Não é só o S9: os smartphones mais aguardados de 2018
Passou fevereiro e com ele se foi a MWC, feira mais interessante para os que acompanham o mercado da tecnologia móvel. Nele tivemos grandes lançamentos como o Nokia 8 Sirocco, Sony Xperia XZ2, Zenfone 5 e o aguardado destaque Samsung Galaxy S9. Mas não é só dessas marcas que os fãs de smartphones vivem, e ainda esse ano aguardamos muito mais aparelhos Android que vamos listar aqui agora.
Março
Xiaomi Mi Mix 2S
Por termos ainda pouquíssimas informações sobre o Mi Mix 3 da Xiaomi, boto na lisa o Mi Mix 2S, que já está certo de aparecer no dia 27 de março, em um evento em que a Xiaomi também deve anunciar o Mi7. O Mi Mix foi um dos primeiros a popularizarem a tela quase sem bordas, e deve continuar na mesma pegada.
Não deve adotar o notch – ao menos não no 2S – e a única mudança circunstancial deve ser a implementação do Snapdragon 845. Seria, então, mais um update do que um novo lançamento, incluindo aí a manutenção do visual, câmeras e outros.
Huawei P20
Também chegando em março em um grande evento, o P20 era chamado de P11 por ser o sucessor do P10. Entretanto, para chamar mais atenção, o nome mudou, mas o destaque mesmo serão as três câmeras traseiras que o aparelho deve trazer. Além disso, implementações de Inteligência Artificial devem seguir a moda.
A moda também chega para o P20 com o notch, que deve estar presente nesse modelo da Huawei. O lançamento deve chegar em sua versão padrão, Lite e Pro – essa última com a câmera tripla, que deve ter lentes Leica. O chip deve ser o Kirin 970, que de acordo com a empresa é 25 vezes mais rápido que a versão anterior, além de 50 vezes mais eficiente.
Maio
HTC U12
Em maio devemos ver mais marcas que não virão para o Brasil, e uma delas é a HTC, que já estava no país anteriormente. As expectativas para esse aparelho vão muito além do que ele próprio pois, com problemas financeiros, a HTC coloca nesse novo topo de linha as suas chances de recuperação.
Muitas das novas funções que já temos visto em outros aparelhos devem aparecer no U12, incluindo tela sem bordas, câmera melhorada e uma versão renovada de sua interface Android, a HTC Sense. Muito mais que isso não foi revelado, mas espera-se que seja um grande flagship, embora traga melhorias meio atrasadas em relação aos concorrentes.
Essential Phone 2
A polêmica do notch ajudou a Essential, que viu seu primeiro e único modelo até então cair de volta na boca do povo. Aproveitou para baixar o preço de seu PH-1 e deve vender um pouco mais do que o pouco que vendeu. A segunda geração de seu aparelho é esperada pelo fato de a Essential ser justamente a empresa de um dos criadores do Android, Andy Rubin.
Além disso, os rumores já dão conta de que o PH-2 abandone o notch que ajudou a criar, deixando para trás o que muitas empresas estão acabando de adotar graças ao iPhone X. Mas, acima de tudo, o que está sendo prometido para o novo Essential Phone é a correção de seus erros de software, câmera melhorada e mais inovação. Esperamos que o preço seja mais baixo.
Junho
OnePlus 6
O meio do ano deve marcar a chegada de um dos smartphones mais falados do momento, o OnePlus 6. Fora o notch que deve adotar – e que está causando guerra entre seus fãs –, esperamos o de sempre, ótimo processamento com preço acessível, além de updates rápidos com a interface Oxygen OS que utiliza sobre o Android.
Um dos destaques deve ser a melhoria do reconhecimento facial, design que adotará o vidro e Snapdragon 845. Após muito sucesso com o 5 e o 5T, a OnePlus já pode ser considerada uma empresa madura e pronta para competir plenamente com concorrentes de peso. O sucessor do 6, o 6T, deve chegar mais para o final do ano, e não temos informações sobre ele até o momento.
