Realme UI 3 anunciada: confira as novidades e celulares que receberão a atualização
Após o anúncio do ColorOS 12 pela Oppo, outra marca do grupo BBK apresentou sua personalização de sistema baseada no Android 12. A Realme UI 3 traz muitas das novidades anunciadas para o novo sistema do Google, com direito ao design Material You. A empresa divulgou ainda um cronograma com os aparelhos que devem receber a atualização.
Direto ao ponto:
- Realme UI 3.0 deve chegar ao Realme GT ainda em outubro;
- Fabricante divulgou um cronograma de atualização que vai até a metade de 2022;
- Recurso de IA promete menor consumo de memória e bateria.
A novidade mais visível do sistema é o novo sistema de cores para a interface, baseado no Material You do Google, que cria uma paleta de cores baseada no papel de parede do celular. Outra mudança — esta mais discreta — é o uso de sombreamento nos elementos dos ícones, passando uma maior sensação de profundidade.
O layout da interface recebeu uma nova organização, com mais espaços em branco — e consequentemente menos elementos na tela —, segundo a Realme, "para dar ao consumidor uma sensação de importância e concentração sobre a informação apresentada". A reorganização dos elementos traz a Realme UI novamente próxima da ColorOS.
No caso da Oppo, a fabricante justificou o novo design para "reduzir a poluição visual", além de também destacar a priorização das informações.
Sistema mais rápido
Se a atual Realme UI já é rápida e responsiva no uso diário, a fabricante prometeu respostas ainda mais rápidas na nova versão. Com o chamado "AI Smooth Engine", a Realme promete até 13% mais rapidez ao abrir aplicativos, 12% mais autonomia de bateria e uma redução de 30% no consumo de memória.
O sistema de inteligência artificial usará um recurso de compressão de memória, além de otimizar a exibição de animações na tela com a promessa de mais fluidez no celular. Novamente, a novidade espelha o anúncio do ColorOS 12, inclusive com números semelhantes de melhorias.
Outras novidades da Realme UI 3.0
Os demais destaques do sistema operacional estão relacionados à recursos trazidos pelo Android 12, como a opção de utilizar uma localização aproximada em apps e o histórico de permissões, semelhante ao novo Painel de Privacidade lançado pelo Google.
As novas opções de privacidade e segurança poderão ser encontrados no Phone Manager 2.0, que concentrará os principais ajustes do aparelho. Uma novidade curiosa é o Private Pic Share, que remove metadados das imagens antes de compartilhá-las, por exemplo informações do aparelho e geolocalização.
Já o recurso de emojis personalizados, chamado de Omojis, é o mesmo apresentado pela Oppo/OnePlus, com novas opções de customização. Quem procura dar um toque pessoal ao celular pode até mesmo modificar o modo AOD (always-on display), usando a silhueta de uma foto ou mesmo o mascote Realmeow na tela de bloqueio.
Realme UI 3: disponibilidade e celulares compatíveis
A Realme anunciou um cronograma de distribuição do novo sistema, começando já em outubro e se estendendo até o segundo trimestre de 2022. O primeiro modelo a receber a atualização será o Realme GT, com uma versão de testes da Realme UI 3.0 ainda neste mês. Os demais aparelhos que receberão a atualização são:
Até dezembro de 2021:
- Realme GT Master Edition
- Realme GT Neo 2 5G
- Realme X7 Max
- Realme 8 Pro
Até o março de 2022:
- Realme X7 Pro
- Realme X50 Pro 5G
- Realme 8 (4G)
- Realme 8i
- Realme 7 Pro
- Realme Narzo 50A
- Realme Narzo 30
- Realme C25
- Realme C25s
Até junho de 2022:
- Realme X7
- Realme X3
- Realme X3 SuperZoom
- Realme 8 5G
- Realme 8s
- Realme 7 5G
- Realme Narzo 30 Pro 5G
- Realme Narzo 30 5G
O que você achou da ColorOS Realme UI 3.0? Gostou da personalização da Realme? Acha que falta uma diferenciação maior para o sistema da Oppo e OnePlus? Deixe suas opiniões e críticas nos comentários!
Fonte: Realme/Twitter
Parece atualização da Samsung ......a perder de vista 😂