Hoje a Motorola deu um banho de água fria nos usuários do Moto G 2015
Não tem jeito. Sempre quando uma fabricante libera a lista de atualizações do Android, muitos dispositivos populares acabam sendo deixados de lado. Além de ser uma sentença de morte para o software, os usuários que investiram nesses produtos acabam se desiludindo com as marcas. Isso já aconteceu comigo várias vezes. Desta vez, quem rodou foi o Moto G de terceira geração e, junto com ele, a Motorola deu um banho de água fria nos seus fiéis usuários.
Atualização: Motorola oferece uma declaração oficial sobre o fato de não atualizar o Moto G 2015 no Brasil. Confira os detalhes aqui.
Ainda me lembro quando o Moto G 2015 foi lançado. Levei o dispositivo comigo do evento e comecei a compará-lo com outras opções do mercado, incluindo seu predecessor, o Moto G 2014. Nessa ocasião eu me perguntava: por que a Motorola lançou um dispositivo com o mesmo hardware dos modelos anteriores, só que dessa vez acompanhado por extras questionáveis? Convenhamos que são poucos os usuários que compram smartphones abaixo dos R$1.000,00 e se preocupam com certificação à prova d'água.
Nós destacamos esses pontos em nossa análise e criticamos o hardware do Moto G 2015, que já era consideravelmente defasado naquela época. Já havíamos antecipado que aquelas especificações prejudicariam o ciclo de atualizações do dispositivo futuramente. Nós já vimos até smartphones Nexus ficarem sem atualizações, e isso poderia acontecer com um Moto tranquilamente.
Mais tarde, na tentativa de contornar essa situação, a Motorola resolveu lançar o Moto G 2015 Edição Turbo. A novidade pegou de surpresa os usuários da marca. O dispositivo era uma versão do Moto G 2015 como ele realmente deveria ter sido concebido.
O tempo passou e o Moto G 2015 foi substituído por uma nova geração, composta pelos Moto G4, G4 Play e G4 Plus. A recente notícia sobre o update para o dispositivo ficou dentro daquilo que esperávamos: o Moto G 2015 não receberá o Nougat. Claro, se ele tem o mesmo hardware do Moto G 2014, fica meio óbvio que o dispositivo não iria aguentar rodar a nova versão do Android de maneira satisfatória.
A Motorola preza pela experiência de uso e, certamente, está poupando seus usuários de enfrentarem problemas com o software e o hardware do Moto G 2015. Mas, como ficam os usuários que investiram neste aparelho há menos de um ano?
O Moto G 2015 Edição Turbo tem 2GB de RAM e não receberá o Android 7.0 Nougat
A política do Google de atualizações a cada 18 meses é uma orientação para que as fabricantes possam manter o ciclo de atualizações compatíveis com seus produtos e respectivos hardware. Contudo, existem diversas orientações que o Google indica para as fabricantes e que passam despercebidas, como a campanha contra bloatwares em excesso, por exemplo.
Pra fechar com chave de ouro, saiba que nem mesmo o Moto G Edição Turbo receberá o Nougat. Esperamos que a Motorola reconsidere e volte atrás nessa decisão com relação ao modelo Turbo. No ano passado, a empresa resolveu incluir o Moto E 2015 4G no cronograma de updates do Marshmallow, visto que, inicialmente, esse aparelho estava de fora da primeira lista anunciada.
Declaração da Motorola
Abaixo temos a declaração oficial da fabricante ao canal TechTudo, reafirmando que não vai atualizar o software do Moto G 2015:
“O Moto G 3ª Geração foi lançado em julho de 2015 com o Android 5.0 Lollipop e já recebeu upgrade para o Android 6.0 Marshmallow em janeiro deste ano”.
Ainda de acordo com o site, a empresa ressaltou que não há um padrão para determinar quantas atualizações do Android um modelo específico receberá.
Seu smartphone já foi confirmado para receber o Nougat? O que achou da posição da Motorola?
Pessoal, não adianta, todo fabricante vai querer vender mais aparelhos novos, isso é uma jogada. Todas dirão que aparelhos com 18 meses ou mais na praça esta com hardware defasado e não pode ser atualizado, TODAS! Desbloqueem seus aparelhos e manda ROM custom e seja feliz!!! To rodando num moto g 2013 nougat 7.1 rodando liso, sem falar do gerenciamento de energia muito bom, bateria o dia todo. O Android 7 esta fino muito bom. Pra quem chegar atualização não perca tempo, quem não tem manda custom, não vai se arrepender!!!
Entrei nessa tbem,além das pisadas na bola(DA MOTOROLA)meu 2015 vinha com aquele probleminha de som que tanto foi falado na época.
Resultado:coloquei na OLX e demorou 2 meses pra vender,perdeu 30% do valor com 3 meses de uso...me livrei,mas ficou a lição...
