Review do Samsung Galaxy A9 (2016): uma bateria que roda com Android
![Review do Samsung Galaxy A9 (2016): uma bateria que roda com Android galaxy a9 review box back](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/galaxy-a9-review-box-back-w810h462.jpg)
![Bruno Salutes](https://fs.npstatic.com/user/58/22/805822-w155h167.jpg)
A linha Galaxy A, da Samsung, é destinada ao público que busca por modelos intermediários que contem, sobretudo, com uma boa construção. O Galaxy A9, conhecido lá fora como Galaxy A9 Pro, preenche bem esses requisitos, e traz consigo um grande diferencial - grande literalmente -, que é sua bateria de 5.000 mAh. Saiba como foram meus dias testando o dispositivo a seguir.
Prós
- Acabamento
- Tela
- Duração da bateria
Contras
- Áudio mono
- Câmera
- Ausência do Samsung Pay
![Samsung Galaxy A9 (2016)](https://fs.npstatic.com/devices/23/1023-w320h320.jpg)
Samsung Galaxy A9 (2016) – Data de lançamento e preço
O Galaxy A9 foi disponibilizado no site da Samsung em novembro, custando R$ 2.799,00. O aparelho está disponível nas cores dourada e preto. A empresa está comercializando no país uma única variante dual-SIM com 32gB de armazenamento.
Samsung Galaxy A9 (2016) – Desenho & Qualidade de Construção
O Galaxy A9 é um dispositivo que, felizmente, conta com muitos pontos positivos.Um deles é o seu design que, obviamente, possui dimensões exageradas, visto que temos aqui um painel de seis polegadas. Você pode esperar do A9 a mesma qualidade de construção que pode ser encontrada nos demais aparelhos da linha Galaxy A.
Feito em vidro na parte traseira, o dispositivo conta com a moldura lateral em alumínio, que juntos passam uma sensação sólida durante o manuseio. O modelo dourado disfarça mais as marcas de dedos, mas, de modo geral, pelo fato do acabamento ser feito em vidro, não é muito fácil fugir delas. As bordas direita e esquerda possuem uma espécie de chanfrado, onde estão localizados os botões físicos do A9.
![galaxy a9 review box back](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/galaxy-a9-review-box-back-w782.jpg)
Como mencionado, o Galaxy A9 não é um aparelho compacto, e tampouco leve. O modelo pesa 210 gramas, o que se torna um peso agradável levando em consideração suas dimensões. Caso contrário, a sensação de manuseio seria outra, de mais fragilidade. Parte desse pese está ligado a bateria também, e não apenas aos materiais que compõem o dispositivo. Logo, estou falando aqui de um peso que é confortável e viável também.
Felizmente, a Samsung trouxe nesse dispositivo um slot para o microSD e outro separado para os chips da operadora. Nada de slot híbrido por aqui, diga-se de passagem. Afinal, a marca dificilmente teria alguma justificativa para usar um compartimento dividido, já que espaço interno é algo que o Galaxy A9, aparentemente, tem de sobra.
![slot galaxy a9](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/slot-galaxy-a9-w782.jpg)
Confesso que andar com esse aparelho no bolso está longe de ser algo confortável. Aliás, qualquer smartphone que tenha seis polegadas de tela acaba comprometendo essa usabilidade. O bolso da calça fica marcado, e por muitas vezes, sacar o A9 do bolso é algo um pouco complicado. Sentar com ele no bolso é outra coisa que me deixou um pouco preocupado, pois eu tinha a sensação que ele iria partir ao meio.
![galaxy a9 biometria review](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/galaxy-a9-biometria-review-w782.jpg)
Nesse tempo em que estive com o dispositivo devo admitir que levei ele comigo em lugares que eu estava usando mochila ou bolsa. É claro que esse tipo de cuidado ou preocupação é algo subjetivo, mas, acredito que na prática todos podem encontrar certa dificuldade para transportar um aparelho tão grande.
Ainda sobre o design, temos o conjunto padrão dos Galaxy A mais avançados, como leitor biométrico junto ao botão home, entrada para fones de ouvido e saída de áudio padrão.
