Por que você vai ouvir falar cada vez mais do Nubank
Na MWC 2016, maior feira de eletrônicos da Europa, a Samsung anunciou que está se preparando para expandir seu serviço de pagamentos - o Samsung Pay - para outras regiões, incluindo o Brasil. O destaque do anúncio do Samsung Pay foi a parceria da sul-coreana com a startup brasileira Nubank, que está impressionando os brasileiros.
Além do Nubank, a gigante dona da linha Galaxy também fez acordos com os bancos Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, além das empresas Porto Seguro e Brasil Pré-Pago. Entretanto, por que a NuBank impressiona e por que você ouvirá falar cada vez mais nesta startup que promete revolucionar o mercado de cartões de crédito no Brasil?
O destaque do anúncio do Samsung Pay foi a parceria da sul-coreana com a startup brasileira Nubank
O que é Nubank?
Vejamos a definição do site oficial:
O Nubank é o emissor e administrador de um cartão de crédito com a bandeira MasterCard®, e tem como objetivo repensar a experiência dos clientes com cartão de crédito através do uso de novas tecnologias e design.
O Nubank nada mais é do que uma administradora de cartões de crédito que emite cartões da bandeira MasterCard. Os cartões são da categoria Gold. Isso implica em dizer que ele é aceito em mais de 30 milhões de lojas e estabelecimentos comerciais espalhados pelo mundo e o cliente usufrui dos benefícios de um cartão Gold, como os serviços globais 24 horas, proteção de preço, proteção de compra e garantia estendida.
Vale dizer, entretanto, que no início de suas operações no Brasil, o Nubank oferecia cartões Platinum. Porém, como a maioria dos usuários sequer sabia dos benefícios de um cartão deste calibre, a empresa resolveu alterar a categoria para Gold e assim economizar em algumas taxas.
Quais as vantagens de um cartão de crédito Nubank?
Anuidade Free
De longe, a maior e melhor vantagem de ter um cartão Nubank é não pagar anuidade. O que sempre me irritou em outros cartões de crédito foi essa bendita anuidade. Alguns cartões chegam a cobrar um absurdo de anuidade e outras taxas. Embora seja possível negociar o valor, dificilmente você vai conseguir se livrar da anuidade e demais taxas.
Fora toda a burocracia e espera que é falar nos call centers das outras administradoras de cartão para tentar baixar o valor. Com o Nubank, você não pagará nenhuma anuidade e nenhuma taxa adicional. Os gastos que você terá que arcar serão apenas os decorrentes das suas próprias compras.
Experiência simples, transparente e desburocratizada
Toda a experiência de uso do cartão Nubank ocorre por meio de um aplicativo, disponível para os três principais sistemas operacionais do mercado. O aplicativo é necessário desde o cadastro (onde você precisa tirar uma selfie e uma foto do seu RG), até o acompanhamento em tempo real dos seus gastos, valor da fatura, pagamento das faturas, aumento de limite, dentre outras funcionalidades que podem ser feitas de maneira simples e intuitiva.
Cada vez que você faz uma compra com o cartão, você recebe uma notificação no celular. Ela exibe o valor da compra, o estabelecimento onde ela foi efetuada e a sua localização em um mapa. Todos os gastos ficam discriminados em uma linha do tempo, onde você pode consultar sempre que precisar.
Do lado direito da tela há uma barra colorida que indica o seu limite atual, o valor da sua fatura atual e o valor somado de suas próximas faturas. Arrastando o dedo para a esquerda, você tem um relatório ainda mais detalhado de suas faturas, como o valor de cada uma delas, mês a mês, bem como cada compra que entra na conta.
Ou seja, o gerenciamento dos seus gastos se dá em tempo real, de maneira muito mais simples e intuitiva do que em outros cartões
Bloqueio fácil e limite promissor
Você já tentou bloquear o seu cartão de crédito? Se sim, deve ter perdido alguns minutos ligando para o call center da operadora e navegando pelos menus virtuais até conseguir falar com um atendente e, finalmente, bloquear o seu cartão.
No Nubank, você bloqueia o seu cartão direto do celular, apertando um simples botão. Basta abrir o aplicativo e tocar no ícone do cadeado. Pronto. Seu cartão está bloqueado para novas compras. Se quiser desbloquear, basta repetir o procedimento.
