PROCON divulga ranking de reclamações contra fabricantes de smartphones

AndroidPIT Moto X hero broken 1
© nextpit

O PROCON do Estado de São Paulo divulgou uma lista com as empresas que lideraram o ranking de reclamações durante o primeiro semestre de 2015. Segundo aponta o relatório, houve um aumento de 45% nas reclamações em relação ao mesmo período do ano passado. No segmento de smartphones, a Sony lidera o ranking de registros de reclamações e queixas não resolvidas. Confira mais detalhes no artigo abaixo.

Entre janeiro e junho deste ano, os aparelhos da Sony foram os que mais tiveram reclamações registradas no PROCON. No total, foram 2.709 queixas registradas, das quais 865 reclamações foram contra a Sony durante o primeiro semestre deste ano. A lista também aponta o índice de reclamações que foram solucionadas por todas as empresas e, no caso da Sony, a empresa solucionou apenas 69% do total de queixas. A Motorola figura em segundo lugar com 535 reclamações, e na terceira posição aparece a Samsung com 497 reclamações. Confira o ranking abaixo:

  Reclamações Solucionadas
Sony 865 69%
Motorola 535 86%
Samsung 497 95%
Microsoft 114 86%
LG 109 89%

Na última semana, conversamos com a Diretora de Marketing da Sony Mobile Brasil, Ana Peretti, que comentou sobre como são conduzidas as reclamações dentro da empresa. Segundo ela, existe uma preocupação muito grande em relação à experiência do consumidor com os produtos da marca. A empresa possui um processo alinhado entre as equipes de marketing e pós-venda que atuam no monitoramento de reclamações realizadas por clientes em diversos canais, como o Reclame Aqui, o PROCON, as redes sociais e as lojas físicas. Com relação aos testes de infiltração em dispositivos à prova d'água, a Sony realiza todos os testes necessários no Brasil, centralizando os procedimentos entre dois centros de reparos avançados que são parceiros da Sony. Neste caso, a assistência da Sony atua somente como um ponto de coleta e não faz o reparo do dispositivo no local. 

  • Seleção com todos os smartphones à prova d'água disponíveis no Brasil

Assim como a lista divulgada pelo PROCON, a Sony também não informa quais foram os motivos dessas reclamações contra seus smartphones ou tablets. Durante os dois semestres do último ano, a Samsung ocupava a primeira posição no ranking do PROCON com 571 reclamações, seguida pela Motorola (297 reclamações) que se manteve no segundo lugar. Você pode consultar a lista de 2014 aqui, e a do primeiro semestre de 2015 aqui.

E aí, você já teve algum problemas com algum dispositivo dessas empresas top 5 do PROCON?

Fonte: PROCON SP

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Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

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113 Comentários
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  • Anderson Pereira 1
    Anderson Pereira 23/01/2016 Link para o comentário

    Deborah, Eu seguirei outro caminho. Vou ingressar com ação judicial, pois tentei inúmeras vezes resolver meu problema com algum canal da Sony e não obtive exito.
    Meu aparelho foi para assistência técnica com um possível problema de sotware e voltou com a tela quebrara. Coloquei meu aparelho em uma outra assistência e assim que vier ingressarei com a ação. Se quiser copia da ação para usar como jurisprudência me fala.


  • Deborah Santos 2
    Deborah Santos 22/01/2016 Link para o comentário

    Gostaria de ter pesquisado mais no Reclame Aqui do que em sites que comparam um aparelho com outro. Optei por um Z3 e me arrependo amargamente.... Tirei foto na piscina, foi para a assitencia técnica, ficou 25 dias. Voltando, tirei foto na piscina novamente e o display apagou. Enviei para a assistencia técnica novamente. Voltou 2 semanas depois, veio o celular ligado dentro da caixa, sem funcionar o sinal de telefonia móvel. Ontem coloquei nos correios novamente, enviando para a assistencia técnica. A Sony Mobile não tem respeito algum por seus consumidores. Estou na busca de conseguir um e-mail da Sony Mobile do Japão. Quem sabe reclamando diretamente com o head quarter, eles sintam vergonha do que estão fazendo com nós consumidores. Se alguém tiver algum endereço, por favor me enviem.


