Review do My Time at Portia, nosso jogo Android/iOS do mês de agosto
My Time at Portia é o game do mês de agosto que eu selecionei e testei para vocês. Lançado pela primeira vez nos consoles e PC, My Time at Portia agora está disponível no Android e no iOS por R$ 45 e é bastante inspirado em jogos de simulação de vida como Animal Crossing ou Stardew Valley.
Depois de [merecidas] férias, estou de volta à coluna do game mobile do mês, em que faço uma avaliação completa de um jogo para celular Android e/ou iPhone. Você pode conferir o primeiro artigo da série, dedicado a um jogo narrativo do estúdio Arte chamado Unmaze.
Este novo episódio é dedicado ao My Time at Portia, um jogo desenvolvido pela Pathea, um estúdio chinês independente que mistura muitos gêneros, desde RPG a simulador de vida, sobrevivência e gerenciamento. Na minha opinião, é uma conversão muito boa para celular, oferecendo uma jogabilidade surpreendentemente longa para um jogo móvel e mergulha você em um mundo aberto bastante imersivo, tudo condicionado por uma experiência que pode rapidamente se tornar "trabalhosa" no sentido literal da palavra.
Pegue um atalho:
- Que tipo de jogo é o My Time at Portia?
- História (sem spoilers): Simulador Artesanal 2021 em um mundo pós-apocalíptico
- Jogabilidade: quando o trabalho é divertido (?)
- Gráficos: entre Wind Waker e Wii Sports
- Conclusão
My Time at Portia direto ao ponto
Em uma frase, eu diria que My Time at Portia é um RPG de visão em terceira pessoa fundido com um jogo de gerenciamento de recursos em mundo aberto 3D com sistema de combate, plataforma e simulação de vida. Este tipo de jogo é bastante difícil de definir, pois mistura vários elementos de diferentes gêneros em vários níveis.
Você joga como um personagem que você pode criar (quase) do zero, como em um jogo clássico de RPG e se movimenta em um mundo aberto que consiste em várias áreas mostradas em uma visão de terceira pessoa.
Neste mundo aberto, você joga como um artesão que assume a oficina de seu pai na cidade fictícia de Portia e assim se torna um dos construtores oficiais contratados pela prefeitura. É aqui que entra em jogo a segunda camada do game: a administração. Cada construção atribuída a você requer recursos específicos para ser minerada, serrada ou fabricada. Seu personagem tem uma barra de vida e resistência que se esgota quando você completa suas tarefas, e o jogo tem um ciclo de dia e noite que determinará seu progresso.
Isto nos leva à terceira camada: o mundo aberto. O mapa de Portia é bastante grande e seu mundo é consistente e imersivo. Isto significa que cada NPC (non-player character, personagem do computador) ao seu redor tem sua própria personalidade, preferências, trabalho e horário. Algumas lojas ou edifícios fecham em uma determinada hora, um personagem com quem você quer falar não estará necessariamente no mesmo lugar, dependendo da hora do jogo.
A penúltima camada de My Time at Portia é uma camada de simulador de vida. Seu lugar na comunidade de Portia e suas relações com seus habitantes evoluem. Quanto mais contratos você completar, mais sua reputação de oficina cresce e mais recompensas você recebe por atualizar seu equipamento e sua casa. Você pode tornar-se amigo de um NPC, convidá-los para sair em um encontro e depois se tornar amante ou até mesmo casar e ter filhos (e animais de estimação).
Isto nos leva à camada final: o jogo da aventura. O jogo oferece um sistema de combate com chefes, masmorras, fases de plataforma, etc... Ele também tenta recompensar o jogador quando ele explora o mapa, escondendo algumas caixas de recursos em alguns cantos. My Time at Portia também tem uma trama, há um enredo com cada capítulo pontuado por uma construção particularmente difícil, forçando você a melhorar sua oficina e seu equipamento.
História (sem spoilers): 'Artesão Simulator 2021' em um mundo pós-apocalíptico
Portia é uma cidade portuária na costa do Oceano Ocidental e membro da Aliança das Cidades Livres, uma confederação de várias cidades-estado formada para se proteger política e militarmente do Império Duvos. Mas o mundo de My Time at Portia é muito menos sério do que minha descrição sugere.
