Oi e tchau: porque o notch em breve será história
Cerca de um ano atrás, dificilmente alguém saberia o que estava prestes a surgir: o notch. Mas com o iPhone X, a Apple tornou popular seu pequeno recuo na tela, e quase todas as fabricantes que usam Android imediatamente aderiram à onda. Mas tão rapidamente quanto a tendência começou, parece que já está chegando ao fim, porque novas soluções estão chegando ao mercado.
Isso significa que não haverá mais "orelhinhas" na tela, ao lado da barra preta centralizada, essa que quase todos os novos smartphones trazem atualmente. Os mecanismos deslizantes já começaram a substituir o notch passo a passo e, como efeito colateral, também estão apresentando mais espaço de tela.
O OPPO Find X, o Vivo Nex, o Xiaomi Mi Mix 3 e, agora, o Honor Magic 2 deixam claro para onde essa viagem está indo: as coisas estão se afastando do entalhe rumo a um mecanismo deslizante.
Com o Z5 Pro, a Lenovo está mostrando que um smartphone assim, com slide, não precisa ser um de luxo, caro. O Z5 Pro custa cerca de 300 dólares (aproximadamente R$ 1.145), e mesmo que esteja disponível apenas na China por enquanto, este é um sinal do que está por vir, já que mostra que os telefones deslizantes estão prestes a atingir as massas.
Já já será dobrado
Mas isso não pára nos sliders, já que o ano que vem deve marcar o início da revolução dos smartphones dobráveis. Nós já tivemos um gostinho disso com o Royole Flexpai. A Huawei e a LG seguirão o exemplo dela e da Samsung no ano que vem, quando também lançarão novos dispositivos dobráveis. Isso dará aos usuários um monte de tela, que poderá ser facilmente dobrada para facilitar o transporte – sem nenhum entalhe à vista.
É claro que nem todos os smartphones serão dobráveis ou terão um mecanismo de deslizamento, portanto, o notch não vai desaparecer da noite para o dia. Mas até mesmo atualmente existem fabricantes que ainda conseguem lançar coisas sem o notch, como Samsung, Sony ou HTC.
O notch não me incomoda, pelo menos não em princípio. Se a barra na tela não for muito grande e ainda houver espaço à esquerda e à direita para mais de duas notificações, acho que está tudo bem. Mas eu também não vou chorar quando o dente da Mônica na tela do meu smartphone for embora.
Você vai sentir falta do notch quando ele se for? Ou você acha que ele fica com a gente por mais tempo do que estamos esperando?
nem sabemos porque veio.
espero que entre em desuso logo.
notch já vai tarde. não gosto do notch. Tenho a impressão que o celular perde a força de tela infinita.
Esse negócio de deslizante é só mas uma coisa pra dar merda. Se não for extremamente bem projetado qualquer partícula que caia no mecanismo começa a arranhar, ficar pesado. Fora que é um ponto de fragilidade na estrutura do dispositivo que antes era um bloco só. Isso só me lembra o milestone 2 e seu teclado físico deslizante.
Mesmo se for bem planejado, a própria vida útil desse mecanismo não é muito longa.
É um mecanismo que dificilmente não dará problema lá na frente.
Eu tinha um pré-conceito de que o notch era um horror. Mas depois de um tempo usando o OnePlus 6 sinceramente não me incomoda. Aliás acho até bom os ícones não ocuparem uma linha da tela. Se arrumarem solução melhor vou tentar ficar de mente mais aberta e esperar usar antes de formar uma opinião.
Não me incomoda, mas com certeza é melhor sem.
Também não gosto do notch
Eu particularmente, acho muito FEIO!!!
Tenho um Nokia 7230 de 9 anos e C2-06 de 6 anos ambos tem frente deslizante e estão funcionando perfeitamente até hoje .
Os aparelhos da Nokia do tipo slide, de fato, dificilmente tinham problemas nesse sentido.
O meu pai também tem um Nokia 7230, que está aguentando muito bem até hoje (e olha que ele aparenta ser mais frágil que aparelhos da Nokia de 3, 4 anos antes, mas pelo jeito, não passa disso mesmo).
Em compensação, com feature phones da Samsung, Motorola e LG da mesma época e com a mesma proposta, o negócio já era bem diferente.
