Moto Z2 Play vs. Moto Z3 Play: eles são mesmo tão parecidos?
Recentemente, a Motorola lançou a versão 2018 da tão popular linha Moto Z Play. O primeiro conquistou pela bateria; o Moto Z2 Play, com o tempo, caiu bem de preço e se tornou um ótimo custo benefício. Aí veio o Moto Z3 Play e? De início, parecia que era apenas uma versão 2018 do antecessor, mas um comparativo vai nos dizer se eles são realmente parecidos demais.
Moto Z3 Play vs. Moto Z2 Play: design
Como primeira coisa que todos viram, o design logo desanimou os ávidos por novidades, pois o Z3 é bem parecido com o Z2 nesse quesito. A grande mudança foi passar o acabamento da traseira de metal para vidro (voltando ao Moto Z Play), coisa que eu não gostei muito. Para mim, o metal é mais bonito, mais resistente e tem toque melhor.
Ainda assim, é inegável que o vidro traseiro também ficou bonito, embora tenha deixado o aparelho mais pesado e mais grosso. No geral, a Motorola apenas normalizou a linha, deixando esse parecido com o Moto X4 e toda a linha Moto G6. Só não pode deixar as linhas mais curvas pois manteve a traseira reta para receber os Moto Snaps.
Mas a provável maior e melhor mudança fica com o sensor de digitais, que saiu da frente e tomou a lateral direita. É algo que muitas pessoas esperavam, mas nunca viram pois há uma patente sobre isso nos Estados Unidos. Aparentemente, a Motorola burlou isso com a estranha decisão de botar o botão de energia do outro lado do aparelho, e não no próprio sensor (como o da Sony).
Moto Z3 Play vs. Moto Z2 Play: tela
Com o Moto G6 a Motorola entrou na onda das telas infinitas, apelidando-as de Max Vision. É certo que ainda faltam uns bons milímetros para elas serem realmente infinitas, mas a aplicação do Max Vision no Moto Z3 Play ficou bem bonita.
No mesmo tamanho de frente, a tela passou a ocupar 78% do total frontal, contra 70% do Z2 Play. Além disso, passou de 5.5 para 6 polegadas, mais uma vez sem qualquer acréscimo. A tela nova também ganhou cantos arredondados charmosos e aspecto 18:9, mais esticado.
Porém, mesmo sendo ambas FullHD (FullHD+ para o Z3 Play) e Super AMOLED dá para perceber que as duas são igualmente brilhantes, mas a tela do modelo mais novo cai mais para o amarelo e tem intensidade de cor mais baixa, um sinal das AMOLEDs mais novas, que são menos saturadas.
Moto Z3 Play vs. Moto Z2 Play: desempenho
Sem querer ousar muito, a Motorola fez um pequeno upgrade de processamento na evolução da linha. Assim, passamos de um Snapdragon 626 no Moto Z2 Play para um 636 no Z3 Play. A GPU foi de uma Adreno 506 para uma Adreno 509, mas a RAM se manteve a mesma, 4 GB.
Em breve deve entrar no mercado uma versão mais parruda do Z3 Play, que trará 128 GB de armazenamento interno e 6 GB de RAM, deixando uma sensação maior de evolução. Mas, além disso, umas das poucas diferenças são WiFi e Bluetooth mais novos no Z3.
Em matéria de desempenho prático, meus testes mostraram que eles desbloqueiam a tela pelo sensor na mesma velocidade. Em navegação, o modelo mais novo leu páginas e novas abas mais rapidamente, o que se repetiu na abertura de jogos e apps. É uma velocidade maior bem perceptível, o que deve agradar os fãs dessa linha.
Moto Z3 Play vs. Moto Z2 Play: software
A Motorola ainda usa aquela premissa de experiência próxima do puro, mas isso não é mais verdade e o Z2 Play e o Z3 Play são a prova disso. Embora o visual do sistema de ambos seja muito parecido, diversas funções diferem um do outro.
Ambos estão na versão Oreo do Android, mas o Z3 Play é uma clara evolução das funções Moto que a empresa divulga há tanto tempo. Vale lembrar que apenas o Z3 Play será atualizado para o Android P. A principal diferença se dá por causa do sensor biométrico.
Como no Z3 Play ele está na lateral, não pode maia ser usado para os gestos especiais que vemos no Z2 Play, e por isso a Motorola colocou esse recurso dentro da tela, em uma barrinha na parte inferior. É uma barrinha maior do que a do Android P puro que vemos nos Pixel, mas ainda podemos ver de onde vem a inspiração.
