Esses são os três recursos do Android que mais gastam bateria

AndroidPIT Smartphone Overheating 2588
© nextpit

A duração da bateria continua sendo o principal problema dos smartphones atuais. Quanto mais potente o hardware ou a resolução da tela, menor o tempo de vida desse componente tão precioso. A bateria é o coração do nosso smartphone, e neste artigo você irá descobrir quais são os três recursos do Android que mais sugam suas energias.

1. Brilho automático

Uma função bastante útil e simples, porém extremamente danosa. Muitas fabricantes mandam essa opção ativada por padrão no software como uma forma de tornar a experiência de uso melhor, mas seu funcionamento requer certa atenção. O brilho automático usa o sensor de luminosidade para detectar a quantidade de luz do ambiente externo e assim regula automaticamente o brilho suficiente e ideal para sua tela.

Esse trabalho é feito automaticamente e a todo momento, visto que o sensor precisa fazer esse reconhecimento da iluminação ambiente. Dentro do bolso da calça, por exemplo, o nível de brilho será diferente de quando o smartphone estiver exposto a luz solar. Isso requer energia, visto que a luz do painel estará a todo momento se adaptando.

Screenshot 20171129 173941
Brilho automático / © NextPit (captura de tela)

Avalie se o brilho automático é realmente necessário para você. Caso contrário, entre nas configurações de "Tela" e procure por "Brilho automático". Você também pode fazer uma busca nas configurações do sistema pelo termo "Brilho automático".

2. Sincronização automática de contas

A sincronização, como o próprio nome sugere, é o recurso que mantém todas as contas automaticamente atualizadas. Se você adicionou um contato na agenda do telefone, por exemplo, a sincronização irá atualizar sua lista do WhatsApp, o Google Agenda e outros apps com essa alteração. Alguns serviços dependem da sincronização para enviar notificações aos usuários, como o Gmail, que atualiza em segundo plano para isso. Acontece que essa função é um recurso que gasta bastante bateria.

Isso porque muitos apps funcionam independente dessa função estar ativada. Se você usar o WhatsApp, por exemplo, sem a sincronização ativada, suas notificações de novas mensagens aparecerão na tela sem quaisquer problemas. O mesmo é válido para o Telegram, para o Facebook, para o Instagram e outros. No caso do Gmail, basta entrar no app e atualizar sua lista de novos e-mails manualmente.

Screenshot 20171129 174000
Sincronização automática de contas / © NextPit (captura de tela)

No Android, acesse o menu "Usuário e contas" (Contas ou Google contas) e selecione a opção "Sincronizar dados automaticamente". Em algumas versões do sistema será necessário clicar no menu que está no canto superior direito da tela (três pontos) para encontrar a função.

3. Serviços de localização

Não é só o Google Maps ou o Waze que dependem dos serviços de localização, mas também os serviços da operadora, o aplicativo de clima/tempo, as redes sociais (para check-ins) e outros apps que dependem do posicionamento real para exibir informações consistentes. Todos eles ficam atualizando em segundo plano em busca de novas informações sobre sua real posição.

Se você fica muito tempo num determinado local, então dificilmente irá precisar dos serviços de localização para fornecer novos dados. Neste caso, a internet móvel ou o Wi-Fi já resolvem esse problema. Para dar uma trégua à bateria do seu Android, entre nas configurações do sistema e escolha o menu "Localização". Desative os serviços de localização ou então diminua a precisão e o tempo de atualização dos mesmos (somente em versões mais recentes).

Screenshot 20171129 173917
Serviços de localização / © NextPit (captura de tela)

É claro que ninguém investe em um smartphone para viver poupando recursos do sistema e tendo experiências limitadas. Acontece que, de vez em quando, é preciso pensar na vida útil dos nossos smartphones e dar um descanso para o hardware e para o software. Tudo em excesso não faz bem, desde o Bluetooth ligado desnecessariamente até os serviços de localização. No fim, você irá notar que você mesmo é o melhor aliado do seu Android.

Você usa todos esses recursos no seu Android? Qual fica desativado?

Notificação por push Artigo seguinte
79 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • lian_ 2
    lian_ 31/03/2022 Link para o comentário

    Primeira coisa que fiz quando meu Moto E7+ chegou foi desativar brilho automático, a função sempre me pareceu levemente irritante, se o brilho da tela com certa luminosidade ambiente incomoda, então quem deve mudar é o usuário(afinal, não sei quanto á vocês, mas a função nunca acertava o brilho adequado, sempre deixando escuro ou claro demais, no fim o usuário ainda tinha que ajustar, então não tem sentido algum deixar tal função ativa).

