'OK Google: chame o Bixby': Wear OS permitirá uso de outros assistentes
Com o esperado lançamento da nova geração da linha Galaxy Watch se aproximando, mais detalhes sobre o sistema operacional dos smartwatches continuam surgindo. O novo Wear OS 3 deve ganhar suporte ao uso de outros assistentes virtuais nos aparelhos, permitindo o uso do Bixby nos novos relógios inteligentes da Samsung.
TL;DR
- Wear OS 3 deve incluir suporte a outros assistentes virtuais;
- Mudança permitirá o uso do Samsung Bixby, atual padrão na linha Galaxy Watch;
- Alteração abre espaço para a adoção da Alexa e outros serviços.
A mudança, ainda não confirmada oficialmente, foi revelada pelo informante SnoopyTech no Twitter ao site 9to5Google, que por sua vez encontrou referências no APK do Wear OS a um pacote — que pode ser um app ou serviço de sistema — com o nome de "wearable alternate assistant" (assistente alternativo para wearables, em tradução direta):
com.google.android.wearable.alternate_assistant
A opção de utilizar o Bixby no novo Wear OS 3 (ou outra futura versão) permitiria que quem migrar de um Galaxy Watch antigo, com o sistema Tizen, para os novos modelos equipados com o Wear OS 3 — e sua personalização One UI Watch — possa continuar usando o assistente virtual de sua escolha.
O novo Galaxy Watch equipado com o Wear OS tem lançamento esperado para o próximo evento Galaxy Unpacked, marcado para a próxima semana. Além do smartwatch, o evento deve trazer como destaques os celulares com tela dobrável Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, e também os fones Bluetooth TWS Galaxy Buds 2.
Considerando o número de leitores que responderam utilizar o Bixby em uma enquete recente, o assistente da Samsung está em um distante terceiro lugar em popularidade, atrás do Google Assistente e do Alexa. Será que a novidade não passa de uma cortesia do Google para trazer a Samsung para o Android Wear OS? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.
Fonte: 9to5Google