O app Moto, centro dos principais recursos da Motorola, tem mais funções no Z3 Play do que no Z2 Play. No recente, temos a captura de tela com 3 dedos, editor de captura e desbloqueio por rosto até que bem decente, além de um novo Moto Voz Beta (que continua bem ruim).
Quando mantemos o botão de energia apertado, o menu que aparece no Z3 Play é muito mais parecido com o Android P do que com o Oreo do Z2 Play. Como um todo, a Motorola parece ter refinado a interface de seu novo modelo, deixando-a mais elegante.
Moto Z3 Play vs. Moto Z2 Play: câmera
Aqui vemos uma boa melhora do Z3 Play em relação a seu antecessor, principalmente em dois pontos: entrada de luz e velocidade de disparo, que estão conectados, e também em velocidade de foco. A melhoria não coloca a Motorola entre as melhores câmeras, mas certamente é uma evolução mais do que bem vinda.
Nos testes que fiz, a câmera do Z3 Play traz mais detalhes, borra menos em movimento e erra menos no foco. Abaixo você vê uma tabela com as diferenças de especificações:
Especificações das câmeras
Moto Z2 Play | Moto Z3 Play | |
---|---|---|
Câmera traseira | 12 MP (f/1.7, 1.4µm), foco automático com detecção de fase, flash dual-LED dual-tone | 12 MP (f/1.7, 1.4µm, DP PDAF) + 5 MP, foco automático com detecção de fase, flash dual-LED dual-tone |
Frontal | 5 MP (f/2.2, 1.4µm), flash dual-LED dual-tone | 8 MP (f/2.0, 1.12µm) |
Vídeo | 2160p@30fps, 1080p@60fps, 720p@120fps | 2160p@30fps, 1080p@60fps, 720p@120fps |
Obviamente, o fato de o Z2 Play não ter uma câmera traseira dupla influencia bastante, já que os sensores de 12 MP são semelhantes. O trabalho de pós processamento também ajuda. Em situações de pouca luz o Z3 Play traz mais acuidade para as imagens, mas isso deixa os ruídos mais visíveis. No zoom também se sai melhor, controlando melhor esses mesmos ruídos.
Na câmera frontal, o sensor está melhor, assim como a abertura. Isso significou uma boa melhoria em retratos, trazendo principalmente mais brilho. Porém, note que não há mais flash frontal no Z3 Play, isso morreu com o Z2 Play.
- Quais as vantagens de um smartphone com câmera dupla?
- Como usar os recursos do aplicativo de câmera da Motorola
Moto Z2 Play Vs Moto Z3 Play: bateria
Mesmo aumentando a tela e o processamento, a Motorola não quis colocar uma bateria maior no Moto Z3 Play e manteve os mesmos 3.000 mAh. Há sempre uma otimização de software e de SoC, mas não obtivemos uma melhora, apenas uma manutenção do resultado.
É claro que o meu tipo de uso pode variar em relação ao seu, mas no geral eu obtive a mesma duração entre um e outro. Isso mostra que a Motorola melhorou algumas coisas, já que temos tela maior e processador mais poderoso, mas que não passou muito disso.
Em uso intenso foram aproximadamente 9 horas e meia, enquanto que tela, com um uso normal moderado, chegou a 6 horas e 25 minutos. Esses dois são resultados legais, que levam a um bom dia de 19 horas de uso, mas não são nenhum destaque.
Os dois contam com carregamento rápido e com carregador rápido na caixa. Porém, o Z3 Play traz a traseira de vidro mas não evoluiu para um carregamento sem fio. Isso provavelmente tem como objetivo a compra do Moto Snap de carregamento sem fio, mas fica aí a sugestão.
Moto Z2 Play Vs Moto Z3 Play: recursos extras
Aqui temos um empate técnico, pois a Motorola manteve o suporte aos Moto Snaps no Moto Z3 Play. E não ha nenhuma restrição a gadgets novos no Z2 Play, por isso ambos se saem bem aqui. A única diferença que pode ser citada é que os bundles do Moto Z3 Play já acompanham o novo Snap de som da Motorola ou a TV Digital, pacotes não disponíveis para o modelo de 2017.
É preciso chorar, digo, lembrar também que no modelo desse ano a Motorola limou de vez a conexão de som, isso mesmo ele sendo mais grosso do que o Z2 Play (essa desculpa também não serviu para a bateria maior). Temos o adaptador do Z2 Force na caixa, aquele que esquecemos e perdemos para todo lado.
Moto Z3 Play vs. Moto Z2 Play: conclusão
No geral, percebi que sim, houve muitas mudanças do Z2 Play para o Z3 Play. O que pode desanimar alguns, no entanto, é que elas foram muito mais sutis do que alguém que espera grandes novidades estava prevendo.