    Rubens Eishima


  • Paulo F. 11
    Paulo F. 03/12/2017 Link para o comentário

    Ótimo artigo


  • 85
    Conta desativada 02/12/2017 Link para o comentário

    As vezes deixo ativo a sincronização automática, mas brilho uso manual mesmo. E GPS só quando preciso usar algo que necessite de localização em tempo real....


  • Fabiano Novaes Ferreira 22
    Fabiano Novaes Ferreira 02/12/2017 Link para o comentário

    a única que não uso é brilho automático. costumo usar toggles para configurar entre 10, 50 e 100% de brilho de acordo com minha necessidade


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 01/12/2017 Link para o comentário

    Não poupo nada, descarregou? É só carregar novamente.

    Daniel MouraConta desativada


  • Bruno S. 32
    Bruno S. 01/12/2017 Link para o comentário

    Que ironia o brilho automático consumir bateria já que seu uso deveria ser pra economizar bateria. Essa função sempre foi inútil pra mim, e depois de saber disso só tenho a certeza que nunca utilizarei!


    • @rickvergilius 21
      @rickvergilius 01/12/2017 Link para o comentário

      É por causa dos sensores de luz. Eles gastam mais bateria tentando perceber quando mudar o nível de brilho.

      Rogerio Silva


    • 4
      Emerson Andrade 02/12/2017 Link para o comentário

      Brilho automático nunca foi para economizar bateria, foi para controlar o incomodo aos olhos.

      Rogerio Silva


  • Denis 57
    Denis 30/11/2017 Link para o comentário

    Tenho deixada a sincronização automática desligada e já faz tempo que não uso o brilho automático, pois mais me atrapalha que ajuda. Já os Serviços de localização, eu só aciono quando preciso mesmo. Além disso, não deixo coisas que não uso acionadas (tipo NFC ou Bluetooth) e isso ajuda e muito a poupar bateria e uso de memória RAM e recursos do processador.

    Rogerio SilvaConta desativada


  • Ilan E. 40
    Ilan E. 30/11/2017 Link para o comentário

    Brilho automático não tem no meu aparelho, localização só ativo quando uso o Samsung Health e o Maps,sincronização sempre fica ligado.

    Conta desativada


  • AC&MM 72
    AC&MM 30/11/2017 Link para o comentário

    Eu sempre uso o brilho dos meus dispositivos entre 20% e 30%.
    Serviço de localização sempre é desligado. Não gosto de ninguém sabendo onde estou.
    Já o serviço de sincronização fica sempre ativo.

    Conta desativada


    • 4
      Emerson Andrade 02/12/2017 Link para o comentário

      E tu acha que desativar teu GPS vai fazer não saberem onde tu tá? hahahaha já ouvir falar em triangulação de sinal?


      • 85
        Conta desativada 02/12/2017 Link para o comentário

        Isso é bem verdade rss


  • 8
    Jose Antonio 30/11/2017 Link para o comentário

    Pois então, eu não uso brilho manual porque quando a tela trava no pin, o brilho continua manual, ai debaixo do sol não tem jeito, deveria ficar automático com tela travada, sempre. Sem root não achei nada que deixasse automático com tela travada..


    • 4
      Emerson Andrade 02/12/2017 Link para o comentário

      Isso tá na cara que é algo do teu celular, o meu mesmo bloqueado na tela do pin, ele se ajusta.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 30/11/2017 Link para o comentário

    Brilho automático é perda de tempo, mesmo dentro de casa o brilho da tela fica mudando automaticamente.


    • 4
      Emerson Andrade 02/12/2017 Link para o comentário

      Isso ou é má qualidade do sensor do teu celular ou alguma falha nele.


  • 19
    job Marques 30/11/2017 Link para o comentário

    Em sendo nescessário desativar todos os recursos, melhor usar um dubfone


  • airton 22
    airton 30/11/2017 Link para o comentário

    Eu mantenho em 80% o brilho manualmente, nada de automático.
    Quando saio pra rua habilito a Localização por conveniência e desabilito o Wi-Fi, o danado fica procurando por pontos de conexão que é uma beleza, drenando a bateria.

    Rogerio Silva


  • 20
    Pajorve 30/11/2017 Link para o comentário

    O Palmeiras não tem mundial !

    Julio MacedoRogerio Silva

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.