Que falta faz a Nokia no Brasil? Spoiler: nenhuma
Viúvas, uni-vos! Antes de ter o meu primeiro Android, um Motorola Milestone, tive uma série de Nokias, também testei muitos outros. Na época, eles eram a sensação do Brasil, soberanos nas vendas e nas novidades que traziam. Hoje, porém, os celulares Nokia são apenas uma sombra do que eram. Ainda sim, queremos eles no Brasil?
Atualmente, vemos marcas chegando aqui não para serem disruptivas, nem para ganharem uma boa fatia do mercado, e sim para venderem seus aparelhos por preços altos para os que se dedicam a pagar. Os iPhones sempre caríssimos, Huawei serão caríssimos (?), Xiaomi estão caríssimos... até Galaxy J8 é caro.
- Vendas globais de smartphones consolidam Nokia como a marca que mais cresce
- 2018 foi um dos piores anos para os smartphones
Estamos também naquela estagnação do mercado da qual já falamos bastante por aqui, onde quase todos os intermediários já servem para a maioria das tarefas diárias enquanto os topos de linha ostentam quase as mesmas especificações, com pequenas mudanças de visual. Isso contribui para que esperemos menos de qualquer concorrente disponível.
E a Nokia é um caso desses. Quando finalmente se desvencilhou da Microsoft e ressurgiu pelas mãos de chineses e finlandeses, nossos corações se aqueceram. A rainha estava de volta! Começaram a surgir os primeiros aparelhos, com propostas boas, preços interessantes, software mais leve e atualização rápida para todos os aparelhos, até o mais simples Nokia 2.
Mas... e? Já são dois anos, o primeiro aparelho surgiu em 2017, o Nokia 6, e estamos na mesma. Preço interessante, software mais leve e atualização rápida. Para o mercado internacional é um diferencial bom, algo que está fora da curva em alguns aspectos. Mas e aqui no Brasil, teria espaço para essa proposta?
Primeiro, seria difícil os aparelhos chegarem a preços bons. Ninguém está fazendo isso, não seria a Nokia quem iria começar, fora o custo Brasil. Perdendo o apelo do preço ela teria o outro único atrativo importante no Brasil, a marca. Nokia é conhecida, querida e teria um apelo maior até do que a Huawei por aqui.
Mas ficaria nisso. Isso porque temos sempre que lembrar que os leitores desse site se preocupam com atualizações de sistema, com quantidade de RAM, com a presença de bloatware no aparelho, mas a grande maioria, não. A maior parte da população quer preço e marca, e o que a Nokia tem a oferecer nesse quesito?
A Nokia fez sucesso aqui quando não haviam concorrentes e trazia dezenas de modelos bem diferentes em uma época em que isso era desejado e aceito. Hoje em dia, aparelhos que se diferenciam demais são jogados no canto do mercado. Isso está mudando mas, por enquanto, não vejo nada que a Nokia possa nos oferecer de realmente bom por aqui.
A Nokia lá fora sequer se resolveu em relação ao design de seus aparelhos, os tipos de notches que usa telas, a quantidade de câmeras. Seria um simples repeteco de Motorola com Asus made in Brazil.
Você concorda? Acha que seria uma boa a Nokia por aqui? Por que?
1º Que a nokia não é mais da Microsoft, quem detém poder sobre a Nokia é a HMD Global,.
2º Não será mais necessário a compra de celulares ponta de linha sempre pois a marca garantiu as atualizações pra sempre, tanto que seu slogan é um celular para vida toda, ou seja, para classe média e baixa é ótimo;
3º Para quem não sabe a Nokia, HMD Global, tem investido em todo o mundo a implantação da tecnologia 5G, tanto que na américa latina o primeiro país a ter essa tecnologia intalada foi o Uruguai e junto com a Algar tem implantado a tecnologia na zona rural brasileira primeiramente, sem falar em outros países, ou seja, é a empresa que tem tecnologia de ponta a preço de custo e é necessário verificar sites de outros países para ver o tanto que o preço esta melhor. Enfim a Nokia faz falta no Brasil, para aumentar a concorrência e forçar as outras marcas principalmente a atualizar as versões antigas e trazer algo melhor.
Quem viu ao vivo OU viu pela internet os nokias 3108, 7200, 2651, por ex, pensa que lá os designs são movidos à cocaina.
O 2651, aberto, ninguém sabe se é uma cadeira de praia ou um modess.
No mercado de dumb phones e feature phones, certamente os lançamentos com a marca Nokia nunca deveriam ter cessado (mesmo os últimos lançados ainda pela Microsoft).
Com o KaiOS ganhando força e com um nicho que ainda tem bom apelo, é um bom terreno para a HMD avaliar, considerando que opções para esse nicho são praticamente apenas de marcas brasileiras (Positivo, Multilaser e DL) ou de gringas de baixa relevância nesse mercado (Lenoxx).
Quanto aos com Android, se a questão da marca ou do saudosismo não favorecer a HMD por aqui, pode ser um problema lidar com essa linha de aparelhos no Brasil.
Embora as concorrentes mais complicadas no mercado só seriam Samsung e Motorola, já que LG e Asus não estão oferecendo muitos riscos.
A não ser que os importados entrem na conta.
Não seria ruim ter mais opção além do tripé:Samsung,motorola e
lg
uso um nokia x6,o aparelho é bonito, rápido,tem uma ótima tela,bom som,boas cameras, boa bateria,android one... não é perfeito, mas é bom em tudo.
E muita gente ficam surpresos quando vêem ele, acham o design bonito, configurações boas, por ser Android puro. Então mercado aqui tem, só bastar a HMD investir...
