Por que as marcas usam celebridades para promover smartphones?

clebridadepngbrands
© nextpit

Você já deve ter notado que, do nada, artistas ou celebridades da internet (conhecidos como influenciadores digitais) que você segue começam a usar aparelhos diferentes e passam a falar com mais frequência sobre eles. Diversas vezes, esses discursos começam com frases do tipo "muita gente está me perguntando que celular é esse que estou usando", mesmo quando não há ninguém perguntando nada publicamente. Hoje, quero falar um pouco sobre o vínculo dos smartphones Android com os artistas digitais.

Nunca entendi ao certo o porquê de marcas grandes ou iniciantes usarem artistas de vários segmentos para representarem seus smartphones Android. Nesses anos que cubro tecnologia já vi de tudo, de apresentador de programa popular, cantor, dupla sertaneja, jogador de futebol, atriz e vários outros tipos de profissionais promovendo celulares.

Basicamente, a publicidade para esse tipo de divulgação pode acontecer de duas formas, sendo a primeira vinculada a identidade da marca (mais abrangente) e a segunda especificamente ao produto. A publicidade "vinculada" é quando uma fabricante convida uma celebridade para representá-la como uma espécie de embaixadora de seus produtos. Esse tipo de parceria não fica restrita a um segmento ou produto em específico, visto que a imagem daquela pessoa é usada para promover diferentes anúncios, campanhas e ações.

Um embaixador pode representar o segmento de TVs, de câmeras e celulares ao mesmo tempo, por exemplo, visto que ele representa, basicamente, o atual momento que a empresa está passando e consegue transmitir valores da marca a um público mais amplo e de interesse do fabricante. O perfil dessa celebridade é estudado para que a empresa tenha total confiança na hora de associar sua imagem ao mesmo, até porque parcerias desse tipo costumam duram mais tempo.

AndroidPIT android star hero 2018
O mundo Android envolve muitas celebridades / © NextPit

O segundo método, mais popular, principalmente no mercado de dispositivos móveis, consiste em fazer com que, da forma mais natural possível, uma celebridade consiga mobilizar sua base de seguidores em torno de um determinado assunto ou produto.

Apesar de ser um método que tem como base o ambiente online, dependendo do alcance dessa celebridade, a marca pode optar por vinculá-la em anúncios impressos, TV e rádio. Muitas empresas, no entanto, destinam a maior parte de seus orçamentos para promover esse tipo de campanha de engajamento direto com celebridades na internet. Tudo dependerá do alvo da campanha.

O lado ruim

Não é preciso ir muito longe para reunir os casos onde essas apostam em celebridades para promover lançamentos ou smartphones específicos falharam. Influenciador que se envolve em polêmica sobre racismo, apresentadora que elogia o produto usando o smartphones da concorrência no Twitter, cantor que promove determinado aparelho no Instagram mas aparece usando outro na vida real. 

Casos assim acabam expondo inúmeros problemas de comunicação entre os responsáveis pela campanha, como a falta de checagem das agências de publicidade na hora de levantar o histórico dessas pessoas. O desgaste de uma campanha nesses moldes é quase sempre grande e irreversível.

clebridadepngbrands
Quem nunca viu isso acontecer?  © NextPit

Exatamente pelo fato dessas pessoas estarem expostas na internet todos os dias, os usuários conhecem seus costumes e preferências há bastante tempo e, basicamente, a promoção de determinada marca ou smartphone que não seja feita de forma mais natural ou sincera acaba gerando um tipo de engajamento menos orgânico e até prejudicial para a própria marca. Sim, o feitiço pode virar contra o feiticeiro.

Parece que não tem, mas tem

No passado, a publicidade com celebridades no mundo da tecnologia era comum, como em computadores, provedores de internet e outros serviços. No caso dos celulares ela sempre foi mais tímida, embora tenha ganhado força com a era dos smartphones.

A Apple, por exemplo, faz publicidade com foco no produto e envolve cantores e trilhas sonoras com profissionais específicos para desenvolver ações sobre recursos dos aparelhos, bem como fotógrafos profissionais para propaganda da câmera de um iPhone.

O caso da Apple se assemelha um pouco com o que a Motorola e a LG fazem hoje em dia com smartphones, embora a questão da empresa de Cupertino seja diferente, mais focada no produto em si. Marcas como Asus e Samsung, por exemplo, são conhecidas por criarem campanhas que envolvem experiências com influenciadores e celebridades, o que chama mais a atenção dos usuários e passa uma mensagem mais direta ao público que se pretende atingir.

