Slack fight: precisamos mesmo de alto-falantes de qualidade nos celulares?
O Asus ROG Phone 5 ganhou a medalha de prata em relação à qualidade de áudio no teste do DxOmark. Entretanto, nossa equipe não achou os alto-falantes do aparelho tão bons assim... bom, nem toda a equipe. Por esse motivo, como parte da série Slack Fight, eu, Benjamin, e o editor francês, Antoine, tivemos uma acalorada conversa no mensageiro da firma sobre a qualidade dos alto-falantes dos celulares e se, de fato, precisamos de áudio de qualidade saindo direto do speaker dos smartphones.
Quem nunca entrou no busão ou no metrô e teve que participar involuntariamente da festa de outras pessoas? Com os alto-falantes do celular alheio tocando uma música que, talvez, você não desejasse escutar naquele momento? Pessoalmente, gosto de usar o speaker do smartphone quando estou em casa, e você?
Com o lançamento do ROG Phone 5, a Asus trouxe alto-falantes muito bons e recebeu a medalha de prata no teste de áudio DxOmark, ficando atrás apenas do Black Shark 4 Pro (1º) e do Xiaomi Mi 10S (2º). No entanto, isso gerou uma discussão na nossa equipe sobre a real necessidade disso e, sem delongas, você confere o resultado deste embate via Slack.
Round 1: os alto-falantes dos celulares são práticos demais para não serem usados
Ben: Hey, Antoine, você viu que o ROG Phone 5 recebeu a medalha de prata pela qualidade de áudio no DxOMark? Você testou os alto-falantes? O que achou?
Antoine: (Sem uma saudação) Como se eu me importasse com isso!
Assim, entendo que alto-falantes melhores possam ser um ponto de venda aos olhos de algumas pessoas, mas na minha opinião, isso não importa quando o assunto é smartphone.
Quando se trata de ouvir música em viagem ou para o entretenimento doméstico, a maioria das pessoas utiliza fones de ouvido de qualquer forma. Eu moro em um apartamento compartilhado, então eu quase nunca desconecto meus fones de ouvido do computador ou do celular quando assisto um filme. Nem mesmo quando estou jogando no celular à noite ou ouvindo música/podcast enquanto cozinho.
E fazia a mesma coisa quando morava sozinho! Eu não queria perturbar meus vizinhos e mantinha meus fones de ouvido a maior parte do tempo. Vale realmente a pena para um fabricante investir dinheiro extra em um alto-falante para smartphone? Penso que não.
Ben: Credo, esse é um ponto de vista limitado! Eu moro sozinho e me preocupo com os meus vizinhos. Mas, por exemplo, quando estou tomando banho ou quando chego em casa depois do trabalho e simplesmente me deito na cama, é muito mais fácil assistir vídeos ou ouvir música no meu celular.
Não há necessidade de conectar os fones de ouvido ao aparelho (grande vantagem no chuveiro), não há necessidade de conectar alto-falantes Bluetooth, e a qualidade de áudio dos smartphones mais novos é decente. Suficientemente adequado para entender o que está sendo dito. Porém, penso que existe uma demanda reprimida dado que muitas pessoas utilizam os speakers dos celulares em locais públicos, sem respeitar as outras pessoas.
Antoine: Certo, concordo que existem alguns casos em que poderíamos usar alto-falantes do celular. E não estou dizendo que devemos nos livrar completamente destas ferramentas. Mas não estamos falando de alto-falantes em aparelhos celulares de forma geral, estamos? Estamos falando de alto-falantes de alta qualidade, com som estéreo e Dolby HD. Você realmente precisa de um alto-falante de qualidade para ouvir música enquanto toma banho?
Para mim, ouvir música em um alto-falante do celular é tão idiota quanto assistir a um filme de 4K em uma tela de 6 polegadas de um smartphone. É legal que você possa, mas realmente não acredito que seja necessário dado que a experiência ficará abaixo do esperado.
Ben: Ah, eu realmente pensei que você removesse os alto-falante de um celular novo direto da placa mãe, Antoine!
Mas voltando ao tema: especialmente quando assisto a vídeos na cama, muitas vezes desejo ter melhor qualidade de áudio. Por isso, fiquei muito frustrado ao testar um celular intermediário há poucos dias quando percebi que só oferecia um alto-falante mono. Isso é simplesmente decepcionante.