  • Anderson Pereira 1
    Anderson Pereira 08/01/2016 Link para o comentário

    Boa noite a todos.

    Srs estou completamente decepcionado com a Sony. Mandei mês passado o meu aparelho para São Paulo para verificar uma possível falha de software e devolveram o meu celular com a tela quebrada. Tentei resolver o meu problema usando todos os canais possíveis e não tive sucesso, no último retorno a atende quase me mandou procurar os meus direitos em outra esfera.
    Sempre fui fã da marca mas agora passei a odiar. ESQUEÇAM toda e qualquer vontade de comprar um Sony, terão muita dor de cabeça.
    Estarei agora entrando com uma ação judicial contra a Sonymobile e não pretendo ser indenizado em menos de 15 mil reais.
    Falo com conhecimento de causa, NÃO COMPREM CELULAR DA SONY!


  • 1
    Lorrayne Pelegrino 21/10/2015 Link para o comentário

    Achei um absurdo comprei meu motoG segunda gerecao a 10meses atrás e quando comprei os vendedores disseram que ele era ótimo, prova dágua e tudo só foi meu célular cair em uma vasilia com um pouco de agua para ele me disserem que perdeu a garantia ? Bom pra min é um absurdo eu que comprei com os vendedores dizendo ser prova dáguae agora ffalarem que perdi minha garantia como assim eu tenho 1 ano e 1 mês de gantia ainda jogada fora ? Meu celular pegou normalmente depois que tirei da agua , só foi ele descarregar por completo que não pegou mas , levei na loja em prudente que é autorizada pela motorola e ele me disse que perdi a garantia por conta de um trincado ? Senso que nem entri agua nele pois o rincado é na parte de sima do celular e molhou apenas a parte de baixo pois caiu de pé agora se você manda troca a tla perde a garantia e se tem o trincado também! Pra que empuram garabrua estendida no criente então ? Eu vou lutar pelos meus direitos pois na caixinha do celular atrás diz que ele é repelente a agua agora vem falar auê perdi a gantia ? Quero só ver oque o Procon pode fazer


  • 1
    Marcos de Carvalho Jr. 07/10/2015 Link para o comentário

    Minha esposa me deu de presente de natal de 2013 para 2014 um Sony Xperia Z1 que custou a bagatela de R$ 1.850,00 no site Cissa magazine, 3 dias depois de estar com o produto em mão tive a infeliz idéia de tirar uma foto na piscina, acho que nem 10 cm embaixo da agua, quando olhe a foto toda embaçada desliguei imediatamente o celular o sequei bem e deixei uma semana desligado, quando voltei a liga-lo a câmera iniciava sozinha, a tela não respondia direito aos comandos e o botão de aumentar o volume não funcionava, como quando aconteceu o problema só fazia 3 dias, entrei em contato com a loja, e para minha surpresa eles informaram que não seguem o Código de defesa do consumidor que diz que o produto que apresentar defeito em até 7 dias deverá ser trocado, e que meu problema era com a SONY e não com eles. Fui ao PROCON para acioná-los onde depois de 3 meses o órgão me disse que eles não poderiam fazer mais nada além de me dar um papel dizendo que a loja não compareceu para prestar esclarecimentos.
    Acionei judicialmente tanto a loja quanto a SONY que enviaram seus representantes para a audiência de acordo onde na ocasião nenhum dos dois representante não tinham nenhuma solução ou acordo para o meu caso e que a única coisa a fazer era continuar com o processo.
    Até hoje estou esperando meu caso ser julgado pela justiça, e com um aparelho que apresenta vários defeitos.


  • Robson Simão 1
    Robson Simão 24/09/2015 Link para o comentário

    Meu aparelho foi enviado para um desses Centros Avançados de reparo da Sony por ter uma abertura entre a borda e o vidro... Foi, passeou por um mês e voltou com uma avaria no amortecedor do canto superior esquerdo e um playlist de músicas na memória interna... Entrei com reclamação no Procon e agora pela resposta estão me enviando outro. Deveria ter pedido o dinheiro de volta, pois pelo que vi quem recebeu um novo aparelho da assistência, recebeu um aparelho usado , sem nota fiscal (somente a eletrônica) sem imei na nota...meio bagunçado...Ao que parece para mim está vindo da Sony mesmo grifaram KIT SONY XPERIA Z3... Espero que receba corretamente...Ia comprar uma TV da Sony e desisti...A assistência técnica deles é problemática demais da conta... Me deu até aqueles tremiliques no lábio de estresse..Espero acabar logo com isso...