Já quanto ao limite, ele também aumenta bem rápido. E você pode aumentá-lo direto do aplicativo também. Se você já tiver um crédito pré-aprovado, basta ir no menu de limite e digitar o valor que você quiser para seu novo limite.
Caso você não tenha crédito pré-aprovado, você pode solicitar um aumento de limite direto do aplicativo também. Eles analisam e respondem em até um dia útil. Para você ter uma ideia, quando eu recebi o meu cartão Nubank em fevereiro de 2015, ele chegou com limite de R$ 300. Hoje, um ano depois, ele já está em R$ 1.500. Dificilmente você conseguiria aumentar o seu limite dessa forma em outras operadoras de cartão.
Suporte eficiente e simpático
Outro ponto positivo do Nubank é o seu suporte extremamente rápido, eficiente e simpático. Eu tive poucos problemas com o meu cartão, mas nas poucas vezes em que precisei acionar o suporte, fui atendido rapidamente, de forma educada, gentil e atenciosa e tive meu problema resolvido.
Eles possuem três canais de suporte: por e-mail, chat e telefone. Eu já usei os três canais e fui atendido de forma exemplar nos três. Além do mais, os atendentes te tratam como um ser humano e não apenas como mais um cliente.
Pagamento descomplicado
Até o pagamento na fatura Nubank é descomplicado. Nada de esperar a fatura em papel chegar na sua casa. Quando a fatura fecha, eles te enviam um e-mail com o boleto. Assim, você pode pagar direto da sua conta, através do aplicativo do seu banco ou imprimir a fatura para pagar em qualquer casa lotérica ou agência bancária.
Além disso, se você quiser fazer um pagamento antecipado para liberar mais limite no seu cartão, em qualquer momento é possível gerar um novo boleto, digitar o valor que você pretende pagar e pronto. Um novo boleto será enviado para o seu e-mail. Sem maiores segredos ou perca de tempo.
Quais as desvantagens de um cartão de crédito Nubank?
Claro, nem tudo são flores. O Nubank ainda tem os seus problemas e nada é perfeito. Mas, em comparação com as vantagens, podemos tolerar as desvantagens. Eis os dois pontos que eu acredito que o NuBank deva melhorar.
Mais agilidade na aprovação de novos cartões
Para ser cliente Nubank, você precisa ir até o site e solicitar um convite. Ou, ainda se você conhecer alguém que use o “roxinho”, pode pedir pra ele lhe enviar um convite. em tese, indicações de outros usuários têm prioridade na lista de espera. Embora eu desconfie disso.
Atualmente, a lista de espera já ultrapassa as 300 mil pessoas. E só cresce. Não há um critério muito claro de aprovação. Algumas pessoas recebem o cartão em poucas semanas. Já outras demoram três meses para receberem um “não”. Já vi gente com nome limpo na praça ser recusado pelo Nubank e gente com o nome sujo ser aceito. Então, na minha opinião, a análise de risco que eles fazem é bastante confusa e aleatória.
E a própria explicação deles no site demonstra isso. Veja:
A partir de nossa análise, baseada em informações de bancos de dados públicos e em critérios próprios objetivos, geramos uma pontuação interna para entender quais possíveis perfis se encaixariam em nossa capacidade operacional naquele período.
Poderiam diminuir o tempo de espera e fazer a análise em menos tempo. Embora eu também ache que a demora se deva ao controle de clientes. Ou seja, eles não querem ter mais clientes do que podem atender.
Ausência de um Programa de Fidelidade (Pontos)
Atualmente os cartões Nubank não possuem um programa de pontos ou de fidelidade próprio. Os clientes contam com o MasterCard Surpreenda que, na minha opinião, não é satisfatório.
Está faltando um programa de pontos decente. Um que permita o cliente juntar milhas para poder viajar mais, juntar pontos para trocar por benefícios em diversos estabelecimentos ou dar meia entrada no cinema, no teatro e no estádio (meu sonho de consumo).
A empresa já foi bem clara diversas vezes afirmando que está estudando com muito carinho esta possibilidade. Ela disse que vai implementar tal programa de fidelidade, mas não deu nenhum prazo ou maiores pistas. Espero que seja para logo.
Compras internacionais mais caras
Eu evito fazer compras internacionais no Nubank. Isso por que eles utilizam a cotação PTAX venda, que é mais cara que a cotação que costumamos ver normalmente. Além disso, eles cobram uma taxa de 4%, usada para cobrir custos adicionais que eles têm com saques e compras internacionais.
