O que é RCS? A evolução do SMS com funções de WhatsApp
Para algumas pessoas, SMS é quase uma palavra desconhecida. Para muitos outros, uma tecnologia que já utilizaram bastante, mas que hoje está praticamente em desuso. Quem não se lembra de gastar preciosos centavos enviando SMS para os amigos? E hoje, esse recurso ainda tem uso além de SPAM? Conheça o RCS.
Nas últimas semanas, você deve estar vendo muitas notícias sobre o envolvimento do Google com o RCS. Não apenas o Big G está reformulando seu app de mensagens, como também está habilitando o RCS em seus modelos Pixel. Outras fabricantes e operadoras, inclusive no Brasil, também estão fazendo isso. Mas afinal, o que é o RCS?
- O que é e como usar o novo Android Mensagens no PC
- Como recuperar mensagens de texto deletadas do seu Android
O RCS (sigla de Rich Communications Service, ou Serviço de Comunicação Rico) é uma tecnologia de comunicação aberta e padronizada pela GSMA (instituição responsável pela padronização das telecomunicações móveis no mundo) e nada tem a ver com dinheiro.
O Rico em sua sigla está mais para a adição de recursos ao serviço de comunicação que já temos. E o que você pensa quando imagina um serviço de SMS mais completo? WhatsApp, Telegram, Messenger e outros vêm corretamente à cabeça. Afinal, foram eles que enterraram o SMS.
Alguns anos atrás, enviar SMS não era uma tarefa trivial como a de enviar um áudio mandando bom dia aos amigos. Antigamente, SMS eram cobrados por unidade, tinham um número limitado de caracteres e não havia meio de formar um grupo para receber as mensagens. Mídias vieram com o MMS, que tinha as mesmas restrições e eram ainda mais caros.
Até hoje, alguns planos de operadoras aqui no Brasil incluem o envio de SMS, mas a verdade é que, com o advento de mensageiros mais práticos, melhores e com mais recursos, ninguém mais quer usar o SMS. E é isso que o RCS, com a ajuda do Google, quer resolver.
O que o RCS faz?
Basicamente, esse padrão de comunicação deixa o SMS (Short Message Service, ou Serviço de Mensagens Curtas) muito parecido com o serviço já oferecido pelos apps que você usa hoje, como o WhatsApp, Telegram e outros. Com o RCS, seus SMS podem ser utilizados para enviar texto, imagens, áudio e outros conteúdos multimídia, como mapas, localização, GIFs, arquivos e muito mais.
Além disso, essas mensagens podem ser enviadas a grupos, e chats com várias pessoas podem ser formados, e é possível ver quando o outro está digitando. O próprio Google já utiliza o RCS em seu app de mensagens, chamado, de forma bem original, de Mensagens. Você pode realizar o download dele logo abaixo, mas é bem capaz que ele já esteja em seu smartphone:
Quais as vantagens do RCS?
Você está coçando a cabeça e se perguntando: mas se ele faz exatamente o mesmo que os mensageiros que já utilizamos, por que trocar? Por que tantas empresas, incluindo o Google, estão investindo nisso? Sim, as funções são bem parecidas, mas o mais importante aqui é a abertura desse padrão.
O RCS é um padrão aberto, que pode ser utilizado por qualquer empresa, fabricante e desenvolvedor. Sendo assim, fabricantes podem ter seu próprio app de mensagens e oferecer um serviço de mensagens aberto às pessoas. E padrões abertos costumam ser uma boa ideia porque não ficam na dependência de uma única empresa para evoluírem e continuarem funcionando.
Privacidade também está em jogo. Sendo um padrão aberto, você não fica preso a políticas de uso de grandes empresas, e seus dados não podem ser usados de qualquer maneira. Quando lembramos que o WhatsApp e o Messenger são do Facebook, que têm feito a festa com nossos dados, e que o Telegram é de um russo, passa a fazer mais sentido.
Por fim, algo que pode terminar de convencer os curiosos. Quando não houver internet disponível, mensagens de texto e emojis continuam sendo enviados, sendo que apenas conteúdo multimídia como fotos e vídeos ficarão parados até a conexão se reestabelecer. Isso vai depender de cada operadora.
Meu smartphone é compatível?
Se o seu aparelho tem até dois anos, é quase certo que seja compatível com o RCS. Smartphones mais antigos podem ganhar a compatibilidade com atualizações posteriores, mas é bem provável que você já tenha acesso ao RCS. Porém, além do aparelho, é preciso que sua operadora forneça o serviço.