Samsung Galaxy A9 (2016) – Tela
A tela do Galaxy A9 é quase um pequeno monitor. Pessoalmente, me importo bastante com a questão da definição em telas maiores. Se tivéssemos aqui uma resolução HD, certamente estaria decepcionado, mas, com 1920×1080 pixels as coisas ficam um pouco mais interessante. É claro que um padrão Quad-HD aqui seria o melhor dos mundos, mas acredito que essa não é a proposta desse aparelho.
![galaxy a9 review teaser](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/galaxy-a9-review-teaser-w782.jpg)
O painel AMOLED tem um brilho forte, que acredito ser o mais alto entre os modelos da Samsung. A luminosidade ajuda na leitura do painel em ambientes abertos, assim como confere mais detalhes às imagens e vídeos. É um painel de boa qualidade, surpreende pelo brilho e o contraste, que é característico desse tipo de tecnologia de tela.
Não é possível notar os pixels saltando da tela de seis polegadas do Galaxy A9 (são 367ppi). Um ponto que me chamou atenção na tela do A9 foi a alta sensibilidade, que chegou a incomodar em alguns momentos. A tela doa aparelho pode ser ativada no bolso ou quando qualquer outro objeto é encostado no painel. Fora esse detalhe, nada a reclamar do painel do Galaxy A9 (2016).
Samsung Galaxy A9 (2016) – Software
O Galaxy A9 (2016) está confirmado para receber o Android 7.0 Nougat, segundo a Samsung, mas, atualmente, o aparelho está rodando com Android 6.0.1 Marshmallow. O software não traz muitas novidades, nenhum recurso que explora a tela grande ou algo semelhante, fora o modo para uso com uma mão.
Senti falta aqui do modo de tela compacto, que existe no Galaxy S7 com Marshmallow, por exemplo, que ajusta o layout da interface para um padrão mais espremido. Se disponível, seria possível tirar mais proveito dessa tela digna de tablet.
Com relação ao apps, temos a suíte Office da Microsoft com Skype e OneDrive, as opções do Google e alguns aplicativos da Sammy, como a Galaxy Apps Store e um gerenciador de arquivos. Nada exagerado, diga-se passagem. A maioria dos apps podem ser desinstalados ou desabilitados pelo usuário.
![galaxy a9 review screen](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/galaxy-a9-review-screen-w782.jpg)
O dispositivo recebeu um update de quase 600MB nesse período de testes, onde o log do update apontava que novos recursos seriam implementados. Aparentemente, nada mudou e, inclusive, achei que esse update iria liberar o Samsung Pay ao dispositivo, o que não aconteceu. Embora o Galaxy A9 tenha os chips necessários para utilizar o serviço de pagamentos móveis, a Samsung ainda não adicionou o modelo ao serviço até o momento.
Samsung Galaxy A9 (2016) – Performance
Com 4GB de memória RAM e processador Snapdragon 652, o Galaxy A9 está habilitado para rodar qualquer aplicativo ou jogo que esteja disponível na Play Store. O processador de oito núcleos tem frequência máxima de 1,8 GHz, e sua placa gráfica é a Adreno 510.
Agora, isso não significa que o poder de processamento gráfico do aparelho apara jogos seja excepcional, até porque alguns jogos rodaram apenas "ok" no A9, como foi o caso dos títulos UNKILLED e Implosion.
![galaxy a9 camera](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/galaxy-a9-camera-w782.jpg)
Jogos mais clássicos, como Asphalt 8, por exemplo, rodam com os gráficos no máximo. Atividades rotineiras, como e-maisl e redes sociais, também rodam numa boa. O multitarefa pode ficar lotado que a performance do aparelho não cai, tampouco esquenta ou algo assim. Com relação ao processador, posso dizer que temos um conjunto digno de intermediário realmente avançado, acima do Quantum Fly e Zenfone 3, mas abaixo do Galaxy S7, obviamente.
Samsung Galaxy A9 (2016) – Áudio
O Galaxy A9 (2016) conta com um sistema de áudio regular, com graves e agudo bem pronunciados em ligações e no modo viva-voz. Durante as ligações, notei que o bloqueio de ruído funciona dentro do esperado, assim como qualidade da chamada, que não foi afetada em nenhum momento. O áudio, contudo, é mono e não oferece uma experiência mais imersiva em jogos e conteúdos multimídia.