Mas é especialmente decepcionante quando você compra um smartphone caro e depois o som é uma completa porcaria. Isso estraga a definição de "premium". E bons alto-falantes oferecem benefício o tempo todo, pois a não ser que você utilize o celular no modo silencioso o tempo todo, o smartphone emite som para alertas de notificações e chamadas.
Mas tudo bem, agora gostaria de abordar outra questão.
Antoine: Espera aí, não tão rápido! O que estou dizendo é que preferiria que as fabricantes se voltassem aos conectores com um quad DAC, que permitem conectar bons fones de ouvido e ouvir áudio no formato FLAC, em vez de investir toneladas de dinheiro em alto-falantes que ninguém vai acabar desfrutando de qualquer forma.
Se a qualidade é importante, por que alguém nem sequer se importa com alto-falantes no celular?
Ben: Eu penso que você precisa pensar um pouco mais sobre o uso que a maioria das pessoas faz dos celulares, amigo. Alguém que se autodenomina um audiófilo nunca usaria os speakers do celular de qualquer forma. Eu entendo isso totalmente.
Mas qualquer pessoa de 20 e poucos anos que deseja apenas ouvir suas músicas favoritas adoraria melhorias a esse respeito. Afinal, é isso que torna os smartphones tão grandes: uma multiplicidade de funções em um pequeno dispositivo!
Antoine: Mas esse é exatamente o meu ponto de vista. O argumento para melhores alto-falantes de smartphone é apenas algo que interessa aos audiófilos!
A maioria das pessoas não quer melhores alto-falantes, elas podem querer apenas que sejam mais altos.
Mas a questão da qualidade não é um grande problema para a maioria delas na minha opinião. É realmente uma questão de "nicho".
Round 2: alto-falantes Bluetooth e smartphones precisam se tornar um só!
Ben: Embora não tenham sido realmente bem-sucedidos, gosto do conceito básico dos Moto Mods da Motorola. Essa é uma otimização dos recursos do smartphone, na qual você basicamente coloca um alto-falante Bluetooth conectado ao celular.
Será que se os smartphones tivessem qualidade de áudio semelhante aos alto-falantes Bluetooth, nós usaríamos eles com mais frequência? Talvez para quando você estiver encontrando as pessoas no parque e precise de música de fundo?
Antoine: Depende. Estou falando de som de alta qualidade! Provavelmente teremos que esperar muito tempo até que o pequeno espaço dedicado para o speaker em um smartphone também permita integrar componentes que sejam suficientemente bons para oferecer bom desempenho e, ao mesmo tempo, ótima qualidade de áudio.
Quando se trata de som, o tamanho é importante! Não vejo ninguém que goste de andar por aí com um smartphone BoomBox desajeitado só para ter drivers de áudio grandes o suficiente para uma melhor qualidade de som!
Mas claro, se a qualidade de áudio dos alto-falantes dos smartphones pudesse eliminar outro produto do nosso ecossistema de gizmos tecnológicos, então sim!
Ben: Quem sabe o que o futuro trará, né? Por exemplo, a tecnologia de transmissão de som do Noveto pode um dia ser pequena o suficiente para caber em um celular. Assim, teríamos qualidade de áudio semelhante ao dos fones de ouvido através dos speakers do smartphone, sem precisar de grandes drivers e outras coisas.
Pode ser uma das grandes melhorias do futuro, pensando na tendência de crescimento do streaming e dos podcasts.
Round 3: melhor integração de hardware como troca?
Ben: Um bom compromisso nestes casos é exatamente o que empresas como Samsung e Oppo fazem: oferecer um hardware de qualidade como adicional ao pacote de compra dos aparelhos.
Eu testei o Galaxy Buds Pro com o Galaxy S21+ e foi super fácil de conectar. Pude carregá-los usando o próprio celular e a Samsung até oferece multipareamento entre dispositivos. Pude perceber que estava usando os fones de ouvido com mais frequência em vez de usar os alto-falantes do smartphone, porque a integração era melhor.