Até Dezembro do Ano passado eu usava o Lumia 820 e achava ótimo, atendia a quase todos meus requisitos até o momento (tirando os jogos e apps) que foram abandonados no WP, demorei a comprar um Android, achava o sistema lento e muito bug, até que achei o Nokia 6.1 Plus, com 6gb de ram e 64gb de armazenamento, processador bom e na época saiu por 1000 reais, dar muita peia em Samsung e Moto que vendem na loja por preços exorbitantemente altos, o custo benefício dele é muito bom, visto por ser um intermediário bom e barato.
Excelente compra amigo... O pessoal só fala em Xiaomi, mas ao meu ver em 2018 o melhor CxB foi o Nokia 7.1
E digo mais... Antes a Nokia estivesse no BR do que a ASUS, que até agora não disse a que veio, e não consegue se destacar em um mercado saturado de Samsungs e Motorolas...
Asus até chegou a dar uma esperança de melhora na era do zenfone 3, mas dps só foi mais do mesmo com muita ajuda do marketing. E olha que eu estou no meu terceiro Asus.
Não é por que eu tenho um Nokia ou seja fanático, mais sempre acompanhei a marca dês do princípio participei de todas as plataformas que a Nokia forneceu, em todas me senti satisfeito, hoje uso um Nokia X6 plus ó intermediário Premium da marca. Quase não vejo concorrência no mesmo padrão de preço, tem boas câmeras e roda jogos sem esquentar ou apresentar engasgos! Já quero o Nokia 7.2 com 48 MP 😎
Desculpe, mas o custo Brasil? Será mesmo que os preços são altos só por conta dos impostos? Errado, as empresas aproveitam os impostos altos justamente para cobrar mais caro ainda. Basta ver que um aparelho lançado hoje por 1.500 reais, passando uns 3 meses, já encontra o aparelho por até 1.000 reais. e se passar mais tempo, terá preços menores ainda, e garanto que a fabricante não esta tendo prejuízo. Igual carro, quando você vê uma concessionaria vendendo carros com desconto de 15 mil reais, pode ter certeza que a mesma ainda assim esta tendo lucro e muito lucro, o que existe no Brasil é empresas que querem faturar muito as custas dos brasileiros, pois sabem que os brasileiros não são como europeus e americanos, quando um produto fica caro demais, lá, eles boicotam, começam a deixar de lado.
Pois é, lá fora as pessoas boicotam quando o produto está caro. Aqui tem gente que enche a boca pra falar que pagou 4k num celular...
Respeitando a opinião de todos, creio que sempre é melhor esperar a marca chegar por aqui e experimentar. Penso que não devemos fazer nenhuma análise sem usar o aparelho. Pois senão fica igual aqueles sites de carro em que as pessoas descem o pau em determinado modelo de veículo sem sequer ter dirigido o mesmo. Que venha a Nokia, quem puder experimentar que experimente, afinal o mundo gira e tudo muda. Os tempos são outros. Não são mais os mesmos funcionários, as tecnologias, os equipamentos. Quem sabe ela continue a nos surpreender para melhor. mas, temos que experimentar e usar para poder tecer comentários com propriedade.
Por pensamentos assim que esse país vive dominado por Samsung J e motos G da vida, falta concorrência no mercado nacional, falta melhores preços, certamente o preço não viria dos melhores, mas viria parelho, fiquei feliz com a ressurreição da Nokia e mais ainda com a da série pureview que tem rendido elogios mas que por conta de sites de tecnologia tendeciosos e o DxMark com seu patrício óbvio que cita p30 como o redefinidor da fotografia mobile, que uma marca com aparelho visivelmente bons deixam de ter destaque, e digo mais, quem chama de morta e zumbi é por que morre de medo da força que essa marca pode voltar a impactar, Nokia como marca tem força global, mercado global e concorrência real, estava tendênciando a compra de um sony xperia 1, mas com o anúncio do pureview, me sinto muito mais inclinado para a Nokia, e até engoliria um desses notchs feios em uma marca que sei que não vai me decepcionar nos rumos e moldes que está se assumindo.
Usei os nokias, eram são sinônimos de fotografia e robustez. O último que usei foi o Lumia 830, que ainda guardo. Fazia faz fotos fantásticas que ainda não foi superado por nenhum outro aparelho atual. Depois adquiri a herança da Nokia, o Microsoft Lumia 950 XL, que ainda uso somente para fotos, pois trouxe a tecnologia de câmeras da Nokia. Já testei várias outros aparelhos para fotos, mas Lumias 830 e 950 XL ainda são insuperáveis ainda. Quem entende de fotografia sabe do que estou falando. Estou com o Sony Xperia Z5, com a intenção de fazer boas fotos. Não é ruim, mas não se compara com os lumias citados.
Né, tive um n97, fotos lindas, depois um 810, perfeitas, sofri para chegar depois de quase 10 anos em sony xz1 que faz fotos descentes...
"Fazia faz fotos fantásticas que ainda não foi superado por nenhum outro aparelho atual."
Com certeza...
os galaxy S/note, huawei p/mate da vida, pixels, LG G/V e etc, já superaram de longe, mas muito mesmo, no quesito câmera, os lumia antigos que ficaram parados no tempo(ate meu finado LG G4 já superava substancialmente os lumia). cheguei a usar um 920 e um 930, boas fotos pra época, mas honestamente hoje simplesmente não tem comparação com as principais marcas de celulares que tem as melhores câmeras. E os xperia infelizmente deixaram de ser referência pra qualquer coisa tem muito tempo, nunca foram de grande destaque no quesito câmera (tive um z3), talvez daqui um ano quando a equipe da alpha passar a fazer um software mais polido pros top de linha da sony, mas por enquanto continua abaixo dos citados.
Pra mim acho ótimo, q a Nokia retorne com força! Tenho um 6.1plus e só vou trocar por outro Nokia. É a melhor!