Relembre quais smartphones ficaram sem atualização cedo demais
Na semana passada, a decisão da Motorola, empresa da Lenovo, sobre não atualizar o sistema operacional do Moto G 2015 para a versão mais recente da plataforma chamou a atenção dos usuários aqui no site. Por isso, resolvi listar alguns smartphones de sucesso, que tiveram o update do SO interrompido cedo demais. Relembre a seguir momentos em que outros smartphones emblemáticos ficaram sem receber atualização do sistema operacional.
Samsung Galaxy S3
A última atualização do Galaxy S3 foi feita oficialmente pela Samsung em 2013, e deixou o dispositivo rodando com o Android 4.3 Jelly Bean. O Galaxy S3 foi anunciado em maio de 2012, e a versão 4.3 Jelly Bean em julho de 2013. O Android 4.4 KitKat, chegou em 31 de outubro de 2013, ou seja, um ano e cinco meses após o lançamento do S3 pela Samsung.
Na época, devido ao grande sucesso do carro-chefe da Samsung de 2012, a comoção foi geral. Mesmo o prazo oficial para o update do SO de smartphones tendo sido estipulado para até 18 meses após a data de lançamento destes, de acordo com a Google.
Em sua defesa, entretanto, a Samsung declarou que limitações da memória RAM do aparelho e o peso da TouchWiz foram as grandes causas para interromper o ciclo de updates do sistema operacional do Galaxy S3. E assim, milhares de usuários tiveram que trocar seus aparelhos por outros para contar com as versões mais recentes do Android.
No entanto, graças à comunidade de desenvolvedores do Android, várias ROMs alternativas foram e ainda estão disponíveis aos proprietários do Galaxy S3 e mantiveram, ou ainda mantêm, o aparelho atualizado.
Nexus 4
O Nexus 4 foi um dos smartphones mais populares da série Nexus, e muitos brasileiros tiveram a primeira experiência com o Android direto do Google com este aparelho, ou seja, sem modificações por parte da fabricante. Contudo, a última versão do SO que chegou oficialmente através do Google foi o Android 5.1 Lollipop, em meados de abril de 2015.
Contudo, como este aparelho é um dos queridinhos dos desenvolvedores do Android, a comunidade não só trouxe uma ROM customizadas com base no Android Marshmallow, como também na mais recente versão do SO, o Android Nougat. Para saber como fazer o novo Android rodar liso no seu Nexus 4, clique no link abaixo:
- Direto da comunidade: Nexus 4 ganha ROM para o Android 7.0 Nougat
Sony Xperia Z3
Agora, uma das maiores decepções será, sem dúvida em relação ao Xperia Z3. O carro-chefe da Sony da segunda metade de 2014 é embalado pelo processador Snapdragon 801 e, pelo fato desta CPU não oferecer suporte para o OpenGL ES 3.1, rodar a versão 7.0 do Android não será possível.
Aliás, o fato do Xperia Z3 ter sido escolhido para fazer parte do programa de testes da versão beta do Android N teve tudo a ver com a questão de suporte ou não da CPU ao sistema. Ao final dos testes, ficou provado então que smartphones embalados pelo Snapdragon 801 possuem limitações e, assim, não rodarão a versão mais recente do SO.
A notícia sobre o Xperia Z3 é realmente triste, visto que este é um dos smartphones com uma das melhores autonomias de energia do mercado.
Por fim, mesmo com o suporte da comunidade para trazer as versões mais recentes do Android para smartphones esquecidos pelas fabricantes, vale dizer que tanto a Google quanto qualquer outra empresa que utilize a plataforma Android tem responsabilidades sobre seus aparelhos. Logo, atualizar o sistema operacional com versões que apresentam bugs e prejudicam a performance dos celulares não é uma opção.
Nem sempre ter um dispositivo rodando a última versão do SO é uma vantagem
Em 2015, por exemplo, os dispositivos da linha Moto G 2013 e 2014 tiveram queda na performance, na autonomia de energia e diversos bugs com a chegada do Android 5.0 Lollipop. Aparelhos da Samsung, como o Galaxy S5, também tiveram um histórico parecido. Com isso, nem sempre ter um dispositivo rodando a última versão do SO é uma vantagem.
Além disso, updates de segurança são liberados pela Google mensalmente e, mesmo que um smartphone Android não receba a última versão do SO, estará seguro contanto que rode com a versão Android 4.0 ou superior. Contudo, sou da opinião de que um smartphone deveria ter atualizações do sistema operacional garantidas por pelo menos dois anos, assim como defende o Google.
Qual outro smartphone merece um lugar nesta lista na sua opinião?
O Moto G 2013 tem praticamente o mesmo hardware que o Moto G 2014, mas mesmo assim não recebeu o Android 6.0. Achei um vacilo da fabricante.
Mas esse vacilo que você colocou é o vacilo do aparelho ter mais de 24 meses de mercado, e 30 meses de vida.
É um vacilo que qualquer OEM comete.
O vacilo retratado no artigo é de dispositivos que mesmo no período de 24 meses não receberam 1 atualização majoritária sequer, ou poderiam ter recebido mais uma.
É Agindo assim que as fabricante nos vendem mais smartphones, e pra quem fala que a Apple atualiza por 4 anos, tentem abrir um aplicativo no iPhone 4s com o Ios 9 ou superior...As vezes receber a última versão não é assim tão positivo.
Moto Maxx Tbm ficou de fora da Lista :(
Quem puxa saco de fabricantes é muito idiota, sabemos q eles não tem Vontade nenhuma atualizar os aparelhos, mais fácil comprar um aparelho atualizado que atualizar um sistema de um, porque? Sempre tem tontos q gosta de compra o primeiro que aparece na frente.
Vamos pessoal alimentar essa maquina do comércio
Brincadeira esquecerem do G3
Saudades do meu S3 i9300 , colocava tantas roms por semana q perdia a conta por mês quantas colocava😂, a melhor foi a Miui V7
Fiquei surpreso de ver o Nexus 4 nessa lista, um dos aparelhos android que mais "viveu"
Oi eu tenho um galaxy j1 2016 vc sabe se ele vai receber o Android 6.0.1
Oi.
Então, o J1 2016 vai acabar ficando no Android 5.1.1 Lollipop mesmo.
O Z3 foi uma bomba da Sony, quiserem se desfazer logo dele pelos problemas de aquecimento, por isso não atualizaram.
Z3 bomba? Foi um dos maiores (se não o maior) sucesso que a Sony teve com um smartphone
Eu tive um Z3 e garanto que foi o melhor smartphone que eu ja tive.
Aquecimento? Acho que você tá confundido com o Z3+, vulgo Z4.
pobre s3 que eu tinha rs
Deixar o Moto G Turbo de fora foi sacanagem!
E tem o mesmo hw do moto g play que vai ser atualizado
Tbm não entendi isso...
Se o Snapdragon 801 não pode ser atualizado pro Nougat; pq o Moto G4 Play que roda o Snapdragon 401 será?
Por causa da arquitetura e não por ser 801 maior que 401. O 401 tem arquitetura 64bits e o 801 não - que é um dos principais requisitos para o Nougat. Fora algumas outras instruções e suportes que esse processador tem e o 801 não.
Essa foi a sacanagem suprema neste quesito.