O que muda entre o Galaxy Note 9 e o Note 8? Nós fizemos o comparativo
Todos os anos, os fãs da série Note enfrentam a questão: o novo Galaxy Note vale o upgrade? Este ano não é a exceção. Será que a Samsung está oferecendo inovações verdadeiras e valor agregado suficientes para fazer com que os usuários do Note 8 migrem para o Note 9? Descubra a seguir.
Gêmeos em aparência
Com relação ao design, você ficará bastante decepcionado se estava esperando por uma mudança radical entre o novo modelo e seu predecessor. Tudo permaneceu do mesmo jeito, exceto pelo fato do Note 8 ser ligeiramente menor e mais leve. A mudança de 0,1 milímetros no tamanho da tela sequer é perceptível numa comparação direta.
A única diferença notável, com relação ao visual, encontra-se na parte de trás de ambos os dispositivos. No caso do Note 9, a Samsung colocou o sensor biométrico centralizado debaixo da câmera dupla. O Note 8 torna o acesso ao sensor um pouco mais complicado, visto que ele está alinhado às câmeras e acaba confundindo um pouco o usuário.
Processamentos diferentes
As coisas mudam um pouco mais quando olhamos para suas especificações. Temos um upgrade de processamento com diferentes gerações do chipset Exynos. O Note 8 usa o 8895, enquanto o Note 9 é embalado pelo Exynos 9810, ambas as versões fabricadas em processo de 10 nm e contam com tecnologias semelhantes, embora o modelo mais novo seja o único a vir com quatro núcleos, de oito, voltados para alta performance com clock de até 2,3 GHz.
De acordo com a ARM, as placas gráficas também entregam resultados diferentes, sendo a Mali G72 MP18 melhor que a antiga Mali G71 MP20. O Galaxy Note 9 é vendido com 6 GB de memória RAM, sendo a maior capcidade entre ambos.
Câmera com abertura variável
O Galaxy Note 8 foi o primeiro da série a contar com sensor duplo. O Note 9 não traz nenhuma tecnologia inovadora nesse sentido, além da abertura variável herdada do Galaxy S9+. Esse recurso abre mais possibilidades do usuário ter fotos com maior nitidez e mais flexibilidade em termos de variação de iluminação.
Outro ponto que difere os modelos é a presença do Super Slow Motion, que grava vídeos em 720p a 960 quadros por segundo. O Note 9 tem alguns recursos exclusivos nesse sentido, como o reconhecimento automático de certos cenários e situações de cenas em geral.
S Pen com Bluetooth e áudio AKG
Ao contrário do Note 8, o Note 9 tem alto-falantes estéreo e não mono. O novo modelo tem as saídas mixadas pelo sistema de som da AKG e contam ainda com o sistema de equalizador da Dolby Atmos, conferindo maior profundidade e imersão ao som que é reproduzido.
É negável que o maior destaque do Note 9 é, contudo, a Pen com Bluetooth. Antes, a caneta stylus funcionava com apps selecionados pela Samsung e com certas limitações, apesar de ser o acessório mais completo da categoria em termos de usabilidade e precisão. Agora, a nova S Pen pode ser conectada a outros acessórios Bluetooth e pode ser usada como um controle remoto ou, mais futuramente, poderá ser integrada com apps de terceiros graças aà abertura de sua API aos desenvolvedores.
Isso permitirá que futuramente, por exemplo, você consiga usar a S Pen dentro do WhatsApp, ou com recursos exclusivos do Instagram ou de outros serviços e redes sociais. É claro que essa é uma segunda parte reservada para planos futuros.
Melhor bateria
Sabemos que 4.000 mAh não é a maior capacidade do mercado, mas, analisando os precedentes da série Galaxy note, incluíndo o desastre ocorrido com o Note 7, podemos concluir que a bateria do Note 9 é sim generosa. A mudança entre um e outro modelo nesse sentido se refere a segurança prioritariamente e, com isso, usuários poderão passar algumas horas extras longe do carregador em comparação com o Note 8. As tecnologias de gestão de consumo e de carregamento são as mesmas em ambos os dispositivos.
Conclusão
Nesta breve comparação, você já pode ter uma ideia dos principais recursos que separam o Note 8 do Note 9. É claro que alguns pontos serão analisados quando publicarmos uma segunda versão deste comparativo, como o resultado das câmeras e a performance no geral. Mas, se você está começando a pensar na troca de um pelo outro, já pode levar os pontos deste comparativo em conta.