LG G7
Depois de barrar o lançamento do G7 em plena MWC, a LG deve estar pronta no meio do ano para mostrar seu flagship. Fotos e rumores apontavam para o uso do notch também pela LG, mas não se sabe ao certo se as informações são verdadeiras. O que sabemos é que ele está passando por uma grande reformulação para chegar competitivo ao mercado.
- Tudo o que você precisa saber sobre o Snapdragon 845
- LG G7: tudo que sabemos sobre o próximo carro-chefe da LG
A empresa deve tentar que ele seja o menor possível para deixar seu irmão V40 maior, e trazendo o chipset Snapdragon 845 e um display FullVision MLCD+ de 6.1 polegadas, com direito a carregamento sem fio. Espera-se ainda que o nome do aparelho mude, e que vejamos um pouco de Inteligência Artificial, como vimos no lançamento da MWC, o LG V30S ThinQ.
Moto Z3
Apesar de provavelmente, a essa altura do ano, já termos visto outros aparelhos da Motorola, seu topo de linha chega mais para essa data. Ainda não é certo se haverá uma versão simples, sem ser a Force, mas que um novo Z sairá, isso é certo. Eles deverão trazer tela de 6 polegadas sem bordas, e o Force deverá ter o Snapdragon 845.
Seguindo além de sua promessa, a Motorola deve manter o suporte aos Snaps, bom para quem já gastou dinheiro com isso, e deve inclusive seguir lançando gadgets. Nas imagens vazadas não parece haver suporte ao sensor biométrico, deixando a dúvida do que a Motorola irá adotar como segurança. Será que ela vai entrar na onda do reconhecimento facial?
Agosto
Sony Xperia XZ Pro 2018
Na MWC a Sony apresentou seus dois novos flagships, o Xperia XZ2 e o Xperia XZ2 Compact, mas deixou de fora o seu aparelho premium. Marcado para chegar nesse mês, o XZ Pro deve contar com o novo estilo de design da empresa e ainda ser o primeiro a ter tela sem bordas.
O display deve ser 4K, algo já esperado, com tamanho interessante de 5.7 polegadas e deve vir com o chip Snapdragon 845 (não aguento mais escrever isso), mas outras informações ainda não foram reveladas.
Nokia 9
Se você já gostou do Nokia 8 Sirocco e do Nokia 7 Plus, deve estar ansioso também pelo lançamento do Nokia 9, o verdadeiro topo de linha da empresa. Ainda mais porque o grande destaque deve estar nas câmeras, que seguem com a sua parceria junto à Zeiss e pode trazer um conjunto inovador de lentes e sensores para fotos sem precedentes (eita).
O conjunto interno contará com o Snapdragon 845, e a tela deve ter 5.5 polegadas OLED. A proteção contra água e poeira e uma bateria de 3.800 mAh são itens quase certos também. Com esse aparelho, a Nokia finalmente poderá competir de igual para igual com os concorrentes, mas se o preço seguir o Nokia 8, poderemos ter algo mais caro que os S9.
Samsung Galaxy Note 9
E falando em Galaxy, é nesse segundo semestre que o Note 9 dará as caras, trazendo especificações ainda mais robustas que a de seus irmãos S9 e Galaxy S9+. O que mais esperamos nesse supor topo de linha é o sensor biométrico atrás da tela, como alguns aparelhos da empresa Vivo já trazem.
Por ser um lançamento mais tardio no ano, essa seria a hora certa para vermos a primeira fabricante mais popular trazer esse recurso. Outras esperanças estão em uma S Pen com mais recursos e uma Bixby 2.0, Inteligência Artificial da empresa, melhorada. Sonhos distantes indicam uma frente totalmente em tela de vidro, e ainda uma tela dobrável.
Setembro
LG V40
Chegando para competir com o Note 9, o V40 deve realmente ser um pouco maior que o normal. A Samsung reina praticamente sozinha na categoria de phablets e a LG pode estar vendo aí uma chance de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Certamente deve ver com as funções de Inteligência Artificial ThinQ que deram uma nova versão a seu antecessor.