O resumo do enredo é que você chegou à cidade para assumir a oficina de seu pai, que partiu em uma aventura em terras distantes. Com isso, você se tornou o "construtor" da cidade, contratado pela prefeitura e supervisionado pelo Sindicato dos Construtores (ou guilda), em torno do qual toda a economia e indústria local parece girar.
Mas há também uma história paralela que se desdobra à medida que você avança pelo mundo aberto de Portia. Você logo fica sabendo que o local foi fundado sobre as ruínas de uma cidade antiga que foi varrida do mapa após uma "calamidade" 330 anos atrás. Este cataclisma causou uma Idade das Trevas que mergulhou o mundo no caos. Apenas 200 anos depois (100 anos antes de seu tempo) que um herói chamado Peach trouxe o mundo para fora da escuridão.
Mas, como em Horizon Zero Down, a sociedade chegou a um nível de avanço tecnológico, mas que não conhece quase nada de seu passado glorioso, exceto por algumas relíquias de máquinas e inteligências artificiais perdidas que parecem estar no centro de um enredo misterioso...
Não posso dizer mais sem correr o risco de spoilers. Ainda não terminei a história, apesar de ter passado 75 horas no jogo. O pano de fundo é bastante básico, mas claramente não é o maior atrativo do jogo. Lamento que a história esteja muitas vezes em segundo plano, ofuscada pelas longas fases de coleta de recursos e construção. Brincar de "fazendeiro" durante dois dias para desbloquear um animação de 15 segundos me frustrou mais de uma vez durante meu teste.
Jogabilidade: o trabalho é divertido (?)
A jogabilidade de My Time at Portia é bastante variada no papel, mas também muito repetitiva. Como mencionado acima com as múltiplas camadas há várias fases: artesanato (construção etc...), incremental, simulação de vida/RPG e combate.
As fases de construção
Em My Time at Portia, você passará 80% de seu tempo indo e voltando entre a cidade e sua oficina. O objetivo principal durante todo o jogo é reunir recursos. Os recursos básicos podem ser divididos em 3 categorias: minérios, metais e madeira. Para obter minério (cobre, ferro, bronze...) você tem que ir à mina. Para obter metais, você tem que processar o minério em um forno. Para conseguir madeira, é preciso cortar árvores silvestres ou ir para a plantação de árvores.
Os recursos básicos também podem ser processados com a ajuda de máquinas. Você tem que construir estas máquinas em sua estação de montagem, que é uma espécie de central, uma plataforma onde você pode construir tudo desde que tenha aprendido o projeto (ou diagrama) correto.
Algumas construções exigem ferramentas ou peças específicas. Portanto, você tem que fazê-los em sua bancada de trabalho, novamente com os recursos coletados. Basicamente, todo o seu progresso será baseado em sua capacidade de administrar seus recursos e otimizar sua produção. O jogo também integra um sistema monetário, sendo que a moeda local é chamada de "Gol", que é usada para comprar roupas, ingredientes, ferramentas, móveis e decorações para melhorar as estatísticas de seu personagem.
Finalmente, o último recurso é a resistência de seu personagem. Cada golpe com uma picareta na mina ou com um machado para cortar uma árvore custa pontos de resistência. Quando a barra está vazia, você não pode fazer nada produtivo. Você deve então consumir alimentos/bebidas para restaurar sua resistência ou ir dormir. Desbloquear certas habilidades, assim como melhorar certas ferramentas, economizará sua resistência.
Fases incrementais
Um conceito muito importante em My Time at Portia é o tempo. O jogo tem um ciclo de hora em hora, com dia e noite, assim como estações e clima. O tempo literalmente voa no jogo, tanto que depois de 75 horas reais de jogo, mais de um ano se passou no tempo "in game".
Este elemento é muito importante por duas razões. A primeira é que seu personagem precisa dormir. Depois de um certo tempo, geralmente às 2h30 da manhã, você será forçado a parar o que está fazendo e é automaticamente teleportado para sua cama para dormir antes de acordar na manhã seguinte. Este ciclo também se aplica aos NPCs. Cada um deles tem uma programação diária.