A mudança aqui é quase a mesma lógica da época que os usuários precisavam escolher entre o Galaxy S6 e o recém-lançado Galaxy S7, ou entre o Galaxy S8 e os novos Galaxy S9. Quem está vindo do Note 5, contudo, encontrará um oásis com o Note 9.
Você trocaria do Note 8 para o Note 9?
A refrigeração líquida do note 9 infuencia muito comparada a aparelhos que não tem refrigeração líquida?
Não sei o porque tanto espanto (principalmente pela mídia especializada), sobre a quase nenhuma mudança do design do Note 9 em relação ao Note 8?
As mudanças de design efetuada pela Sammy segue uma lógica (apenas em seus flagships, infelizmente). Assim como foi com os S6/S7 e S8/S9 as mudanças de design são feitas de dois em dois anos, o que eles chamam de TIC TOC (estão no ano TOC, apenas com um face list dos devices). Grandes mudanças pedem ser aguardadas para o ano que vem (ano TIC).
E isso não é uma "invenção" da Samsung. Outras grandes empresas fazem o mesmo com alguns dos seus produtos, como por exemplos a Toyota e Honda em relação aos Corollas e Civics, respectivamente. Remodelam os veículos, aguardam dois anos e fazem o facelist e depois de mais dois anos fazem novas remodelações, dando um ciclo de quatro anos.
Essa política acontece na série Galaxy Note desde a terceira geração.
O de sempre.... Isso tbm aconteceu com o Excel.... Não tem mais pra onde ir.... Neste momento...
Na boa, não to criticando a marca em si mas a estratégia, estão cometendo o mesmo erro da linha S, pouco atrativo para trocar do 8 para o 9 e o preço muito absurdo... o S9 teve a pior venda da linha S... esperem para ver o resultado das vendas.
O preço do note 9 é bem alto mesmo, ao menos para mim!
excelente dispositivo ! Olha acho absurdo alguns indivíduos ficarem criticando o preço de um topo de linha de Determinada marca .O iPhone x e pra otários ,o Note e um Roubo , melhor admitir que não possuem dinheiro para pagar o valor. No Brasil e assim ! não gostou ? não compre vá a 25 de março ou importe o seu . Não irá ficar mais barato por que alguém desqualifica quem quer e pode pagar . TB não concordo com a carga de impostos dos preços praticados aqui ,mas jamais vou recriminar quem compra assim . Vale sempre a lei da oferta e procura . Esta caro ? não compre ! não vale ? okay , busque outras opções , o que nao parece inteligente , e questionar a política de empresas que estão com a saúde financeira muito boa . E nem precisou dos seus trocados ....
Vou pedir para o ministro da fazenda aumentar em 1000% o preço da carne do arroz e do feijão somente para você ok! já que gosta de pagar caro acho que não vai reclamar, mas se caso sua barriga começar a doer busque outras opções.
Meus elogios ao Note 8 pelo simples fato de ele não me estressar. Faz tempo que eu procuro algo que seja capaz de lidar com a minha paciência, e com certeza, o Note 8 pra mim é uma "terapia". Quando eu passei do Note 5 para o Note 7, senti um aumento impactante no desempenho do aparelho, notando que o Exynos 7420 é defasado demais para tantos recursos nos dias atuais. Passei um bom tempo com o Note 7, até perceber que não haviam updates de firmware pra ele, e que a S Pen, por incrível que pareça, entregava menos do que a versão anterior. Até chegar ao Note 8.
Me senti no paraíso tecnológico com ele. As câmeras entregam muito mais do que eu esperava SIM, com recursos que eu nunca havia visto antes, o painel frontal (mesmo sendo grande demais para as minhas mãos) é inacreditavelmente preciso, mesmo sendo mono, o alto-falante é alto, claro e potente, sem contar que o Exynos 8895 me entrega uma ótima autonomia. Nunca precisei encher os 128GB de armazenamento e rodei TUDO o que queria com 5.4GB de RAM (tenho até uma versão Linux instalada, a Kali).
Confesso ter sido o mais bem feito smartphone ao passar pelas minhas mãos, mesmo com OnePlus 3T e Moto Z2 Force. E mesmo eu sendo descuidado a ponto de deixá-lo quebrar, admito:
SAMSUNG é foda na experiência de uso da linha Note.