Muitos detalhes básicos se perdem nesse caminho cheio de metas, pessoas e dinheiro, e o que poderia ser algo interessante par público se torna uma situação totalmente forçada.

A verdade é que tecnologia nunca foi o forte desse universo das celebridades e tudo gira em torno da vontade e da quantidade de dinheiro que a marca tem e quer gastar com publicidade. Quanto maior e mais dinheiro tiver, mais popular será a pessoa que irá posar ao lado de um lançamento. O problema é que muitos detalhes básicos se perdem nesse caminho cheio de metas, pessoas e dinheiro, e o que poderia ser algo interessante par público se torna uma situação totalmente forçada.

E você, lembra de alguma propaganda com celebridade usando smartphone que te chamou atenção?

Notificação por push Artigo seguinte
19 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 13
    Berry 16/04/2019 Link para o comentário

    Saindo um pouco da área de smartphones, uma coisa bem ruim para nós consumidores, são essas propagandas de operadoras de celular que gastam uma fortuna com propagandas com famoso, ao invés de investir nos serviços e melhorar sua infraestrutura para oferecer planos melhores, além do mais do mesmo de redes sociais ilimitadas e migalhas de GB Internet


    • 13
      Berry 16/04/2019 Link para o comentário

      Agora voltando para os smartphones, na minha opinião, várias empresas não se atualizam, eu confio mais na palavra dos analistas de produtos do que na dos famosos que preferem viver no porto seguro da Apple do que realmente experimentar de verdade aparelhos como o Note 9, S10+ etc e dar sua sincera opinião sobre eles


  • jackson_jfb 13
    jackson_jfb 15/04/2019 Link para o comentário

    Lembro bem da novela "Em Família", da Rede Globo, onde a família Lumia, da Nokia/Microsoft, aparecia mais que os atores e as atrizes.

    Maykol J. Casamasmo


  • Alexandro 15
    Alexandro 15/04/2019 Link para o comentário

    Ah cara, se o Bruno Sales disser que usa um Pixel eu vou usar também!

    Zatta


  • Tiago Henrique 12
    Tiago Henrique 15/04/2019 Link para o comentário

    Isso tudo acontece pelo simples fato de que essas marcas são influenciadas pela visão de propaganda que sempre foi utilizada nas mídias "offline", pois em um tempo que não haviam fontes para pesquisa, o público-alvo era moldado pela celebridade que este seguia, e as vendas aumentavam. Na internet a figura muda um pouco, pois não podemos desfazer que muitos ainda são influenciados por esse tipo de mídia, ainda que vez ou outra o famoso "via iPhone" utilizado para promover algum Android por meio de alguma celebridade, seja flagrado constantemente.

    Conta desativadaBerryMaykol J. Casamasmo


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 15/04/2019 Link para o comentário

    Eu nunca notei isso, aliás, nem sei quem é celebridade hoje em dia, pois não dou muito valor a isso.

    Vinicius Da Silveira


  • 32
    Vinicius Guerra 15/04/2019 Link para o comentário

    Existe um grande público no Brasil que compra produtos, porque tal artista tem ou apresenta, isso acaba sendo interessante para essas empresas. Ajuda na divulgação, embora nem sempre, esse mesmo artista tenha esse determinado produto.

    Eu lembro muito bem quando chegou a JAC MOTORS no Brasil, e o Fausto Silva, fez a propaganda da marca, exatamente, por ele ser uma grande personalidade, mas será que ele tem um modelo da JAC? Assim como Luciano Huck, também faz propaganda da Nissan, Neymar já fez da Panasonic, e tantos outros artistas. Para mim, se tal artista faz propaganda de determinado produto ou marca é indiferente, mas, para o anunciante, acredito que dê sim, um certo impacto positivo nas vendas, até porque, é um famoso que está usando, a pessoa se sente '' importante '' em ter um produto como esse.

    Maykol J. Casamasmo


    • 13
      Maykol J. Casamasmo 15/04/2019 Link para o comentário

      Uma coisa que aprendi com meus saudosos pais que diziam:" (...) vê se eles usam esses produtos que fazem propaganda, como sucos, cremes para pele e afins? A resposta é não, só estão lá para enganar os "trouxas", o povo acredita e vai lá comprar (...)" isso desde de pequeno ouvia e lembro desta história....tanto que quando queria alguma coisa eu não me deixava influenciar e até hoje tenho esta "mania"....com o tempo peguei o costume de pesquisar, ouvir opiniões e afins sobre os mais diversos produtos, marcas e outros, desde comidas, games, smartphones e outros....Off.: anos atrás a Família Narigão do Caldeirão condenava os seriados japoneses e afins por serem violentos e afins e diziam que os filhos só assistiam canais educativos, porém divulgaram nas redes, eles fazendo apologia a funkeiros e afins, ou seja pura hipocrisia....então como você pode confiar em gente como essa?

