Review preliminar do Nokia N1: iPad rodando com Android?
A Nokia apresentou no MWC 2015 um tablet impressionante. Seu design é muito bem cuidado, suas especificações são top de linha e seu preço sugerido, bem razoável. Pude testar o tablet durante a feira de Barcelona, e aqui você confere as minhas primeiras impressões sobre o Nokia N1.
Nokia N1 – Data de lançamento e preço
Segundo os representantes da Nokia, o tablet terá o preço sugerido de 249 Euros na Europa. Sua disponibilidade e preço no Brasil ainda não foram informados.
Nokia N1 – Desenho & Qualidade de Construção
O design do Nokia N1 é baseado numa carcaça unibody de alumínio, que lembra nitidamente o iPad Mini. A Nokia não nega essa semelhança, e não vê problemas nela. O fato é que o acabamento do tablet que tenho em mãos é impecável. Não há relevos estranhos, falhas ou espaços. A impressão geral é de um dispositivo nobre e valioso.
Na parte inferior, encontramos os alto-falantes estéreo e a entrada para USB 3.0 de tipo C. Seu padrão permite a conexão de ambos os lados.
A parte superior comporta o fone de ouvido de 3,5 mm e o botão de energia. A parte traseira do tablet é completamente desprovida de asperezas, contanto apenas com o sensor da câmera e um discreto logotipo da Nokia na parte de baixo.
Nokia N1 – Tela
Foi o próprio representante da Nokia no MWC 2015 que me disse: a tela do Nokia N1 é idêntica àquela encontrada no iPad Mini 3. Quanto às especificações, trata-se de um display IPS de 7,9 polegadas com uma resolução de 2048 x 1536 pixels, o que lhe confere uma densidade de 324 pixels por polegada.
O primeiro teste do Nokia N1 mostra uma tela de qualidade, um display muito bom. A representação de cores é natural, a saturação e o contraste também são notáveis. O brilho não é o mais alto que me foi dado observar, mas parece suficiente para o uso diário.
A visibilidade em ângulos inclinados me pareceu particularmente boa, provavelmente pelo fato de a placa utilizar a tecnologia zero-gap (espaço zero). Embora seja difícil de perceber em pavilhão como o do MWC, as reflexões me pareceram pequenas.
Nokia N1 – Software
O tablet Nokia N1 roda com o Android 5.0 Lollipop puro. O launcher da Nokia, Z Launcher, vem pré-instalado no N1, mas podemos substituí-lo por qualquer outro.
Deve-se notar que o Z Launcher pode ser baixado gratuitamente a partir da Google Play Store em todos os smartphones Android, mas quanto aos tablets, oferece compatibilidade apenas para o Nokia N1. Além das características específicas do Lollipop, o Z Launcher transforma a maneira como usamos e procuramos aplicativos no Android. A partir da tela principal, você pode desenhar uma letra, e todos os aplicativos que começam com essa letra serão exibidos.
- Baixe agora o launcher com Android da Nokia
A função é muito prática, e me surpreendi com o seu bom funcionamento e simplicidade. A gaveta de aplicativos na verdade é uma lista, e os ícones são separados por categorias.
Nokia N1 – Performance
Durante este curto teste do Nokia N1, o tablet foi muito fluido e não mostrou sinais de atrasos ou bugs. É claro, temos de realizar um teste aprofundado para emitir um veredito definitivo, mas a minha primeira impressão foi muito positiva.
A versão do tablet apresentada no MWC 2015 vem embalada por um processador Intel Atom Z3580 de 64 bits com clock de 2,3 GHz. A versão que vai chegar ao mercado europeu será equipado com um processador mais poderoso. O representante da Nokia me disse que a Qualcomm estava interessada em uma parceria, mas ela não aconteceu porque os finlandeses não querem danificar seu excelente relacionamento com a Intel. Por fim, o Nokia N1 tem 2 GB de memória RAM DDR3. Ainda não sabemos qual versão chegará ao Brasil.
Nokia N1 – Bateria
A Nokia alega uma autonomia de 12 horas para o N1. Isso me parece realista, pois a capacidade da bateria é de 5.300 mAh. Para termos uma base de comparação, o Nexus 7, de 2013, tem uma bateria um tanto minguada de apenas 3750 mAh.
Nokia N1 – Especificações Técnicas
Veredito preliminar
Nós já conhecíamos o N1. Ele está disponível na China, e deve chegar neste ano ao resto do mundo. De acordo com o representante da Nokia, a marca quer manter um preço bem competitivo para o tablet, e o Nokia N1 deve ser oferecido a 249 Euros na Europa. Por este preço, a relação custo/benefício do tablet é muito boa. Minhas primeiras impressões com o Nokia N1 foram as melhores possíveis. Aguarde nosso review completo para um juízo definitivo.
O que você achou do Nokia N1?
Cadê o review completo?
Mais que dificilmente vira ao país,
.
Estou esperando até hoje a chegada desse Tablet ao Brasil, mas do jeito que ta, vou ter que importar.
cadê a conexão WiFi? o problemas dos tablets é falta de conexão cm redes móveis e os tm são caros ,mas as estas especificações o N1 é bom.
todo tablet tem wifi... acho q quis dizer 3g né
haaaaaaaaaaaaaaaaaa
eu quero um
especificações técnicas?
faltou citar a conectividade?
3G ou 4G.
Lá na ficha de especificações técnicas, a tecnologia da tela está como LCD, porém, mais acima diz que é IPS , então.... Qual a tecnologia de tela correta?
IPS é uma tecnologia de tela LCD, cara. IPS LCD e tal...
achi q esta parceria nokia e Android tem td para dar certo e a nokia dar a volta por cima (afinal ela era líder mundial em telefonia móvel), tudo bem q poderiam ter feito isso desdo inicio e não dando um tiro no próprio pé com o windows phone
Windows Phone é coisa da Microsoft e não da Nokia, ou seja, não foi a Nokia que escolheu lançar smartphones com WP, foi a Microsoft que comprou a divisão de smartphones da Nokia.
Não amigo!!! No lançamento da linha Lumia ainda era nokia a Microsoft só veio comprar a divisão de celulares da nokia agora ate mesmo antes da comprar vc tinha todas as informações e download dos celulares diretamente do site da nokia e não da Microsoft!!!
Alexandre Alves, não podemos esquecer que o responsável pela Nokia usar o WP foi Stephen Elop que antes de entrar na Nokia era a mente que coordenava a divisão de negócios da empresa, ou seja, mesmo sem a venda ter ocorrido, era praticamente a Microsoft que já ditava na empresa.
A nokia ano que vem poderá voltar a o mercado de smartphones, mas esse ano ela ainda pode surpreender, pois nada a impede de lançar um smartphone em parceria com outra empresa.
Uma coisa que me intrigou que os rumores vazados do suposto Nokia 1100 possui uma board da Gionne, quem sabe isso ocorrerá ainda este ano heim!
Bem razoável mesmo....kkkk
O preço...
Ali em "Seu design é muito bem cuidado, suas especificações são top de linha e seu preço sugerido, bem 'razioável'."
Não seria 'razoável'?
review preliminar? vixi..
Diego, não seria escassez de conteúdo e sim cobertura da MWC 2015.
Nem só de grandes lançamentos, vive a tecnologia.
kkkkkkk tá.