    • 18
      WALTER ANDRADE CARNEIRO 24/09/2015 Link para o comentário

      Robson Simão, infelizmente esse seu receio de comprar um TV SONY por causa do pós venda dela deve também ser estendido às outras marcas dessas multinacionais orientais que não sabem mais o que é atender bem um cliente fanboy da marca. A SONY, Panasonic (Technics), Toshiba, Samsung, LG, etc., já foram empresas respeitadas nesse campo. Hoje em dia o foco delas é vender cada vez mais, independente da tecnologia super avançada que possuem, nada disso impedirá você de ter um xilique futuro por causa de defeito ocultos nos seus produtos. Até agora eu ainda estou no lucro em quase todos os produtos eletrônicos que comprei, exceto um super receiver da ONKYO (TX-NR906 - importado dos USA) que, depois de 5 anos, deu um defeito idiota na placa HDMI que me fez perder de vez um aparelho que pesa 25Kg.! e do qual eu gostava muito, cujo semelhante novo sairia agora por mais de R$20.000,00 no oficial.


  • jose paulo lemke 4
    jose paulo lemke 07/08/2015 Link para o comentário

    Tinha um xperia sp q foi enviado a assintencia tecnica da Sony e sumiu , ninguem sabe ninguem viu.Apesar de ter contatado a assistencia da Sony por oito vezes no minimo , nunca me deram uma resposta certa.Sempre alguem iria me contatar em tres dias. E nada acontecia .Desisti e estou indo aos tribunais ver se recupero meu investimento.Se tivesse olhado no Reclame Aqui antes de comprar nao teria comprado nada da Sony .O produto e excelente mais a assistencia tecnica e um lixo .Sony nunca mais .

    Robson Simão


    • 1
      Zef Maier Alemao 10/08/2015 Link para o comentário

      José.. até parece que está falando de mim. Já passou do prazo de arrumar o aparelho e ainda dei duas chances e venceu o prazo de me ressarcirem


    • 7
      Rodrigo Fernandes 26/08/2015 Link para o comentário

      Tive um problema parecido com o seu, enviei um Xperia Z1 pra assistência em São Paulo, e na assistência foi constatado que não havia reparo, me enviaram um e-mail com a nota fiscal de um aparelho novo e o código do correios para rastrear, só que nunca chegou o aparelho novo e nem o antigo, o código não localizava nenhum objeto, tentei resolver varias vezes por chat por telefone, fui até no procon e não resolveu, entrei na justiça e já saiu a decisão que a sony vai ter que me devolver o valor do aparelho corrigido e mais uma indenização por danos morais, e mesmo assim até hoje ainda não me pagaram.


  • 18
    WALTER ANDRADE CARNEIRO 06/08/2015 Link para o comentário

    E eu que sempre acreditei que a vilã principal seria a SAMSUNG, acabei ficando muitíssimo surpreso com o resultado dessa enquete do PROCON colocando a SONY em primeiro lugar no ranking das reclamações sobre Smartphones e, mais impressionado ainda, de ver a LG em último lugar e com a confirmação de que a Apple nem entrou nessa relação reveladora. Parece que cobrar bem caro por seus produtos funciona melhor do que se preocupar com a qualidade intrínseca dos mesmos. Já não entendo mais nada desse mundo corporativo.