Mas este ciclo também é importante para sua produção. Processar um minério ou cortar um pedaço de madeira leva tempo no jogo. Portanto, a única coisa a fazer é esperar. É um termo um tanto difícil de explicar em português, mas em inglês é chamado de "idle game" (jogo ocioso).
A palavra "ocioso" deve ser entendida como "inativo". Basicamente, alguns elementos da jogabilidade não exigem que o jogador interaja ou seja próativo. Isto pode ser bastante frustrante, especialmente quando falta apenas uma peça para terminar uma construção, mas leva 5 horas no jogo para construir (ou 5 minutos, em média, na vida real).
O RPG e as fases de simulação de vida
A primeira coisa que você faz ao abrir My Time at Portia pela primeira vez é criar seu personagem da cabeça aos pés, como em um RPG clássico. Seu herói tem ainda "estatísticas" que você pode melhorar desbloqueando pontos de habilidade à medida que você avança.
Você pode fabricar e melhorar suas armas e ferramentas para coletar cada vez mais recursos e derrotar inimigos cada vez mais poderosos. My Time at Portia está longe de ser um RPG complexo, pois a árvore de habilidades não é muito avançada. Mas traz um pouco mais de desafio à curva de progressão, e é um incentivo adicional para se adequar à rotina imposta pelos desafios do jogo.
O outro componente, o da simulação de vida, trata de toda a interação social que você tem com os outros habitantes de Portia. Em termos concretos, cada vez que você constrói algo para um personagem, você ganha pontos de relacionamento que ajudam a sua relação social a evoluir.
Cada personagem também tem uma lista de interações fora de qualquer busca ou missão. Assim, a qualquer momento você pode conversar com um NPC, dar-lhes um presente, jogar pedra, papel e tesoura, duelar ou tirar uma foto juntos. Mais uma vez, estas interações rendem pontos de relacionamento.
À medida que seu relacionamento avança, você pode passar de um estranho a um conhecido para um amigo a um amante. Alguns personagens que se tornaram amigos aparecerão até mesmo na porta da sua casa para convidá-lo a sair. E quando você atinge um certo nível de relacionamento com seu amante, você pode pedir a mão dele ou dela e até mesmo ter filhos.
É uma dimensão que geralemente não me interessa, mas é importante. Cada personagem dá diferentes benefícios dependendo de seu nível de relacionamento, por exemplo. Você pode até descobrir as preferências de um personagem para fazer e dar presentes que lhe renderão mais pontos de relacionamento.
Combate
As fases de combate não são as mais destacadas em My Time at Portia, e isso talvez não seja uma coisa ruim. Você tem um arsenal bastante limitado que consiste em uma espada e armas de projéteis (desbloqueadas mais tarde no jogo).
O sistema de combate é ultra-simples com um único botão de ataque que você tem que pressionar repetidamente para derrotar os inimigos. Alguns tipos de adversários têm padrões diferentes (movimentos e ataques pré-definidos) o que acrescenta um pouco de variedade, assim como os chefes de fim de fase. E você também tem um botão de esquiva.
Mas muitas vezes eu me vi tocando a tela como um idiota sem nunca ter que me esquivar de nada. A luta só acontece nas masmorras, embora você possa encontrar inimigos sob a forma de animais selvagens na natureza. E, sinceramente, acho que talvez seja melhor assim. Achei as várias masmorras muito genéricas e o combate muito repetitivo. Esta é claramente a parte do jogo de que menos gostei.
Resumindo
Como mostra o tamanho desta seção, a jogabilidade de My Time at Portia é bastante variada no papel. O game mistura muitos gêneros e consegue viciá-lo muito bem com seus sistemas bem integrados. Mas, este ciclo de casa-trabalho-cama também pode se tornar rapidamente vicioso e eu diria até mesmo cansativo às vezes, com construções que levam uma eternidade e exigem muitos recursos.
O jogo tem uma tendência irritante de se tornar uma obra, algo mais trabalhoso do que divertido às vezes. Mas você também pode simplesmente passear e explorar os arredores de Portia. Achei o mundo aberto muito bonito e senti uma verdadeira sensação de missão cumprida quando vi algumas de minhas construções modernizarem a cidade.