RCS no Brasil
Apesar de grande operadoras brasileiras como Claro, Vivo e Oi terem firmado uma parceria de implementação junto com o Google em 2016 e prometido os primeiros serviços de RCS no início de 2018, isso só está acontecendo agora, em janeiro de 2019.
E, até o momento, apenas a operadora Oi anunciou o serviço, e apenas 20% de sua base está habilitada a usá-lo. Além de usar o app Mensagens do Google, a operadora está usando também os serviços de nuvem da gigante das buscas.
- Android Mensagens: Google continua sendo o único a ganhar em cima do SMS
- Os 15 melhores aplicativos de mensagens para Android
Segundo Silvio Pegado, líder da divisão de mensagens do Google no Brasil, em conversa com o site Mobile Time no final de 2018, duas operadoras já estavam nos últimos testes para lançarem a tecnologia em seus serviços. Se a Oi já lançou, resta esperar para ver se será a Claro ou a Vivo a oferecerem o RCS.
É preciso que todas as principais operadoras forneçam o RCS para que ele realmente se popularize no Brasil.
Você trocaria o WhatsApp pelo RCS? E o Telegram?
Fonte: Mobile Time, Mobile Time, Blog do Google
Já li algumas matéria a respeito, inclusive que a TIM também já estaria se adequando a tecnologia. Porém em nenhuma matéria é citada se haverá tarifação extra ou não.
Uso o WA versão Bussines, apenas em meu número comercial (que fica ligado apenas na hora do meu expediente), com restrições a mensagens de voz . No meu número particular, quer falar comigo tem de ligar mesmo ou no máximo mandar um SMS.
Sei que SMS oferece a funcionalidade básica do Whatsapp e tantos outros, mas a gente prefere ficar dependendo de internet para usar apps como os citados.
O Google perdeu sua grande chance com o hangouts, vinha instalado por padrão na maioria dos smartphones, precisava apenas do email para funcionar e o Big G n investiu em marketing.
Infelizmente, esse mensageiro vai se juntar a outros tantos q n vingaram.
Acho que é mais uma coisa que "ninguém vai saber que existe". Tipo como acontece com o Telegram. Mais uma vez eu falo, olhando para o Brasileiro, quantas vezes sua mãe te manda um sms, a não ser a fotozinha de bom dia no zap zap, apenas um exemplo. A maioria dos brasileiros, na cabeça deles só existem zap zap. Se até eu tive que pensar um pouquinho as diferenças que esse sistema trás, imagina a massa do povo leigo nesse assunto pra entender como usar?
Pelo que entendi, isso vai funcionar como se fosse uma a fragmentação do android, só que de mensagens. Cada um pode utilizar isso para fazer seu app de mensagens. Agora imagina, você utiliza algum tipo de serviço e precisa pedir algum tipo de suporte. Dai vem com a seguinte mensagem, "baixe nosso app de mensagem para pedir suporte". Pelo que eu entendi, isso é o que pode acontecer. Se for esse tipo de coisa já não gostei de maneira nenhuma.
E outra coisa, pelo que eu estou entendendo, o Google está criando um. Imagina se a samsung e turma toda criar um. Será tipo iMessage do IOS? Posso estar enganado, mas é o que estou entendendo.
Será, tarifado por dados e não mensagens enviadas. Olho com bons olhos a tecnologia. E vários apps diferentes. Poderemos escolher qual usar e continuar a, conversar como se estivesse todos no mesm app
Achei o funcionamento muito confuso, é SMS, mas usa internet, mas as vezes não usa, como assim? Você vai acabar gastando com um plano de SMS+internet. Sei lá, pra dar certo, deria ter internet ilimitada pras mensagens ou n sei
Nao usaria.
Seria um ótima opção, visto que, muitos não sabem da existência do Telegram, e assim, poderia fazer concorrência ao whats App.
Voto sim ao retorno do SMS de uma forma mais completa. E quando for liberado, NA HORA excluirei a minha linha do WhatsApp.
Sem remorso.
Humm , chegou um pouco tarde , atualmente os mensageiros tradicionais suprem muito bem a necessidade dos usuários , mas novidades e concorrência são bem vindas.
No brasil?só uns 30 centavos por menssagem?
Temos um longo caminho ainda, não ficou claro se será tarifado como o antigo sms? se não sera oque a operadora ganhará com essa troca de tecnologia???