Samsung não tem obrigação de atualizar celulares antigos, diz tribunal
A pontualidade com as atualizações do Android é sempre um assusto, digamos, bastante polêmico. Mesmo aquelas que investem em um software menos modificado acabam tropeçando na hora de manter todos os modelos à venda rodando com a versão mais atual do sistema. Na Europa, contudo, a Samsung venceu uma ação que a obrigava a manter seus smartphones atualizados por pelo menos quatro anos.
Tudo começou com uma reivindicação do Consumentenbond, um grupo que representa consumidores Holandeses. Segundo eles, a Samsung não estava sendo clara com seus usuários a respeito das práticas para manter seus produtos atualizados, nem em seu site e ou em outros meios de comunicação. Assim, segundo a ação, a Samsung teria de modificar sua política de atualizações e manter celulares atualizados por até quatro anos a partir da data de lançamento oficial.
Acontece que o tribunal não conseguiu identificar que a ausência de atualizações a longo prazo seria um problema sério ao usuário, que pudesse impactar na sua segurança ao usar modelos que não rodam as recentes versões do Android.
Segundo a corte, o Google libera pacotes específicos que protegem esses dispositivos contra ataques ou brechas mais graves e, aparentemente, o Consumentenbond não foi capaz de indicar uma ligação entre a irregularidade na distribuição desses pachtes e uma suposta ameaça aos usuários.
A vitória foi mista, mas o assunto em si ficou mais vantajoso para o lado da Samsung. Sabemos que, apesar de não ser oficial, a fabricante costuma atualizar intermediários premium e topos de linha para até duas novas versões do Android após seus respectivos lançamentos, enquanto modelos mais básicos recebem uma única grande atualização.
A questão se manteve basicamente dessa maneira, com a Samsung assumindo o compromisso de manter seus produtos regularmente (e não obrigatoriamente) atualizados por até dois anos e, além disso, ela foi obrigada a colocar no topo do seu site oficial para a Europa a política de atualização de seus smartphones em destaque.
Achou a decisão justa? Acha que a Samsung tem se tornado mais pontual com as atualizações?
O software da samsung tá mesmo um dos melhores do android, eu só fico chateado com alguns aplicativos que não dá pra desativar, tipo o Samsung note (Prefiro o google keep) ou a galeria (prefiro o google fotos)
Realmente ela era bem mais tranquila nesse assunto antes do Android KitKat.
Atualmente, tranqueiras como o Galaxy Apps, Smart Tutor e o Mecanismo de Texto para Voz dela (por exemplo) não é possível desativar com facilidade, tendo que apelar para apps como o Package Disalber Pro.
A Samsung Experience é muito superior do que qualquer Android puro na versão mais atual! Agora o que precisa ter constantemente são os patch de segurança!
qualquer coisa é só usar uma custom ROM... veja Galaxy S2 S3 tudo atualizado graças as ROMs customizadas
Brother Deivis, só por curiosidade, quais "features" que a Samsung oferece que tornam a experiência de uso tão superior assim ?
Minha pergunta não é maldosa. É uma dúvida legítima, porque há anos não uso um smart da Samsung, e realmente não sei o que a interface dela abarca e que torna a experiência tão única como os usuários dizem.
Sei que a Samsung faz celulares bons (pelo menos os tops). Display excelente, câmera de altíssima qualidade, design bonito, etc.
Mas qual a vantagem da interface ? Que tipo de funcionalidades são úteis e que não são contempladas em um Android puro ?
Ramon vc so vai obter essa resposta se vc mesmo usar o android puro uma vez , ai vc vai começa a sentir falta de coisas bestas q tinha no samsung mas no android puro vc e obrigado a baixa app pra fazer ....
Nunca usei o Android 100% puro, mas tenho uma experiência com o QUASE puro. Usei durante 2 anos o Moto X Play (lançado na época em que não era Lenovo e o Android era bem próximo0 do stock) e atualmente uso a Oxygen OS, que também é bem próxima do Android Puro, com poucas modificações.
Minha dúvida era de que tipo de coisa a Samsung oferece e que para essas interfaces mais limpas é necessário baixar outros apps para fazer.
Apagar contatos em série, que é tão simples num Samsung se torna enfadonho num Lenovo, por exemplo.
Isso de apagar múltiplos contatos existe nos dispositivos da Motorola sim!
Ae Juninho tá entregando a rapadura...
Mas a Samsung não atualiza o Android nem no top de linha. o meu é um Note 8. Até agora, nada de Android atualizado. Enquanto celulares inferiores, já saem de fábrica com o Android mais novo. pensando seriamente em voltar para Apple.
Calma lá.
O Note 8 já tem o Oreo, e tá com o P garantido.
Só não chegou no Brasil, ainda.
E ele ainda não ter recebido não tem nada a ver com aparelhos novos com especificações inferiores saírem com o Android Oreo.
pois é , pessoal confundi a samsung global com a samsung brasil
O prazo estipulado pelo Google para correção de segurança e atualizações de sistema é de 24 meses.
São muitos recursos sendo gastos e muito tempo perdido mantendo smartphones que saíram da linha de montagem e se tornaram obsoletos atualizados.
E sabemos que cada smartphone tem os seus dias de glória...
O correto seria por até três anos, os da série S, a linha Note e a A. Mas, para ela não é muito vantajoso, então, vai de até duas atualizações.
Pelo menos os aplicativos são sempre atualizados, pelo menos a maioria.
os super uteis app da samsung?
aqueles que ajudam celulares baratos a ficar sem memoria e lentos?
Os celulares da Samsung não travam mais tanto assim!
Eu tenho um J5 Duos 2015 até hoje, agora na reserva, rsrs. Celulares tão brutos hoje, dando conta do recado desses sistemas cada vez mais pesadões.
Indubitavelmente a Samsung evoluiu no quesito atualizações de OS e de segurança nos últimos 3 anos.