MWC 2019: dobrável da Huawei, LG G8, Xperia 1, Mi 9 e mais
Quando se tratam de smartphones, tablets, wearables e outros dispositivos de Internet das Coisas, há um evento importante para se marcar no calendário de 2019: o Mobile World Congress em Barcelona, na Espanha. Os especialistas do setor de telefonia móvel vão todo o ano para a metrópole catalã mostrar os novos dispositivos que dominarão o primeiro semestre do ano.
MWC 2019: últimos destaques
Huawei - Mate X, o dobrável de US$ 2.500
Já temos o mais forte concorrente do Galaxy Fold. Apresentado no MWC, o Mate X da Huawei é também um smartphone dobrável, só que um pouco diferente de seu concorrente coreano. Apesar de o hardware interno ser muito similar, a escolha da dobra da tela foi diferente.
O smartphone dobrável da Huawei tem conexão 5G, chipset Kirin 980 e o novo modem da empresa, o Balong 5000 5G, bateria de 4.500 mAh e carregador de 55 W. Diferente do Fold, ele tem apenas uma tela, que se fecha para fora, deixando a traseira apenas para as câmeras. É esperado ainda que a Honor, submarca da Huawei, também traga ao menos um aparelho com 5G.
LG - G8 e V50
A LG prometeu bastante renovação e foi o que ela trouxe nesse ano. Tanto o G8 quanto o V50 estão carregados de novidades, embora não tragam nada de muito inovador em design e processamento. O G8 traz o som especial CrystalSound na tela, além de câmera 3D para reconhecimento facial e desbloqueio pela leitura das veias do pulso.
Além disso, traz um novo sistema de uso que permite controlar algumas coisas apenas com gestos de mão, sem encostar na tela, como fazer o formato de uma coxinha e girar para mexer no volume da mídia. Também promete câmeras arrasadoras.
Quem ajudou a abrilhantar a festa da LG foi o V50. Ele possui especificações de mídia e câmera superiores às do LG G8, e trouxe também a conexão 5G que o anterior não tem. Mas o que realmente chamou atenção foi o acessório lançado com ele, uma tela extra para ser acoplada ao aparelho através de conexão pogo, e a real utilidade desse item ainda está sendo discutida.
Nokia - 5 câmeras com o Nokia 9 PureView
Ela insiste em não vir para o Brasil, mas isso não significa que não devemos apreciar o novo Nokia 9 PureView, que traz nada menos do que 5 câmeras traseiras, todas de 12 MP. Algumas fotos com o aparelho já circulam por aí e os resultados são mesmo excepcionais.
O hardware do Nokia 9 PureView não traz o que existe de mais avançado no mercado, com processador Snapdragon 845, 6 GB de memória RAM e 128 GB de espaço interno. Entretanto, ele é um topo de linha mais barato e que conta com o Android One na versão Pie.
Samsung - Galaxy S10 e Galaxy Fold
O mundo já conhece a nova família S10, assim como o Galaxy Fold. Inclusive, aqui no AndroidPIT já temos tudo sobre os lançamentos e hands-on muito legais que valem uma conferida:
- Tudo sobre o lançamento do Galaxy S10 e do Galaxy Fold
- Hands-on Samsung Galaxy S10 e Galaxy S10 Plus
- Hands-on Samsung Galaxy S10e
- Hands-on Samsung Galaxy S10 5G
- Um pouco mais sobre o Galaxy Fold
Além deles, a Samsung anunciou seus novos integrantes da família A, o A30 e o A50. Contam com tela Super AMOLED Infinity U – com notch em lua – de 6,4 polegadas FullHD+ e enquanto um tem três o outro tem duas câmeras traseiras.
Xiaomi - Já passou o Mi9
Assim como a Samsung, a Xiaomi resolveu apresentar seus novos flagships dias antes de o MWC começar, e por isso não deve ter muito o que mostrar na feira. Porém, ele foi reapresentado informando sua chegada ao mercado europeu. O smartphone teve nada menos do que 1 milhão de reservas de venda em menos de 24 horas. COnfira tudo sobre ele abaixo:
Sony - Xperia 1 e sua tela comprida
A Sony lançou o Xperia X1, sem o modelo Compact. A novidade desse topo de linha é a tela mais comprida, em formato 21:9, de nome CinemaDisplay, algo ainda não lançado por nenhuma fabricante. O sensor biométrico fica na lateral, não sob a tela, e ele não conta com 5G (embora um protótipo com a conexão tenha sido mostrado).