Esta poderia ser uma abordagem futura para integrar fones de ouvido ao celular. A Xiaomi já registrou uma patente para isto - são basicamente fones de ouvido que podem ser acoplados ao smartphone da mesma forma que a Samsung integra a S Pen aos modelos da linha Galaxy Note.
Antoine: Honestamente, você se perdeu agora!
Um par de fones de ouvido dedicado para um dispositivo pode melhorar a experiência em termos de conectividade e confiabilidade contínuas, sim!
Mas como isso melhoraria o som? Os próprios fones de ouvido sem fio teriam que ser melhores, e agora isso não é realmente um problema. Afinal, você já pode encontrar fones de ouvido com ótima qualidade de som. A integração com uma marca de dispositivo específica só afetaria a operação (emparelhamento, etc.), não o som.
Meu ponto, entretanto, é que tudo depende do que você vê como um smartphone. Eu o vejo como um dispositivo primário para consumir mídia ou como um centro de controle de um ecossistema de produtos já existentes e mais poderosos.
Preciso de melhores alto-falantes no meu celular se uso meus fones de ouvido a maior parte do tempo? Não!
Preciso de Alto-falantes melhores se assisto filmes no meu smartphone à noite em vez da minha TV? Sim... possivelmente. Mas será que isso vai realmente melhorar essa experiência quando já é tão limitada por natureza?
Por exemplo, eu realmente preciso de um display de 144 Hz para jogar um game no celular a 30 FPS? A experiência de imersão já é muito limitada. Será que uma atualização de hardware melhorará isso significativamente? Eu penso que não!
Fim de papo!
Agora queremos saber a sua opinião! O que você pensa sobre o assunto? Responda as enquetes distribuídas no corpo do artigo e acalore ainda mais essa discussão usando a nossa seção de comentários!
Quando estou em casa sozinho, utilizo os alto falantes que possuem som estéreo do meu smartphone. É muito bom ouvir música sem precisar utilizar os fones de ouvido, que só utilizo quando é para ouvir rádio FM e precisa deles como antena, ou assistir algum vídeo do YouTube. No mais, ouço muita música pelos saída de som do meu dispositivo. Quase tudo que o telemóvel oferece eu utilizo, se tem, acredito que seja para uso.
Pelo menos para mim, speakers altos são uma necessidade porque sou deficiente auditivo
Sou bem exigente com alto falantes, pois ouço música também pelo aparelho e pelo preço que pagamos, todos devem ter um bom som estéreo.
Eu pessoalmente não gosto de usar o smartphone diretamente pra consumo de mídia, tampouco pra jogar algo então não ligo muito pra qualidade dos speakers.
Pra ouvir música uso headphones, pra ver conteúdo geralmente uso meu tablet pois gosto de telas grandes e ele tem speakers muito melhores caso eu não use um fone de ouvido ou uma caixa de som dedicada.
Eu devo ser raridade pq é muito raro usar o speaks se não for em ligação. Embora o Pixel 2 tenha speaks maravilhosos. Sendo estéreo com um qualidade boa já está valendo para o meu pouco uso.
Também estou nessa, speaker do smartphone só pra ligações e olhe lá.
Um bom sistema de som para assistir um vídeo no YT acho válido, mas concordo com a Camila iot é o futuro
Quanta bobagem transformar uma conversa de chat em matéria...
Obrigada por compartilhar a sua opinião, mas a maioria das pessoas gosta deste formato. Nossa ideia é oferecer algo diferente mesmo, nem todo mundo curte! ;)
Com conhecimento no assunto afirmo que o grande calcanhar de Aquiles nos smartphones sempre foram sua péssima qualidade sonora, e somente um modelo conseguiu resolver isso, que foi a linha Moto Z com o acessório Moto Snap JBL SoundBoost Speaker, que transformava o celular em um micro-system. Mas agora surgiu o Xiaomi Mi11 equipado com SOUND BY Harman/Kardon, e fica a indagação será que esse sistema vai superar o Snap da extinta Moto Z ( eu duvido ! )
Os Moto Snaps eram realmente uma ótima ideia, mas ainda assim foram parte de um segmento. Ainda acredito que a solução virá de sistemas IoT, quando podemos nos conectar sem nem perceber às coisas ao nosso redor.