Como está a sua conexão de dados? Rede 3G é 30% pior no Brasil do que média mundial
No início de fevereiro, a OpenSignal divulgou um relatório apontando que o 4G brasileiro fica à frente do 4G japonês em velocidade, mas a cobertura no país ainda deixa a desejar. Agora, em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), a mesma empresa levantou dados detalhando minuciosamente a qualidade do sinal das operadoras no Brasil. A situação não é boa.
A OpenSignal e o IDEC compararam as principais operadoras do Brasil em relação à qualidade do 4G, o estudo foi dividido em cobertura, velocidade de download e latência. Nas redes 3G foram comparados apenas latência e velocidade de download.
A qualidade do 2G e 3G no Brasil é 30% pior do que a média mundial
A Vivo saiu na frente
A Vivo foi a operadora que se saiu melhor, tendo destaque em cobertura de 4G, e velocidade de download no 3G e e no 4G. Em segundo lugar ficou a TIM, com destaque para cobertura e latência no 4G. A Claro teve como ponto positivo a cobertura 4G. A Nextel, a latência no 3G. A Oi não teve destaque em nenhum dos quesitos.
Apesar da Vivo ter a melhor velocidade média, a operadora sofre com a latência alta
No período analisado, a Vivo ultrapassou a Claro em relação à última medição e teve a melhor taxa de download no Brasil, com uma média de velocidade de 4G de 15,3 Mbps. A Claro, por sua vez, teve uma queda acentuada, passando de 17,8 Mbps para 11,4 Mbps em média.
Apesar da Vivo ter a melhor velocidade média, a operadora sofre com a latência alta: 256ms para redes 3G; 192ms para redes 4G.
Detalhes sobre o estudo
A pesquisa contou com uma amostra de mais de 58 mil usuários entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, com um total de mais de 110 milhões de dados computados. As informações foram enviadas pelos próprios usuários que possuem o aplicativo OpenSignal instalados nos seus smartphones.
O 4G está cada vez mais lento
Enquanto mais usuários migram para as redes 4G, a velocidade tende a ser menor, como aponta a análise da OpenSignal:
Na medida em que o mercado de 4G no Brasil amadurece e as redes LTE começam a ser carregadas com mais assinantes, nós vamos continuar a ver uma queda gradual na velocidade média.
Isso pode se agravar ainda mais se as operadoras não investirem em infraestrutura no futuro. Por isso, será cada vez mais difícil ver 4G com velocidades de 30~60 Mbps como vemos em alguns lugares atualmente. Desde o último relatório de agosto, além da queda da Claro, a velocidade média da Vivo caiu 1 Mbps. A Oi e a Tim permaneceram relativamente estáveis, com médias de 10,5 Mbps e 11,9 Mbps respectivamente.
O 2G e o 3G estão saturados
Com os dados fornecidos pela OpenSignal, o IDEC fez um recorte para analisar a qualidade do 2G e 3G no Brasil, redes usadas por 75% da população que se conecta pelo smartphone. Como era esperado, o resultado não é nada animador.
No país a taxa de download média é de 1,97 Mbps
De acordo com o relatório, a qualidade do 2G e 3G no Brasil é 30% pior do que a média mundial. No país, a taxa de download média é de 1,97 Mbps. Para comparação, no Reino Unido a média é de 6,1 Mbps. Além disso, de acordo com Rafael Zanatta, pesquisador do IDEC, a performance das redes 2G e 3G tende a piorar de região para região:
Esse desempenho é ainda pior nas cidades do interior, conforme dados da OpenSignal, o que reforça o alto índice de reclamação nos Procons de todo o país.
A entidade de defesa do consumidor também elaborou um ranking das cidades com as melhores taxas de download nas redes 2G e 3G. Entre as dez primeiras, apenas uma, Juiz de Fora, não é capital. Entre as piores está São Luís, no Maranhão, e Ribeirão Preto, em São Paulo, que na média não chega a 1 Mbps de velocidade.
A divulgação desses dados nos revela a dura realidade vivida diariamente por nós brasileiros. Apesar de pagarmos - e caro - para nos mantermos online, quase nunca temos qualidade na conexão. Para quem mora no interior, o problema é ainda maior.
Por enquanto, o 4G ainda mantém boas taxas de download. Mas será que no futuro, quando a grande massa começar a utilizar a rede, a qualidade vai permanecer? Isso só o tempo vai dizer.
Olha Natal ali! Quem diria! rs
Eu moro em São Luis - MA e sofro pakas com rede móvel ;-;
O meu 4g da oi quebra o galho. Em torno de 12 a 18 mega. Sem falar no preço de R$ 40.00 e franquia de 5Gb
Aqui em São Paulo - Capital, uso o plano controle da Vivo. Meu dispositivo é 3G e está sempre operando em H+. Dificilmente vejo 3G, acho até estranho quando este sinal aparece.
Moro em Petrópolis, provedor Oi. O 4G começou a funcionar no final do ano passado. Não tenho que me queixar, trafego em média a 30Mbps. Apenas o consumo de dados me parece excessivo em relação ao 3G.
Sempre usei claro. De um mes pra cá, eu e meus colegas que tem claro no trabalho, começamos a ficar sem internet no centro de Sao Paulo, no max atinge o GPRS só pra constar, pq nao abre nem fotinho de 20kb. Pulei pra vivo e ate agora tá uma beleza. E o pessoal la do trampo continua reclamando do sinal da claro, quando estão lá no centrao.
Hoje em dia acho razoável a velocidade do 3g quando não tem muita gente no mesmo lugar. O 4g dá uma desafogada, mas ainda tem que melhorar em cobertura.
Aqui a tim chegava a 10mb mas ocilava muito.
Q estranho parece q só comigo o 3g e 4g funcionam numa boa
Diferentao ... zuera xp
Comigo também, é claro que o Brasil tem desenvolvimento menor que os outros paises do norte, mas o brasileiro também tem um complexo de baba ovo de estrangeiro e trata os outros paises como se fossem outro planeta. 4G funciona muito bem e não tenho o que reclamar da 3G, pelo menos da vivo, porque não testei outras operadoras. Não sei como está agora, mas quando testei a 4G batia velocidade semelhante a dos EUA, com apenas uns 10Mb de diferença.
No Brasil tudo é mais caro é qualidade...Bom sofro um assalto da vivo todo mês.
É nós!
=]
Não se enganem, o 4G brasileiro só está na frente do japonês pelo simples fato de (suponho eu) a tecnologia lá ser bem mais difundida que aqui no Brasil. Quantos usuários de Samsung Galaxy Duos vcs conhecem que usa o 4G?
Oscilando muito...
O 3G+ pode atingir na teoria, se não me engano, 21Mbps. O que não entendo é que essa tecnologia nem chegou a ser explorada ao seu máximo, ou seja, mal funciona até hoje e já pularam para o 4G que por sua vez também mal funciona e já estão se movimentando para implantar o 5G. Por que fazem isso? O Brasil sempre fica atrazado e o que importa é ganhar dinheiro.
Ueheueheueheueh me diz algo no Brasil que não é pior que o resto do mundo.....
Os assaltos. E os preços altos. ;)
Pense numa fala pouca e verdadeira!!! rs. Eita Brasil véi F#$*&@
Uso vivo aqui e a velocidade 1,5 megas em 3g tá bom pra mim, oi é péssima. Só não concordo com os dados X preço.