  • 1
    TODDY Robson 05/08/2015 Link para o comentário

    Tive um problema com o Z1, com 10 meses de uso a câmera começou a travar, enviei para a assistência que a Sony passou, depois de 15 dias voltou com um relatório dizendo que foi trocado a película traseira e dianteira e atualizado. Passado um mês voltou a travar a câmera, liguei novamente e pediram para eu enviar outra vez, foi enviado novamente e depois de 17 dias voltou com um relatório dizendo que foi atualizado e trocado as bordas e tampas, e novamente não falava nada de câmera, menos de dois meses depois voltou a travar, acionei novamente a Sony e disseram para enviar a terceira vez, antes de enviar fui ao Procon e me orientaram a pedir o dinheiro de volta ou um aparelho novo. Enviei o aparelho e pedi o dinheiro de volta. Depois de 20 dias o aparelho voltou, mas voltou com a tela trincada e um relatório dizendo que foi enviado com a tela trincada. Primeiro que não faria isso, enviei pela terceira vez devido ao mesmo problema. E achei muito extranho, pois o aparelho voltou com a configuração original de fábrica, se estava com a tela trincada, porque resetar o celular? Tentei acessar o menu mas com a tela trincada não é possível. Acionei o Procon e convocaram a Sony, qual enviuou um advogado que somente nos disse que não estava mais na garantia e que a Sony não iria fazer nada!!!
    Agora estou sem celular... E PENASAR QUE TODOS DIASERAM.....COMPRA O DA MAÇÃ.... MAS EU TEIMOSO COMPREI SONY!!!
    TA AI O RESULTADO, PAGA R$2.000,00 em um celular e ficar sem ele por falta de profissionalismo da empresa.


  • 4
    Patricia Oliveira de Sousa 05/08/2015 Link para o comentário

    eu tive problemas com o Z1 q entrou água aí a Sony enviou o z2 como solução.


  • Willian Belizario 26
    Willian Belizario 05/08/2015 Link para o comentário

    A Sony ta indo de mal a pior 😱😱 ..primero sao rumores q ela estaria desistindo de fabricar smartphones e a cada novo lançamento da sony é sempre a mesma coisa nao tem nada de mudança😑😑😑

    Graziela RangelRenata RangelValeria CristalMarcos SilvaRafael Santos


  • 17
    fabio pinheiro 04/08/2015 Link para o comentário

    Na verdade, estes dados de forma isolada não tem muito valor estatístico.
    Para uma informação mais precisa, é necessário que se tenha o número de aparelhos comercializados ou habilitados de cada uma destas operadoras para se ter uma ideia do porcentual de reclamações em relação a esta quantidade.
    Eu acredito, por exemplo, que Samsung e Motorola devem vender bem mais aparelhos do que a SONY, então um número maior de reclamações da SONY é bem pior do que parece, pois vende menos e ainda sim tem mais reclamações. Ponto positivo para Samsung e Motorola.

    FabrícioDarlan CastilhoPedro Scarabelli


    • 4
      Ygor Beltrame 05/08/2015 Link para o comentário

      Aleluia alguém falando o que eu tava pensando.


  • Altieris Silva 18
    Altieris Silva 04/08/2015 Link para o comentário

    vixi olha a à Sony causando novamente! kkkk duido!


  • Claudio Rogerio Finotti Finotti 1
    Claudio Rogerio Finotti Finotti 04/08/2015 Link para o comentário

    Eu tenho um moto g 2 geração e um dos melhores quando ia carregar começou dar problemas no carregamentos colocava pra carregar mas desconectava sozinho e não dava carga.. Aí Fiz uma reclamações na motorolola dei meu imei e depois e fiz uma oração forte um descarrego em o nome de Jesus Graças A Deus Agora carrega sem Problemas Porque Deus É Fiel e a Motorolola E uma Bênção De Deus Também Sempre Comprei Celular da Motorola Parabéns Motorola Até O Fim do Ano Vou comprar 2 moto g 3 geração Aqui em casa tem Eu E minha esposa o Moto g 2 ..Cláudio de Diadema ..Sugestão do moto G 2 geração e o 3 geração mande no meu email claudioxt1069@gmail.com


    • Marcelo 29
      Marcelo 04/08/2015 Link para o comentário

      Sugestão amigo, leia BASTANTE, bastante mesmo. Procure no Google (deve ter no motorola) sobre pontuação. Textinho cansativo e sem nexo nenhum...

      Anuar


    • 8
      Norton Viller 04/08/2015 Link para o comentário

      O que eu entendi: jlsafhdçsbjaçretgfoaçsdgvdfjasçgudafvehgklsdhgdsfhgçlhsdflgmotogashdslagfdeghfsdafdg

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