Gráficos: entre Wind Waker e Wii Sports
Visualmente, My Time at Portia me faz lembrar muito Oceanhorn 2, o famoso jogo móvel que também é "inspirado" em Zelda The Wind Waker. Os gráficos ligeiramente caricaturais e o design do mundo que mistura natureza e fauna fantasiosa, bem como o ambiente medieval com elementos urbanos e tecnologias mostrando sinais de decadência, dão ao jogo uma atmosfera realmente interessante.
A cidade de Portia parece estar viva, povoada por edifícios com interiores modelados, suas paisagens mudando com as estações e o clima, assim como seus personagens que vivem suas vidas e cujos hábitos você vem a conhecer. Estes últimos não são super bem modelados e se parecem mais com os personagens Mii da Nintendo do que as imagens oficiais do jogo sugerem.
O game também tem alguns problemas de estabilidade, especialmente quando você muda entre a parte externa e interna de um edifício e vice-versa, quando a taxa de quadros pode mergulhar ligeiramente. Mas não acho que as questões técnicas tenham sido tão sérias como li em outras avaliações.
Para meu teste, joguei My Time at Portia em um OnePlus Nord 2 com o processador MediaTek Dimensity 1200 e 12GB de RAM. Eu rodei o jogo com os gráficos em "High" cravados a 60 FPS. Mas eu acho que em um celular intermediário, você terá que baixar as opções gráficas. Eu diria, para efeito comparação, que My Time at Portia exige quase tantos recursos quanto um jogo como o Genshin Impact.
No geral, achei o game visualmente atraente. Não é realista, mas esse não é seu objetivo. O estilo não é exatamente original, mas para um jogo tão grande e especialmente em um celular, achei a experiência mais do que satisfatória.
Combinado com a consistência, ou melhor, o dinamismo, do mundo aberto que muda e evolui diante de seus olhos à medida que você progride, Portia é um belo lugar para fugir do dia a dia. Mas também não chega a ser um passeio de férias, já que há barras de ferro para derreter e tábuas de madeira para cortar esperando por você!
Conclusão
My Time at Portia vale seu preço de R$ 44,90Google Play Store e Apple App Store?
Em termos de longevidade, eu diria que sim. É muito, muito raro para um game de celular — ainda mais um título single player — oferecer uma história que dure mais de 10 horas. É certo que a vida útil é artificialmente estendida pelo sistema de construção que bloqueia o progresso até que se complete uma determinada tarefa. Mas há algumas pessoas, como eu, que realmente gostam deste aspecto trabalhoso de cultivar e construir, e que adoram completar todas as pequenas missões secundárias em vez de se lançarem de cabeça na tarefa principal.
Mas depois chego ao lado negativo deste tipo de jogabilidade. Se você estiver mais interessado na história ou na ação, My Time at Portia irá rapidamente frustrar. Eu diria até, sem exagerar, que você corre o risco de se decepcionar! Às vezes eu ficava seriamente frustrado com os ciclos de jogo durante as fases de construções.
Adicione a isso o ritmo e o ciclo de tempo do jogo e realmente parece um trabalho. Esta é uma boa maneira de conseguir que os jogadores se viciem mais no jogo, especialmente os "complecionistas" como eu, que querem terminá-lo do começo ao fim. Mas é também uma abordagem que afastará os jogadores mais casuais, na minha opinião.
Em seguida, gostaria de salientar que você pode realmente otimizar ou mesmo automatizar sua produção após o segundo terço do jogo. Para isso, há alguns sistemas que o "aliviarão" a carga de trabalho que você tem que suportar no início. Na minha opinião, o jogo vale a pena.
Posso contar com os dedos de uma mão o número de games para celular que oferecem um mundo tão vasto e aberto e um desafio tão longo entre os incontáveis títulos lançados nos últimos anos. My Time at Portia é uma conversão e um jogo muito bom, contanto que você não se perca nas suas inúmeras tarefas.
Conteúdo editorial recomendado
Com o seu consentimento, o conteúdo externo é carregado aqui.
Ao clicar no botão acima, concorda que o conteúdo externo poderá ser-lhe exibido. Os dados pessoais podem ser transmitidos a fornecedores terceiros no processo. Pode encontrar mais informações sobre isto no nosso Política de Privacidade.