Não precisaria dizer, mas ele deve vir com o Snapdragon 845, além de uma tela de 6 polegadas com Gorilla Glass 6. Os modelos deverão vir com 6 GB ou 8 GB de RAM UFS 2.1. Também deve trazer som estéreo e câmeras de 20 e 16 megapixels.
Outubro
Google Pixel 3 e 3 XL
O ano fecha, por enquanto e apenas para os topos de linha, com os aparelhos da Google. Chegando juntamente com a versão final do Android P, eles são muito aguardados justamente por serem os smartphones oficiais da empresa mãe do Android, com sistema puro e intervenções geralmente benéficas do Google.
- Seja o primeiro a testar o Android P no seu Google Pixel; saiba como instalar
- Hands-on do Android P: ano novo, sistema mais novo ainda (agora em vídeo)
As apostas para eles, além da já confirmação do Android P, são câmeras ainda melhores (DxO vai ter que inventar algo mais alto que 100?), implementação de Inteligência Artificial e telas sem bordas. O design da linha nunca foi dos mais disruptivos ou modernos, mas esperamos ver algo belo para o final do ano. Mas o que é mais esperado, inclusive aqui, é a abertura da venda para outros mercado além dos que a operadora Verizon contempla.
E você? Quais aparelhos mais está esperando para esse ano?
Se o Zenfone 5z desembarcar no Brasil, é quase certeza que a Samsung perderá um cliente de anos, pois é o smartphone que pretendo comprar.
Queria tanto um OnePlus 6, mas essa testa nele regassou tudo :(
Só eu que nao tenho mais nenhum interesse em comprar mais smartphones? é tudo mais do mesmo, estagnou...
Pra quem tem um top de linha sim, mas pra quem tem um de entrada, tipo eu, é um sonho pegar num monstro desse.
Stella, texto muito bom, mas tem de corrigir um detalhe na matéria: o do Mark não é um ranking de 0 a 100, então os índices podem passar de 100. Recentemente eles avaliaram uma lente de câmera com 112 pontos, se não me engano.
Oneplus 6, vem em mim, monstro !!!
Se pudesse importaria um desses aí, principalmente o Nokia 8 Sirocco, ou o Nokia 9 quando for lançado. Um Huawei, ou Um essential não seria nada mau, sem contar ainda o Xiaomi.
Estou de olho no Mi Max 3 com telinha de 7 polegadas.
XZ Pro (que delícia de design) e NOKIA 9, aposto todas as minhas fichas nestes dois smartphones. Quanto aos outros? Medíocres, como sempre foram.
E boa sorte para a HTC.
Samsung vai perder muitos compradores com esses preços absurdos.
Se os outros aparelhos viessem para cá teríamos uma boa competição.
pra mim é o OnePlus 6 e o xiaomi mi 7
A Samsung não imitou a Apple com o tal do Notch. Isso é aclamado por quase todos...
Mas imitou os preços...
R$6.000,00 por um S9+...
Longe, muito longe da nossa realidade mesmo. Isso é no mínimo ridículo.
claro que não imitou, principalmente porque quem criou o notch não foi a Apple.......
Quando estou lendo as especificações e vejo o nome notch, já pulo para outro. Não aguento mais ver essa tela horrível.
Moto z3? ainda tem nego q compra moto? nossa
A Motorola é muito forte no Brasil Franco, é só ver as vitrines de lojas, no transporte público e nas ruas!
Só dá Samsung e Motorola.
Verdade.
É... Só que a Motorola ganha pelo custo X benefício (acho). No quesito recursos inteligentes ela perde. As câmeras da Motorola são péssimas, por exemplo.
No meu caso, meu primeiro celular da Samsung foi o S7 Edge. Cara, a qualidade geral do aparelho me fidelizou. Câmera, tela e tudo o mais são de alta qualidade. Eu criticava muito a Samsung, mas esse aparelho me fez mudar de ideia.