Pra mim, não vale a pena migrar para o Note 9, em nenhum momento, visto que o Note 8 entrega muito pela metade do preço, ou até menos, e o Note 9 entrega "apenas uma dose a mais". O Note 8 irá receber o Android Pie, sem dúvidas, e mesmo não recebendo, o Oreo estará muito bem otimizado. Trocar por design não é desculpa. E trocar por causa do Snapdragon 9810 para ter os mesmos recursos é meio clichê. Então, vou comprar a tela do meu e ficar com ele, é melhor assim.
Interessante. Fico imaginando pra mim que ainda estou com um note 4 e gosto muito. Estava pensando e adquirir o note 8 ou o s9 plus. Mas aí apareceu essa pré venda do note 9 por 2999 na claro por um plano 30gb ou 3349 no plano 15gb e passei a pensar se não compensa ir logo pra ele tendo em vista a diferença de preço entre eles. O note 8 está por 2699 no submarino. O que acham?
Se você consome esse plano de dados, acho que é uma excelente opção, pelos seguintes motivos:
a) a diferença de preço é de 300 reais (repito, disse que só é vantagem - sem maior reflexão - se você for utilizar o plano de 30gb e caso você opte pelo de 15gb ou for comprar por fora, então é preciso considerar os outros aspectos e pesar no bolso);
b) de maneira geral, a linha NOTE te permite ficar com um celular por pelo menos 4 anos (como parece ter sido o seu caso)... se você é cuidadoso com o aparelho e pretende usá-lo até o máximo de sua vida útil, é melhor ter o último, sobretudo, pensando nos aspectos de atualizações (embora o fator atualização seja sempre passível de retrocessos, de versões com alto consumo de energia, etc) e mesmo de acessórios (capas e películas);
c) entre o Note 8 e o Note 9, temos algumas vantagens que, no futuro, com evolução das demandas de processamento, poderão ser críticas: bateria maior, maior capacidade de processamento e pen com bluetooth.
d) Além disso a matéria não considerou, mas o modo dex nativo foi pensado/estreado no Note 9 (há rumores que eles serão expandidos, no Android Pie, para o S9+... e com isso também podem ir pro Note8... a dex station é boa, mas pouco prática para uso em mais de um lugar) e nesse caso o resfriamento líquido faz toda diferença.
Corrijam a parte da memória já que o note 8 também tem uma opção de 6gb de RAM
A única coisa que muda , é que um explode o outro não ...
Shu Won o que?
Eu acho que a Samsung fez muito bem com o Note 9, o smartphone é praticamente perfeito, não há muito o que melhorar, mas ela continua errando "no jeito Apple de ser", querendo cobrar 1.200 Donalds por ele, o que deve chegar aqui no Brasil por uns 7 mil Temers, absurdo, vai terminar perdendo a liderança global somente pelos preços cobrados por seus aparelhos, a Apple ainda pode fazer o consumidor de trouxa cobrando 7 mil em um iPhone X pq só quem usa o iOS é ela, e normalmente quem usa o iPhone é pq curte muito o iOS, mas no Android a Samsung não está só, e as Chinesas estão chegando com força, smartphones quase com a mesma qualidade, mas por metade do preço, abre o olho Samsung.
Concordo com 99% de seu comentário. Só pecou na parte [...]Chinesas estão chegando com força, smartphones quase com a mesma qualidade[...]
Já teve em mãos os aparelhos da Xiaomi? Desculpa, mas em acabamento, um Mi Mix 2, por exemplo, já vem com maior excelência até mesmo a partir da embalagem.
Concordo com você, mas quando falo smartphones quase com a mesma qualidade foi mais opinião pessoal mesmo, só tive intermediários da Xiaomi, nunca tive um top de linha de Chinesas como Huawei, Oneplus, Xiaomi e etc, justamente por esse fato ainda não consegui tirar essa impressão.
Resumindo, o Note é mais feio e possui uma caneta inútil.
Tenho. Um Note 8 e sinceramente ele é fantástico... A câmera excelente desempenho ótimo e não vejo grandes motivos para justificar. A troca pelo Note 9. Pelo menos não por enquanto.
A experiência me diz que lançamentos no mundo Android costumam baixar de preço em pouco tempo. Talvez eu trocasse meu S8+ de 128Gb por um Note 8, já que usei o Note 5 e gostei muito, mas o Note 9 não traz na minha opinião, nada que justifique o investimento.