Samsung Galaxy S9 vs. Galaxy S8: quase gêmeos
Apesar das críticas, o Galaxy S8 vendeu bem. Agora, seu sucessor, o Galaxy S9, acaba de chegar ao mercado. Quais pontos em comum existem entre ambos? Será que vale o upgrade do S8 para o S9? Descubra no comparativo a seguir.
O S8 e o S9 são basicamente gêmeos, pelo menos no que diz respeito ao visual. Existe uma nova cor roxa, mas de resto, o projeto adotado pela Samsung é o mesmo. Dimensões, tamanho da tela, bordas, peso, quase não existem diferenças notáveis por aqui. A fabricante otimizou os dois principais métodos de desbloqueio do dispositivo: íris e reconhecimento facial. Quem precisava fazer malabarismo com as mãos só para desbloquear o S8 através da biometria, certamente ficará satisfeito com a nova localização do sensor no S9.
Sobre as câmeras: ao contrário do S9 Plus, o S9 convencional não conta com câmera dupla. A resolução, contudo, é a mesma encontrada no S8, mas com algumas modificações, como o sensor com abertura variável que alterna entre f/ 2.4 e f/1.5, melhorando assim o desempenho do sensor em cenários com iluminações diferentes. O Super Slow Motion, trazido ao mundo pelo Xperia XZ Premium, entra para a série S9 com uma pequena limitação: filmando em 720p (HD). Quem gosta de vídeos encontrará alguns diferenciais no Galaxy S9, mas o S8 será uma ótima escolha de compra ainda em 2018.
Iguais em números
Olhando para as especificações de ambos fica claro que não existem diferenças expressivas, ao menos em números. O Snapdragon 845 é apenas um pouco mais rápido do que o Exynos 8895 que a Samsung usou no ano passado. A memória RAM é de 4GB. A bateria é a mesma, logo, a durabilidade energética do novo dispositivo deve ser quase a mesma de seu predecessor. Com relação ao software, até o Galaxy S9 chegar às prateleiras o Galaxy S8 já terá recebido o Android Oreo em muitos países, inclusive no Brasil.
Galaxy S9 vs. Galaxy S8: especificações técnicas
Galaxy S9 | Galaxy S8 | |
---|---|---|
Processador | Snapdragon 845 | Snapdragon 835 |
Display | 5.8" Super-AMOLED, QuadHD+, 18,5:9 |
5.8" Super-AMOLED, QuadHD+, 18,5:9 |
Câmera | Frontal: 12 MP, OIS, f/1.5 - f/2.4 |
Frontal: 12 MP, OIS, f/1.8 Traseira: 8 MP, f/1.8 |
Armazenamento | 4 GB RAM, 64 / 256 GB + microSD | 4 GB RAM, 64 / 64 GB + microSD |
Bateria | 3.000 mAh | 3.000 mAh |
Software | Android 8 Oreo | Android 8 Oreo (atualizando) |
As diferenças essenciais do S9 estão no software, e não no hardware. Em particular, temos a Bixby mais desenvolvida e integrada com o sistema. O software da câmera também está mais inteligente e traz mais recursos no modo profissional.
Vale a pena atualizar para o Galaxy S9?
É claro que para um veredito mais consistente, nós teremos que passar alguns dias com o Galaxy S9 e o S8 juntos, o que ainda não aconteceu até o momento. Tivemos apenas alguns minutos com ambos, mas o que foi suficiente para esclarecer alguns pontos. Muito provavelmente, vocês terão que esperar mais algumas semanas (ou meses) para conseguir pegar ambos os modelos nas mãos e tirar suas próprias conclusões.
Dito isso, tudo o que está presente no S9 está no S8, com a vantagem de vários pontos estarem mais otimizados no novo modelo. Ao menos nesse primeiro momento, quem já tem o S8 muito provavelmente não terá motivos para investir no S9. Ao menos que o S9 nos prove o contrário durante os testes.
Você faria essa troca? Acha que o S9 vale mais a pena que o S8?
Apenas um detalhe na comparação das câmeras, A abertura do S8 é de f/1.7 tanto na traseira quando na frontal e não f/1.8 como descrito no comparativo.
Estou pensando em comprar um s8 tendo em vista que ela está com preço a dar uma leve despencaram, mais estou em dúvida se vale mesa pé a ou devo esperar para comprar um s9, o que me dizem?
Acabei de trocar meu S7 Edge por um S8 + com 128 GB por conta de uma oferta relâmpago da Samsung. Não o troco pelo S9+, talvez pelo S11 e olhe lá. O S8+ me atende com sobras, para armazenamento, email, leitura de documentos, redes sociais, fotos... para o meu uso não preciso de fotos melhores do que o S8+ produz. O S7 Edge que já era ótimo, ficou com a minha mulher que está adorando.
Mais do mesmo pelo dobro do preço.
Troquei meu Amado Note 5 pelo poderoso S8 Plus com 128 Gb de memória há dois meses. Uso muito o aparelho para e-mails, WhatsApp e ligações, e raramente não chego ao final do dia com ao menos 20 a 25% de bateria. Sinceramente, tenho certeza que nem a própria Samsung teria argumentos para me convencer a comprar o S9. Sair do S8, talvez só pra o S11 ou S12...
Acho que esta foi a menor diferença entre dois aparelhos da linha S.
Quem tem o S8 não deve nem pesnar em trocar pelo S9. Quem tem o S7 pode até pensar por causa da tela infinita, mas só isso. De resto, o que está melhor nos irmãos mais novos é imperceptível no dia a dia.
E quem não tem nenhum da linha S assim como eu?
Hhahahahahaa!
Tenho o s7 e meu pensando é esse pegar o s9 mas acho q é melhor esperar a versao s10(ou sei la ql nome) pra pegar o s9.
E com isso, o S7 oficialmente esta obsoleto
Ainda não, na minha opinião... Isso sem contar que o preço que já estava baixo vai despencar. Ganha de muitos intermediários atuais, e não vejo como obsoleto.
Absoleto não, mas certamente vai sair de linha já...
André, não concordo. Só a tela infinita, mas de resto, a diferença é muito pequena. Só nós que somos apaixonados por tecnologia que percebemos. O grande público não vai perceber nada.
Teu nariz s7 ta top aqui zé .
finalmente samsung chegou no nível da apple, lançar o mesmo smartphone dizendo que é melhor por 50% a mais no preço.
Nem penso em trocar o meu S8 Plus! Atende em tudo. E o que fala em travar... Até Windows trava.
Por curiosidade, brother.. Como é o desbloqueio? É difícil posicionar o dedo no leitor? Ou é questão de se acostumar?
Não sou o Rodrigo mas essa eu respondo... No começo dá um pouco de raiva mas depois que acostuma nem faz diferença... Acaba sendo como qualquer outro leitor na traseira... Mesmo assim não é a melhor posição mesmo, tanto que a Samsung mudou no S9.
É só colocar uma capinha e pronto. Os nichos do sensor biométrico e da câmera ficam (“tatilmente”) distintos... pelo menos pra quem pega com a mão esquerda, é só deslizar da esquerda para a direita e o dedo já cai no “buraco” do sensor biométrico. 😎
Não digo nem travar, mas windows 10 tá dando muita tela azul ultimamente...