O painel é OLED e tem 6,5 polegadas, resolução 4K e tecnologia HDR. A câmera tripla promete novidades não só em foto, mas também em vídeo, e o hardware é o esperado: Snapdragon 855, 6 GB de RAM e 128 GB de espaço interno.
Também chegam os novos intermediários Xperia 10 e Xperia 10 Plus, amos também trazem a tela de 21:9, embora não sejam CinemaWide e tenham um queixo maior do que o flagship. Os dois têm câmeras duplas traseiras e o 10 Plus, que é uma versão mais acessível do 1, tem chipset Snapdragon 636, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. O 10 tem a tela um pouco menor e Snapdragon 630, com o restante igual.
A empresa japonesa também mostrou o L3, seu smartphone mais básico. Com sensor biométrico na lateral, ele chega para substituir o L2 de 2018. Sua tela é 18:9 HD+ de 5,7 polegadas, traz câmera dupla na traseira e o chipser é MediaTek, com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Infelizmente, chega com o Oreo, e não com o Pie.
OnePlus - protótipo do 5G
Já estão rolando muitos rumores sobre o OnePlus 7, mas há poucas chances de vê-lo na feira catalã. Entretanto, o que está rolando já é a exposição de um protótipo com 5G. Isso é bem pouco empolgante para nós brasileiros, pois o 5G ainda está bem distante, mas é o que a empresa deve trazer. Mas, veja, ele tem tela 21:9, como o Sony.
O protótipo traz o poderoso Snapdragon 855 com o modem Qualcomm X50, e deve custar entre 200 e 300 dólares a mais do que o modelo sem a conexão nova, mas ainda assim abaixo dos mil dólares. Esse modelo deve ser lançado ao menos no Reino Unido, em maio desse ano, e não deve ser muito diferente do OnePlus 7.
Google - Nada de Pixel 3 Lite
Ao invés de apresentar hardware na feira, a gigante das buscas trouxe novidades sobre seus serviços, apenas. As notícias são quase que todas do Google Assistente, que chega aos feature phones com KaiOS e também para aqueles com Android Go (apenas com o Pie) e traz muitos outros idiomas.
O app Mensagens também passará a contar com ações do serviço, algo similar ao que víamos no Allo. Por fim, também informaram que muitos outros smartphones passarão a contar com o botão exclusivo para o Google Assistente.
ZTE - Blade V10 e Axon 10 Pro 5G
A ZTE, sem muitos rumores espalhados, aproveitou a feira e anunciou o Axon 10 Pro 5G, seu novo flagship. Com um visual pouco inovador e um notch em gota na tela, ele traz conjunto esperado por dentro: Snapdragon 855. Mas isso permite que ele também traga a conexão 5G, uma novidade.
Tem também 6 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno e biometria sob a tela AMOLED de 6,4 polegadas com proporção 19:9. A câmera traseira é tripla com um dos sensores sendo o Sony de 48 MP.
Além disso, chegou também o Blade V10, intermediário da marca, que tem processador octa-core de 2,1 GHz, 3 GB de RAM e 32 GB de espaço interno, com versão em 4 GB + 64 GB também. A câmera traseira é dupla, e a frontal tem afrontosos 32 MP. O sensor biométrico fica na traseira. Um protótipo 5G também foi apresentado.
Qualcomm - 5G, 5G e uma novidade em carregamento
Integrando a maioria dos topos de linha do MWC, a Qualcomm também é uma das responsáveis pelos modelos 5G do evento, uma vez que o Snapdragon 855 o modem X50 permitem isso. Por isso, a empresa também apresentou o Snapdragon 8cx com 5G incorporado para PCs e também o novo modem X55.
Mais de acordo com a nossa realidade, uma novidade da empresa foi a chegada do Quick Charge aos cerregadores sem fio. E, o melhor disso, é que aparelhos como o Xiaomi Mi 9 poderão tirar proveito disso.
OPPO - empresa mostra protótipo de dobrável
Mais uma que aproveitou o MWC, a OPPO afirmou que o aparelho ainda é apenas um protótipo, e por isso não teve um grande lançamento ao seu redor. O dispositivo, mostrado pelo vice presidente da empresa Brian Shen apenas pela internet, é bem parecido com o aparelho da Huawei, com apenas uma tela dobrada para fora. O preço deve ficar em 1.500 dólares, ainda sem data para lançamento.
