O que muda entre o PlayStation 4 e o 5?
O novo console da Sony tem data de lançamento para 19 de novembro aqui no Brasil e já podemos encontrar até alguns jogos de PS5 à venda na Amazon BR. Mas afinal o que mudou entre os 7 anos que separam o lançamento do PS4 e seu irmão mais novo. Vamos descobrir!
GPU muito mais parruda
O processamento gráfico do PlayStation 5 é quase 10x superior ao PlayStation 4. Com 10.28 Teraflops contra os 1.84 do irmão mais velho. Apesar de tanto desempenho, o Xbox Series X, a tentativa da Microsoft de voltar a equilibrar a briga dos consoles, leva uma pequena vantagem sobre o modelo da Sony com 12 Teraflops da mesma tecnologia RDNA2.
O PS5 conta também com a tecnologia do Ray Tracing, que trás um ganho ainda maior na performance. Criando iluminação e sombras mais realistas, a experiência visual cria uma imersão e experiência ainda mais próxima da realidade.
A tecnologia exige um hardware potente para ser empregada com sucesso e por isso, não foi desenvolvida para a geração anterior de consoles.
A entrada do Ryzen nos consoles
O PlayStation 5 vem com uma versão dos já famosos processadores Ryzen da AMD, substituindo a linha Jaguar. O Ryzen Zen 2 vem com 8 núcleos e uma frequência de 3,5GHz, enquanto o PS4 chegou com também 8 núcleos mas a uma frequência de 1,6GHz.
Com a evolução os loadings devem ser mais rápidos e os grandes beneficiados devem ser os jogos de mundo aberto, melhorando ainda mais a experiência ao se movimentar pelo mapa.
A GDDR6 chegou
O PlayStation 5 é um salto de tecnologia evidente da geração passada. A antiga geração chegou uma memória bastante rápida para época, com 8GB no padrão GDDR5, agora o irmão mais novo chega com 16GB em GDDR6 trazendo uma velocidade ainda maior.
HDD nunca mais?
Com os SSDs tomando conta do mercado e ficando ainda mais acessíveis, o console da Sony também vai contar com a tecnologia, com 825GB de armazenamento. O PS5 chega com desempenho e capacidade maior que a do PS4, que chego com um HDD de 500GB.
Apesar da capacidade maior, também podemos esperar jogos mais pesados na nova geração e o armazenamento externo vem se tornando uma necessidade.
Além da vibração
O novo DualSense é o substituto do Dualshock na linha PlayStation, o controle vai se adaptar à experiência do usuário durante os jogos por conta de uma sensibilidade ainda maior ao toque. Aumentando a imersão.
Compatibilidade
O PlayStation 5 retrocompatibilidade com o PS4. Assim você pode continuar com a sua experiência com os jogos desta geração enquanto aguarda os lançamentos para o novo modelo.
O PS5 também com saída de vídeo em 4K de até 120hz se você tiver um monitor com essa capacidade gráfica.