![galaxy a9 usb review](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/galaxy-a9-usb-review-w782.jpg)
Samsung Galaxy A9 (2016) – Câmera
O Galaxy A9 conta com um sensor de 16MP na traseira e outro de 8MP na frontal. Em termos de preço e especificações, o Galaxy A9 é o único modelo que vem na sequência do Galaxy S7, embora seu conjunto de lentes não esteja a altura de seu irmão mais poderoso. Não temos aqui as melhores câmeras do mercado, até porque existe uma perda considerável de nitidez em qualquer condição de luminosidade.
![galaxy a9 camera test](https://fs.npstatic.com/userfiles/6675138/image/galaxy-a9-camera-test-w782.jpg)
O modo automático faz o foco rapidamente, mas peca na exposição, que geralmente sai estourada demais. O software, por sinal, é bem ágil e conta com os mesmos recursos do Galaxy S7, como modo HDR. Também notei que em ambientes com sombra, como partes internas de uma casa com iluminação mediana, o sensor tem certa dificuldade de trabalhar na composição da cena. O resultado nesses ambientes são fotos levemente escurecidas.
Com relação as selfies, o Galaxy A9 (2016) entrega bons resultados. O modo embelezar é bem exagerado, e deve ser usado com bastante moderação.
Samsung Galaxy A9 (2016) – Bateria
O Galaxy A9 possui, hoje, a maior capacidade de bateria do mercado nacional. São 5.000mAh que não me decepcionaram durante o período que estive com o dispositivo, de quase um mês. Meus dias começavam às 8h, e meu uso não é muito avançado, com streaming no Spotify pelo 3G, Instagram com bastante frequência e e-mails. Mantenho a sincronização de contas desativada, mas gosto de manter o brilho sempre no automático.
Usando dados móveis, executando essas atividades e nessas condições, o Galaxy A9 rendeu dois dias completos de uso. Passando para o 4G, usando a câmera com mais frequência e rodando jogos casuais, é possível começar o primeiro dia às 8h com 100% de carga e chegar ao segundo dia com 25% próximo das 13h.
Confesso que não me preocupei em utilizar o modo de economia de bateria da Samsung, até porque o consumo de energia do A9 me tirou essa preocupação logo no primeiro dia de uso. É engraçado notar aqui como 10% de carga rende uma eternidade. Abaixo, por exemplo, com 34% de uso, o Galaxy A9 me dava uma estimativa de mais 17 horas de energia:
Como gastar a bateria de 5000mAh do Galaxy A9? 5 dias de tela no WiFi com uma única carga 🤔 pic.twitter.com/YAd8K2SGgG
— Bruno Salutes (@bruurick) 30 de novembro de 2016
O processador do Galaxy A9 não é tão econômico quanto o do Moto Z Play, e também temos uma tela maior e mais brilhante. Contudo, o rendimento de bateria aqui pode ficar empatado, dependendo do tipo de uso que você faz, visto que o Z Play tem tela AMOLED menor e processador que gerencia melhor o consumo de energia, além do software ser pouco modificado. É claro que, em qualquer tipo de uso, a vantagem será sempre pro lado do A9 (2016) entre estes modelos.
O Zenfone Max é outro modelo que tem capacidade de bateria semelhante, contudo, como ainda não testamos este aparelho, não posso falar sobre a autonomia do Asus em comparação com o Samsung. Contudo, a Sammy tem se preocupado mais em polir o software, que é algo que a Asus não tem dado muita atenção. Não consigo nem imaginar, por exemplo, como seria o rendimento do A9 caso o mesmo viesse com uma versão da TouchWiz presente no Galaxy S4 ou S3.
O Galaxy A9 pode render entre um dia e meio e até três dias de uso completos, dependendo de como você irá usar o software
Por fim, devo falar sobre os aquecimentos, que sequer me incomodaram durante meu uso. Mesmo rodando o jogo Implosion, o A9 pouco aqueceu. O dispositivo aquecia mais durante o carregamento, que é turbo, portando, era possível sentir algumas partes da traseira mais aquecida. De modo geral, o Galaxy A9 pode render entre um dia e meio e até três dias de uso completos, dependendo de como você irá usar o software.