Alcatel - apenas smartphones baratinhos
A Alcatel não quis investir em nada topo de linha, e nem em intermediários, trazendo apenas os mais econômicos Alcatel 3, 3L, e 1S. O mais parrudo, Alcatel 3, tem tela de 5,9 polegadas HD+ com aspecto 19.5:9, Snapdragon 439, 3 GB ou 4 GB de RAM e 32 GB ou 64 GB de armazenamento. A câmera traseira é dupla e o sensor da traseira é mais protegido e traz atalhos para a abertura de apps com tapinhas.
O Alcatel 3L é a mesma coisa, trazendo como diferença 2 GB de RAM e 16 GB de espaço interno. Por fim, o 1S traz tela de 5,5 polegadas HD+ FullView HD+ com aspecto 18:9. Por dentro traz o processador Spreadtrum SC9863 com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento. Também tem câmera traseira dupla e já traz o Android Pie.
TCL - tem dobráveis, mas econômicos
O último dobrável do dia é o da TCL, também mostrado apenas como protótipo. Mas ele não foi apenas um. Em um evento privado, a empresa mostrou diversos aparelhos que podem se tornar um dobrável para ela ou para outras marcas, uma vez que uma de suas especialidades são displays.
O grande destaque, entretanto, foi a afirmação de que eles pretendem lutar para que os dobráveis sejam mais baratos do que os dois modelos lançados na feira, o Galaxy Fold e o Mate X, e que sejam mais acessíveis ao consumidor.
MWC 2019: o que ainda esperamos?
Nubia - Smartphone dobrável ou flexível é certeza
Na IFA de 2018, a Nubia, submarca da ZTE, mostrou um protótipo do Nubia Alpha, um smartphone em formato de wearable, com tela flexível que se prende ao pulso por uma pulseira de relógio. Ao que tudo indica, a fabricante está pronta para comercializar o seu peculiar aparelho a partir da apresentação no MWC.
Um convite oficial com a frase "Flex your life" (algo como "flexione sua vida" em português) já foi divulgado, então há a certeza de algo nesse sentido. Ainda não se sabe como esse gadget funciona, e nem se será mesmo um smartphone. Menos ainda se sabe sobre o tipo de Android que roda nele.
Motorola - Moto Z4
O Moto G7 e suas variantes foram lançadas antes do MWC, no início de fevereiro. Sendo assim, a Lenovo e a Motorola podem aproveitar a feira para lançar o Moto Z4, outro celular que vem vazando aos poucos nos últimos meses. Também é esperado que possamos ver o módulo Moto Snap com 5G, o que traria suporte da rede a praticamente toda a linha intermediária e premium da empresa.
Outro que pode chegar junto, ao menos por uma demonstração, é o RAZR V3 dobrável, que deve seguir uma forma diferente do Fold e do dobrável da Huawei. Ele deve relembrar o clássico V3 e ter dobra horizontal ao invés de vertical.
MWC 2019: onde e quando
O Mobile World Congress, também conhecido na forma abreviada de MWC, acontece sempre em Barcelona na Fira Gran Via. Este ano, as portas da feira estão abertas para o público dos dias 25 a 28 de fevereiro.
A imprensa teve acesso ao evento com alguns dias de antecedência para que os dispositivos mais importantes fossem revelados antes da abertura ao público. Nós do AndroidPIT estamos lá para atualizá-lo sobre as revelações tecnológicas mais interessantes presentes no show catalão.
MWC 2019: tendências
Pode escrever: 5G, Internet das Coisas (IoT) e Inteligência Artificial devem ser os principais pilares do MWC. Espera-se que diferentes marcas, de smartphones, vestíveis e acessórios, anunciem produtos e demonstrem protótipos que venham embarcados com essas tecnologias.
E você, o que espera ver no MWC?
gostei desse desbloqueio do lg g8,em vez de colocar o celular para desbloquear com face,agora é só colocar as mãos show de bola.
Poxa , mas não precisavam dobrar os dobráveis também no preço né -)
As perspectivas são as melhores possíveis, agora só falta conprova-las.
Belas novidades !
Menos os dobráveis, esses é feio demais kkkk
Qualquer celular é dobrável, desde que vc seja forte o suficiente (só não garanto que ele funcione dps)