram mais trazidos. De toda forma, a linha Active é uma linha respeito, pois não perde em nada para o topo de linha do ano.

  • Teste do Galaxy S4 Active - Até onde o smartphone aguenta o tranco?
  • Confira a comparação entre o Galaxy S4 e o Galaxy S4 Active

Assim, além de ser um super flagship, a linha Active também traz certificados especiais que cumprem com normas militares de resistência. Isso fez com que um aparelho como o S4 ganhasse 50 gramas e uma armadura externa digna dos soldados do filme Avatar usando os bípedes. Ele fica menos bonito mas quem precisa de resistência e desempenho não liga para isso.

Tanto no caso do S4 como no do S5, eles também ganharam botões físicos para a multitarefa e o voltar e a tela saiu de uma AMOLED para uma TFT mas, eram as mesmas 5 polegadas e o mesmo Android 4.2.2 Jelly Bean no caso do S4 e Android 4.4.2 KitKat no caso do S5. A linha Active foi uma evolução enorme em relação aos outros dois já citados.

androidpit MOTO Force 11
Robusto e com tela que não se partia, mas não era à prova d'água / © ANDROIDPIT

Motorola Moto X Force

Mais próximo dos dias de hoje, em 2015 a Motorola retornou fazendo alarde com sua novidade em resistência, o Moto X Force. Falando sobre a enorme quantidade de pessoas que quebravam a tela de seus aparelhos eles anunciaram sua tecnologia Shattershield, uma tela especial que não quebrava. Trata-se de uma película diferente que mistura plástico e vidro e que realmente não estilhaçava, mas riscava.

Se riscasse demais, bastaria ir a um quiosque e pedir a troca. Não conheço ninguém que tenha feito isso. O smartphone em si destoava da linha mais suave e arredondada que a Motorola vinha adotando, mas seu corpo robusto e com linhas agudas passava uma boa sensação de segurança.

Ele era à prova de quedas de até um metro e meio de altura, incluindo aí os componentes internos, mas não era à prova d’água, por mais estranho que isso possa parecer. Ele vinha com a proteção contra respingos que quase todo Motorola tem, mas não aguentar uma caída na pia é demais. Sua tela resistente trazia 5.4 polegadas e o sistema era o Android 5.1.1 Lollipop de fábrica.

Nokia 3310 blue
Isso sim é que era indestrutível / © Discostu (Wikipedia)

Menção honrosa: Nokia 3310

E já que estamos falando de resistência, por que não citar o mito? O Nokia 3310 nunca foi anunciado com qualquer característica de resistência, mas quem já teve um sabe de suas capacidades. Lançado nos longínquos anos 2000 ele não era resistente, era indestrutível. Se jogado em alguém, poderia ser caso de morte certa.

Durou anos nas mãos das pessoas mais desastradas de que se tem registro, e seu corpo compacto e arredondado ajudava na queda. Sua tela não se partia e ele continuava funcionando mesmo depois de rolar a escada incontáveis vezes. Está na hora de termos algo parecido lançado.

E você? Teve algum desses aparelhos?

Ir para o comentário (35)
Stella Dauer

Stella Dauer
Editora

Editora no AndroidPIT, criadora do EuTestei. Ama pombos, cães, animais em geral e absorve tecnologia no dia a dia. Usa smartphones desde quando a Nokia reinava.

Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
ÚLTIMOS ARTIGOS
Notificação por push Artigo seguinte
35 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Leandro 28
    Leandro 04/04/2018 Link para o comentário

    Tive o motorola Defy por bastante tempo, o bichinho era resistente mesmo, tirou fotos dentro de piscina, caiu inúmeras vezes, até em poça d'água no meio da rua, nunca nem arranhou a tela hahah
    O sistema era uma bosta, mas XDA developers tá aí pra isso, usei até android 4.4 nele, já tinha um LG G2 mas continuava mexendo no defy.


  • Rodrigo Calile 45
    Rodrigo Calile 03/04/2018 Link para o comentário

    3310 era mito msm hahaha


  • 15
    Gustavo Cherulli 31/03/2018 Link para o comentário

    Nokia 3310, já construí um barraco de madeirite usando ele de martelo !