E NECESSÁRIO QUE LENOVO OU A DIVISAO DA MESMA COM RELACAO AO MOTO EM GERAL : ENVIEM NOTICIAS ATUAIS AOS SEUS USUSRIOS TANTO PARA OS MOTO G 1.2.3.4. BREVEMENTE SERA LANCADO O MOTO G5 6, E NADA DE ATUALIZAÇÃO
Tem muitos comentários mas estamos no fim do mês de janeiro de 2017 e os usuários do moto g4 ,4plus 4pley nada de atualização pro Android 7.1 ou 7.0
Caríssimos, Que vergonha! Estou em meu terceiro MOTO G e todos apresentaram o mesmo problemas. A bateria não carrega ou quando carrega não sustenta a carga. Meu Moto G 3 até agora não disse para que serve. Estou com ele há 6 meses e meio, inclusive com garantia estendida por mais 1 ano. Li milhares de postagens de usuários com o mesmo problema, razão pela qual estou me ercusando procurar umas dessas porcarias que vocês chamam de assistência. Em todas as postagens nenhum smart teve o problema resolvido. Com tantos comentários do gênero, não entendi pq a MOTOROLA não convocou os usuários do MOTO G para um Megarecall. Brasileiro é otário nesmo. Deveríamos pressioná-la para tal. Está nítido que o problema é da MARCA! Quem era a Motorola... Desde que lançou essa linha de smarts, provou que não está preocupado com o cliente. DEGENERAÇÃO AO CAOS. Lamentável! Hoje, faço questão de começar uma campanha pelas redes sociais, mostrando o descaso da marca para com os seus clientes. Estou de saco cheio disso!
Sou usuário Motorola desde o PT 550, passando pelo StarTac, decepção total com a marca. Vou trocar de marca, não é possível aceitar tamanho descaso com os consumidores.
Comprei um moto g3 turbo pensando na futura atualização do Android, pois todos que conheço que tem o moto g2 tiveram a atualização para o Android marshmallow. Paguei um valor muito caro para não receber essa atualização... Que a Lenovo possa reconsiderar sobre a edição turbo. Troquei da Samsung para a Motorola por essa razão, do mesmo modo vou trocar para a Apple. Fica aí minha revolta!!
Bem eu ja esperava por mais uma dessas da nova empresa lenovo e por essa razao estou partindo para um novo smartphone que nao e da motorola me decepcionei eu quis muito ter um moto x style mas os precos estao muito salgados entao agora estou dando tchau a essa fabricante e partindo para a sua rival Samsung nunca mais quero saber dessa marca Motorola na minha vida nunca mais bay bay lenovo fui.....
À não acredito isso é uma desfeita !!! não sou de acordo tenho um ótimo smartphone com 2gigas de ram tem tudo para rodar o Android 7.0 ,isso para mim é uma desfeita muito grande
É uma puta falta de sacanagem mesmo.
Pra Motorola by Lenovo, o lançamento do ano vale muito mais do que hardware premium do ano passado. O que fizeram com o Moto G 2015 foi uma sacanagem sem igual. Aguentaria o Nougat tranquilamente. O Turbo idem e ainda mais. X 2014 nem se fala. Moto Maxx deverá zerar o alfabeto via custom ROM
A Lenovo deveria atualizar o Moto G3 pelo menos para o 6.1.
Cara usa windows XP por 10 anos, depois usa e Windows 7 por anos. Agora quer Android novo todo ano no mesmo aparelho? Fala sério!
A diferença entre o Moto G de 2013 até o Moto G de 2015 era mínima. A mídia especializada chamava de "o rei do custo x benefício" quando há muito já havia deixado de ser. A versão de 2015 era ridícula, mas poucos falaram isso, apenas do preço. Agora nada mais é deixar evidente que o Moto G do ano passado foi uma piada de mal gosto. Sua versão Turbo era o verdadeiro Moto G, porém também foi descartado. Patética Lenovo.
Total descaso da marca para com os consumidores. Aos poucos a Lenovo mata a motorola.. obsolecencia programada :(
eu nem discuto por isso pois está simples de resolver meter ela na justiça e pronto ou ela vsi falir de vez ou ela vai cumprir o aviso q fizeram
E para completar está tendo muitos casos de imagens fantasma na tela da linha G4!...
Tipo a Motorola faz parceria com a Lenovo, e os desenvolvedores que fazem adaptações do software, fala foda-se aqueles que possuem aparelhos das gerações passadas, não vamos perder tempo com atualizações para aparelhos fora de linha, vamos focar em atualizações para as novas gerações! Essa é a realidade.
Gostava de quando a Motorola era Motorola, comprei o Moto G4 Play, que pisca rápido uma tela preta, coisa que nunca aconteceu com as gerações anteriores!
Desafio do balde lançado!
A Motorola fez o desafio com os usuarios do Moto G 2015!
Quem será que os usurarios Moto G irão desafiar???
kkkkkkkkkkkkk
parabens,nunca depois dissso nunca mais compro moto/lenovo