O pior de todos era o Samsung Beat Techno. Com esforço mínimo, o cabo flat já danificava, fazendo o display ficar branco.
Até o Samsung Beat Disco tinha um cabo flat mais resistente.
Nunca fui a favor do notch no display de um smartphone no início, mas sendo totalmente transparente, muitos dispositivos ficaram bem mais elegantes com o entalhe inserido. Prova disso é o próprio Apple iPhone X, o LG G7 ThinQ e o Huawei Nova 3. E para ser bem sincero, eu não entendo o motivo de tanta gente reclamar da "poluição visual" causada pelo notch na barra de status de um Android se a mesma não é utilizada visualmente para nada. Todos sabemos que os ícones de notificações estão sendo contados e ocultos com as reticências - ooo"..". -, não atrapalhando em nada a interação final do aparelho.
Até esquecem um fato que ocorre há muito tempo: com a maioria dos aparelhos embarcando o Ambient Display no sistema operacional, já exibindo os ícones de notificações, nem é nem preciso deslizar a barra de status tocando em cima dela para efetuar a abertura da gaveta de notificações, visto que praticamente TODAS AS HOMESCREENS possibilitam a abertura por gestos no meio da tela do smartphone: Apex, Nova, Poco, Pixel, Trebuchect, GO, Themer, NOKIA, Zen UI Launcher, Grace UX Home, LG UX Home, MiLauncher, Xperia Home entre centenas de tantos outros. Comprovando que este espaço não é utilizado por boa parte dos usuários do Android.
Todo mundo aqui no AndroidPIT pede novidades em um smartphone, mas quando ela aparece, ninguém a aceita, pelo contrário, critica. Pedem tela com menos bordas, a fabricante tira as bordas, precisando lidar com falta de espaço para componentes essenciais no aparelho, patenteando o notch, pensando no máximo aproveitamento de tela...
E começa o mimimi.
O notch teve a era de ouro dele SIM, se tornou destaque SIM, valorizo as fabricantes pela tentativa de oferecer o máximo aproveitamento de tela possível de usuário, e sinceramente, quem não gosta do entalhe, que crie uma startup, trabalhe em uma solução mais viável e apresente-a ao mundo. Pois ficar aqui, criticando fabricante por causa disso ou aquilo é jogar palavra fora.
Eu tive um Nokia que tinha esse mecanismo deslizante pra usar o teclado. E era bem resistente, durou uns 3 anos na minha mão.
Eu sou adepto a esse recurso pra tirar os entalhes da tela e deixa-lá limpa e bonita.
Mas só era durável porque a filosofia na década passada era outra (ou pelo menos, era no caso da Nokia, onde era difícil dar esse tipo de problema).
Hoje, a obsolescência programada (que já existia) está mais "selvagem", e vão dar um jeito de fazer esse mecanismo pifar em pouco tempo (isto é, de forma propositada).
Por mim poderiam fazer como a Samsung no S9. Bordas mínimas!
O problema é que tem um público que nem com isso se contenta.
Quer que o celular seja 100% tela, e não tem conversa (mesmo que questões como a própria pegada do aparelho possam ficar comprometidas nesse cenário).
Na real a galera é chata pra caceta.
Não me é confortável a ideia de ter partes móveis ou dobráveis em um aparelho que será usado no bolso o dia inteiro. Me parece que a durabilidade é muito mais curta. sou do tempo dos cabos flats rompidos e telas apagando e as engrenagem de slider travando ou rangendo. Prefiro as barras únicas, com notch ou sem notch tem é que funcionar e durar no minimo duas gerações.
Penso exatamente igual. Essas partes moveis darão defeito ou irão se desgastar com o uso repetitivo. fora engrenagens e fios que tem mais chance de danificar. Fora que não se encontrará boas capas e cases pra eles. Fora que uma queda a chance de partir em dois é gigante... São N motivos que me fazem querer distância desses dispositivos. Os dobráveis então... que é isso. O que está nessa matéria aqui eu achei muito, muito feio. Vou continuar nas barrinhas. Quanto mais sólidas melhor. Com ou sem notch.
Motorola milestone. Kkkkkkkkkkkkkkk