Novo malware tem como alvo usuários de internet banking
Quem costuma acessar sua conta no banco através do computador tem uma nova ameaça para se preocupar: um malware que vem se espalhando no Brasil.
Intitulado "Vizom", ele foi descoberto por pesquisadores de segurança da IBM e permite que cibercriminosos acessem informações confidenciais das vítimas.
O malware se espalha através de e-mails de phishing, sob o disfarce de um software de videoconferência aparentemente inofensivo. Após o clique da vítima no link, ele é instalado e pode dar aos criminosos acesso total a informações no PC.
Isso acontece porque ele modifica todos os atalhos dos navegadores instalados para executar uma versão modificada do Vivaldi. A partir daí, todas as informações sobre as atividades da vítima online são enviadas para os criminosos.
A ferramenta, além disso, permite que terceiros controlem o ponteiro do mouse e digitem texto remotamente. A tela também pode ser capturada, o que dá acesso total a senhas de banco.
Como se proteger
O Vizom é espalhado através de uma técnica já conhecida: cliques em links de e-mails. A principal forma de se proteger consiste em evitar clicar em qualquer link que não tenha sido solicitado, mesmo que o e-mail tenha sido recebido de um conhecido.
Além disso, é essencial contar com a ajuda de um bom antivírus e, caso haja qualquer suspeita, suspender o acesso a bancos pela internet.
Fonte: IBM Security Intelligence
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.