Nokia: dois fiascos e a saída do mundo Android - pela porta dos fundos
Quem quer agradar a todos, acaba não agradando a ninguém. Essa máxima pode ser empregada com muita propriedade quando pensamos na empreitada da Nokia/Microsoft no universo do robozinho verde. Depois de dois dispositivos abaixo de qualquer crítica construtiva, a fabricante decide encerrar seus experimentos com base no Android. Ainda bem.
Apesar de vender bem pelo preço objetivamente baixo, o Nokia X, poucos hão de contestar, foi um desastre total. Controles estranhos, atrasos de reação intermináveis, especificações pífias, relação custo/benefício ruim, etc. Foi preciso fazer muito esforço imaginativo para achar algum ponto positivo no aparelho (veja a nossa review do Nokia X). Seu sucessor, o Nokia X2, mesmo resolvendo alguns problemas do original, também está longe de ser um dispositivo de entrada ideal.
A fabricante finlandesa, que conta com um público fiel à sua boa série Lumia, perdeu uma excelente oportunidade de estrear no Android. Se era pra fazer, que fizesse bem feito! Aparelhos de gama baixa não são sinônimos de dispositivos de qualidade baixa. Um bom exemplo é a Motorola. Como a Nokia, a fabricante americana foi uma das pioneiras no mercado de celulares dos anos 90, e passou a enfrentar dificuldades com a chegada de novas tecnologias. Também como a Nokia, a Motorola foi vendida, mas escolheu a estratégia de recuperação certa: aparelhos eficientes, funções de software úteis e inteligentes, ótimo custo/benefício. Há um abismo de distância, por exemplo, entre o Moto E e o Nokia X.
Em carta interna aos funcionários, Stephen Elop, ex-CEO da Nokia e agora chefe da divisão de dispositivos da Microsoft (que há apenas cinco meses havia apresentado o Nokia X com SO baseado no Android), informou que o Windows Phone será a partir de agora o sistema operacional dos próximos Nokia X. Além disso, também serão lançados novos modelos Lumia visando o mercado de smartphones de entrada. Coincidência ou não, a notícia chega junto ao anúncio da demissão recorde de 18.000 funcionários por parte da Microsoft até o ano que vem. Dos demitidos, sabe quantos trabalham na Nokia? Nada menos do que 12.500.
Não é segredo que a empresa do Bill Gates vem encontrando dificuldades em se renovar e em enfrentar a concorrência, e mais essa mudança de rumo da sua divisão de dispositivos mostra como a companhia está perdida diante dos gigantes do ramo - a Apple e o Google com o Android.
Vamos ver se agora, concentrando-se no que faz bem (dispositivos Lumia rodando com WP) a Nokia consiga reviver, ao menos em parte, o seu passado de sucesso.
kkk na hora de rever o post.
Vamos ver, Jairo. Se a Nokia voltar mesmo a fazer Android, escrevo outro.
Já lá vai os bons velhos tempos da nokia.. Na minha opiniao a nokia deveria apostar em bons smartphones só com android!
E não deu certo porque ela usou um sistema baseado no android, não o sistema android mesmo ai fica deficio com sertesa pra da certo, lance um celular de gama media com o sistema android mesmo pra ver como ela iria mudar a pagina em poucos dia pra melhor é claro..
A Microsoft está completamente perdida... sem nenhum planejamento à curto e longo prazo. Se ia deixar de produzir smartphones com o sistema Android, pra que lançar mais outro que não acrescentou em nada e que não terá mais suporte por parte dela? O reflexo desse mau gerenciamento está aí: tendo que mandar nessa 1ª leva 12.500 funcionários embora pra tenar reduzir o seu déficit. Perdeu dinheiro e tempo que poderia sere melhor usado no desenvolvimento e aprimoramento dos seus dispositivos e sistemas próprios.
a nokia tem que pagar desenvolvedores para criar mais aplicativos para windows a sim o crescimento vai ser natural.
A Nokia optou pelo WP e acho que agora deve "ir até o fim", principalmente agora que WP esta começando a evoluir e ganhando um pouco de mercado, na verdade o WP só não esta melhor no mercado pela falta de APPs (comparando com android e iOS).
Concordo plenamente Cassio, acho que deveriam ir até o fim, pois a Nokia criou sua identidade com o WP, comprei um lumia 720 a uns 5 meses no site http://www.pandaazul.com.br/, e me adaptei ao WP perfeitamente, por este motivo jamais compraria um Nokia com Android
o aparelho da minha irmã era um LG 4X HD
trocou por um nokia lumia 920
boa troca? pra ela não foi boa...foi ótima.
Eu prefiro o Android..sempre
Sinto muito pela nokia pois sempre torci bastante por essa empresa que tem muita durabilidade e resistência, tenho um nokia 5530 há mais de 3 anos e caiu muitas vezes e até hj funciona perfeitamente, queria muito que desse tudo certo nokia+android , é realmente uma pena :(
Tenho um Moto X e um lumia 925 com WP 8.1 os dois são excelentes! Mas digo uma coisa: Quando a Microsoft melhorar a Market Place, o WP vai ganhar mercado rapidinho.
Nos sonhos da MS srsrs !!
Fique sonhando vc então pq o que ele disse é verdade.
Quanto ao Nokia X, é uma verdadeira porcaria pelo q parece e nem os fãs do Wp gostam dele além de odiarem uma excursão da Nokia no mundo Android. E sim a Nokia seria só mais uma, o design da Nokia difere totalmente do Android.
A Nokia não está indo rumo a qualquer desastre, pelo contrário está e continuará dando certo com o WP. E o iOS está longe de dominar alguma coisa do jeito que a coisa vai em breve o WP vai ser o segundo sistema mais usado do mundo, ele tem se mostrado mais inovador do que o iOS. Acho q só eu tenho visto os Lumia pipocarem nas mãos das pessoas.
Pipocarem nas mãos das pessoas? 😶
Fato, eu gosto muito do Android mas agora o WP tem me chamado a atenção, e é verdade sobre o IOS, o WP já está ultrapassando, ou já ultrapassou o IOS, está na hora da Apple realmente trazer novidades pq esse IOS 8 não vi nada demais.
Pretendo no futuro comprar um segundo gadget, um nokia com WP
Antes eu não gostava de Windows Phone mas nunca tinha mexido em um, mas quando mexi vi que tinha uma imagem completamente errada do os ele é muito bom.
Pois é... Isso aconteceu comigo também.