As maiores apostas é que a Motorola não quis mexer muito em time que está ganhando, já que o Moto Z2 Play é o aparelho mais equilibrado da empresa e também não quis mexer demais sendo que a mudança de verdade deve ocorrer em 2019, quando não existir mais o suporte aos Snaps e ela puder oudar mais e apresentar mais novidades. Uma constante em diversas marcas esse ano, aliás.
Pegando pela questão econômica, minha pesquisa na data de publicação desse comparativo mostrou que o Z2 Play está aproximadamente R$ 720 mais barato que o Z3 Play, e isso pode ser um fator muito mais importante do que melhorias sutis para alguns. Você pode economizar esse dinheiro ou comprar um Snap de sua preferência.
Para quem já tem um Moto Z2 Play pode não valer muito a pena o upgrade, mas para quem tem um Moto Z Play pode ser uma ótima escolha se já gosta da linha. Se está pensando em comprar qualquer um da linha Z Play, o Z3 Play é a melhor escolha, pois mostra a Motorola bem madura tanto em software quanto em hardware. A versão mais parruda chega em breve e pode ser melhor ainda.
E então, com qual deles dois você ficaria? O mais barato ou o mais novo?
Motorola Moto Z2 Play vs. Motorola Moto Z3 Play – Especificações Técnicas
Motorola Moto Z2 Play | Motorola Moto Z3 Play |
---|
Se fosse comprar hoje, qual compraria? o processamento do Z3 é melhor, pois a velocidade é inferior, ou estou enganado?
mas não falaram do maior problema da câmera do Z2 Play, ela continua com estabilização digital no Z3 Play? Pq se não corrigiram isso, continua ruim!
Pra quem ja tem o Z2 play,acho sutis as mudanças pra trocar de aparelho,mas se for aquisição de um, compensa ir no Z3 play
mais do mesmo da lenovorola
Poema que o preço não compensa.
Eu prefiro continuar ainda com o Moto Z Play da primeira geração por três razões:
1 - Amperagem de bateria maior: 3510mhA.
2 - Possui entrada P2.
3 - Tem os mesmos 64Gb de memória de armazenamento.
mas o moto z play tem 32GB,é o z2 play que tem 64GB
Nem todos Diego usam ou precisam de aparelhos com 64 GB de armazenamento. Eu mesmo não preciso, é jogar dinheiro fora, se houver necessidade, basta comprar um cartão de memória.
O meu é uma versão estrangeira.
Prefiro o Z2, pelo menos ainda tem a entrada P2 e ainda é mais em conta.
Eu tenho um Moto Z Play (o primeiro) e não considero um upgrade pro Z3 Play, no momento penso em pegar um Moto Z2 Force (que já tá +ou- o preço do Z3 Play), vai depender dos preços dele e do futuro Moto Z3 no final do ano, com desconto da operadora.
"vale lembrar que apenas o Z3 Play será atualizado para o Android P"
isso já foi confirmado? :((
Só na cabeça dela
Uuuu, que educado vc, Arthur
Essa doeu em mim!
Ainda não.
Se considerar a lógica aplicada na 1ª geração, é possível afirmar que o Z2 Play tem chances, sim, de receber o Android P.
Mas é esperar pra ver.
Ambos tem tela que apresenta sombras ou efeito burn-in, bateria que começa morrendo aos 30% e passa a zerar após alguns meses, esquentam igual um satanas, travam e reiniciam e possuem snaps que nao encaixam direito ocasionando erros.
Ambos contam com uma assistência técnica inexistente que cobra 1000 reais por uma troca de bateria...
To fora, peguei um huawei p20 e estou adorando.
Esses são defeitos passíveis de ocorrerem em qualquer aparelho, de qualquer marca, embora possa ocorrer mais em alguns do que em outros.
Pelo seu relato, você parece ter passado por isso com o seu aparelho.
Com quantos mais você comprova que aconteceu? Se o seu P20 der defeito, a assistência técnica oficial por aqui, ao menos nesse momento, é inexistente também.
Ele poderia ter dormido sem essa!
Olha, eu comprei o meu Z2 play no final de julho do ano passado em uma promoção do Ricardo Eletro pelo Mercado Livre. Veio com snap de bateria. Esperei um pouco para abaixar o preço e resolverem os problemas que os primeiros lotes de smartphones costumam apresentar e posso afirmar que não me arrependo. O meu aparelho não tem nenhum desses problemas que você relatou. A bateria continua durando a mesma coisa, o meu aparelho só esquenta um pouco quando está no início do carregamento, nada fora do comum e não tem marcas na tela.