Samsung Galaxy A9 (2016) – Especificações Técnicas
Veredito Final
O Galaxy A9 é um dispositivo que entrega uma bateria que está acima da média entre as opções que temos no mercado. Contudo, para entregar um número expressivo de mAh, a Samsung precisou desenvolveu um modelo de grandes dimensões. O A9 (2016) não é um modelo indicado para quem tem aflição a phablets, pois temos aqui um "quase tablet".
A tela do modelo tem bom brilho e cores vívidas. O processamento não fica atrás dos seus principais concorrentes do mercado, mas fica a ressalva aqui: ele não substitui o Galaxy S7 em termos de hardware e potência. Mas, é um modelo mais rápido que o Moto Z Play, Zenfone 3 e Quantum Fly. Agora, se você está atras de câmeras, talvez seja melhor procurar por um um outro modelo, visto que este não é o ponto forte do A9, assim como a experiência com áudio.
A bateria é grande, e garante uma durabilidade maior do que aquilo que estamos acostumados. Acredito fortemente que todos os usuários poderão passar de um dia e meio de uso com este dispositivo, mesmo abusando dos recursos e executando tarefas mais pesadas.
O que você achou do Galaxy A9 (2016)?
Bom galera...comprei e adorei o A9...apesar do peso...rsrsrs.
Mas não consigo programar os contados como atalhos,na tela principal ! E também não consigo salvar sites como atalhos...(funções que ajudam tanto !) Se puderem me ajudar...agradeço. Abraço.
Estou pensando em trocar o meu LG G4 por um A9 e gostei muito do review. O maior problema do G4 é sua bateria que chega ao final da tarde com 20% e chega a gastar 15 pontos por hora em Standby,nunca ví nada igual,mas tambem nunca ví uma camera tão boa.Hoje o A9 custa 1.400 reais no Shoptime,e queria saber se ele filma em 4K.
Não amigo ele não filma em 4k
Fiz o mesmo...troquei o LG G4 por este A9. Realmente o G4 é ótimo,mas a bateria...
No artigo menciona que e incomodo utilizar o celular no bolso mais existe solução muito pratica que não usam.
No meu caso mandei fazer uma pochete do tamanho exato do celular com velcro para fechar a pochete. Na parte traseira tem alça para passar o cinto da calça. Uso sem qualquer incomodo e para tirar e colocar de volta o celular e ultra pratico.
Quem tiver interessando posso envia foto. Abs. Wilson
Olá amigo boa tarde, teria como enviar a foto? Agradeço desde já
Melhor importar o galaxy c9 pro no aliexpress.
Parece ser bom o aparelho, menos o preço..
de que adianta coloca tudo isso na bateria, se o sistema vem poluido de fabrica...
esses 5k de bateria equivale a meu moto xplay, com 3k...
mesmo coisa a memória interna, 4gb, que equivale a 2gb da motorola...
kkkkkk
A respeito da tela, aumentei de 3,7" até 5,7" (Lumia 800, Moto Maxx e Moto X Style). Retrocedi para um de 5,1" mas fico pensando se não seria melhor um com tela de 4" acompanhado de um tablet 🤔.
Já cheguei a cogitar um J1 Mini com Tab S2 (que já tenho); não fui nessa porque gosto de tirar fotos com o celular 😅.
Certamente um ótimo aparelho que peca por não ter um sensor tão básico como o giroscópio, mas ainda sim continua sendo um bom negócio comprá-lo, quando baixar pra uns 2.000
já esteve 1900 na época do black friday e natal, agora subiu pra uns 2200
Estou com meu A9 há quase uma semana e estou muito satisfeito com o aparelho...Bom
Bisurdo....
Eu comprei um Galaxy A9 e não me arrependo nem um pouco mesmo porque eu paguei R$ 1900,00 e não R$ 2700,00 como estão falando ai nos comentários e sou sincero valeu a pena gastar cada centavo com esse aparelho porque ele é muito bom aliás é excelente.
Esse é o famoso BBC!
Bom, bonito e caro!
R$ 2.799.00 Prefiro gastar com as putas.
Daqui a uns tempo vão arredondar esse valor pra R$ 5 000,00. kkkkkkk
É só lançar o S8! ^^
Duvido não Deivis! Logo, logo o cara vai ter que escolher, ou compra uma moto ou um smartphone.
Tenho um e o acho ótimo. Antes, em viagens, eu levava um celular e um tablet, agora levo apenas o A9.
Bacana einh brother!