    Júlio César Aragone Ligório


  • 40
    Conta desativada 31/03/2018 Link para o comentário

    Essa era a interface dos aparelhos da Motorola? Tão modificada, nem parece a interface atual!

    Amilton LopesConta desativada


    • Amilton Lopes 14
      Amilton Lopes 01/04/2018 Link para o comentário

      Não conheceu a motoblur? Sorte a sua! Haha

      CAVLeandro


      • 40
        Conta desativada 02/04/2018 Link para o comentário

        Nunca brother!


  • Adalberto Muniz 9
    Adalberto Muniz 31/03/2018 Link para o comentário

    Stella, não acredito que na menção honrosa você não colocou o Motorola i205, aparelho de tecnologia IDEN (antigos Nextel). Lembro que todos os motoboys da empresa tinham um. O aparelho resistia a tudo na mão deles, inclusive quedas no trânsito, com direito a carros passarem por cima! Depois era só montar novamente e usar! Tive até relatos de queda do 3º andar, sem maiores problemas!

    Conta desativada


  • 99
    Conta desativada 30/03/2018 Link para o comentário

    Tive o Nokia 3310

    Conta desativadaDavid CD


    • David CD 80
      David CD 30/03/2018 Link para o comentário

      Aí tem tempo hein.

      Conta desativadaConta desativada


      • 99
        Conta desativada 31/03/2018 Link para o comentário

        Bastante kkkk


    • 40
      Conta desativada 31/03/2018 Link para o comentário

      Tempos bons brother Robô!

      Conta desativada


      • 99
        Conta desativada 31/03/2018 Link para o comentário

        Eram mesmo rsrs

        Conta desativada


  • Giordano Santiago 38
    Giordano Santiago 30/03/2018 Link para o comentário

    Apoiadissima!


  • 3
    Ricardo Alvim 30/03/2018 Link para o comentário

    Da lista já tive o Defy Plus que realmente era bastante resistente e um aparelho bem razoável na época, apesar da pouca memória RAM, era de um tempo que a Motorola mandava até carregador veicular na caixa do produto e tenho hoje um X Force, que de longe, é o pior telefone que eu já tive. Desempenho medíocre, comparada as specs; bateria que na teoria é boa, mas na prática é mal otimizada; tela que não quebra, porém risca demais e hoje já não acha mais o shattershield para trocar; ferve aleatoriamente e por ai vai. Na teoria tinha tudo para ser um bom aparelho, mas o projeto em sí não é bom.

    LeandroConta desativadaCaio GramaConta desativada


  • 61
    Agnaldo 30/03/2018 Link para o comentário

    Infelizmente resistência e sinônimo de feiúra então acho que daqui pra frente os smartphones serão cada vez mais lindos e ao mesmo tempo frágeis como uma taça de cristal

    Conta desativadaDavid CDConta desativadaMarcelo NeriCaio GramaConta desativada


    • Thalles Henrique 24
      Thalles Henrique 02/04/2018 Link para o comentário

      Também acho que eles ficarão belíssimos... especialmente quando a nova e horrorosa moda de design (a.k.a.: "notch") finalmente acabar.


  • 4
    Bruno Mariano 30/03/2018 Link para o comentário

    tenho moto x force até hoje e é um super aparelho obrigado Android pit por lembrar.

    Conta desativadaCaio GramaConta desativada


  • Junior Fornazi 45
    Junior Fornazi 30/03/2018 Link para o comentário

    claro que tinha que ter a Nokia kkkkk.... celulares mitos da durabilidade.... o defy era isso duro na queda, tive uma em 2012 na mesma época conheci o nova Launcher que trazia uma interface muito mais leve do que o Motoblur....

    ótimo texto Stella

    Conta desativadaConta desativadaAgnaldoMarcelo Neri


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 30/03/2018 Link para o comentário

    ngm supera o Nokia 3310... se cair no mar causa Tsunami... se cair no chão causa uma cratera enorme pode mudar até a rotação da terra

    Conta desativadaConta desativadaConta desativadaMarcelo Neri


  • Kerssy Jhonnes Wistherpon 32
    Kerssy Jhonnes Wistherpon 30/03/2018 Link para o comentário

    Parabéns Stella, por nós lembrar desses mitos da resistência.

    Conta desativadaConta desativada

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.