Quem pode ter o cartão Nubank?
Praticamente qualquer pessoa. Basta ter 18 anos completos, ser residente no Brasil e ter um smartphone com Android 4 ou superior, iOS 8 ou superior e Windows Phone 8.1 ou superior. E passar na análise de crédito deles.
Se o Nubank não cobra taxas, como ele ganha dinheiro?
O Nubank ganha dinheiro de duas formas. A primeira é quando você faz uma compra. Qualquer compra. O NuBank cobra do estabelecimento um pequeno percentual em cima do valor da compra.
A segunda maneira são com os clientes inadimplentes. Quando você escolhe financiar a fatura, eles recebem juros sobre o valor que foi financiado. Por falar nisso, as operadoras de cartão de crédito devem adorar esse povo que atrasa fatura, né?
Como é usar o Nubank?
Sou cliente Nubank há um ano. E, como mostrado no texto, minhas únicas reclamações reais são a ausência de um bom programa de fidelidade e as compras internacionais que acabam saindo bem caras.
De resto, estou 100% satisfeito. O aplicativo é muito bem feito, seu design é muito belo e condizente com toda a identidade visual da marca, sem falar que é extremamente simples de usar. Adoro o fato de saber em quanto está a minha fatura e quanto tenho de limite na hora que eu quiser.
Também gosto muito da linha do tempo que mostra todos os seus gastos. Isso ajuda você a se controlar e a saber o quanto está gastando com cada coisa.
O suporte é simplesmente fantástico e nunca me deixou na mão. Parece até que você está lendo um publieditorial, mas não é o caso. No Brasil, infelizmente, a maioria dos serviços são prestados de forma pouco eficiente e antipática. Essa característica vai desde serviços públicos até serviços privados, como bancos, operadoras de cartão de crédito, operadoras de telefonia e tantas outras empresas.
Quando nos deparamos com uma companhia que está tentando fazer tudo direito, que respeita o cliente, que o trata como um ser humano e que não visa apenas lucros, mas a experiência do usuário, temos mais que elogiar mesmo. Pois é um oásis em meio a um deserto de más e ineficientes empresas.
Então sim, você ainda vai ouvir muito falar no Nubank.
Quem quiser convite ainda tenho varias e se renova quase todo os dias
So passar um email informando que esta querendo um convite *pauloilusion@gmail.com* :D
alguem me indica por favor
bragahm96@gmail.com
Alguém me indica por favor ?
agomes.mei@gmail.com
Faço o seu pedido.
Por favor alguém pode me ajudar, me indicando,
leo.stellati@gmail.com
nao tive convite recusado, mas já estou esperando há mais de 2 meses.
Nubank? Tenho o cartão de crédito Petrobrás e há 4 anos não cobram anuidade/taxas e ainda conta com um programa de fidelidade. A desvantagem é não ter um aplicativo próprio. É VISA, internacional e não precisa de convite ou entrar em lista de espera, é só preencher a proposta no site. ^^
Depois de uma semana que fiz meu cadastro o cartão chegou hoje! Excelente! Muito rápido fiquei impressionado 😁
Pra Ficar Melhor ainda é só me indicar e ajudar o #NuBank a Crescer. andre_luiz_iead@live.com
O descomplicado deles, e muito complicado, não tenho nem uma restrição e até hoje nunca fui aceito. #Chateado.
Comportamento de risco
Atitude suspeita
Sou um dos q não tem restrição de crédito e o NuBank não aprovou meu cartão... :'''(
#chateado
Me envia um convite por favor gilt_onxp@yahoo.com.br
Se puderem me mandar um convite, fico grato: fred1295@hotmail.
alguém poderia me convidar por favor, manoel_romao@hotmail.com e jamilhesf@hotmail.com.
Prefiro pagar em dinheiro sempre, mas já fiz o pedido do cartão pra usar em emergências.
Ótimo Cartão, está sendo muito bom uma experiência incrível cancelei todos meus outros.
Melhor que ter um cartão de crédito, é ter uma poupança de 3,000 somente para emergências, usou 500,00 num mês..? repõe 510,00 no outro. Planejamento e disciplina é tudo.
Melhor cartão que poderiam ter criado, muito simples de usar e controlar, o atendimento é eficiente e sem aquele mimimo de sr isso sr aquilo... #SouNu
Cara, enviar-me um convite, da essa força aí, por favor!
E ai man, já foi indicado?