      Vinicius Guerra


  • 13
    Leo Rodrigues Junior 15/04/2019 Link para o comentário

    Usam celebridades porque as empresas sabem que o ser humano é controlado mensalmente, a maioria do povo acredita em tudo o que um médico, um jornalista ou alguém conhecido na mídia fala, ou seja há controle mental por parte de todo o sistema e as pessoas são como o gado né.


    • Alexandro 15
      Alexandro 15/04/2019 Link para o comentário

      Eu já acho que é controle anual, mas cada um tem sua opinião 😂

      Bernardo Resende


  • 13
    Rafael 15/04/2019 Link para o comentário

    O maior problema que vejo nisso, principalmente quando vejo artistas divulgando uma marca ou aparelho específico, é que geralmente o artista em questão é muito leigo no assunto, por isso não sabe dissertar o porquê aquele smartphone é bom e devia ser comprado. Geralmente não passa daquela análise bem rasa de "tem uma câmera ótima" e "a bateria dura bem". Divulgações como essa me fazem ver que o artista não entende nada de tecnologia e por isso na maioria das vezes, usam iPhone como smartphone principal, pois simplesmente não sabem que outro smartphone pode oferecer até mais do que ele. Isso me faz perder totalmente o interesse na propagando que eles fazem.


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 15/04/2019 Link para o comentário

    Vejo muito merchandising da marca da maçã mordida em filmes e não são poucos, muitos e vários. Porém, não sou influenciado por este meio de publicidade, mas pelo que preciso e cabe no meu bolso. Por isso, estou sempre com um smartphone Android, por satisfazer as minhas necessidades. Sem falar que são muitas marcas, com muitos modelos e versões, vai ter um que irá lhe agradar, ou vários, cabe a pessoa escolher o que melhor atende aos seus anseios.


  • 73
    Jairo rios 15/04/2019 Link para o comentário

    Propaganda midiática cara , talvez influencie os jovens

    nobin


    • Zatta 9
      Zatta 15/04/2019 Link para o comentário

      Que atualmente são os principais consumidores desse conteúdo e tecnologia.


  • Soterio Salles 57
    Soterio Salles 14/04/2019 Link para o comentário

    Uma coisa que não faz a menor diferença pra mim é se uma marca usa ou não gente famosa pra promover algo. Mas todos nós sabemos que isso é estratégia pra ganhar mercado com os leigos.
    Um exemplo de marca que eu usei que fazia propaganda com celebridade é a Nubia. Eles usavam o Cristiano Ronaldo como garoto propaganda quando eu comprei o Nubia Z11...

    Rodrigo Dias


    • Rodrigo Dias 37
      Rodrigo Dias 15/04/2019 Link para o comentário

      Ou também, puxando mais para o nosso mercado, quando a Jequiti fez um perfume dele


  • Thiago Lee 35
    Thiago Lee 14/04/2019 Link para o comentário

    Vamos lá.
    A celebridade ganhou dinheiro para utilizar só a marca?
    Se sim ela está completamente errada!
    Se ganhou apenas um celular extra para fazer um engajamento entre os fãs, não vejo problema.
    Por exemplo, tenho um Mate 20X e a Samsung me envia o S10+, não vou simplesmente abandonar meu celular principal, posso continuar usando ele e o S10+ como secundário, todos os dados estão no principal, é por isso que a gente vê esse tipo de coisa, não me espanto de ver alguém twittando do seu celular principal.
    O complicado mesmo é quando a empresa investe milhares de dólares na pessoa e ela sacanea a empresa, ai é outra coisa! Tem que ver qual foi o acordo feito :P

    Rafael


  • Alcides 14
    Alcides 14/04/2019 Link para o comentário

    Não compro um produto baseado em uma personalidade, mas deixo de comprar dependendo de algumas. Há certas "personalidades" que me fazem até abandonar totalmente a marca.

    Conta desativadaLucas Goulart F.nobinPedro HenriqueCaio Grama


  • 21
    joao 14/04/2019 Link para o comentário

    não sou contra usar celebridades para divulgar a marca. Mas acho que algumas dessas celebridades não fazem o mínimo de esforço possível para divulgar bem o produto. Acho que o único (das grandes "celebridades") que divulga, recomenda e usa os produtos da Samsung

    Conta desativadanobinLeandro Alves

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.